Posse de bola no Facebook

Translate

segunda-feira, agosto 04, 2014

Individualidades - Modelo de jogo

Somos defensores de que as melhores equipas devem ter os melhores jogadores. E que se possível, todos esses jogadores devem ser individualidades com características técnicas especiais, e inteligência. O problema que isso acarreta é que esse tipo de jogadores precisam de estar motivados o suficiente, e tão dentro da ideia de jogo, para que possam participar, o máximo possível, em todos os momentos de jogo, sob pena da equipa sentir falta de unidades defensivas para defender um campo que é enorme, em organização e transição defensiva.
Se assim não for a equipa jogará partida, com unidades que só participam ofensivamente, e unidades que só defendem. Não é esse o objectivo. O modelo de jogo tem de ir ao encontro das expectativas dos jogadores. E o que é que esse tipo de jogador gosta, de forma muito particular? Gosta de ser protagonista, de ter bola, de jogar, de fazer jogar, de marcar golos, de se divertir em campo. É encontrar a forma de atacar perfeita para eles, e dar um sentido defensivo congruente com essa forma de atacar.

Será uma prova de ferro para Ancelotti juntar James a Ronaldo, Bale, Benzema, Modric, Kroos, Marcelo, Alonso, e Isco.

12 comentários:

Gonçalo Matos disse...

Vamos supor que vão jogar com Bale, Ronaldo e James e com meio campo com Xabi, Kroos e Modric.

Desses 6, 4 são top para jogar num modelo em posse, com pouca transição, até pelas suas características físicas. Mas os outros dois são top em transição e quanto menos velocidade e espaço conseguem ter no jogo menos eficazes ficam. Como jogar? Em transição, James não vai aguentar o tempo todo e tenho a certeza que o meio-campo e defesa não vão acompanhar a correria dos da frente.

E depois tens no banco Isco e Benzema, que na minha opinião beneficiam com modelo em posse. E di Maria (que deve sair) que certamente prefere transição.

Acho um plantel muito "confuso", com muitos jogadores com um perfil claramente diferente do Bale e Ronaldo

DC disse...

Concordo com o Gonçalo. As contratações no Real são sempre para a venda de camisolas e com pouco critério. Mas como são sempre de topo, os resultados vão aparecendo.
Além disso, estou para ver como ele vai juntar Ronaldo, Bale e James, 3 jogadores que se "esquecem" de defender e andam a passo no momento da transição defensiva.

E tenho uma pequena fezada que Kroos vai ser uma desilusão por lá. Não é que o ache mau jogador, mas também não acho que seja aquilo tudo que fazem dele. E no Real a pressão é imensa.

Unknown disse...

DC, o Real compra o jogador de moda, sempre. É algo ridículo no sentido de ter directrizes de modelo de jogo. Mas é como dizes, os jogadores são top e aparecem os resultados. O treinador tem de ser mesmo forte para se aguentar à "bronca" (aquele balneário deve ser uma confusão de egos).

Tim disse...

"O modelo de jogo tem de ir de encontro as expectativas" deve dizer
"ir ao encontro de".

Roberto Baggio disse...

Obrigado Tim, assim que chegar a casa corrijo.

Abraço

Baresi disse...

Sinceramente parece-me que neste modelo de jogo, Benzema será sempre titular, Ronaldo e Bale também, Modric a meu ver é indiscutível.
Sobram Kroos,Alonso e Khedira para uma posição, e James, Isco e Di Maria para outra.
Não vai ser nada fácil para Ancelotti gerir tanta abundância, mantendo os jogadores que não forem titulares no banco motivados.

Vender 1/2 jogadores ainda é o melhor que pode acontecer ao italiano para a gestão do plantel...

Gonçalo Matos disse...

Baresi,

Por uma questão de estatuto, não estou a ver o Kroos e o James a aceitarem estar no banco. Eles os dois vão ter de jogar, pelo menos ao inicio. Em sentido oposto acho que estão o di Maria e o Benzema, que já foram contestados no passado.

Luis Santos disse...

Só espero que o Isco saia... Já estou a ver que vai ser mais um ano encostado...

Baresi disse...

Pois, mas os 3 da frente vão ser aqueles. Bale e Ronaldo são indiscutíveis, e a não presença de Benzema no 11 iria alterar muita coisa num modelo de jogo rotinado.

Modric é um jogador fantástico, o melhor do meio campo para trás do Real Madrid... e sinceramente acho que James não vai ter uma vida assim tão fácil em Madrid.

Baggio, Marcelo em vez de Coentrão porquê? Fiquei curioso...

Roberto Baggio disse...

Porque o titular é o Marcelo. Que eu me lembre nê

Baresi disse...

O Coentrão acabou a época a titular... e o Marcelo tem cada paragem cerebral, que até me faz impressão ás vezes.

Roberto Baggio disse...

Pois acabou. O outro teve lesionado.