Posse de bola no Facebook

Translate

sexta-feira, maio 22, 2015

Juventus, esse monstro em organização defensiva.



Durante muitos anos, o futebol italiano foi considerado o berço da táctica. Especialmente do bem defender, fruto da inovação trazida por Arrigo Sacchi.

E é curioso perceber que muitos anos após Sacchi e a sua brilhante defesa zona, os italianos façam outras coisas, mas achem que essas coisas é que fazem alguém ser bom tacticamente.

Com a Juve na final da Champions, as velhas raposas italianas voltaram a ter moral para falar. E especialmente, falar de defender.

"O Barcelona parte como favorito por força da qualidade dos seus avançados. É preciso armas e bombas para os parar! A Juventus tem uma boa organização defensiva, mas terão de ser muito inteligentes para travar o Barça. Nada têm a perder e os adeptos estarão com a equipa do primeiro ao último minuto" - Moreno Torricelli

«O Barcelona é favorito, mas não vai ser um passeio. Na minha opinião, o Barcelona nunca defrontou uma equipa tão compacta e capaz de se defender como a Juventus. Uma equipa que também tem qualidade para ir ao ataque quando recupera a bola» - Marcelo Lippi

Felizmente, o Chiellini explicou qual o plano para parar os avançados do Barcelona.

«Não tenho qualquer problema com Suárez, não lhe guardo rancor. Vou marcá-lo como fiz com Benzema, a Messi com Ronaldo e Neymar com Bale» - Giorgio Chiellini

A boa organização defensiva da Juventus é um mito! A úlitma linha defensiva da Juventus consegue, por sistema, cometer a proeza de se dividir em 4 linhas. Comportamentos colectivos são 0 ou muito próximos disso. Não há noção do que é uma cobertura ou dos controlos da profundidade ou de largura.

E nada melhor que um excelente artigo, de alguém que percebe do que fala, para o demonstrar.

Não gosto de mentiras e muito menos de estereótipos. Espero que o Barcelona neste jogo faça o Mundo perceber que a velha história de que os italianos são mestres da táctica é uma falácia.

Curiosamente, no mesmo blog em que se demonstra a qualidade dos processos defensivos da Juventus, surge um artigo demonstrando que também em Itália há qualidade a defender. A ressuscitar Sacchi e a sua defesa zona, surge Maurizio Sarri e o... Empoli. Podem ler o texto aqui.

5 comentários:

Mark F disse...

Achei meio "oportunista" essa exaltação da Juve. Queria ver se ela tivesse parado numa oitavas de final, quartas.

Honoris disse...

Bom post Gonçalo

Tenho várias discussões com colegas porque partem sempre do principio "se é italiana defende bem". Mas como é obvio, o facto de serem equipas italianas está longe de significar que tenham comportamentos defensivos de qualidade.

A Juve tem monstros físicos em todo o campo e isso disfarça muita coisa.

O Empoli defende muito mas muito melhor que a Juve,nem há comparação possível.

Obrigado pelos elogios :)

Jose Castro disse...

Parece que estes treinadores italianos nunca viram sequer um jogo da Juventus esta época. Falam por falar, o que me deixa mais irritado com tudo isto.
Desejo que o Messi e companhia desfaçam aquela defesa mais do que ela já está à partida eheheh

Gonçalo Matos disse...

Honoris,
São merecidos! Cresceste muito em pouquíssimo tempo!
E obrigado pelos teus!

Mark e José,
Eu sinto o mesmo. Detesto estes hypes que têm por base os resultados... Parece que a Juve tem mais que qualidade individual acima da média.

Artur Semedo disse...

o calcio está morto. e a julgar pela amostra que tive dos sub-17, é para continuar enterrado. só o dinheiro, capaz de juntar uma dezena de gajos fortes (física e/ou tecnicamente) consegue fazer com que ele assombre ainda o futebol europeu...
espero que o barça não adormeça por causa daquele odor bafiento, e trate de os arrumar, e bem!