- Sporting. Marco Silva vai ter de mostrar serviço. Sendo que a equipa se encontra num momento mais estável que os rivais, os reforços que entraram não garantem a subida de qualidade que o Sporting precisava para lutar com FCP e SLB. Uma boa notícia é que há mais soluções no plantel, e que o grosso da época transacta se mantém. Outra é que o SLB desceu muito de qualidade, relativamente à época anterior. Para já, fazendo um exercício como no ano anterior, quantos jogadores do SLB entrariam no onze do Sporting? E veja-se o equilíbrio que existe ao nível das individualidades. Se por um lado isso poderá significar uma aproximação do Sporting ao SLB, por outro significa que o nível baixou drasticamente. Isto porque não foi o Sporting a ganhar qualidade, mas sim o SLB a perder.
- FC Porto. Lopetegui tem individualidades fantásticas, como há muito não se via em Portugal. Tem muitas soluções ofensivas de qualidade, tem Jackson, Danilo e Alex Sandro de nível mundial. Para já, não deslumbra ao nível do modelo de jogo, como seria de esperar, tendo em conta tanta entrada e saída, tanto teste. Sabendo-se também que é um treinador que não conhecia os jogadores, com uma proposta de jogo (escrita/dita) difícil de operacionalizar. A boa notícia é que SLB e SCP não poderão competir ao nível das individualidades. A má é a exigência do público do Dragão. Será "impossível", entrando na Champions pensar que se poderá competir com os tubarões com tão pouco tempo de treino e de jogo destes jogadores juntos. E a Liga dos Campeões é algo que no Porto se valoriza muito. É preciso dar tempo para que um treinador novo, com ideias novas e muitos jogadores novos (no clube), tenha possibilidade de tentar implementar com tranquilidade a sua ideia de jogo.
- FC Porto. Lopetegui tem individualidades fantásticas, como há muito não se via em Portugal. Tem muitas soluções ofensivas de qualidade, tem Jackson, Danilo e Alex Sandro de nível mundial. Para já, não deslumbra ao nível do modelo de jogo, como seria de esperar, tendo em conta tanta entrada e saída, tanto teste. Sabendo-se também que é um treinador que não conhecia os jogadores, com uma proposta de jogo (escrita/dita) difícil de operacionalizar. A boa notícia é que SLB e SCP não poderão competir ao nível das individualidades. A má é a exigência do público do Dragão. Será "impossível", entrando na Champions pensar que se poderá competir com os tubarões com tão pouco tempo de treino e de jogo destes jogadores juntos. E a Liga dos Campeões é algo que no Porto se valoriza muito. É preciso dar tempo para que um treinador novo, com ideias novas e muitos jogadores novos (no clube), tenha possibilidade de tentar implementar com tranquilidade a sua ideia de jogo.
- Benfica. Desde o início da temporada sem oito daqueles que foram indiscutíveis na época passada. Ainda por cima com um Artur sem confiança para fazer o mínimo para que os colegas que defendem sintam confiança e estabilidade. A boa notícia é que Jesus conhece perfeitamente o contexto. A má é que não há milagres, não há ainda reforços, não há novidades quanto a Gaitan e Enzo, e que vai ser preciso tempo.
Poderá isto significar um campeonato mais animado, com três verdadeiros concorrentes ao título? Veremos.
Poderá isto significar um campeonato mais animado, com três verdadeiros concorrentes ao título? Veremos.
14 comentários:
Eu diria que poderá haver algum destaque até Novembro, mas só em finais de Fevereiro, inicios de Março veremos mesmo quem é candidato ao título ou não.
Alarmismo. Muito alarmismo em redor do Benfica! John, Salvio, Gaitan e Sulejmani são titulares no Sporting. Pizzi que nem entra nos 4 é um jogador que o Sporting nem conseguiu contratar. Queriam o Derlei que veio cá parar. Têm um belo avançado que entra no Benfica, mas o seu suplente é quase um não jogador. No meio campo continuava a querer o William...tal como o ano passado. E ainda pode sair! Centrais perderam o melhor e queria o GR. Têm mais soluções mas acima de tudo a grande diferença pode vir do Marco, principalmente com aquilo que vai conseguir fazer com o André Martins.
O Porto perde o Hélton vamos ver quem vai entrar, o Mangala foi embora e entrou um limitadissímo, sai o Fernando...mas reforçaram-se bem é verdade. De forma non-standard no entanto. Tello, Oliver e Casemiro são empréstimos. Brahimi é quase isso. Vamos ver o que quer isso dizer a médio prazo.
No Benfica há diminuição da qualidade, sai Garay...e fica Jardel. No meio campo no entanto há a lesão do Fejsa, mas Amorim e Almeida dão conta do recado no entretanto. Ou o Gomes passou a ser um super-jogador por ter saido? Sai Rodrigo e entra Derlei, sai Markovic e tem-se no plantel John ou Salvio. Oblak é que ainda não tem substituto, mas salvo erro quem fez mais jogos o ano passado até foi o Artur. Mas esta semana chega alguém. A equipa ainda tem qualidade para lutar pelo título e ainda devem chegar reforços.
Com o plantel de hoje aposto que passam a fase de grupos da Champions e acabam o campeonato com entrada directa para essa competição! Acho que ficou tudo muito alarmado ou ver jogos do Benfica com tipos como o Luis Felipe ou o Sidnei que provavelmente nem um minuto terão ao longo da época. E como eles há o Artur, Paulo Lopes, Jara, Bebe, Candeias,...
