Posse de bola no Facebook

Translate

quarta-feira, maio 06, 2015

No regresso à casa, Guardiola

Guardiola, como é que se defende contra este Barcelona?

- O Barcelona não se defende. Porque tem jogadores com demasiado talento, e o talento tu não controlas. O que temos de fazer é atacar, marcar golos, porque é impensável para mim chegar à final de Berlim sem ter marcado fora. Vai ser impossível lá chegar se não atacarmos, e se não marcarmos.

Como é que se para Messi?

- Nesta forma em que ele está ultimamente é impossível. Conheço-o bem e mesmo que meta 3 jogadores em cima dele, ou 9 jogadores atrás da linha da bola ele consegue sempre uma alternativa. Se vais para esquerda ele vai para a direita, se vais para a direita ele vai para a esquerda, em uma questão de segundos. Não há treinador, sistema defensivo, táctica, ou estratégia, que consiga parar Messi. Um jogador com um talento destes é impossível de parar. Podemos tentar condiciona-lo, a receber em espaços longe do corredor central, ou em zonas mais recuadas, mas até aí ele pega e leva a bola até a baliza. Por isso, o melhor mesmo é atacar.

No dia em que a esmagadora maioria dos treinadores do mundo perceber que não há solução defensiva para todos os problemas ofensivos, vão-se começar mais a preocupar mais com a própria equipa, que é o que eles controlam, do que com o adversário. Vão-se focar mais, por isso, no que podem fazer para marcar do que no que podem fazer para não sofrer. Não me lembro de um treinador que não Guardiola chegar à fase a eliminar da Champions, a jogar fora, seja contra que equipa for, e não usar as palavras rigor, espírito de entreajuda, capacidade de sofrimento, concentração nos momentos defensivos, e todos os derivados de uma estratégia de foco defensivo. Para ele, em casa ou fora é sempre para marcar, o foco é sempre esse.

2 comentários:

Dipeca disse...

Por acaso ouvi a conferência de Lucho, e ele teve um discurso mto parecido e falou que ambas as equipas iriam jogar como sempre, que iriam querer a bola e que como só há uma, iria ser um duelo interessante até para perceber quem iria conseguir impor a cultura de posse.

Será quee este visão tem a ver com o facto de terem convivido no Barcelona?

Quem acham que conseguirá ter mais bola?

DRC disse...

uando Guardiola treinar o Arouca e for jogar ao estádio da luz ou dragao vai usar essas palavras!