Posse de bola no Facebook

Translate

segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Sobre o pior jogo entre grandes dos últimos anos, uma discussão não tão privada.

Estive tentado a analisar o jogo, mas logo desisti porque foi um martírio assistir ao que se passou ontem em campo. Jogo demasiado mau, do ponto de vista ofensivo, para que me mereça mais qualquer tipo de atenção. Fica aqui um trecho da discussão com o Maldini no final do jogo.

Baggio - É complicado entrar a jogar com menos dois. Aguardo ansiosamente que o senhor John e o senhor Salvio entrem em jogo.

Maldini - um milagre tem sido feito no Benfica... eu bem te disse, neste momento nem mais qualidade individual que o SCP tem. E quando falta Gaitán e Amorim que terão de ser titularissimos sempre, nota-se muito mais. Samaris tanto tem pormenores como faz a assistencia para o golo do SCP(Como outras perdidas que teve para contra-ataques mt perigosos). Almeida... SLB sem saída de bola por falta de qualidade dos jogadores. Cada recepção ... um horror... Uma equipa onde metade têm estas dificuldades técnicas e de decisão... repito ... tem sido feito um milagre na organização colectiva de uma equipa cheia de nabos!

Baggio - Pizzi e Cris de fora...

Maldini - Cris? viste o jogo em Penafiel? se contra o Penafiel perdeu 2/3 de bolas ali mm à frente da defesa, imagina em alvalade. 

Baggio - Mas olhando para o 11 do Benfica, entrava Patrício, William, J.Mario, Nani, Carrillo, Montero. O melhor em campo para mim, hoje, foi William... Mas ainda assim, o SLB, na segunda parte, não quis jogar.

Maldini - pois não! Acabei de escrever isso. Mas, deixou de jogar pq cada vez que tentava os seus médios ou o Jardel entregavam bola para contra-ataque adversário! Sempre que tentaram deu merda! Por falta de qualidade gritante!

Baggio - Ah e tbm acho que Samaris vai agarrar, claro

Maldini - O Enzo ainda ia disfarçando a mediania, porque dava saída de bola pelo corredor central... agora é um vazio... Há um calendário teoricamente muito acessível e só por isso o SLB é neste momento, em função de também liderar, favorito... porque esta equipa era para tar a lutar com o SCP para ver quem ficaria em 2º com acesso directo à champions, e nunca para andar em 1o isolado! (Esta equipa, leia-se individualidades!)

Baggio - Aí já não consigo concordar. O SLB tem equipa para lutar pelo título, porque individualmente só não é melhor que o Porto. É parecida, neste momento, ao Sporting. Mas isso significa que de 34 jogos tem a "obrigação" de ganhar 30. Isso dá para ser campeão, mesmo perdendo mais um ponto aqui e acolá.

Maldini - pa... tapas ali bem o meio e n ha qualidade lá atrás para fazer a bola chegar com qualidade aos espaços entre-linhas. Ficar só a defender e forçar os erros dos médios centros para conta-atacar... não digo que é fácil ganhar ao SLB pq mm nos c.ataques, o SLB sabe como ng defender com poucos... agora que os jogos serão mais aleatorios... são! Um Rio Ave e um Guimaraes poderão perfeitamente ganhar ao SLB. Ai SLB forçará a saida a jogar e vai perder mta bola ali p a transição... A org of do benfica foi o que sempre é! Os posicionamentos são sp os mm! A diferença é que ter Jardel, Eliseu, Samaris e Almeida a procurar meter a bola no espaço entre-linhas... não resulta! Não têm qualidade para isso! Perdem mais bolas que as que entregam. E qd entregam é com picos.

Baggio - Tbm pq o Jesus só quer sair em condução, por força da pouca elasticidade do sistema que escolheu para sentar o modelo

Maldini - em condução como? Só com Enzo saia em condução. Os outros são sp em passe! Só que agora metade da equipa (e pior... a metade que mais toques dá na bola!!!! pq joga mais atrás) não tem qualidade!

