Posse de bola no Facebook

Translate

segunda-feira, agosto 03, 2015

"O treinador só organiza, os jogadores é que jogam". Curtas.

Guardiola continua a defender a profundidade como se de uma equipa amadora se tratasse. Vítor Pereira já lhe tinha apresentado o problema, que expunha demasiado a última linha em algumas situações de jogo, e como Guardiola não está disposta a abdicar da sua estrutura posicional o treinador português tentou explicar, com um exercício à mistura, uma forma de tentar trabalhar os que ficam na última linha para que se defendam melhor do espaço e do adversário. Mister Pereira, não dá para ir até Munique fazer um curso de como proteger melhor a última linha? Nada disso apaga, contudo, o fraco aproveitamento das ocasiões de golo criadas pelo seu Bayern.

Wenger consegue uma vitória histórica sobre Mourinho, que nos duelos individuais nunca tinha dado hipóteses ao treinador francês. Para quem quer saber como se deve atacar com qualidade, o Arsenal é uma escola infinita de situações de finalização simples a estudar. Os golos, as ocasiões criadas e não finalizadas, resultam da grande qualidade dos executantes, agregadas a uma ideia de jogo ofensiva com sentido. Ainda que não saia a jogar, a ordem é meter no chão e jogar. No final, Mourinho disse que ganhou a equipa mais defensiva. Há muitas coisas difíceis de explicar no futebol, e essa afirmação de Mourinho é uma delas. É preciso ter lata, mister! No dia em que der protagonismo colectivamente às suas individualidades e o Chelsea não for uma equipa amarrada ao equilíbrio aí sim poderemos falar de ofensivo e defensivo.

Lá por França o Paris Saint-German continua tão mais forte que os adversários que a única coisa que se pode estranhar é o porquê de ainda não ter atingido uma meia final europeia. São os jogadores que jogam, e no campeonato com mais ou menos esforço funciona, por serem incrivelmente mais fortes. Quando o nível sobe um pouco, ainda que tenham mais qualidade, os jogadores jogam o que a organização deixa. E só a organização, no equilíbrio, vai permitir que individualmente a qualidade se revele de forma consistente.

Por cá, a euforia toma conta dos adeptos do Sporting e a depressão dos adeptos do Benfica. Parece que só há duas equipas em Portugal e toda gente se esqueceu do super investimento que o Porto continua a fazer. Se quem joga são os jogadores, e o Porto individualmente está a apostar em força, então se alguém tem que estar eufórico são os adeptos da equipa de Lopetegui. Mantém o treinador, compra muita qualidade. Na verdade o treinador espanhol é único que este ano tem a obrigação de ser campeão. 

Não entro na euforia dos adeptos do Sporting, porque isto ainda é futebol. Os resultados vão continuar a ditar o ritmo a que a evolução colectiva da equipa se dá, e os resultados nunca estão garantidos ainda que haja qualidade. Não surpreenderá, contudo, se conseguir uma dinâmica de vitórias e qualidade de jogo crescente. Jesus operacionaliza como ninguém, mas são os jogadores que jogam e que vão dar expressão - são eles quem define até onde a qualidade de jogo vai chegar - à ideia do treinador. Com mais ou menos vitórias uma coisa é certa, o Sporting será muito mais forte este ano do que foi em anos anteriores, porque agora os seus jogadores serão sobrevalorizados pelas ideias de um treinador de grande qualidade.

Rui Vitória tem uma tarefa difícil. Substituir um treinador numa equipa formada à imagem das ideias do outro. Tem um planeamento absurdo, tendo em conta as dificuldades de operacionalização que vai encontrar. Tem uma equipa treinada durante muito tempo para jogar de determinada forma, e que bebeu dos conhecimentos de outro treinador. Por isso, também não entro na onda de depressão encarnada. Não é que reconheça grande qualidade no que o Benfica está a fazer neste momento. Mas ainda nem sequer tive tempo para perceber onde é que o treinador quer chegar. Quais são as ideias para todos os momentos do jogo. Quais são os posicionamentos que vão ditar as dinâmicas que vão dar expressão às ideias. Até onde é que cada ideia pode evoluir. É importante primeiro perceber que "só" o treinador vai organizar, e se esse "só" vai catapultar as individualidades para um nível óptimo de rendimento ou não. E ainda que não apresente grande qualidade, neste momento, o futebol continua a ser futebol - jogam sempre duas equipas, e qualquer uma delas pode ganhar.