Abraço,
Top1
Top1 concordo com tudo o que escreveste. O problema é quando é que os lesionados Luisão e Jardel chegam, e quando é que Artur larga. O resto, para o campeonato, não me preocupa.
Ah, Enzo e Gaitan, também são um assunto importante.
Cedric, para mim, entrava no 11 do Benfica. Mais qualidade técnica e decisão que Maxi, menos agressividade e força, mas no geral acho melhor.
Montero entrava tb, assim como o William. De resto, só mmo o Patricio.
Artur, Maxi, Jardel/Lisandro, Luisão, A. Almeida, Ruben Amorim, Enzo, Salvio, Ola John, Gaitan e Lima/Derlei. Com o Teixeira, o Bernardo, Talisca no banco ainda há alguma qualidade individual. E se querem que vos diga, acho que o que seria expectável tendo em conta a dimensão de Portugal é um 11 destes, não o que se via na Luz o ano passado e se vê este ano no Porto...
Achas que a pressão algo atabalhoada e a distância entre sectores é ainda falta de tempo ou já revela alguma coisa da competência do Lopetegui?
Gostei mto do Sarr do Sporting. Bastante bom ao novel do posicionamento, rápido a antecipar, bom tecnicamente. De resto, mto picareta tem este Sporting... Entre Heldon, Capel, Maurício, Fokobo dava pra montar uma mina
Acho que é falta de tempo
Vou só centrar-me num mero pormenor da vossa análise: considerar o Danilo top mundial.
Sei porque o fazem, uma vez que o lateral brasileiro é relativamente inteligente na forma como ataca, privilegiando imenso o 1x2 (a forma mais fácil de ultrapassar um adversário) e revelando capacidade de galgar metros e carrilar jogo pelo flanco direito.
Mas está tão longe de ter qualidade a defender que até mete dó. Só em 45 minutos diante do Everton:
1. http://www.tacticzone.com/wp-content/uploads/2014/08/5_espaco-entre-linhas-1024x770.jpg
2. http://www.tacticzone.com/wp-content/uploads/2014/08/6_espaco-entre-linhas_2-1024x771.jpg
3. http://www.tacticzone.com/wp-content/uploads/2014/08/7_bloco-medio-alto-1024x771.jpg
4. http://www.tacticzone.com/wp-content/uploads/2014/08/8_4-5-1-1024x771.jpg
5. http://www.tacticzone.com/wp-content/uploads/2014/08/12_Danilo-Maicon-1024x771.jpg
Caro Filipe, se me permite. É só analisar o Porto do ano de Vítor Pereira. E poderá estar aí a chave para responder ao que você colocou.
A.Sandro, no mesmo jogo contra o Everton, soma os mesmos erros que Danilo. Ou seja, o Porto defende colectivamente mal a largura. Quero acreditar que é passageiro. No futuro veremos como evolui.
Nenhum defesa que não esteja incluído num processo defensivo, colectivo, de qualidade sabe defender. E é isso que Danilo, Mangala, e Alex Sandro ppassaram com Paulo Fonseca. Pelo que é natural que hoje ainda cometam esses erros.
Se tiver hipótese, reveja o jogo e perceba que é um comportamento colectivo e não individual.
Assim como se tiver hipótese reveja o Porto de V.P e depois me diga quem é que naquela equipa não sabia defender, ajustar, recuperar rápido, fechar dentro. Se quiser eu adianto uma resposta: nenhum. Todos sabiam exactamente o que fazer a cada momento defensivo. Todos daquele onze inicial, sem excepção.
Não concordo. É certo que Paulo Fonseca foi uma má influência para toda a equipa e, inerentemente, para cada um dos jogadores.
Mas acho Alex Sandro incomparavelmente mais inteligente do que Danilo, com outra cultura táctica e percepção do jogo. Isto não quer dizer que não cometa erros em processo defensivo mas, na minha opiniao, comete muito menos do que Danilo.
Apenas foi analisada a primeira parte mas, nesse espaço temporal, Alex Sandro aparece muito menos vezes desposicionado do que Danilo.
Aliás, confesso que houve até um lance em que Maicon foi batido e Danilo fez a compensação, fechando ao meio. Tive de me beliscar, dado que foi um momento tão raro.
Não concordo. É certo que Paulo Fonseca foi uma má influência para toda a equipa e, inerentemente, para cada um dos jogadores.
Mas acho Alex Sandro incomparavelmente mais inteligente do que Danilo, com outra cultura táctica e percepção do jogo. Isto não quer dizer que não cometa erros em processo defensivo mas, na minha opiniao, comete muito menos do que Danilo.
Apenas foi analisada a primeira parte mas, nesse espaço temporal, Alex Sandro aparece muito menos vezes desposicionado do que Danilo.
Aliás, confesso que houve até um lance em que Maicon foi batido e Danilo fez a compensação, fechando ao meio. Tive de me beliscar, dado que foi um momento tão raro.
Eu estou a dizer para ser você a analisar. Não o blogue que fez o artigo. E você verá que tanto Alex como Danilo cometem os mesmos erros. Depois de o ver, quero saber se faz sentido pensar que Danilo é fraco defensivamente. Eu acho Alex melhor que o Danilo. Mas a minha opinião em nada tem a ver com o processo defensivo.
Enviar um comentário