Baggio - Não. Continua a querer sair em condução. Pelos alas. E no meio (não foi o caso deste jogo) mas daí ele procurar insistentemente um sucessor do Enzo. Em passe só se a bola entrar nos avançados entre sectores. Os outros é receber e ir embora. Gaitan e Salvio a cabeça. Também por isso, mais refém da individualidade. Vês N vezes quando o 6 baixa para pegar 1 jogador abandonado no corredor central, para receber aí. Mesmo com movimento interior dos alas, fica muito espaço entre eles, sem jogadores entre jogadores adversários para receber.

Maldini - eu acho precisamente o oposto total. E o q falta é realmente quem consiga conduzir. Pq deste 11 q jogou hoje, nem um tem qualidade para seguir a conduzir. E não os vi a tentar sequer. Só o Salvio mas qd recebe junto à linha, qd na maior parte das vezes ele até joga é dentro, pq o ala dto é o Maxi! Hoje bastava ter um William no meio, para meter a bola nos 6 jogadores que pedem a bola nas costas do meio campo adversário. O problema é não ter qualidade para meter lá a bola (aquela relva também é um atentado ao futebol e o MS se um dia quiser trabalhar o jogo ali entre linhas no CC vai ter mtas dificuldades por isso)

Baggio - Exacto. Essa falta que sentes é exactamente o que digo. Estás mais que habituado a ver gente a conduzir. A sair com ela dessa forma. Quando não tens quem o faça, não consegues sair em passe, porque normalmente só o fazes para os avançados. Dificilmente vês construir para enquadrar os médios para a defesa contrária. Normalmente é condução, ou enquadras logo os avançados. Estás precisamente a dizer o mesmo que eu. Mais refém das individualidades, também por isso.

Maldini - Isto é tipo os putos....a malta mete os gordos cepos lá atrás, e os bons lá à frente. E depois queixa-se que os bons não jogaram bem, qd na verdade os cepos não foram capazes de meter a bola redonda nos bons. Eu achei o jogo absolutamente normal. O SCP n tem piores jogadores que o Benfica, ao contrário do que os benfiquistas gostam de dizer (e ao contrário do ano passado que era uma diferença abismal!). Ainda para mais qd Amorim e Gaitán não jogaram. O jogo era decisivo para o SCP que estava obrigado a ganhar e jogava em CASA uma cartada decisiva. Isto conjugado com a falta de qualidade individual do SLB onde ela mais falta faz ( que não é nas alas, ne?), o jogo seguiu um rumo que eu já esperava! Foi 1a1, mas o mais certo até era ser 0 a 0...

Baggio - O Jesus jogou estrategicamente com isso. Daí A.Almeida no meio, para ajustar logo na linha defensiva em transição defensiva. Portanto, sim, já se estava a espera. Não deixou de ser um jogo horrível por isso. Por o Sporting não conseguir, e o Benfica não querer, apesar da falta de qualidade no meio. Uma ocasião de golo para cada lado, para além dos golos. Mas o golo do SLB não é nada, não é...

Maldini - já agora para finalizar, o SCP teve 2/3 do jogo só a esticar o jogo nos extremos. Não há grande ciência nisso, e tb daí n terem criado dificuldades sem ser qd o SLB errava (perdia posse à frente da defesa). Derby muito fraco... falta de qualidade gritante!

24 comentários:

José Moreira disse...

Concordo com o Baggio quando diz que o Benfica vive muito da condução para saír para o jogo. Já nos últimos 30 metros, a coisa muda e há mais passe, mas a saída de bola é quase sempre em condução por um dos médios centro ou um dos jogadores da alas... E ontem, faltando Gaitan e alguém capaz de o fazer no meio (Enzo) o Benfica deixou de existir ofensivamente. O único que emergiu da mediania em alguns momentos, foi Jonas quando recuava e dava à construção mais capacidade técnica e de decisão. Mas em passe, nunca em condução, como o JJ tanto gosta que as suas equipas tenham.

