Posse de bola no Facebook

Translate

quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Jornal dos coxos - Jogo das 7 bolas



Há varios meses que não fazia este exercício, e como estava a precisar de alguma coisa que provocasse constantes alterações numéricas e as adaptações que provocam, e que ao mesmo tempo mexesse muito com a cabeça dos coxos (nomeadamente na macaquice/ratice/manha), avançamos com isto nesta semana.

O jogo inicia-se com 6 bolas paradas, em cada canto e também no meio das linhas laterais, mais uma a jogar.

- Se a bola sai pela linha lateral, a equipa que vai realizar o lançamento pode escolher a bola que está ao meio a esquerda ou direita... sendo que aqui o desejável é que sigam aquela que lhes dá mais vantagem. A equipa que tocou em ultimo lugar na bola antes dela sair, tem de a ir buscar, e deixar no local onde a outra bola saiu. Seja o espaço mais perto onde a bola de jogo saiu... ou no lado contrário obrigando a uma inferioridade numérica considerável.

- Se for golo, há bonus e então a equipa que marcou segue bola nova, sendo que o GR dessa equipa deve ir buscar uma qualquer a sua esquerda ou direita (nos cantos) . A equipa que sofreu golo tem de ir buscar a bola que entrou na baliza e ir repor no espaço que o GR deixou livre. Mais uma superioridade numérica durante o tempo que o coxo demorar a ir lá deixar a bola.

Cantos e pontapés de baliza... são tratados da mesma maneira. Quem mandou para fora vai buscar, e seguem a bola do lado que quiserem.

Coisas "giras" que nascem daqui:

- A macaquice de alguns que percebem logo que devem recomeçar com a bola o mais longe possivel, para que o adversário fique com menos um durante mais tempo.

- A mega inteligência de alguém que estando em inferioridade faz posse de bola utilizando o GR, dando tempo de o colega que está a correr que nem um louco para ir repor a bola tenha tempo de regressar

- eles a adaptarem-se rápidamente para proteger em 1º lugar a baliza quando alguém tem de ir repor bola, ou melhor... a obrigarem a ser o avançado a ir repor, para que o "triangulo defensivo" esteja estável.

- O darem imediatamente na cabeça do coxo que chuta de longe, porque tem mais hipoteses de falhar e depois ficam com menos um "JOGA SEGURO! REMATA PELA CERTA!"


Estes comportamentos, com o tempo acabam por se mostrar todos, se lhes derem tempo suficiente para o fazer. Quando não estão a aparecer... é parar (até para gerir a intensidade porque isto rebenta com eles) e perguntar - "qual bola devem escolher para criar mais dificuldades ao adversário?" "quem é que deve ir repor a bola?"


Já fizemos isto 3v3, 4v4 e 5v5. O mais interessante (pelas adaptações as diferenças numéricas) mostrou ser o 4v4. Isto, no nosso contexto.

11 comentários:

Roberto Baggio disse...

Resulta bem em 4x4 para mim tbm é o melhor

Dennis Bergkamp disse...

Sim, é o meu preferido.

fizemos 3v3 e 5v5 para gerir o nº de jogadores no treino.

Com o carnaval quase que as coisas foram minimamente regulares.

martin vazquez disse...

grande malha este exercício. na ansia da equipa em vantagem repor a bola não acontece irem dois jogadores, um a cada bola lateral e baralhar a coisa? essa coordenação deve ser difícil numa fase inicial

Roberto Baggio disse...

Martin, facilmente eles percebem qual é a bola que mais "lixa" o adversário, dando-lhes mais tempo para atacar Em superioridade. Mas sim, numa fase inicial acontece algumas vezes.

Dennis Bergkamp disse...

É normal a baralhação, que vem da adaptação a um "exercício" novo.

Assim que percebem as regras isso acontece muito menos vezes.

Fizemos isto num contexto bem menor, com idades mais baixas, com GR+2v2+GR e apenas com 5 bolas, sem as laterais.

Ficou muito interessante também.

Anónimo disse...

Tenho uma pergunta à qual seria interessante ter uma resposta:
Porque razao sao os vossos "nick" sempre e só de jogadores estrangeiros?

Sao eles mais bonitos que os nossos? :)) ou mais capazes?

Sabendo que as criancas/jovens precisam de ídolos, nao seria melhor utilizar nome de craques portugueses?? Com a correspondente foto, vestido com a camisola da seleccao nacional!!!!Evitando clubismos.

Tipo Peyroteo, Pavao, Jordao, Chalana, Matateu, etc...

Roberto Baggio disse...

As crianças, jovens, não lêem blogues. Nem os meus jogadores mais velhos - juniores.
Mas, só posso falar por mim : nenhum português foi o meu jogador preferido. Nem perto disso estiveram.
Mais, o blogue não tem qualquer intenção iu interesse em influenciar a opinião de quem quer que seja. É um espaço onde partilho artigos e os discurso com alguns amigos.
Por último, esse papel - se importa - devia ser dos anónimos

Dennis Bergkamp disse...

=)

Porque gostamos muito mais de futebol do que de cores ou bandeiras.

Anónimo disse...

Muito mal vai um País onde jovens de 16/18 anos nao leem Blogs, de futebol especialmente..sendo desportistas !!

Os teinadores devem ser os que dao o exemplo...nao os anónimos. Correto??

Nao era necessário interpretar a minha pergunta com maldade!!

Onde está a diferenca entre um anónomo e um pseudónimo ?? Nenhuma..

Berkamp...Será que nao há ou houve jogadores tao bons como os do vosso "nick"??
No entanto, a escolha é vossa e livre

Vai treinar fora de Portugal(Europa)..Atreve-te e ficarás mais portugues que os portugueses. Além disso enriquecerá os vossos conhecimentos (isto é, se conseguirem ser aceites em algum clube)

Abraco e adeus.........


Roberto Baggio disse...

"Os teinadores devem ser os que dao o exemplo...nao os anónimos. Correto??
"

Exemplo de? Patriotismo? Não sou desse estilo... Os exemplos que eles precisam, para o jogo que jogam, para serem melhores no futuro, está no mundo inteiro que joga futebol. Não só cá, mas também lá fora. E como disse, mesmo com os de cá que eram muito bons, os meus preferidos - que me marcaram - são outros. Sobretudo dois italianos.

PS: quem disse que já não treinamos fora de Portugal? hahahahaha essa tá boa

Leandro Belmonte disse...

Uma adaptação interessante pode ser : Equipa que sofre golo, podendo tirar qualquer bola disposta nos cantos. Sendo que um elemento da equipa fica Encarregado de ir meter a bola de onde a que esta em jogo foi tirada. Serve para reacção à perda, por assim dizer. Não sei se me fiz entender lol.