Posse de bola no Facebook

Translate

terça-feira, agosto 12, 2014

Islam Slimani


«O Slimani mostrou ser um suplente de grande utilidade e, depois, também como titular. É muito mais complicado substituir um Slimani do que um Rojo» - Rolão Preto

Aceito a ideia de que Slimani é um jogador útil em contextos muito específicos. Mas faz-me confusão que se veja o argelino como um jogador dificilmente substituível, numa equipa com um modelo de jogo como o do Sporting. Uma equipa que privilegia combinações entre jogadores, o que exige qualidade técnica minimamente razoável, não pode ter como referencia o Slimani.

O contexto em que Slimani é forte é muito específico. Quanto mais centros, mais bolas pelo ar, lances divididos, na raça, na luta houver, melhor é Slimani. Por oposição, quantas mais vezes ele for solicitado pelo chão, especialmente em apoio frontal, quanto mais longe estiver da baliza e quanto mais curto for o espaço que tem para executar, mais banal se torna. Na minha opinião, ao ponto de ficar sofrível a sua qualidade.

Tendo em conta o modelo do Sporting, não acho que Slimani tenha qualidade pra ser titular nem dificil de substituir. Um jogador é tão “mais difícil de substituir” quanto a sua importância no modelo de jogo da sua equipa. Acho que Slimani no Sporting deste ano será um suplente útil em fases de aperto em que seja preciso bombear bolas para a área e centrar sem critério. Mas se o Sporting depender frequentemente desse tipo de jogo, então as suas hipóteses de conseguir disputar o campeonato serão diminutas e algo não estará bem.

Que se venda Slimani. Sem grandes hesitações vêm-me equipas à cabeça onde poderá ser facilmente aproveitado e inclusive poderá ter mais rendimento que no Sporting. Equipas como o West Ham ou Stoke City, que dependem muito do jogo directo e capacidade física para causar desequilíbrios. De resto, acho que Slimani não interessa a muita gente. Já agora, outro que também poderá interessar a essas mesmas equipas é Capel. Sem gozo, acho que são uma boa parceria para um treinador que explore um modelo de jogo semelhante ao acima descrito.

25 comentários:

Honoris disse...

Assino por baixo.

Carlos Paulo disse...

(só um pequeno reparo)
priveligia -> privilegia

Mike Portugal disse...

"quantas mais vezes ele for solicitado pelo chão, especialmente em apoio frontal, quanto mais longe estiver da baliza e quanto mais curto for o espaço que tem para executar, mais banal se torna."

Só uma achega. Slimani é util também a receber bolas bombeadas pelo GR/defesas. Ganha-as todas quase sempre e sabe recebe-las em boas condições para passar logo a um colega. Ele tem um 1º toque de bola bastante aceitavel (para fazer tabelas), mas não lhe peçam para conduzir a bola (embora tenha uma movimentação boa).

Mas eu preferia ver a equipa do SCP (já o disse em varios blogs) a jogar com 2 avançados: Tanaka e Montero. Teria que se reestruturar o meio-campo mas acho que a equipa ganhava mais, pelo menos no campeonato nacional.

Honoris disse...

Já é mau ter um avançado que apenas lá esteja para finalizar ( não ajudando sequer na construção/criação), mas se a essa debilidade se juntar o facto de ser limitado mesmo no momento da finalização ( bolas pelo chão, em profundidade por exemplo ) fica ainda pior.

Gonçalo Matos disse...

Carlos,
Obrigado.

Mike,
Tem um bom 1º toque de cabeça. Alás, diria que bastante bom. Mas com os pés acho que não tem mais técnica que eu e só jogo com os amigos...

Honoris,
De acordo. Aliás, acho que somos da opinião que um avançado não tem essencialmente de ser o melhor finalizador da equipa e não tem de apresentar x golos por época. Se puder ter um excelente gesto de finalização é excelente, mas não trocaria isso pela restante qualidade técnica, nem capacidade de decisão nas restantes situações do jogo. Neste momento, Lewa e Benzema sao os meus pontas preferidos, pelo que dão à sua equipa em todos os momentos de jogo. E se Lewa apresenta numeros fortes, Benzema nem tanto.

pancas disse...

