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terça-feira, março 03, 2015

Jornal de Coxos - Aquecimento de jogo

É das coisas que mais volta a cabeça me dá.

O que fazer para preparar estes coxos todos para que entrem o melhor possível em jogo?

Vai variando, porque as necessidades deles são diferentes, a convocatória é sempre diferente e tudo, mas mesmo tudo influência a maneira como eles entram.

Desde o adversário, ao local do jogo, a classificação, o balneário, o estado do tempo.. bebezada é do mais instável que existe.

Hoje em dia, o aquecimento de jogo é este, enquanto sentir que faz sentido, assim vai continuar.


video

7 comentários:

Jorge disse...

Dennis:

Gosto muito deste exercicio combina muito bem 3x2+GR com 2x1.

Fazes esse exercicio no treino regularmente? Os jogadores parecem nao precisar de grandes instrucoes para entrarem e sairem, se bem que parece que alguns entram fora de ordem.

Jorge disse...

Sou treinador assistente de uma equipa e digo ja que apesar de jogar futebol ha anos e ler muito sobre futebol nao tenho qualquer canudo de treinador, por isso sei pouco, especialmente comparando com o pessoal que escreve e visita o blog.

As equipas do clube teem um torneio de inicio de epoca de primavera daqui por duas semanas (um erro na minha opiniao mas nao tenho nenhum controlo sobre o assunto). Entretanto os relvados estao fechados (estao ainda cobertos de neve) e so temos um relvado artificial sem luz para todas as equipas de todos os escaloes (nao temos pavilhao)... Ou seja ate ao torneio, a minha equipa vai ter dois treinos de uma hora, juntamente com outra equipa do mesmo escalao etario, num quarto do relvado.

A unica coisa que me ocorre e mesmo fazer algumas corridinhas num parque (nao da para jogar por causa da neve ou da lama) com exercicios pliometricos e de agilidade para ajudar os miudos a estarem em condicoes para os treinos e torneio depois de um inverno em que muitos deles fizeram muito pouco (muito frio e alguma neve). Se possivel levo-os para um parque de estacionamento ou campo de tenis para fazermos uns exercicios com bola, mas e preciso que nao haja neve. Algumas sugestoes?
Agradeco imenso estes posts. Quando sou eu a organizar os treinos, adapto sempre a vossa filosofia e uso exercicios/ jogos que repliquem situacoes de jogo. Agora e que estou a ver se desenrasco porque e provavel que nao tenha hipotese de por os miudos a jogarem ate ao proximo mes.

Dennis Bergkamp disse...

Boas Jorge,

Antes de fazerem em aquecimento de jogo já o tinham feito 2 ou 3 vezes em treino. Começar uma coisa nova antes de um jogo é algo que me faz um bocado de confusão, os jogadores já vão normalmente com uma ansiedade tremenda para os jogos e estar a criar coisas novas pode ainda mexer mais com isto.

Como a partida vão fazer isto todas as semanas como aquecimento de jogo, vamos deixar de o fazer em treino =)

As vezes parece alguma confusão, mas isso tem a ver com o nivel de concentração deles. Todos sabem onde começar e o que fazer, e estão lá 2 treinadores para dar andamento a coisa.

Depois de acabar de filmar, tivemos de apertar para aumentarem a velocidade. 4 segundos para o 2v1, e 6 segundos para o 3v2. Caso contrário, nunca seria perto do que encontram em jogo.

Anónimo disse...

Apesar dos exercícios também serem importantes, Palestra e o feedback durante aquecimento é o que considero mais importante para uma boa entrada.

L. disse...

Mas o aquecimento para o jogo começou logo com esta situação de jogo?

Na experiência que eu tenho, a criação de uma rotina acaba por funcionar muito bem, porque eles habituam-se a fazer determinados exercícios e encontram nisso uma espécie de entrada no foco da competição.

No entanto, a presença de um ou dois treinadores é fundamental, já que sem isso, o ritmo baixa muito e a brincadeira toma conta do processo.

António disse...

Tal como disse o L. o que interessa é criar uma rotina e fazer sempre a mesma coisa. Não só porque assim sai sempre bem, mas também porque em termos mentais o passar pelas várias etapas de aquecimento permite que eles cheguem ao inicio do jogo mais preparados e concentrados. De resto quando se quer alterar a rotina de aquecimento pré-jogo a maneira mais fácil e óbvia é introduzir integralmente essa rotina num aquecimento de treino, informando os miudos que esse será o aquecimento no jogo seguinte.

De resto só fazes esse exercício no aquecimento?

Dennis Bergkamp disse...

Anónimo,

Óbvio que a palestra e o feedback durante o aquecimento é decisivo. Este tipo de exercícios no aquecimento servem para aproximar numa complexidade reduzida aquilo que encontram no jogo, com grande número de repetições em pouco tempo.

É, no nosso entender, mais rico do que situações de simples activação fisiológica e de mobilidade.

L, sim.

Alias, começou com 1v1 para 2v1 e depois passou para o que se vê no video 2v1 para 3v2.