DC disse...

Então se o slb tem tão maus jogadores como é que o JJ não cria condições no modelo para garantir uma saída de bola com mais eficácia? É que se isto fosse de hoje... Mas quantas vezes ficou o slb sem conseguir sair a jogar contra equipas fortes? Já o VP dizia, "Benfica contra mim é bola para o Cardozo".
6 meses de trabalho com médios de 10M e ainda estamos na fase da culpa é dos jogadores? Para mim não pode ser!

Roberto Baggio disse...

Dc, de acordo... Se o pior orçamento da Liga espanhola consegue (Rayo) para dar um exemplo "parvo". Também o Benfica tem de conseguir melhorar a saída de bola, e o sair a jogar sob-pressão.

José Moreira disse...

Baggio

Uma maior proximidade entre jogadores, leia-se com um meio campo a 3, não seria um passo importante para disfarçar as dificuldades técnicas dos médios actuais do Benfica?

Eu falo por mim que sou o tronco dos troncos com uma coisa redonda nos pés, quando tenho colegas mais próximos de mim, sinto-me melhor e consigo disfarçar melhor a falta de qualidade que tenho... claro que falo a um nível de pelada entre amigos, por isso pergunto se num nivel destes será assim tão diferente...

Pedro disse...

É exactamente isso. Se o SLB é assim tão mau (obviamente que não é, mas dá jeito dizer isso para justificar os erros do catedrático) pq raio JJ não muda o jogo para que as fragilidades dos seus jogadores não sejam tão evidentes? Pq não muda a estratégia de modo a proteger melhor a equipa?

Right...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Excelente texto...

Não gostei nada do Benfica ontem. Péssimo em quase tudo (menos naquilo que faz de forma excelente).

Para mim, a saída de bola pelo corredor central está claramente ameaçada sem um Enzo (god bless Amorim).

Por isso, ontem o Benfica entrou claramente para empatar o jogo. É algo que eu não compreendo totalmente, só compreendo se o argumento estiver relacionado com a consciência do JJ em relação à falta de qualidade do plantel.

O Sporting também me desiludiu. Um abraço ao William que fez um jogo de alto nível. O Samaris tem tanto de excelente como, por vezes, deve julgar-se o Messi não?

Berna disse...

Baggio, que ocasião de golo do Benfica falas? Aquele lance do Jonas e Lima na 2ª parte?

E já agora, grato pela partilha!

Abraço

JON disse...

Baggio, já disse isto no LE, mas pergunto-te a ti aqui também...

O JJ a jogar assim fica alicerçado na sorte. Já lhe correu muito bem (Dragão), já lhe correu mais ou menos (ontem), e já lhe correu mal (Kelvin)...

Ou seja: uma equipa que joga para o ponto, que queima tempo, que não constrói um modelo para jogar com equipas do mesmo nível(!), arrisca-se a jogar com base no piroco... No dia que o piroco não sai, é uma foda.

Porra, o JJ é bom em muita coisa, mas este traço de característica dele é que me parece que o impede de voar mais alto...

Ou é que é tem um ego desmesurado e é o maior, ou é que joga como o Arouca em casa dos grandes...

JON disse...

PS: Deve andar a ver muitos jogos do "Happy One"...

Gonçalo Matos disse...

Exacto, DC
Comentei isso mesmo no local de onde foi tirada esta conversa.
O Maldini respondeu que se há ideias e se acredita nelas, não se deve alterar o modelo em duas semanas. Eu concordo com ele...

Mas a minha questão é que de agora em diante os planteis do SLB não vão ter a mesma qualidade de há 3/2/1 anos... Pelo menos em números de soluções. Posto isto, parece-me que o modelo tem de evoluir no sentido de tornar mais facil a vida aos jogadores e acho que isto terá a ver com diminuir a distancia entre jogadores, procurar mais gente entre linhas e no apoio frontal.

E na altura comentei no mesmo sentido que o Baggio, há equipas com menor qualidade individual que o Benfica e que apresentavam melhor org of que a equipa de ontem...

