Posse de bola no Facebook

Translate

terça-feira, setembro 16, 2014

“Quem só teoriza não sabe, quem só pratica repete”

Pretendia eu que os meus alunos considerassem a teoria e a prática, enquanto elementos constitutivos, em dialéctica incessante, da mesma totalidade. No conhecimento científico, não há teoria sem prática, nem prática sem teoria, se bem que (e volto a palavras minhas) a prática seja mais importante do que a teoria e a teoria só tenha valor, se for a teoria de uma determinada prática. A prova decisiva do que eu sou, ou do que eu penso, situa-se na prática. 
Manuel Sérgio

11 comentários:

Dennis Bergkamp disse...

Este video já tem uns tempos valentes!

Acho que isto está no site da UEFA, no UEFA Training Ground.

Há la uns bem porreirinhos da selecção de sub 17 ou sub19 da Espanha, coisas de 3x2 e assim.

Isto está giro, no sentido da criação das linhas de passe, e de não haver jogadores a esconderem-se uns atrás dos outros.

Fica pobre pela ausência de oposição e por ser um exercício fechado.

Com uns tweeks pode ficar bem mais interessante.

Gonçalo Matos disse...

Se há alguma academia de futebol que pode ilustrar o que é Mário Sergio, é La Masia. A simplicidade desse exercicio face à quantidade de coisas que trabalha é fascinante.

Roberto Baggio disse...

Sim, Dennis. Não gosto do exercício assim como está. Mas gosto dos princípios que contém. E é isso a que dou valor, porque é o princípio que me interessa para criar algo dentro disso que tenha mais valor para mim.

Gonçalo Matos disse...

imagino isto a ser usado num aquecimento para jogo em vez do tradicional 1x0.

Ronaldinho disse...

Sim, é um principio interessante!

ricnog disse...

Tive um prof de metrologia de treino que nos disse:

Estou para aqui a debitar matéria. Eu percebo disto. Eu gosto disto. Mas quando tento aplicar nunca consigo ter resultados. Sei que apenas posso dar aula, não consigo colocar os meus atletas a fazer o que quero. Devo ter algum problema de comunicação, ou outro que ainda não sei.

O prof era fantástico....soberbo!! Ele disse que nunca mais treinava equipas.....

Joao disse...

desculpem, quem é o mario sergio ?

abraço

Álvaro Costa disse...

Ricnog podes nos dizer o nome desse prof? Abraco

Gonçalo Matos disse...

João, não é Mário Sérgio. É Manuel Sérgio. Enganei-me no meu comment. Deixo aí o link da wiki do senhor em questão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_S%C3%A9rgio

jorge gaspar disse...

"não há teoria sem prática, nem prática sem teoria, se bem que (e volto a palavras minhas) a prática seja mais importante do que a teoria e a teoria só tenha valor, se for a teoria de uma determinada prática."

O problema é que a prática cria ilusões que valorizam ou desvalorizam uma dada teoria (ver o exemplo do Atlético de Simeone, do Boavista de Jaime Pacheco ou do próprio AVB entre centenas de outros exemplos).

Eu penso que a teoria é sempre mais importante que a prática. Como é óbvio a teoria só existe para explicar ou definir algo real, ou seja uma dada prática.

O problema da teorização tem origem (penso eu) nas ciências sociais, onde é muito mais difícil verificar os resultados práticos de uma dada teoria. Aí mais do que em qualquer outra área a teoria é mais importante que a prática porque é ela que nos permite ver um todo invisível face á quantidade de variáveis, e eu penso que no futebol acontece o mesmo.

É praticamente impossível alguém conseguir convencer outro de que a sua ideia é a mais correcta, e isso deve-se ao facto da quantidade quase infinita de variáveis causar ilusões.
Torna-se assim quase impossível através da prática mostrar que uma dada teoria explica melhor que outra a realidade. Da mesma forma é quase impossível mostrar que o Jesus ou Vitor Pereira são melhores que a esmagadora maioria dos treinadores Portugueses. Não fossem os resultados que os dois alcançaram e para a maioria das pessoas seriam péssimos treinadores (em relação ao VP se calhar a esmagadora maioria pensa assim).

Vocês vêm através dos vossos blogs que é isto que acontece. Sempre que afirmam um dado facto, apercebem-se que usando de outros argumentos (como por exemplo argumentos ligados a resultados ou dados estatísticos) há sempre quem diga que as vossas ideias não são confirmadas em casos práticos.

Nas ciências físicas, consegue-se isolar variáveis e consegue-se facilmente verificar se uma dada teoria é a correcta ou não. Mais uma vez a teoria parte de uma base prática (leis da natureza por exemplo) mas é ela, a teoria quem revoluciona, quem promove conhecimento, crescimento e desenvolvimento. A prática é sempre atrelado de uma qualquer teoria e tem assim, para mim, menor importância.

Roberto Baggio disse...

jorge, de acordo. aliás n há nada mais pratico que uma boa teoria :)