29 comentários:

DC disse...

Também acho que ainda há muito para ver antes da euforia ou depressão.
Acho que o RV apanhou um plantel que só dá para aquele modelo e não lhe deram condições para trabalhar outro nem com contratações nem com planeamento da pré-época. Essencialmente ao nível dos médios acho que falta gente ao Benfica para jogar em 4-3-3.
Quanto ao Porto, apesar de achar que tem todas as condições para ser campeão, para mim parte com um plantel inferior ao do ano passado. Maxi<Danilo, Imbula<Oliver e Osvaldo<Jackson. Ainda assim com Casillas no lugar do Fabiano e uma possível saída do Herrera podemos ficar com um 11 engraçado. Mas com Oliver era outra conversa.

VhsP disse...

Achas mesmo que o Oliver tirava o lugar ao Imbula? :O

Luis Santos disse...

"Parece que só há duas equipas em Portugal e toda gente se esqueceu do super investimento que o Porto continua a fazer"

Não concordo. Saíram 2 titulares da defesa, 2 titulares do meio campo e 1 titular do ataque que também foi o jogador que salvou muitas vezes a equipa. De reforços só Imbula dá garantias e é (muito) discutível se é superior ao Oliver. A defesa que andou sempre tremida não foi reforçada e vamos ver se o Alex não sai. Meio-campo está cheio de remendos e acho que só o Imbula está garantido como titular. Ataque tem Brahimi certo (mas se for inconstante como na época passada, vale o que vale), tudo o resto não se sabe... E vamos ver se Osvaldo não vai ser mais problema do que solução.

Sinceramente, não vejo o Porto assim tão forte...

GBC disse...

Nunca fui fã do Vitória, agora que lá está há-de merecer uma oportunidade, mas há decisões que estranho. 4x4x2? Jonathan Rodriguez em vez de Djuricic? Posicionamento por vezes largo dos extremos em 4x4x4? Com Gaitán e Talisca abertos?

Havendo Jonas, Rodrigo, etc, até se pode aceitar meter o sérvio de lado. Mas para jogar Carcela? Jonathan Rodriguez? Não percebo mm.

De qualquer forma, é impressionante como se repete sempre um padrão: um Clube grande contrata um treinador sem tanto estatuto, dá-lhe menos condições. Ainda não ter chegado um lateral e um ponta-de-lança (mais que não seja para concorrer com o Jonas) para o plantel do benfica, é inenarrável!

Má gestão de expectativas no planeamento da pré-temporada. Defrontaram rivais fortes cedo demais. A cobrança começou cedo demais, num momento complicado de transição inicial. Que será sempre para pior mas que, concordo, pode não ser para algo tão mau quanto hoje parece. Só o tempo o dirá. Porém, o começo é complicado (não falo só de Supertaça), Vitória tem de arrepiar caminho.

Apostaria num onze César, Sílvio/Almeida, Luisão, Jardel, ?, Fejsa/Samaris, Pizzi, Talisca, Djuricic, Gaitán, Jonas.

Sobre o Sporting, o ano passado fica a 6 pontos (acho...) do Porto... é natural que com alguns reforços cirúrgicos (Ewerton, Ruiz, Teo), só vendendo Cédric (+ a saída inevitável do Nani) fosse candidato. Até com Marco Silva, e ainda mais com Jesus. As lesões do William e do Ewerton porém complicam as contas. Tudo dependerá do começo da temporada: se for bom, pode-se ser campeão. Isto porque discutir o título até ao fim parece-me que acontecerá (mas vamos ver). Vamos ver em que condições estará o Sporting quando se der o regresso desses dois jogadores.