Honoris disse...

Gonçalo

Eu não considero que os jogadores joguem muito longe uns dos outros. Até acho que há proximidade entre jogadores, há jogadores entre linhas, há apoios frontais, no entanto não são utilizados como deviam..

LGS disse...

Gonçalo,

"Posto isto, parece-me que o modelo tem de evoluir no sentido de tornar mais facil a vida aos jogadores..."

Isto faz-me confusão. Sugeres que por haver menos qualidade deve adaptar-se/mudar-se o modelo de jogo para facilitar a vida aos jogadores. Isso dá a entender que com mais qualidade não é preciso facilitar...
Mas não é melhor facilitar (dar mais e/ou melhores soluções) sempre??
Há algum motivo para não "facilitar" sempre? Perde-se alguma coisa (o quê)?

Deve-me estar a escapar alguma coisa (provavelmente mt obvia)

Gonçalo Matos disse...

Lgs,
Não te escapa nada.. E sim, a ideia é facilitar ao.ao máximo. Mas quantos são os treinadores que o fazem? O modelo do Sporting, por exemplo não potência o jogo interior.

Honoris,
Na tua perspectiva então o problema é só qualidade individual?

Gonçalo Matos disse...

Lgs,
Não te escapa nada.. E sim, a ideia é facilitar ao.ao máximo. Mas quantos são os treinadores que o fazem? O modelo do Sporting, por exemplo não potência o jogo interior.

Honoris,
Na tua perspectiva então o problema é só qualidade individual?

Roberto Baggio disse...

José Moreira, talvez...

Pedro, concordo que o SLB tem de fazer melhor. Ou pelo menos tentar, como o fez na champions. Mas aí os Pedros aparecem a criticar, n? Esta segunda parte, e o jogo no Dragão, deixaram tudo a sorte. Tudo, no que toca ao marcar golos. Pq quanto ao não sofrer está quase garantido.

Berna, sim.

Edson, para mim (a segunda parte) foi igual ao jogo do Dragão. Mudaram as caras, os nomes dos jogadores. Não gostei de nada no dragão, nem ontem a segunda parte.
O Sporting tbm n sabe mais, mesmo com jogadores ofensivamente melhores.

JON, o Benfica fez um jogo péssimo. Fala-se das individualidades, é verdade. Diz-se que são piores que a do vizinho, é certo, as mais ofensivas. Mas aquilo é o Benfica, não é o Boavista. O Benfica, mesmo contra o Real Madrid tem de atacar. Pode ganhar ou perder, mas tem de atacar. Ontem, como no Dragão, foi notório que Jesus não quis. E quando é o treinador que não quer, para mim não vale de nada. Pá, tem medo? Compre um cão que fica melhor guardado. Ou tenta outra área. No futebol, ter medo, sendo o Benfica...

LGS, com jogadores melhores consegues fazer coisas melhores. Mas as melhores coisas, são também mais complexas, e mais difíceis de interpretar por parte dos jogadores. No fundo, se tens jogadores que fazem mais, podes puxar mais por eles. É mais difícil para eles, se calhar leva mais tempo, mas quando pegarem rebentam... os que têm menos qualidade, mesmo pegando, podem sempre n rebentar...

Honoris disse...

Gonçalo,

Não acho que tenha só a ver com a qualidade individual dos jogadores. Acho que é a "pressa" com que o Benfica quer sempre atacar que faz com que esses apoios frontais e jogadores entre linhas não sejam tão bem explorados..

preto_nharro disse...

É bom saber k sao humanos tb e vêm e discutem um jogo de futebol cm as pessoas normais ao contrario do k fazem aki passar as vezes... N percebo o choradinho pelo ruben amorim, a xegar aos 30 anos sem provar nada... E dps concordar na nao utilizaçao do cristante pq comete erros de quem tem 19 anos...qd o amorim for titular, kero ver as melhorias k vao acontecer...

