Posse de bola no Facebook

Translate

domingo, abril 05, 2015

Conduz, fixa e solta. Mais que um erro técnico, uma questão de decisão

Tantas são as situações em superioridade que no futebol ficam desaproveitadas pela má abordagem aos lances, que nunca será demais falar deste tipo de situação. O lance é extremo, e o jogador que conduzia a bola em primeiro lugar fica logo desolado com o ter falhado o passe. Na verdade, não era com o facto do passe não ter entrado que devia ter ficado desolado, mas sim com o não ter eliminado o último obstáculo entre a bola e a baliza (Guarda Redes) para a sua equipa. Duvido que tenha percebido que foi uma questão de tomada de decisão e não de erro técnico. As coisas são bastantes simples, jogar com acções que aproximem a equipa do sucesso. Eliminando adversário, e tornando a situação menos complexa para quem fica com bola ( ele ou os colegas). Se o defesa já está fixo, deve entrar logo o passe. Facilitando a recepção do colega, e a execução do gesto técnico seguinte. Se o defesa tem outra abordagem deve ser atacado para também o obrigar a tomar uma decisão (fechar  bola ou o espaço). Fechando a bola, fica o espaço para os colegas e solta. Fechando o espaço, segue ele com a bola até à baliza. O que a tomada de decisão evita/minimiza é o risco de se perder a bola e aumenta a simplicidade do lance, pela maior pobreza dos constrangimentos para quem der seguimento ao lance.

7 comentários:

Gonçalo Matos disse...

Este lance é absurdo e leva-me a pensar que 90% dos jogadores profissionais não tiveram uma formação decente. Isto é o b-a-ba do futebol.. Fixar para criar vantagem noutra zona.. Ridículo

Paolo Maldini disse...

fodasse. n tinha visto isto! 5x1 e n da golo! nem em benjamins!

Paolo Maldini disse...

fodasse. n tinha visto isto! 5x1 e n da golo! nem em benjamins!

PedroF disse...

O colega que fixa o defesa dentro da área que lhe explique no próximo treino.

Um pormenor, faz sentido o defesa ir para cima da linha de golo?

Luis Santos disse...

Começa mal quando o jogador que está na linha não passa logo para os jogadores do meio. Ficavam logo com muitas mais probabilidades de sucesso.

martin vazquez disse...

e que tal um exercício para treinar o " fixa e solta "... sem querer abusar

Roberto Baggio disse...

Matos, de acordo.

Maldini, nem em benjamins mesmo kkkk

PedroF, no desespero tudo faz sentido.

Luís, não concordo sabes... Acho que isso ia atrasar decisivamente o lance. Acho que ele tem de vir dentro, e alguém lhe dar opção por fora.

Martin, 2x1+Gr xD