Posse de bola no Facebook

Translate

quarta-feira, fevereiro 25, 2015

Chocolate e Messi.

É certo que o segundo golo do Barcelona em Manchester é precedido de um chocolate imenso, de uma troca de bola em largura, na procura de penetrar o bloco. É certo que a bola andou dentro e fora do bloco, consoante a percepção das melhores e piores condições para a bola entrar e sair do bloco. É certo que foi uma acção colectiva do melhor que pode haver. Mas também é certo que ter um gajo que fixa toda uma estrutura defensiva ajuda. Messi reinventou nestes últimos jogos o conceito de fixar e soltar. Passou a ser possível fixar toda uma equipa que se organiza para defender com a acção individual de apenas um jogador. Agora digam-me, como é que este não é o melhor que a história do jogo alguma vez viu?!

Com a bola nos pés de Messi nunca se está em inferioridade numérica.


16 comentários:

João disse...

Grande joga do "acabado" Messi hoje.

Tenho uma dúvida. Achas possível um qualquer Manel fazer o que fez o Messi? O nome do Messi não condiciona também a acção dos adversários?

Roberto Baggio disse...

n. só Messi o faz, pelo que disseste

João disse...

Tenho que perguntar outra coisa. Como é que se defende um gajo que nunca sabes o que vai fazer? Ou, se preferires, neste lance, como é que deviam ter defendido a partir do momento em que o Messi recebe e fica de frente para a defesa do City?

Roberto Baggio disse...

n o deviam ter deixado receber. mto menos de frente. é assim que se defende o messi.

rochacj85 disse...

O Fernando estava completamente a dormir no lance. Isso foi suficiente... Qualquer erro defensivo o melhor de sempre aproveita.

DC disse...

Há que alterar os livros sobre futebol e os posts do LE e PdB. Quando se falar na regra de fixar o defesa colocar um parêntesis a dizer "no caso de Messi é fixar A defesa antes de soltar" :D

Rafa disse...

Não conta para as estatísticas, mas grande parte do golo é dele que desmonta por completo a defesa do City...

rochacj85 disse...

DC lol, é isso mesmo.

E o David Silva? Sabe jogar mal? Quem acham que aproxima mais a equipa do golo, ele ou o Aguero?
Que grande jogador... Vejo o City só para ver a magia do Silva.

O Suarez da-me a sensação que está ali a mais, na medida em que poderiam haver outros jogadores (o Aguero por exemplo) que estariam ali muito melhor. Não terá sido a contratação mais feliz, digo eu, não sei. Xuta bem e mais o que?

Rafael Antunes disse...

O comum dos mortais para fixar e soltar tem de atacar/provocar penetrando... Para o Messi fixar e soltar basta ter a bola no pé e mesmo parado o faz... lol e às vezes nem é preciso ter a bola pra fixar 2 ou 3... ahaha :D

Deve ser um horror para os defesas ver este gajo com a bola no pé a vir em direcção à baliza... Acho que a primeira coisa que lhes passa pela cabeça é "FDX, e agora?"... menos ao Pepe, o Pepe é "Alerta bater!!!"

Rafael Antunes disse...

Adoro o principio da linha de cobertura na linha da bola...

Este golo tem um pouco dessa falha, mas vinha lá o Messi.. .:D

O segundo golo da Juve contra o Dortmund também lá está esta falha...

formatted error free disse...

Apesar de ter desequilibrado aquele corredor central, acaba por meter a bola na lateral e deu tempo suficiente para a defesa reorganizar. O que acaba por permitir o golo é o posicionamento do Kompany, que devia estar mais perto da linha de fundo e não no sitio onde parou. Estou muito errado?

rochacj85 disse...

Acho que o Company veio tentar tapar o remate do Rakitic porque o Fernando estava a dormir.. Alguém tinha que se sair à bola.

Roberto Baggio disse...

Acho que é um grande golo.

Rui Pedro disse...

É um lance muito semelhante ao que fez no Estádio da Luz, é vê-lo no vídeo a puxar quase toda a equipa do Benfica. Que coisa impressionante!

https://www.youtube.com/watch?v=RPGjvejRWcI

Ricardo Perna disse...

Rui, há grandes diferenças nos dois lances: no caso do SLB saem à bola à vez, nunca desmontando a estrutura defesiva, e sobem todos, não permitindo o passe, que acaba por nem sair bem, mas a apanhar todos os jogadores do Barça em fora de jogo, inutilizando a jogada. Ali, o Messi só se safaria se fizesse tudo sozinho, porque se soltasse, como tentou, acabaria sempre mal, e sozinho seria extremamente difícil porque havia ali um muro (se bem que, com o Messi, impossível +e palavra que não existe dentro de um campo de futebol). E a defesa do Benfica não tem os milhões da defesa do City, que deveria ser muito melhor que isto...

Agora, sobre a inteligência do Messi, restam poucas palavras para a definir. O melhor é mesmo desfrutar enquanto podemos :)

fui disse...

Brutal! E a demarcação fenomenal do Suarez!