Ja imaginaram a potencia do ataque se em vez do Benfica, tivesse sido o Sporting a ir buscar o Bebe?

Capel - Slimani - Bebe !!!

Bebe, passa por 3 adversarios na direita, num misto de forca e velocidade, vira-se para a area, ve Slimani a desmarcar-se para o cabeceamento, aponta, centra e a bola acerta no terceiro vagao do metro com destino a Odivelas... uma velhinha apanha um susto e roga uma praga "aos jovens de hoje"

mais tarde,
Capel, arranca pela esquerda, no seu estilo inconfundivel, com os olhos 5 cms acima da relva. concentrado em nao deixar a bola resvalar um palmo da linha imaginaria que o levara aquele ponto da linha de fundo a 2 metros da bandeirola de canto... quase a chegar, centra para a area. levanta a cabeca para (esperanca) ver Slimani cabecar para golo... infelizmente na area so havia o GR e 2 defesas e Slimani tinha escorregado mais atras... mas como poderia Capel saber???

Gonçalo Matos disse...

Pancas,

AHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH. O pior, é que se parte disso iria mesmo ser verdade, outra parte da acontece.

Jorge Rodrigues disse...

Eu não percebo é o amor eterno da maioria dos sportinguistas a este avançado que, pese alguns golos que fez, é um zero à esquerda para 90% daquilo que é jogar bom futebol.

E depois vejo por aí defesas dele do género "decide bem, dá apoios aos colegas, aparece sempre bem na área, vem atrás buscar jogo, finaliza bem com os dois pés etc" e eu fico parvo, porque ou eu ando cego de todo ou há sportinguistas que estão completamente totós.

Se vierem 12-13 milhões, é dos melhores negócios do Sporting de sempre! Estamos a falar de um gajo que custou 200 mil euros e não dá mais que isto!

Gonçalo Matos disse...

Jorge,

Eu a partir de 6 já ponderava! O gajo até pode decidir bem, mas na maioria das vezes, independentemente disso, a bola sai aos repelões a n ser que seja de cabeça.

Nuno Pereira do Valle disse...

Que o SCP venda o Slimani e compre o Ghilas !

DC disse...

Não sei a quanto está o preço da madeira, mas pode ser por isso.

Mas tb não sei se é mais dificil substituir o pinheirinho Rojo ou o pinheiro Slimani.

GC disse...

100% de acordo. Pensar que se perdeu um ano na vida do Betinho para se apostar no Slimani deixa-me doente enquanto Sportinguista. Não se faz.

Mas ya, é forte de cabeça, alto e robusto. Viva o Slimani.

Eu a partir dos 8M€ até o levava ao aeroporto. E digo 8M€ porque teve um Mundial "mediático" e porque anda nas bocas do mundo, se não era por quanto quisessem dar.

P.S.: acho uma patetice terem-no posto na B. Qual é o objectivo? Desvalorizar? Des-ensinar os miudos? Tenham dó...

Joao Matias disse...


Delícia ler este texto!

A malta que não percebe isto, vê futebol pelo olho do cu!

Ricardinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardinho disse...

Ele custou 400 mil euros pelo dobro e mais 100 euros levava-o de helicóptero à apresentação no novo clube e parava o helicóptero no meio campo para ele sair em grande! Se o Sporting o vender o 6 ou 7 milhões é dos melhores negócios de sempre para o Sporting e a parir dos 10 é só se encontrar um árabe burro pa cara***

Mas como sportinguista fico feliz pela saída dele é mais um picareta que se vai embora ainda bem que o Sporting anda na senda de mandar embora os picaretas recordo que o wilson pés trocados já foi, agora o slimani também deve ir só falta o curcunda de Notre damme aka capel!!!

Gonçalo Matos disse...

GC,
Acredito que seja só até ser vendido, que deve estar pra breve. Pra estar a fazer exigencias é pq tem algo noutro sitio..

João,
Obrigado!

Ricardinho,
Sabes! Só falta Capel, Maurício e Heldon. Mas com calma a casa fica arrumada.