Até lá apostaria num onze Patrício, Pereira, Oliveira, Naldo, Jefferson, ?/Adrien, J. Mário, Carrillo, Ruiz/Mané, Montero, Slimani

No Porto as coisas estão bem... Evandro a rodar com Bueno como 10/2º avançado permite grande variação de jogo, Imbula num duplo pivot é um sr. reforço (acho que vai jogar ao lado do Herrera), mantêm-se com um plantel com profundidade. Precisam de um PL para concorrer com o Aboubakar e ficam com uma equipa forte. Idealmente precisavam de um melhor companheiro para o Imbula no meio, mas depois de perder Casemiro e Óliver, não creio que o Lopetegui queira perder o Herrera.

Apostaria num onze Casillas, Maxi, Maicon, Marcano, Sandro, Imbula, Herrera, Brahimi, Tello/Varela, Evandro/Bueno, ?/Aboubakar

Blessing disse...

O plantel ser inferior ao ano passado não significa que não exista qualidade acima, em algumas posições, e do mesmo nível nas outras.
Não há ninguém melhor que Maxi e Alex. Os centrais são iguais. Sérgio, Danilo, Herrera, Evandro, Bueno,Tello, Aboubakar, são pelo menos do mesmo nível que os adversários. Melhor que Imbula e Brahimi também não há. Não é preciso ter um plantel ao mesmo nível do ano anterior para ganhar, até porque individualmente nenhum dos adversários é melhor.

DC disse...

VhsP, para mim o Oliver tira o lugar a quase todos os médios do mundo com 5 ou 6 excepções.

Baggio, eventual 11 do Porto:
Casillas, Maxi, Maicon, Marcano, Alex, Danilo, Imbula, Herrera ou Evandro, Brahimi, Tello, Aboubakar

eventual 11 do Sporting
Patrício, João Pereira, Paulo, Naldo, Jefferson, William, João Mário ou Prince, Carrillo, Ruiz, Slimani e Montero

Ganhamos assim em tantas posições? Diria que ganhamos na baliza, na defesa e no extremo esquerdo. Mas mesmo aí Ruiz é mt bom, Patrício é razoável.
Depois temos Imbula e o Sporting tem William, temos Evandro o Sporting tem Joao Mário, temos uns avançados bons e o Sporting vai ter 4 avançados bons, Carrillo provavelmente é melhor que o Tello...

Este ano não me parece que a qualidade individual seja assim tão díspar.

Blessing disse...

O Porto tem 4 que entram de forma indiscutível no melhor 11 do campeonato. Talvez, os outros dois não metam tantos, de forma indiscutível. E depois disse que, nos outros 7 é equilibrado. Mas, o Porto mantém o treinador. É esse o factor principal de desequilíbrio. Este ano lopetegui parte claramente à frente. No ano anterior Jesus liderou por isso desde a quinta jornada. Neste ano é a vez de lopetegui aproveitar, ou não.

Gonçalo Matos disse...

Quem é este Blessing???

LGS disse...

Boas

Blessing,

Ainda vi pouco do Benfica (e dos outros ainda menos) mas daquilo que vi h´algumas coisas que me preocupam:

Sem bola:
. Controlo fraco da profundidade;
. Demasiada distância entre jogadores e entre sectores;
. Contenções e cobertura fracas;
. Pouquíssima agressividade no posicionamento (principalmente na compensações);

Com bola:
. Pouco apoio ao portador/poucas linhas de passe;
. Demasiada distância entre os jogadores;
. Jonas muito isolado;


Duas perguntas:
. Concordas/discordas com o que escrevi acima?
. Achas que é os problemas vieram pra ficar ou podem ser só passageiros e consequência de adaptação a novo modelo?


Abraço

rochacj85 disse...

lool, não é o Roberto?

Dennis Bergkamp disse...

Ver o Benfica jogar neste momento pede mesmo 4-3-3 com o fejsa ou 4-2-3-1 com fejsa+samaris. A cena é que qualquer desses "esquemas" mete o Jonas em dificuldades a menos que se conseguisse formar uma super dinâmica em que ele fosse um falso 9.

