Posse de bola no Facebook

Translate

quinta-feira, julho 14, 2016

Podence: O paradoxo Jorge Jesus.

Daniel Podence é o jogador que Jorge Jesus adora. Com características individuais marcantes, porque cada vez que toca na bola não deixa ninguém indiferente. Os seus traços individuais fazem-se notar até para os mais distraídos. Seja a agilidade e o baixo centro de gravidade que lhe permitem realizar movimentos entre os adversários, nos espaços reduzidos, como o fazem os baixinhos que tanto nos apaixonam. E também permite que proteja a bola e seja difícil de o desarmar, de tal forma que alguns adversários acabam por se frustrar e recorrer à falta. Seja a velocidade a que conduz, a aceleração repentina, a facilidade com que trava e muda de direcção mesmo em velocidade, sem nunca perder o controlo da bola. A inteligência com que procura os espaços em apoio ou em ruptura, a forma como se coloca para receber facilitando a recepção orientada, e com isso o enquadrar com a baliza adversária. Tem demasiado talento para ser ignorado, e é impossível ficar indiferente ao menino.

Daniel Podence é o jogador que Jorge Jesus detesta. É um puto imberbe, e de personalidade forte. Não cresceu o suficiente para que se possa impor em competição, e por isso será muito difícil que se imponha no onze do Sporting. Não é forte nas bolas divididas, não desarma com facilidade e agressividade. Perde constantemente a primeira bola, e quando o adversário o pressiona de costas também. Não tem peso para jogar contra a agressividade, e para fazer parte da equipa quando o treinador e o jogo ditarem um jogo de primeiras e segundas bolas. É mais um jogador selvagem que terá de domesticar, e fazer crescer do ponto de vista muscular. Poderá ser mais um daqueles que será impossível retirar do plantel porque todos estão de olhos postos nele, mas à medida que não for jogando, que não for sendo chamado para as convocatórias, que a confiança for descendo, será mais um daqueles casos em que o treinador terá razão em ter achado que não estava preparado.

Será ou não aposta de Jesus? Só o tempo dirá para que lado irá cair a moeda desta vez.

17 comentários:

José Moreira disse...

Eu desconhecia por completo o jogador e o jogo de ontem surpreendeu-me. Surpreendeu-me pelas qualidades que foi demonstrando e pela aposta de JJ. Ia vendo o jogo e só me conseguia lembrar de outro baixinho que sofreu nas mãos de JJ, mas dou outro lado da 2ª circular. Ainda assim, a aposta em Podence pode ser vista na prespectiva de quem foi utilizado com o avançado claramente suplente (Barcos) e, estivesse Adrien já no plantel, tenho algumas duvidas se não seria B. Ruiz a jogar ali. Se apostar no jogador, a sério, surpreender-me-á muito.

Mike Portugal disse...

Já digo isto desde a época passada. Podence está preparado para ser titular na equipa principal. Não há ninguém no plantel com o nível de criatividade dele, nem sequer João Mário se aproxima. Não há ninguém no plantel com a velocidade de execução dele. Não há ninguém no plantel com a velocidade de raciocínio dele. E curiosamente, há poucos no plantel com a capacidade de remate dele.

JJ vai apostar nele.

Blessing disse...

Mike, espero que tenhas razão.

José, já o conheço há tempos. Aliás, no ano passado fiz um post aqui no Posse sobre os putos do Sporting que Jorge Jesus ia ter à disposição.

Fábio Coelho disse...

Do outro lado da segunda circular, começam-se a notar as diferenças na escolha dos jogadores. Não falo das tretas da formação.
O perfil dos reforços é bem diferente. Grimaldo,Jovic, Cervi, Horta, o próprio Celis para a posição que deverá ocupar... parece que o físico está a ser deixado para segundo plano.

Gonçalo Duarte disse...

Tinha uma boa impressão de Podence mas ontem arrasou-me,soluções diferentes de todos os outros ultrapassava os adversários de inúmeras maneiras,a facilidade que tem em enquadrar mesmo quando pressionado,velocidade de execução e capacidade de finalização gostei muito do míudo,espero que Jesus aposte nele.

TiagoSCP disse...

