Posse de bola no Facebook

Translate

quarta-feira, agosto 20, 2014

Nani. Tomada de decisão.

Se há coisa que me tem irritado profundamente são as constantes comparações entre Nani e Quaresma. Nas redes sociais tem sido viral. Se é certo que Nani é um jogador em termos de perfil técnico parecido com Quaresma, não o é de todo em termos de tomada de decisão. O facto de ser driblador não significa que tome más decisões. Nani é um jogador que gosta de jogar em apoios, de procurar soluções colectivas antes das individuais. De tabelar, e de driblar. Se há coisa que o vejo fazer constantemente é a temporizar. Quer seja para entrada dos colegas, ou para tentar um drible. Mas temporiza quase que a cada acção.
Nas palavras de Jorge Jesus, Quaresma é um jogador que ainda não sabe os momentos do jogo, ninguém lhe ensinou. Ou nas minhas, não quis aprender. Por oposição, Nani é um jogador que "conhece" os momentos do jogo, e que pode ser um organizador de jogo. Quaresma é egoísta, Nani opta por não o ser na maior parte do tempo.
É natural que Nani tome algumas más decisões. Mas, na maior parte do tempo não é assim. Procura apoios frontais, procura colegas por dentro, procura os espaços interiores para combinar com colegas, para procurar passes de ruptura ou para rematar, progride com espaço para fixar e soltar, e dribla.

Este vídeo é do primeiro jogo do Manchester Utd esta temporada. Estão aí todos os toques na bola de Nani. cheguem às vossas conclusões.

Nani não vem obviamente resolver todos os problemas do Sporting. É um jogador que está acima do nível da liga portuguesa, mas não é deus. Consigo imaginar que vá fazer coisas bonitas com Montero e A.Martins. Mas, os problemas do Sporting estão longe de se esgotar na falta de qualidade dos seus extremos.
O que podemos esperar de Nani? Depende dele. Se quiser isto vai ser fácil, e um passeio. Se não quiser, bem...
Ainda assim, isto está perto de ser o negócio do ano. Vender Rojo, receber Nani (por um ano, sem encargos) e ainda ganhar uns euros, é digno de registo.

Saudações Desportivas!

31 comentários:

Unknown disse...

Em relação ao negócio, a parte do Nani, desde que não paguem nada, é muito positiva. Em relação à parte Rojo, ainda vão perder dinheiro, já que normalmente não podes vender coisas que são dos outros e receberes tu o dinheiro.

Schmeichel disse...

Pelo que vi no vídeo haverá de certo quem o irá até comparar com o Capel porque se vê jogadas em que ele corre lateralmente ao longo do campo. Esquecendo-se obviamente que o Nani o faz de cabeça levantada e à procura de um colega que possa receber em boas condições entre linhas e não porque vai olhando para o chão e fugindo sem qualquer critério a obstáculos que lhe vão aparecendo no caminho.

De resto realço também as várias situações do vídeo em que tem de enfrentar cobertura e contenção ele invariavelmente recua e puxa para dentro, procurando a combinação interior, enquanto que o Quaresma partiria para cima dos adversários para (quase) invariavelmente perder a bola.

Gonçalo Matos disse...

Eu ao nao percebo porque é que descartaram um jogador com esta qualidade técnica e inteligência, por um central que erra muitas vezes no posicionamento e resolve os problemas à base da porrada

Honoris disse...

E meteu mesmo saudações desportivas xD'

José Fernandes disse...

o que eu não percebo é Van Gaal gastar 20 M + o seu melhor extremo para contratar o Rojo quando por menos levava o Garay+Dier (ambos melhores que o Rojo na minha maneira de ver o jogo) e ainda sobrava dinheiro... garantidos no Man Utd estão 2 ou 3 penaltis e 2 ou 3 expulsões estúpidas esta época...
PS. já que estamos numa do que não percebo, não acho normal que nem Enzo, nem Gaitan e nem Jackson sejam falados para o campeonato inglês.... encaixavem em qualquer equipa lá a titulares (excepto Man. City talvez)

miguelborges6 disse...

Impressionante esse video. Faz um jogo desses em que mostra mais uma vez que é o melhor extremo e depois é dispensado. Há coisas que não se percebem.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Sem dúvida que tem pormenores interessantes. Vamos ver.

Sobre o Garay: ele não podia nunca ir para o United. Porque não queria ir porque, provavelmente, não lhe pagavam 4,5 milhões de euros por época.

O Rojo é péssimo. E o Van Gaal para lá caminha (que pena!!).

José Fernandes disse...

Edson
pagam 5 ao Nani para jogar no Sporting...
concordo contigo no Van Gaal... cada vez pior...

João Laranjeira disse...

Boas,

O problema do Nani é que ele pensa que é melhor do que facto é...