Se sim, era Gaitán e carcela a mudar muito de posição para aproveitarem os movimentos interiores a direita.

Se conseguirem um bichozorro para a frente a coisa muda de figura. Caso contrário.. Ate doi ver o Jonas tão longe do jogo e sempre sem apoios.

Pode ser do calor, da altitude, das tareias.. Mas dói na mesma.


Contínuo a dizer que juntar samaris+pizzi+djuricic+Gaitán(que vai sair..)+Jonas era e seria ou será maravilhoso.

Blessing disse...

LGS, não sei... Desconfio, mas não quero afirmar nada.

LGS disse...

E eu desconfio que tu desconfias que vieram pra ficar...

A única coisa que me dá uma pequena esperança é que no ano passado também começamos a época com alguns problemas (embora mais com bola do que sem)

VhsP disse...

DC - O Imbula repito é melhor que Oliver, ate o Jorge Jesus preferia o Imbula ao Oliver...
Capacidade Fisica é muito importante no futebol, aliada com qualidade técnica, passe, recepção....
Se o Oliver fosse dos 5 melhores do mundo já seria titular na espanha e no barça, o que o oliver faz qualquer jogador razoavel consegue fazer...Existe tantos olheiros... devem ser cegos os do barcelona.

VhsP disse...

11 Ímbulas vs 11 Olivers ganharia os Imbulas x)

Zizou disse...

Este VhsP veio parar ao sítio errado, estou a ver... Para 11 Imbulas chegavam 6 Olivers, se tanto.

Mas se tu achas que o que o Oliver faz qualquer jogador razoável faz, não sei de que Oliver estamos a falar, mas não foi do que passeou pelo Dragão na época passada certamente...

Vasco disse...

DC, que anedota. Não voltes a aparecer nos blogs que se focam mais para a vertente táctica pq dizer "o que o oliver faz qualquer jogador razoavel consegue fazer" demonstra uma falta de conhecimento gritante

Blessing disse...

Não sei se será bem assim LGS. Acho que o miserável planeamento da "estrutura" - lol - tem muita culpa no que está a acontecer à equipa. O SLB teve 6 anos com o mesmo treinador para fazer essas coisas, e foi logo escolher um ano em que o treinador muda para ir jogar estes torneios.
Mas pronto, a estrutura é que ganhou, o treinador era um qualquer, os títulos vão continuar a chegar lol.
Só consigo rir, porque fdc ainda se diz que saíram não sei quantos titulares e não entrou ninguém. Então a equipa tá mais fraca. Lol
A pré época do ano passado não conta, porque o homem esteve a ver jogadores. RV também. A diferença é que um enquanto via jogadores trabalhava o onze para o início dos trabalhos, sabendo que ia ia ser sempre competente. Outro ainda está a conhecer a casa. Por fim, o SCP parte para a super taça com uma e uma só vantagem - a confiança. Mas com um golo marcado /sofrido, numa determinada fase do jogo tudo muda! Até porque colectivamente apesar de estar muito melhor o SCP está muito longe, mas mesmo muito de ser perfeito. Ainda há muitos erros por explorar em todos os aspectos.

Antonio disse...

A exploração da conversa da "estrutura" apenas demonstra a má fé que normalmente está presente no comentário/opinião em Portugal. Penso que qualquer um percebeu que quando se falou dês "estrutura" sempre se quis dizer que o clube estava bem preparado para receber e enquadrar qualquer treinador. Agora, todos sabem que os êxitos serão, sempre, responsabilidade da equipa técnica e jogadores. Em relação à pre-temporada também a conversa é ridícula pois foi agendada de acordo com uma realidade que não se veio a verificar.

DC disse...

VhsP, o Zizou respondeu-te bem. Mas o Oliver já tem a 10 do Atlético, se calhar este ano percebes no campeonato espanhol...

Vasco, confundiste o meu post com o do VhsP. Eu acho Oliver um dos melhores médios do mundo.

VhsP disse...


