Posse de bola no Facebook

Translate

quinta-feira, agosto 20, 2015

Os cinco fantásticos

Parece que hoje acaba a saga dos cinco fantásticos da armada de Vítor Pereira. Saiu Otamendi, sairam Mangala e Fernando, saiu Danilo, agora promete sair Alex Sandro. A qualidade individual na linha defensiva portista ficará mais do que nunca equipara à dos rivais. Não sobrou um único jogador de nível mundial para apagar os fogos que o colectivo não conseguia. Perde-se qualidade defensiva, e ofensiva. Perde-se capacidade nos duelos individuais. Perde-se velocidade de reacção. Perde-se competência ao nível do posicionamento. Perde-se agressividade na primeira bola. Perde-se velocidade. Perde-se inteligência, Perde-se desequilíbrio ofensivo e capacidade para manter a bola. Perde-se competência no posicionamento. Perde-se tudo aquilo que resultava numa diferença abismal para os mais directos concorrentes. O Porto terá agora que trabalhar uma linha defensiva com remendos, como outrora outro treinador vitorioso em Portugal teve de fazer. Terá Lopetegui a competência para perceber as novas limitações e trabalhar a sua linha para não errar com bola e ser competente sem ela?

17 comentários:

Bonga disse...

Organização Defensiva não é o forte do Lopetegui, definitivamente. Organização Defensiva da linha defensiva, então, é que não me parece mesmo que seja...
O Porto sofre poucos golos porque ataca muito. Não que a Organização Ofensiva seja espetacular (longeeeeee disso) mas é segura. Depois, a isso não é alheio o bom (razoável) comportamento em Transição Ofensiva, que lhe permite reiniciar vagas sucessivas de ataques (posses de bola...).

Eu acho que o Porto, ao contrário do que se diz, não passa o jogo todo a atacar. Passa o jogo todo a defender. Com bola.

A Linha defensiva acaba por não ser muito exposta. Mesmo assim vejo um controlo da profundidade correto, onde destaco o Marcano por ser o que mais rápido identifica os estímulos e o que melhor os interpreta.

Mas aqueles "cinco fantásticos" deixam muitas saudades. Oh se deixam! Mais saudades só mesmo do Vitor Pereira...

JON disse...

vai continuar a lengalenga do melhor plantel e de que o Porto faz all-in e o raio ou já podemos aceitar que Lopetegui tem um trabalho difícil?

Pedro disse...

Qual foi o treinador que teve que trabalhar com remendos?

Vitor Gomes disse...

De todos esses jogadores só faltavam sair na epoca passada Danilo e Alex Sandro (que, de acordo, são muito dificeis, quiçá impossiveis, de substituir sem perder qualidade), e não foi por isso que se deu na epoca passada a derrocada da competencia defensiva no Porto.
Perdemos qualidade, sim, mas não é o fim do mundo. Este ano seremos com grande probabilidade a defesa menos batida do campeonato (outra vez) e das menos batidas das ligas europeias - obviamente muito ligado à qualidade dos adversários internos, mas ainda assim é indicador de algo.

DC disse...

Bom post. E além dos 5 fantástico o Lope perde o melhor ponta de lança desde Jardel e o melhor médio desde Deco.
Este ano não faz qualquer sentido justificar vitórias ou derrotas com qualidade individual. O Porto tem má defesa e provavelmente terá mau meio-campo.

michael disse...

nao concordo que a organizacao defensiva seja má, apesar do comportamento da ultima linha ter claras melhorias a ser feitas - na transicao e no processo defensivo.
o trabalho do treinador é mt complicado qdo entram 25 jogadores em duas épocas. dos 4 titulares do 3-1 contra o bayern da época passada, só dois sao titulares este ano, 7 sairam.
ainda assim, viu-se uma equipa perfeitamente rotinada contra o vitória - que, tudo bem, ainda nao é um teste a sério.
acho que se dá menos credito a lopetegui do que ele tem, mesmo que nao me entusiasme muitas vezes. mas VP também foi demasiadas vezes criticado pela falta de vertigem e espectáculo sem que se olhasse á seguranca que (também) era oferecida pelo modelo de posse.

ah!, Signor Allegri, se me está a ouvir, temos aqui um centrocampista mexicano que mete o Vidal no bolso!

dd disse...

Paulo Fonseca caro Pedro.

JON disse...

Tenho ido ao ginásio 4 a 5 vezes por semana. Estou super em forma e aguardo ansiosamente o dia em que o Herrera estiver para sair. Nesse dia, levo o rapaz ao aeroporto às costas, com malas e tudo!

Blessing disse...