Pedro disse...

" Ou pelo menos tentar, como o fez na champions. Mas aí os Pedros aparecem a criticar, n?"

Hã???

O SLB tentou o quê na champions? O que é que os "Pedros" criticam? Podes elaborar um pouco mais?

Estás a dizer que o SLB tentou fazer melhor na Champions? É isso? A sério?

E os "Pedros" criticaram o "fazer melhor"?

WOW!!!!

Filipe disse...

Concordo com partes do que ambos dizem.
Absolutamente de acordo no "diagnóstico" que o Baggio faz da saída de bola e do total isolamento do 8 do Benfica. Aliás, é algo que vejo há 6 anos. Foi disfarçado no 1º ano pelo Ramires; no 2º ano com Javi-Aimar foi uma desgraça; no 3º ano, o meio campo Javi-Witsel-Aimar deu outras soluções, no 4º e o 5º anos o problema foi resolvido por dois extraterrestres no meio, Matic e Enzo, que eram capazes, como poucos, de sair com bola e queimar linhas. Na minha opinião, o Benfica vive do transporte de bola e devido ao isolamento do 8 sai a jogar sistematicamente pelas alas, tentando chegar ao jogo interior apenas no último terço. O Gaitan pelos movimentos interiores que faz disfarça muito este problema, mas, mais uma vez, é outro extraterrestre difícil de encontrar.
No entanto, concordo com o Baggio quando refere que falta qualidade lá atrás. Tirando o Maxi, não há quem consiga sair a jogar. Pelo sistema de jogo do Benfica, na ausência de um Matic ou um Enzo, que para mim são mais exceções do que regra no futebol, exige-se qualidade de passe aos 3 que efetuam a saída de bola (centrais + o 6) e isso neste momento não existe. Costumo dizer "quando o Luisão é obrigado a fazer passes de 20/30 metros algo está muito mal. A solução para não chutar para a frente sistematicamente tem passado por sair a jogar nas alas.
Em suma, na minha opinião, o sistema requer jogadores com outra qualidade e características muito específicas e os jogadores que temos exigem um sistema/posicionamentos diferentes dos que apresentamos.

Filipe disse...

Mais um comentário.
O jogo de Ola John. Confesso que até gosto do rapaz. Parece-me um tipo com potencial, mas nestes jogos grandes é assustadoramente fraco e, na minha opinião, o problema não é qualidade, mas sim atitude. Dá-me a sensação que, nestes jogos mais exigentes, principalmente fora de casa, o tipo está ansioso que o jogo acabe. Corre pouco, posiciona-se mal, esconde-se do jogo, não pede a bola, não arrisca, solta a bola a queimar o colega, etc. Quem jogou futebol (eu joguei) sabe como há malta que treme nestes momentos.
Lembro-me de ter visto exatamente a mesma atitude no jogo com o Porto (o célebre jogo do Kelvin) em que o Ola John fez uma exibição absolutamente ridícula. No domingo foi muito parecido. A atacar vi o tipo várias vezes escondido, sem se dar ao jogo. A defender notei-o várias vezes perdido, sem fechar por dentro, nem por fora. Para mim, não tinha estado mais do que 30 minutos em campo. O JJ passou o jogo a gritar com ele e com toda a razão.
Ainda sobre este tema, será por acaso a quantidade de jogo que Carrillo/Cédric conduziram pela direita quando na esquerda até estavam jogadores superiores, Nani e Jefferson? Aliás, nem entendi como é que o Sporting não trocou Carrillo com Nani. Felizmente não o fizeram...

Roberto Baggio disse...

Pedro, nda a acrescentar :)

Pedro disse...

Ok.
Tu lá sabes.

Anónimo disse...

Pergunto aqui mas se por exemplo se jj for para o Barcelona , com os jogadores que ela vai ter vai obrigatoriamente evoluir para o modelo mais de posse ?

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Em sonhos...Barcelona?
Só podem estar a brincar...
Que o Futre diga isso...ele é meio alucinado