Se o Oliver fosse o que vocês dizem, o Porto teria ganho a liga, visto que ele é um dos 5 melhores do mundo. Ja pensas-te que os médios do porto erão tão fracos, que o Oliver parece de outro mundo x)?
E um dos 5 melhores do mundo nunca seria emprestado.

" para mim o Oliver tira o lugar a quase todos os médios do mundo com 5 ou 6 excepções. "

As quatro melhores equipas da Europa na ultima Champios League, foram Bayern, Barça, Real e Juve. Visto que foram as meias-finais...

Achas mesmo que ele ia ser titular nessas equipas?
Alcantra, Lahm, Schweinsteiger, Pogba, Marchisio, Pirlo, Kroos; Modric, Iniesta, Rakitic...
Está aqui uma lista de 10, e o mundo é grande x)

Vocês estão formatados a pensar que o Oliver é de outro mundo, mas não é. Porque tomada de decisão, qualidade de passe, recepção deveria ser características de todos os jogadores profissionais.




LGS disse...

Deus te oiça amigo!

Zizou disse...

Nessa lista o que alguns tem de grande é só mesmo o estatuto... Só falta mesmo o Vidal para a turma estar completa.

Mas olha, não faltam sítios onde podes encontrar pessoas com pensamento próprio e profundo, como o visão de mercado, os sites dos jornais, as redes sociais... Os cafés... Os estádios.

Aqui só encontrarás gente formatada pelo que acho uma perda de tempo para ti e todos aqueles que verdadeiramente percebem disto.

DC disse...

VhsP, a sério, Visão de Mercado. Só falta elogiares a intensidade do Herrera para ficar perfeito.

VhsP disse...

Confirmaram o que eu disse... vocês estão formatados é verdade x), não respeitam uma opinião que é diferente.

Estamos todos no mesmo nível, visto que ninguém nós paga para dar a opinião, e se percebesses muito do que falas, não estarias a responder em blogues a "pessoas que não percebem nada disto", mas sim a treinar ou jogar. A nossa opinião vale 0.

Vocês criticam os jornais desportivos, e o blog visão de mercado, mas vocês consomem eles...Dizes que eles não ensinam nada, mas o objetivo deles não é ensinar, é informar, ou vender informação.
É nesse sentido que vocês estão formatados, não têm pensamento própio, criticam uma coisa que consomem x).

Querias que todos os telemoveis fossem iguais? É a mesma coisa, tu escolhe o sistema operativo, Android, IOS ou Windows, mas queres que eles todos sejam android x).

Tu dizes que o Oliver é dos 5 melhores do mundo, dei-te um bom argumento para provar que ele não dos 5 melhores do mundo, ao referir que nas 4 equipas das meias finas da Champions, ele não seria titular em nenhuma.

Outro bom argumento, pergunta ao treinadores dessas equipas se o Oliver seria titular nas suas equipas. Visto que eles têm formação e experiência para dar resposta. Só porque o blog diz X Y, não posso concordar contudo.

Mas se vos fiz pensar por 3 segundos, já estão a melhorar x).
Diz-me o porque de Oliver ser melhor que o Imbula, como é que tu comparas um jogador a outro?

Eu comparo com atributos técnicos e fisicos, para distinguir os melhores dos bons, até o Lionel Messi têm uma capacidade fisica acima da média, e o Quintero nem se mexe, só jogo com a bola no pé.

Claudio disse...

https://www.youtube.com/watch?v=3P_AtvnQfMU
amigo, continuas a falar mal do oliver e vou ter de chamar a PSP. :)

DC disse...

Obrigado por me fazeres pensar 3s.
Mas, como para te fazer perceber o que é o Oliver e o que o distingue dos outros, teria que pensar numa forma de te explicar que compreendesses durante muitos segundos, não o vou fazer porque não me apetece pensar tanto.

Só finalizo com uma correcção: toda a gente consome a informação que o rodeia. Interpretá-la é que é o desafio. Isso é que é pensamento próprio.

Bruno JSM disse...

falhas da defesa no golo 1 e 3 do Shacktar contra o Fenerbace do VP foram excepçōes ou regra??

Blessing disse...

Eu sou altamente formatado. E?