JON, de todos Lopetegui continua a ter vantagem, e o trabalho mais fácil. A vantagem é ser o seu segundo ano no clube. Aliás, lembras-te de certeza que no ano passado escrevi o mesmo sobre jj, apesar de ter perdido N jogadores... Com Lopetegui passa-se o mesmo. Claro que seria ainda mais candidato se mantivesse a qualidade individual.

Pedro, tu achas o Lima bom jogador. portanto os teus padrões para definir bom e remendos são completamente diferente dos meus.

DC, a vantagem do Porto era a qualidade individual. Este ano é o treinador. Eu prefiro a segunda. Há quem prefira a primeira. Para mim é melhor ter o treinador no segundo ano. Mas uma coisa é certa, a qualidade das equipas é absolutamente equiparada agora.

JON disse...

Baggio, eu concordo contigo... E estou confiante enquanto portista. Estou é farto de ouvir a lengalenga do "all-in" e do "plantel de milhões". Tretas... Então sem Alex agora... pff!

Dipeca disse...

Baggio, não consideras o Moutinho fantástico? Estará ao nível do Fernando, mas noutra posição claro... O Lucho não era fantástico em termos de ações de notoriedade, mas era-o na forma de interpretar o jogo e, provavelmente, o ambiente no balneário.
Agora, ter o treinador no segundo ano, mas manter apenas 3 titulares, é quase ter de construir tudo de novo, não achas?

ricnog disse...

Fala se muito do Porto perder esses jogadores todos, mas isso também foi a estrutura que ano passado apostou tudo, desde empréstimos a manter jogadores de grande qualidade no plantel, reduzindo as cláusulas.

Que o Porto perde imenso com a saída do Danilo e Alex Sandro, não há dúvidas.....mas para campeonato e
Interno foi buscar dois jogadores que remedeiam....! Foram buscar, em vez de empréstimo, o imbula, que gastaram uma fortuna, não o conhecendo como jogador. Foi buscar um trinco que conhece bem o futebol português. Por isso, de qualidade internacional que o porto tinha ano passado, este ano parece me que vai ter mais dificuldades. Mas. O campeonato tem o melhor plantel dos campeonato e de longe......

Claro que no final do ano, vamos ter um Sporting com craques...........mas que nunca o tinham sido!!

Blessing disse...

Dipeca, é diferente manter três titulares e virem 7 gajos novos ou manter três titulares mas ainda assim ter em campo 6 gajos que já faziam parte da equipa no anterior. E em termos de treino, e é aí onde se adquirem comportamentos, esse número é maior.
O treinador tem sempre um trabalho difícil. Mas uns têm mais vantagens que outros. Tempo de trabalho, qualidade individual, condições de trabalho, planeamento, calendário, etc. Há quem consiga aproveitar as vantagens, e há quem não consiga. Há quem consiga umas vezes e não consegue noutras...

Pedro disse...

"Pedro, tu achas o Lima bom jogador."

A questão não tinha a ver com isso mas tudo bem. Se acho Lima bom jogador. Sim, é um jogador razoável. Um pouco abaixo daquilo que eu defendo para um avançado do SLB. Longe de ser "tosco" mas longe de ser craque. Não sei o que pensas dele nem o pq de o teres trazido à discussão.

A pergunta não era sobre a qualidade de jogadores mas sim sobre qual o treinador que teve que trabalhar com remendos.

Pedro Ribeiro disse...

Para o Mágico SLB, Eliseu, Jardel, Luisão, Artur, Melgarejo, Maxi, Emerson, Roberto, André Almeida, Sílvio, Sidnei, Roderick, são jogadores excepcionais. Vamos ver quantos golos o Benfica sofre neste campeonato. Só não sofreu três ou quatro contra o Estoril porque Júlio César é muito bom e porque os avançados adversários não sabiam mais. Estão os mesmos do ano passado, com excepção do Maxi (e entretanto, ao que se diz, deve chegar um bom lateral). JJ nunca fez de meia dúzia de remendos uma defesa de classe mundial, claro que não, só um burro é que não vê que a estrutura é que ganhou os títulos. E JJ e só ele perdeu três campeonatos para a equipa de 11 mecos do treinador do Espinho, lol. Mas acho que nem uma hecatombe do SLB nem uma época de sucesso do Sporting faria/fará o Mágico abrir os olhos.

Como dizia um gajo do Tertúlia Benfiquista: não sei se deram conta, mas a estrutura que ganhava títulos no Benfica está no banco de Alvalade. Chama-se JJ e continua a ganhar títulos.

Blessing disse...

Quando o siqueira assinar, se calhar até apago isto :)

Pedro disse...

Pedro Ribeiro,

Até parece que o ano passado o Júlio César não safou muitas vezes. Ou o Oblak no anterior. Enfim...

E sim Luisão e maxi são excepcionais.

Artur, Melgarejo, Emerson...a sério que queres ir por aí?
;)

Abrir os olhos? LOLOL