Posse de bola no Facebook

Translate

quinta-feira, junho 09, 2016

Com João Mário em campo é tudo mais fácil. Confirmação.

"Para mim, João Mário tem de jogar sempre [na Seleção], foi o jogador mais importante do campeonato português, junto do Jonas, do Benfica. Se não parar de crescer, dentro de dois anos é o único jogador a atuar na Europa para substituir o Iniesta, no Barcelona. Com a qualidade e a inteligência de jogo que tem, é o substituto natural de Iniesta"
Paulo Futre

Há algum exagero nas palavras de Futre, mas não deixa de ser curioso falar-se hoje dessa forma de um jogador que ontem nem sequer era considerado para o onze inicial da selecção. No entanto, hoje já todos dizem que há séculos que era muito talentoso. O que mudou de lá para cá?

"João Mário. Um dos jogadores de futebol que subiram ao relvado. Procura sempre entregar jogável. Menos visto na sua movimentação ofensiva porque Portugal foi incapaz de ter bola. Joga sempre com critério e mais uma vez provou estar acima da maioria dos colegas."
2013

"Tem tudo para dar jogador, e ontem provou-o novamente. É muito melhor jogador dentro de um colectivo, e será ainda melhor a jogar com melhores jogadores. Precisa de muitos minutos de jogo, já. É um menino que já conhece o jogo, felizmente."
2013

"João Mário. Maturidade. O capitão é provavelmente o melhor jogador de nacionalidade portuguesa sub 20 da actualidade."
2013

"João Mário. Jogo muito grande do capitão. Enorme qualidade de passe e enorme inteligência na movimentação, sempre a aproveitar os espaços vazios. Parece que soma anos e anos de futebol sénior a cada decisão que toma."
2013

Ofensivamente sabe tudo sobre movimentação e tem imensa qualidade técnica. Recebe e passa com qualidade, para além de ser o jogador mais responsável com bola de toda a selecção. É inteligente e joga seguro, pelo que é fácil a cada momento perceber o que se seguirá. 
2013

"Longe dos holofotes da fama segue João Mário, emprestado ao Vitória de Setúbal, jogando pela primeira vez de forma regular na Primeira Liga, ganhando bagagem e intensidade competitiva para mais tarde se poder integrar com mais possibilidades de jogar no plantel do Sporting. O jovem médio tem um enorme potencial. Não é um "dez" na criação como em tempos se quis fazer passar, porque não abunda a criatividade, mas é bastante interessante pela sua qualidade técnica e inteligência, além de contagiar a disponibilidade com que se dá ao jogo."
2014

"João Mário tem sido sem sombra de dúvida o melhor médio português a actuar em Portugal."
2014

"Depois das recentes exibições no Sporting, onde mostra grande maturidade em todas as suas acções, olhe-se para as duas primeiras acções do "miúdo" na estreia pela selecção. Ao contrário de outros colegas de selecção que acusaram a pressão na estreia, o médio do Sporting parece que joga a este nível há anos. Eu não tinha dúvidas. Hoje, seria sempre João Mário e mais dez. Em 3 toques (duas acções) criou mais, no último terço, que Moutinho e André Gomes no tempo todo que estiveram em campo. Recupera e mete jogável. Coloca redonda, segura e conduz. Percebe os timings certos para o passe, por forma a deixar o adversário batido. Não tem medo de ter bola. Sabe tê-la com qualidade. Indica o caminho..."
2014

"Bernardo Silva e João Mário partilharam o mesmo relvado de Nani, Ricardo Carvalho e Ronaldo. É deles que se fala porém. Não é de agora que eles estão prontos para entrar na equipa principal portuguesa. Há muito que se afirma que têm qualidade para lá estar, porque acrescentam naquilo que é a maior lacuna da nossa selecção - falta de imaginação gritante. É na criatividade que os dois mais se destacam dos outros."
2015

9 comentários:

EF1906 disse...



Manténs a opinião de 2014 que não é muito criativo?

Blessing disse...

EF1906, não. O que digo é que não é jogador de fazer coisas extraordinárias. Mas cria muito, e cria bem!

Celso Araujo Martucho disse...

Portugal tem um bom lote de medios, antes eram mais extremos que apareciam agora sao medios e se aproveitar da melhor forma sera de louvar.
J Mario, B. Silva, Renato, Neves, A. Gomes, William, Danilo e tantos que aparecem, na defesa tambem teem bons valores como Ilori, Semedo... so faltam alas porque nao vejo nenhum que posso ser dos melhores, Nem Bruma nem Gelson, nem Guedes nem Medeiros nem Jota e por ai fora mais desejo que todos singram para Portugal ter uma selecção de impor muito respeito.
Falando de J. Mario as palavras de Futre podem ser exageradas mais gostaria tanto de ve-lo a jogar la pelo seu futebol.
Classe e J Mario deveria ser actualmente uma palavra unica.

cipri disse...

Estás-te a citar?

escritor de pacotilha disse...

Calma com o Gelson e o Iuri. Se o primeiro mostra ser cada vez um dos últimos futebolistas de rua a jogar no campeonato, ao segundo só falta mesmo muita cabecinha. Tem melhores números do que o Rafa esta época a jogar no Moreirense e não num Braga muito bem organizado pelo Paulo Fonseca e o ano passado salvou, em meia época, com os próprios pés o Arouca da descida.

Ao Guedes faltou humildade (pediu um aumento salarial após 4 ou 5 jogos na equipa principal) e foi corrido para a B, onde como é óbvio não vai aprender nada (nem com a equipa A treinava), ao Bruma faltou (sobretudo) ser bem aconselhado. Diogo Jota e os dois Horta podem ser valores interessantes se inseridos em contextos mais exigentes: refere-se muito que o Renato Sanches vai aprender imenso no Bayern (e é verdade) mas renega-se a vários jogadores interessantes a mesma possibilidade ao nem sequer considerar as contratações de jogadores só porque vêm do Setúbal ou do Paços...

Blessing disse...

Cipri, partes de textos do lateral e do posse.

BlessedCarrot disse...

Conseguem comparar o Bernardo Silva ao João Mário?

fui disse...

Há o Rafa!

Celso Araujo Martucho disse...

Tens razao e mais alguns que me esqueci