GC disse...

E por mim empacotava já o Adrien, num modelo que lhe exige mais do que entregar a bola na linha só tem feito asneira. Meu rico João Mário, meu rico André Martins!

Fonix, pensar que se comprou Geraldes, Paulo Oliveira (terrível...) Tanaka, e que ainda estão Shikabala, Heldon, Capel... Dá-me medo. Para que Shikabala e dispensar o Vítor? O modelo não era de posse? Já nem digo o Maurício pq pronto, o ano passado teve uma boa escola ao nível dos posicionamentos defensivos.

O que custava ter Carrillo, Mané, Iuri + 1? O que custava ter Montero, Betinho e Rusescu, por exemplo? Não é para pegar no Esgaio? O que vão fazer ao Chaby?

O BdC tem muitas coisas boas, mas ao nível do plantel deixa muitas dúvidas...

Gonçalo Matos disse...

Epa, eu concordo com o que dizes. Se é para gastar dinheiro, que se gaste em qualidade indiscutivel. O Tanaka deve ser negócio para abrir o mercado asiático, os restantes ainda têm que demonstrar o porque de terem sido escolhidos.

O Esgaio jogou a lateral direito contra o Gijon e jogou bem. Bem melhor que o Geraldes.

Gostei de ver o Sarr contra os egípcios e estou a espera de coisas boas do Gauld.

Destruidor de Jogo disse...

Depois do desgosto que foi ver sair o Dier, é com agrado que tomo conhecimento desta nova situação em relação ao Rojo e Slimani.

Dois jogadores sobrevalorizados e ídolos para a bancada, que agora estão de castigo por quererem sair do clube.

Mas fazem eles bem, nunca na vida vão voltar a estar tão sobrevalorizados e com hipóteses de terem propostas tão boas como agora.

Tal como o GC diz, o presidente devia ter aceitado logo em vez de se estar a armar em inflexível com castigos.

Gonçalo (e quem conheça alguma coisa do jogador): o que acham do Tobias Figueiredo, poderá vir a ser uma opção para a defesa do Sporting?

Roberto Baggio disse...

Onde estão os indignados com o comportamento do Dier?!

Então e os que se recusama treinar?!

lolololol, dão para rir esses adeptos patetas

DC disse...

Dier, Ilori, Bruma, Cassamé e o outro que fugiram para o Porto, agora Rojo e Slimani.

O Bruno Carvalho assim de repente, parece-me que está a rebentar o Sporting todo. Mas qualquer coisa ele manda uma boca ao Pinto da Costa e o pessoal nem se lembra mais disso.

Gonçalo Matos disse...

Destruidor,

Eu não conheço o Tobias, mas de certeza que o Honoris te consegue dar um bom feedback!


WZD disse...

DC, e depois eras tu que assumias a responsabilidade de assinar os cheques?

Tens noção que na temporada de 2012/13, o Sporting gastava 2,5 vezes mais que o que ganhava em receitas para pagar só aos jogadores?

DC disse...

O que eu tenho noção é que o Dier e o Ilori podiam ser uma excelente dupla e de certeza que se a coisa fosse bem gerida não iam pedir um ordenado que não fosse suportável.
E se o Sporting só tem 25% do passe, tem uma proposta de 20M, quer o quê? Que chegue um tolinho com 100M por um defesa desses?
E já agora, o Sporting perder 2 putos para o Porto, perder o capitão dos juníores para o Guimarães é tudo culpa dos salários? Ou é dum fanfarrão que pensa que está numa ditadura?

Mas enfim, há quem consiga vender um jogador que terminava contrato em Janeiro por 15M e há quem venda um central de enorme potencial a 5M.

Honoris disse...

Isso deve ser azia porque logo na 1ª época do Bruno como presidente o Sporting ficou logo à frente do Porto.

Vendeu-o por 15M e quanto é que lhe deu para aceitar renovar?

O Dier tinha uma clausula de 5M, querias o quê? Podiam fazer algo?

Grande lata ter um presidente apanhado em escutas, do mais corrupto que há e falar do presidente dos outros.