E ele pensa que está ao nível de Messi ou Ronaldo...

Ou seja, corre o sério risco de, por estar na Liga Portuguesa, querer resolver todos os lances como um génio predestinado que ele acha que é...

Se quiseres um lance que, para mim define Nani, é o lance em que ele anula o golo da década ao Ronaldo num particular com Espanha...

Ronaldo faz quiça, o melhor golo da carreira mas Nani, tem de ser o centro das atenções e... Anula o Golo!

É erro meu ou Nani, na sua última época no SCP, era constantemente vaiado em Alvalade devido às constantes decisões egoistas que tomava?

Abraço

Edson Arantes do Nascimento disse...

Pois, José Fernandes e quanto estaria o United disposto a pagar ao Garay? Os salários são iguais para todos? Não ouviste o presidente do Benfica a explicar o negócio?

O Garay disse ao Benfica, em Janeiro, que ou ia para o Zenit ou ia para o Zenit no próximo ano. Em final de contrato.

Quantos defesas no mundo ganham 4,5 milhões/época?

Carlos Filipe disse...

Não sou apreciador do Quaresma mas quem o compara ao Nani está a insultar a inteligência do Quaresma.
Acho que se metessem aqui um vídeo com todas as parvoíces do Paim, perdão Nani, seriam horas de vídeo.
No Mundial mostrou toda a sua inutilidade a tomar péssimas decisões, a defender mal a movimentar-se mal, especialmente contra os Estados Unidos em que por acaso marcou,parece o Nélson ex Benfica a jogar a extremo.O Jones ainda joga deve estar a agradecer as facilidades após o canto.
Agora até me lembrei do golo que tirou ao Ronaldo contra Espanha.
Tem uma péssima postura, pensa que é vedeta isso é que tem piada.Nem devia ser convocado para a nossa fraca selecção,com bons pés há muitos.

Roberto Baggio disse...

João Laranjeira e Carlos Filipe,

Sem mais,
Saudações desportivas!

Manuel disse...

Para aqueles que continuam com dificuldade de compreensão, o MU paga ordenados altos mas são sujeitos a impostos, porque em Inglaterra pagam-se impostos. No Zenit os salários são livres de impostos e, para além disso, o Garay teve direito a um belo pé de meia, vulgo, prémio de assinatura que foi "roubado" ao valor da transferência.

Tiago Stuve Figueiredo disse...

E o compasso de espera/ temporização do Ruben Neves no golo do Porto?

é a marca dos inteligentes de que falas?

Cumprimentos

Ricardinho disse...

Este Carlos Filipe deve ser ou melhor é de certeza atrasado mental... Há por aqui anormais que deviam pensar melhor naquilo que dizem sob pena de serem rebaixados da classe de seres pensantes para apenas "seres"... é impressionante baggio estou claramente ctg há mesmo gajos que tem uma forma de ver as merdas do caralho devem viver no mundo ao contrário onde quem faz merda é sempre bom! O quaresma é tão bom que ontem já não jogou e parece-me que este ano vai estar sempre mais perto da bancada que do banco

Carlos Filipe disse...

Ricardo eu estou-me nas tintas para o Quaresma até é bom para o seu clube que não seja titular, prejudica a sua equipa,tal como o Nani.Só de repente lembro-me de 3 situações em que o Nani prejudicou a sua equipa,na eliminatória com o Man Utd,no golo a Espanha anulado e no Mundial mais recentemente com os E.U.A. É um burro tal como tu, não queria entrar no teu jogo baixo mas se não aceitas opiniões sem mostrares o teu baixo nível tenho que te colocar na linha,não tens educação. Apoia lá os gajos do blog,lambe o chão que pisam já agora. Eles percebem de futebol e estão certos muitas vezes,mas como toda as pessoas também erram.Portanto não precisas de acenar com a cabeça como um cãozinho a cada coisa que eles dizem, não tens cabeça para pensar por ti próprio.Eu não elogiei o Quaresma mas tu tiraste conclusões que eu o achava muito bom lol, que burrinho.

Ricardinho disse...

"Não sou apreciador do Quaresma mas quem o compara ao Nani está a insultar a inteligência do Quaresma."

Se isto não é um elogio então estou mesmo a falar com ser não pensante que nem se lembra do que diz... e ao contrário do que achas eu não concordo em tudo apenas não escrevo merda para os outros lerem!!!

Que burrinho Carlos Filipe nem sabes o que escreves... ou agora dizer que o quaresma é mais inteligente que o nani não é um elogio?

Ahahahahahahah

Abraço

Carlos Filipe disse...

