Posse de bola no Facebook

Translate

terça-feira, dezembro 30, 2014

Domingos Paciência no Dragão






O que vale é que na liga toda a gente diz que joga zona, e que referências individuais estão ultrapassadas. 

Alguém se lembra do grande jogo que Montero fez contra o Setúbal? Pois passo a explicar. Os laterais do Sporting não subiam, ficando os extremos do Setúbal agarrados as referências individuais. Com isso, Montero deslocava-se para o corredor lateral, sempre com tempo e espaço para criar um 2x1 para o lateral do Setúbal. E aí, quando Montero já tinha a bola, é que o lateral do Sporting começava a subir, para aumentar ainda mais a superioridade, deixando o extremo (incapaz de parar o movimento repentino e sem bola do lateral) para trás tempo suficiente para também ele receber no último terço com espaço para definir com qualidade. Espantem-se os mais cépticos da destreza táctica de Domingos. Ao fim de 30 minutos, e sucessivos ataques perigosos, e lances de golo do Sporting, tira um médio "de características mais ofensivas" para colocar um "de características mais defensivas". Corrigir o posicionamento dos extremos, para nunca haver superioridade ou igualdade no corredor é que não.

Obrigado André pelas imagens.

11 comentários:

Gonçalo Matos disse...

A zona do Domingos é aquela clássica de que quando entra um homem na tua zona, é teu! o segredo é que não é sempre o mesmo, não tens de seguir sempre o mesmo. o que é fixe porque assim não tens de correr sempre atrás do mesmo par de chuteiras...

giro, giro era comparar isto ao Bovista, Académica, Gil Vicente e ver como é tudo farinha do mesmo saco

André Rijo disse...

Baggio infelizmente não tive oportunidade de ver com o Sporting, mas faz todo o sentido o que dizes.

Eu é que agradeço colocarem as imagens.

Cumps

jogador em posse disse...

Looooool, vou perder a cabeça, fodasse como é possível jogar assim na primeira liga. Presidente do Setúbal, contrate-me por 3 semanas que eu ponho essa malta a defender em pressing zone minimamente bem.

Artur Semedo disse...

e, não obstante tanta "destreza" defensiva do adversário, a equipa da casa conseguiu ser risível...

Dipeca disse...

Confesso que quando li o título pensei que havia algum jogador com a capacidade de Domingos.. como jogador! É pena..

Será que o Braga da Liga Europa jogava assim?!

Roberto Baggio disse...

esse Braga era o de Jesus

Futebol Táctico disse...

Jogador em posse, não tenho duvida nenhuma que faria melhor que Domingos, Paulos Sérgios, e por aí fora... Continuação de um bom trabalho, gostava de o ver na Primeira Liga!

João Costa disse...

Ainda no outro dia falava com um portista que já andava desesperado com o Lopetegui, e me dizia que só voltávamos a ganhar alguma coisa quando o Domingos fosse o treinador. Confesso que tentei de imediato desviar a conversa para outro tema porque não me apetecia esgrimir argumentos contra uma afirmação tão épica.

E ontem outro disse-me que o Óliver ainda não tem pedal para ser titular de uma equipa como o Porto... ando um bocado farto dos nossos adeptos - acho que em todos os clubes se sofre do mesmo mal, não?

Bem, foi um desabafo. Grande 2015 para estes lados.

Guilherme disse...

So vi 2 jogos deles esta época mas sera que os problemas do Dortmund têm a ver com a instabilidade da linha defensiva?
Subotic e o proprio Hummels vinham de lesões e foram alternando com o Sokratis. E os 2 primeiros estão bem longe da forma que tinham em 12/13, talvez o melhor ano do Klopp. é como a defesa do Benfica com o Luisao a 50% a ter que tomar conta do Jardel. Isto para nao falar dos problemas fisicos que o Schmelzer tb tem tido.

é que têm saido muitos artigos sobre a 'crise' no Dortmund, mas poucos realmente convincentes. A maioria insiste precisamente na carga psicologica dos jogadores, mas em conexao com o facto das 'tacticas' do Klopp serem jà conhecidas dos adversarios: como se o modelo do Klopp tivesse mudado muito desde 2009-10!

por exemplo:

http://www.theguardian.com/football/2014/dec/23/borussia-dortmund-jurgen-klopp-bundesliga

Feliz 2015 e obrigado por terem reaberto o blogue! :)

Dipeca disse...

Baggio, esse braga era do Jesus e seria tb do Miguel Cardoso, treinador dos Bs do Shaktar atualmente?
https://www.youtube.com/watch?v=ZXib27nqLbI

Roberto Baggio disse...

Não. Era mesmo do Jesus