Posse de bola no Facebook

Translate

sábado, janeiro 23, 2016

Conhecimento do jogo. Inteligência.

Começam a escassear palavras para descrever João Mário. Em tempos, Ruiz disse que o médio português foi o que mais o impressionou no Sporting. Pela qualidade, mas sobretudo pela humildade com que bebia do conhecimento que o treinador tem para lhe dar. Ouve, pensa, percebe, executa. O jogo que Jesus lhe pede o beneficia à toda linha. Mas tal não seria possível sem a qualidade que João Mário sempre teve. Não só como jogador, mas também na sua formação como homem. É na humildade de quem reconhece que tem que melhorar, que tem que aprender, que tem que aperfeiçoar-se, que se percebe o jogador que é hoje. Ambição é isso. Não é querer ser o mais notado. É querer ser melhor. A tudo isso alia grande entendimento do jogo. Conduz, fixa, solta. Segura. Entrega de primeira. Vai para cima. Procura as melhores soluções. É hoje muito mais agressivo, por perceber melhor para onde, quando, e como deve ir. Entrega a notoriedade aos colegas por tomar quase sempre as melhores decisões. E é também criativo, com qualidade para executar o que imagina. Impressiona a forma como gere os ritmos da equipa com bola. Neste momento, como em muitos períodos da época passada, é o melhor jogador português a jogar em Portugal. 

É difícil imaginar um europeu em França sem Moutinho (o verdadeiro) e João Mário, atrás de Bernardo, Nani, e Ronaldo. 

12 comentários:

m1950 disse...

"João Mário é o melhor médio português da atualidade , a experiência nas alas deu-lhe maior capacidade no transporte , é uma máquina a ler o jogo , quem quiser aprender a jogar deve comprar um livro com fotografias do João Mário a jogar , recebe , conduz , fixa e solta sempre nos timings certos. Guardiola vai para o City e o mercado vai mexer , espero que olhe para o João Mário com muita atenção."

Comentei isto noutro sítio mas juro que não li aqui antes.

Só uma nota meu caro , o João Mário não jogou com o Leonardo Jardim , foi emprestado ao Setúbal no mercado de Janeiro nessa época , até lá esteve na B.

Blessing disse...

Obrigado

Shield from Tyrrany disse...

O melhor portugues atuar em Portugal é o André Almeida. Ponto.

BlessedCarrot disse...

Observo que ele este ano, especialmente, nos últimos jogos está muito mais confiante a partir para cima dos adversários em condução. a assistência para o 3-1 é um exemplo. Normalmente ele evitava essas situações. Isto treina-se de que forma ?

fui disse...

Eheh! Nem no top10!

franciscogeraldes disse...

É de facto enorme João Mário. Ele e Ruiz são os melhores jogadores do Sporting, mesmo com a gigante evolução de Slimani e de Adrien, ainda continuam muito longe do nível dos outros dois. Ambos percebem tudo o que o jogo lhes pede mas também sabem ouvir Jorge Jesus e compreender o que ele lhes pede.
O próprio Jesus disse numa entrevista, salvo erro, que o jogador tem de ter qualidades intrinsecas, mas também tem de querer aprender, estar disposto a fazer o que o treinador lhe pede e o que o treinador tem para lhe ensinar.

Como disse o m1950, quem quiser aprender a jogar futebol que veja o João Mário pois ele é dos que melhor sabe jogar futebol em Portugal.
Também referiu a possibilidde de Guardiola um dia comandar João Mário. Eu vou ser invejoso e quero que fique no Sporting, mas João Mário, a sair, que seja para ser comandado por Guardiola, com ele atingirá o céu.

Vasco disse...

Tiago?

DM disse...

Tem tido uma evolução tremenda desde que atingiu o futebol sénior. Com Jesus, terá a europa a seus pés, assim continue a trabalhar.

Blessing disse...

Vasco, lesão?

PT disse...

E o que acham da evolucao do Adrien esta epoca? Parece outro jogador

João disse...

Vai ser dificil fazer um meio campo este verão na selecção, Rafa, Adrien, Pizzi, Gelson, para nao nomear outros. Sinceramente não estou a ver Nani e Mario terem vida facil para serem titulares por muito que isso custe.

Já agora quem colocariam a ponta de lança na selecção?

Cumps a todos

Blessing disse...

PT, acho que está dentro daquilo que se esperava, com um treinador que lhes dá tudo para lhes facilitar o jogo dentro das ideias que tem.

Abraço