Tentei ser educado no meu primeiro post recorrendo a um eufemismo. Já percebi que se disser que és mais inteligente que uma pedra da calçada tomas isso como um elogio.
Não queria ser tão directo mas vou ser, já que tu és um autêntico calhau com olhos: O Nani é mais burro que o Quaresma, logo o Quaresma é mais inteligente que o Nani. Não sou apreciador do Quaresma = não o acho muito bom jogador.Ambos têm bons pés, mas isso não faz deles grandes jogadores de futebol.
Para a próxima explico tudo assim, a ser ainda mais deselegante com os jogadores, para o burrinho Ricardinho entender.

Ahahahhaha

Abraço

Gonçalo Matos disse...

Carlos Filipe,

Um jogador errou em 3 lances e por isso é burro. Isso é boa argumentaçãoP Não viste o resumo dos lances dele contra o Swansea? Parece-te que cometer esses erros é o padrão dele ou a excepção? Se é excepção, posso-te dizer que encontro excepções pra 99% dos jogadores mundiais, principalmente do meio campo para a frente. Com os melhores do mundo.

Nós também erramos, sim. Mas normalmente erramos pouco porque reflectimos sobre o que escrevemos antes de o fazer. Pode-se gostar ou não do estilo de jogo do Nani. Mas o Nani não tem um padrão de acções semelhantes a um Quaresma ou outro jogador que por aqui se apelida de burro. Também falha algumas vezes, às vezes procura cruzar sem superioridade na área por exemplo. Agora, as suas más decisões não são padronizadas como as de Salvio ou Quaresma, que independentemente do contexto, fazem sempre o mesmo.

Carlos Filipe disse...

Gonçalo Matos em cada jogo vi mais lances em que errou, mas esses foram os que me ficaram marcados, muitas vezes dava por mim chateado com as suas opções, não me parece um jogador inteligente.Se fosse padrão para Nani tomar decisões certas e consequentemente jogar bem, penso que teria jogado mais vezes nas últimas épocas no Man Utd. Eu sei que se enganam pouco,gosto do vosso blog e já aprendi umas coisas aqui,mas neste caso não concordo,não acredito que Ferguson, Moyes e Van Gaal estejam todos errados. Além disso nenhum clube de topo achou por bem contratá-lo.
Nesse vídeo vi 4/5 acções para mim erradas.
O Salvio pode fazer sempre o mesmo mas costuma safar-se, portanto não me incomoda nada, se é bem sucedido é uma boa acção.

É só a minha opinião,não pretendi ofender o Nani e até posso estar completamente errado.
Cumprimentos

Roberto Baggio disse...

"Se fosse padrão para Nani tomar decisões certas e consequentemente jogar bem, penso que teria jogado mais vezes nas últimas épocas no Man Utd."

O que se passa com o Kagawa, então? Essa foi boa.

"O Salvio pode fazer sempre o mesmo mas costuma safar-se, portanto não me incomoda nada, se é bem sucedido é uma boa acção."

Sim, correr para linha e conseguir cruzar a cada lance é sinal de boas acções. Viva ao Capel! Essa foi ainda melhor.

Desculpa lá! Mas, "Não sou apreciador do Quaresma mas quem o compara ao Nani está a insultar a inteligência do Quaresma."

Foi das coisas mais "deselegantes" que li no blogue nos últimos tempos.

Luis Santos disse...

Baggio, vias o Nani como "8" no Benfica do JJ?

Álvaro Costa disse...

Baggie e Gonçalo o Prof Vitor Frade diz que " o jogador deve ser livre de agir sem agir livremente" isto porque ele parte do pressuposto que a tomada de decisao é Auto Eco Hetero.

Ja agora , que opiniao tem do Prof Jose Neto?

Abraço

Roberto Baggio disse...

Luís, não.

Álvaro Costa,

"Ja agora , que opiniao tem do Prof Jose Neto?"

Nenhuma.

Cumps

Álvaro Costa disse...

E em relacao à afirmacao do prof Vitor Frade? Abraço

Roberto Baggio disse...

É perguntar ao professor o que ele quer dizer com isso.
Cumps

Luis Santos disse...

Porquê? Intensidade?
Acho que com bola tem algumas semelhanças ao Enzo

Roberto Baggio disse...

O que se exige defensivamente, sobretudo em transição.

Abraço

comentador desportivo disse...

Sem querer ser indelicado, ofensivo,

Que palavrões são esses!?
Estas terminologias usadas na actualidade, são ilusórias, fora da realidade, sem objectividade, parece-me palavrões de quem pouco percebe de bola, e quer-se meter a discutir bola, pois como não têm conhecimento querem adaptar o jogo ás suas ideias, querem divagar, romancear.

Álvaro Costa disse...

Comentador desportivo

Estas a falar das terminologias que o Prof Vitor Frade usa?

Álvaro Costa disse...

Comentador desportivo

Estas a falar das terminologias que o Prof Vitor Frade usa?