Posse de bola no Facebook

Translate

quinta-feira, janeiro 08, 2015

Diário de 2003. Dia 2.

O treino deveria durar 75 minutos, para o qual preparei uma sessão. No entanto, por vários factores começou com 20 minutos de atraso, e com um número de jogadores diferente, que impossibilitou o plano original. Assim, tivemos de nos adaptar as condicionantes que nos surgiram naquele momento, tendo acabado por fazer um novo plano de treino que resultou em exercícios completamente diferentes dos previamente preparados.

Treino (7-1-2015)

Duração - 55 minutos
13 jogadores de campo - um deles a experiência
2 Guarda-redes + 2 jogadores que querem ser guarda redes, tendo um deles se esquecido das luvas
Mobilização geral, activação, sem bola - 5 mins

4x4+Joker. Quem passa a bola deve mover-se para outra zona. Jogador que receba a bola duas vezes seguidas na mesma zona é penalizado, entregando a posse da bola ao adversário. É marcado um golo cada vez que se consegue progredir pela linha amarela. Portador da bola deve ter sempre duas linhas de passe próximas (esquerda, direita).
No outro campo joga-se em 3x3+2 Jokers, com as mesmas regras.
Jokers são os 3 Grs
Objectivo- Mobilidade. Criação de linhas de passe. Desmarcação. Procura do corredor central.
Objectivo secundário- Desenvolver dos gestos técnicos - Passe, recepção, condução, drible.
20 minutos.
4x4x4+2 Jokers. Cada equipa defende uma baliza e ataca duas. Jogadores da baliza que não está a ser atacada podem juntar-se a quem tem bola para atacar a baliza visada. Caso recebam a bola de uma equipa, passam a fazer parte dessa equipa e não podem atacar a baliza de quem lhes passou a bola. No caso da bola sair (excepto golo) o treinador coloca a bola em jogo para ser disputada pelas 3 equipas. Equipa que sofrer mais golos arruma o material. Jokers são o jogador a experiência e o "GR" que se esqueceu das luvas.
Objectivo- Criação de lances de golo. Finalização.
Objectivo secundário- Desenvolver dos gestos técnicos associados - Passe, recepção, condução, drible.
30 minutos.

17 comentários:

LGS disse...

"2 jogadores que querem ser guarda redes, tendo um deles se esquecido das luvas"

Parti-me a rir!!

Dipeca disse...

Mto obrigado por partilhares aqui os diários dos treinos, são mto bons e mostram como se pode programar um treino.

Esse dos quadrados, vou roubar-to para iniciados porque sinto que eles precisam de ter mais noção de oferecer linhas de passe, mesmo depois de soltar a bola.

thanks!

Roberto Baggio disse...

Obrigado eu Dipeca,

Abraço

Dennis Bergkamp disse...

A quanto tempo fazes o exercício da troca de espaços? Imagino o tempo que foi preciso até isso começar a rolar com alguma intensidade, sem teres de estar constantemente a parar o treino =D

Tá engraçado, e digo-te já que apesar de haver menos comentários nestes posts, têm tudo para serem super interessantes.

Bruno Pereira disse...

Gosto muito deste diário de treino :) O exercício dos 8 espaços está muito bem fisgado :) Quais as dimensões que utilizaste? E tens aqui um também muito interessante: http://pt.uefa.com/trainingground/coaches/video/videoid=2113473.html?autoplay=true#tg_coaches

Abraço!

FT disse...

Faço minhas as palavras do Bergkamp.
Há menos comentários porque estes temas são menos polémicos, mas estes post são muito interessantes e de grande valor.

Obrigado por isso.

Cumprimentos,
Telmo Frias

Roberto Baggio disse...

Bergkamp e imaginas bem hahahaha. Ainda hoje não sai top, mas sai fluido. Mas por acaso esse não era o plano, teve de ser esse a pressa, que é uma adaptação de outro que costumo fazer com menos jogadores... portanto este é "novo" :p

Bruno, obrigado. As dimensões chamam-se olhometro, e fui ajustando consoante a dificuldade que eles foram sentindo. Não sou muito chato com isso das dimensões por acaso. Vou sempre ajustando, na maior parte do tempo.

Telmo, obrigado Mister.

Abraço a todos

Dipeca disse...

Já agora, gostava de saber com que frequência paras e corriges. Ou seja, quantos erros e de que gravidade é que deixas passar ou falar, e a partir de quando é que achas mesmo necessário parar? Sabendo que isso chateia logo os miúdos. Eu ultimamente, tenho feito sempre jogo no fim, livre, sem eu corrigir ng, só mesmo para eles jogaram à vontade. Isto tentando parar o menos possível durante os exercícios, mas paro sempre algumas vezes...

Futebol Táctico disse...

Por acaso eu também adorei esse exercício dos espaços. E acho também que se podia arranjsr um gênero de um castigo para o jogador que recebe a bola duas vezes no mesmo espaço ... Tipo fazer um percurso qqlr de força o velocidade. Uma cena que deixasse a equipa em inferioridade temporariamente não o deixando parado ao jogador.

Roberto Baggio disse...

Futebol Táctico, a equipa já está em inferioridade a defender. Alias, tento sempre que defendam em inferioridade. Mas não pela parte defensiva, sim pelo sucesso da ofensiva.

Dipeca, depende... Normalmente não ataco logo ao primeiro erro. Deixo correr um pouco e errarem, pq isso faz parte da adaptação ao exercício. Mas se estiverem a errar consecutivamente, sem mostrarem a intenção de serem guiados pelas regras do exercício, aí paro e corrijo logo. Depois, conforme o erro vou corrigindo o que acho mais pertinente. Por exemplo, sou muito chato com a orientação das linhas de passe. Com o tipo de linha de passe consoante a situação (apoio/ruptura)... Mas como disse, depende. Há vezes que nem paro para corrigir, por sentir que a intenção deles é seguir pelo que o exercício permite, mas cometem erros por outras razões que n a tomada de decisão.

Futebol Táctico disse...

Falha minha, não vi o 'joker' ahaha

Futebol Táctico disse...

Deixa-me fazer-te uma pergunta Baggio. Costumas utilizar muito portas e cenas do género? Até de forma a mostrar que há mais que uma opção. E fazer tipo, ultrapassar a linha amarela/golo 2 pontos e ultrapassar a porta 1 ponto. Isto foi só um exemplo

Roberto Baggio disse...

Futebol Táctico, não...

Futebol Táctico disse...

Podes justificar, para ficar a perceber o teu ponto de vista sff

Roberto Baggio disse...

Não penso nos exercícios dessa perspectiva... tento ir por outro caminho que me parece mais adequado. Portanto, uma questão ideológica, só.

João Marinho disse...

A ver se agora o comentário entra xD

A pergunta é se no exercicio da 1ª imagem,das zonas, se limitas o nr de zonas que o portador da bola pode percorrer..

Roberto Baggio disse...

Marinho, n...