"Não é forte nas bolas divididas, não desarma com facilidade e agressividade." [...] "Não tem peso para jogar contra a agressividade, e para fazer parte da equipa quando o treinador e o jogo ditarem um jogo de primeiras e segundas bolas."

Nao concordo muito com estes pontos pois até me parece que embora pequeno, é um miúdo que aprendeu bastante bem a utilizar o corpo no contacto físico com os adversários (exceção para primeiras e segundas bolas no confronto aéreo pelas razões óbvias). Ha uma entervista bastante interessada que ele deu na ultima edição do jornal Sporting em que parece ser um jogador bastante talhado para a competição e com uma grande fome de evoluir (um pouco à imagem do Ronaldo) e por esta razão, penso que não terá assim tantas dificuldades em agarrar um lugar no plantel como se pensa.
Eu sei que ele está a ser testado mais como segundo avançado (parece-me principalmente devido à verticalidade que oferece nos movimentos de rutura) mas não me chocava nada que ultrapassasse o Gelson e o Matheus na hierarquia nas posições de médios laterais.

Muito atento para o que ele e o Matheus podem evoluir, ambos têm muito futebol. Nota também para o Alan Ruiz que hoje deixou muito bons apontamentos. Eu até não soi muito de me levar por aquele típico jogador sul americano, mas pareceu-me ser um jogador que consegue aliar a sua qualidade técnica com o que está a acontecer à sua volta.

Faltava so mesmo o Geraldes :D

Isce Ramada disse...

incrível é como o Jorge e o marco silva a treinarem com ele todos os dias não conseguiram ver essas qualidades todas ao ponto de lhe dar 1 vez a titularidade...

bio disse...

Titular, não sei, aposta, quase de certeza.

Segundo se soube, vou ele que mandou o puto jogar na frente.

Temos Saviola? Gostava muito.

Gonçalo Mano

Blessing disse...

Gonçalo, está muito bem ali no corredor central!!!! Por mim era ele e Slimani.

bio disse...

Estamos de acordo Blessing :)

Gonçalo Mano

Joao disse...

e o iuri ?

Blessing disse...

O Iuri tem que perceber que não é o Maradona, e que para conquistar o lugar dele tem que se esforçar.

bio disse...

João, o Iuri tem que fazer ver ao chiclas que quer e sabe defender.

Senão vai para o Arouca.

Gonçalo Mano

DM disse...

O Podence é o jogador do plantel do Sporting com maior capacidade de acelerar o jogo e de desequilibrio individual. Na linha do Hazard, na minha opinião, não só pela fisiologia mas também pelo estilo de jogo (com as devidas diferenças de qualidade claro). Creio que Jesus ficará com ele no plantel pois é um 2º avançado diferente de todos os outros que atualmente podem fazer a posição no plantel.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Não vai ter hipóteses, digo eu, e o mercado ainda não fechou. Veremos.

Porque razão vai ele apostar no Podence se nunca deu uma hipótese que seja ao Bernardo Silva? Não consigo perceber. Caso o Podence fique no Sporting alguém devia perguntar ao Jesus qual é a diferença.

Acho que, pelo gajos que actualmente fazem parte do plantel do Sporting, o rapaz é o melhor - a seguir aos números do Slimani. Só que eu não acredito que o Sporting vá para o campeonato com estes pernetas todos.

É esperar...

Blessing disse...

"Acho que, pelo gajos que actualmente fazem parte do plantel do Sporting, o rapaz é o melhor - a seguir aos números do Slimani. "

Sim. Para mim superior ao Ruiz e ao meu adorado, e jogador preferido da liga, J.Mário. Tendo em conta, claro, o contexto fora da competição do mais alto nível onde ainda não vimos o miúdo. Mas, isto com Jesus é uma grande roleta.

Pedro Carmo disse...

Edson, pq no SLB tinha muita matéria prima que lhe permitia (erradamente claro) desprezar o Bernardo. Ali no scp as coisas não são bem assim, e com uma época destas e a pressão de BdC ele não terá outro remédio senão "apostar" no jogador.

A minha dúvida é se JJ é treinador para conseguir tirar algo de um jogador em crescimento.