Posse de bola no Facebook

Translate

sexta-feira, agosto 15, 2014

Curtas sobre a estreia do FC Porto

Não vi o jogo com atenção devida aos pormenores colectivos. Pelo que, quando o jogo estiver disponível para download tentarei confirmar as impressões com que fiquei durante os 40 minutos (finais) em que consegui ver o jogo. Será depois colocado no Lateral Esquerdo. Olhei mais para as individualidades do que para o colectivo. Também porque o Porto jogou sempre no meio campo do adversário.

Bruno Martins Indi. Quer-me parecer que só com tempo, e um volume maior de jogos toda gente se vai aperceber da falta de qualidade deste jogador. A primeira coisa que vi, assim que abri o jogo, foi um passe a queimar Fabiano, levantando uma bola rasteira por estar pressionado por um adversário. E não foi o único passe que "falhou". Tem muita dificuldade em executar um passe com qualidade (se apertado). A bola simplesmente não sai redonda.

Maicon, bastante assertivo no passe vertical. A descobrir boas linhas de passe interiores. Também foi pouco pressionado.

Alex Sandro e Danilo. Meto os dois na mesma categoria, tal foi a quantidade de asneiras que fizeram no tempo em que vi o jogo. Se não os conhecesse, diria que não tinham qualidade (ao nível da tomada de decisão) para jogar no Porto.

Quaresma, no que vi do jogo continua igual no último terço. Decisões más consecutivas, assim que se aproximava da baliza.

Brahimi, se fizer mais um jogo com este nível e para mim é craque. Velocidade, e critério na tomada de decisão.

Começam a faltar palavras para descrever Oliver Torres.

Colectivamente os centrais voltaram a ser pouco participativos. Contra equipas como este Marítimo que não fazia grande pressão aos centrais, pede-se um maior aproveitamento dos mesmo, sob pena de perder-se sem necessidade um jogador no meio. Ou então, o jogador que baixa para pegar, tentar progredir ele mesmo.
Consigo ver um treinador adversário, mais interessado em pontuar do que em ganhar, fechar HxH os laterais, e os 3 médios, quando a bola estava nos centrais. Deixando-os trocar a bola entre si o tempo todo, sem possibilidade de passe vertical.

As variações de corredor (sem contar com os últimos 10 minutos) foram bastante criteriosas. E por pouco não foram aproveitadas. Percebe-se o apostar no 1x1 ou 2x2 com o potencial técnico dos jogadores que jogam nas alas.

39 comentários:

Artur Semedo disse...

como disse no chato, se calhar nem o próprio júlio lopes tem confiança nos centrais para os deixar ter mais preponderância, menos ainda conduzir... aliás, se o índio já se vê aflito para fazer um passe sem ser parado e para um jogador completamente sozinho, imagino-o a galgar terreno com bola! medo!!!
a questão é: por que raio foi então contratado? sds...

DC disse...

Não concordo contigo em relação ao indi. Fiquei agradado com ele e acho que tem boa qualidade de passe. Pelo que vi, dificilmente não será o melhor central do porto.

Quanto ao jogo, Oliver e brahini são soberbos. Herrera é dos jogadores mais ridículos que já vi no porto. Esse sim é mau em tudo.
O Rúben tem muito à vontade com bola mas sem bola ainda comete muitos erros.
Gostei mais do danilo que do anexo. Esse esteve irreconhecível.

DC disse...

Alex em vez de anexo claro

Roberto Baggio disse...

DC, vou isolar os lances do Indi, pressionado, e para alguém que esteja em movimento, depois logo vemos a qualidade de passe dele. Isto falando do que vi do jogo (40 minutos finais).

Não vi o Herrera, quase. Mas já o conheço bem.

sim, esqueci de falar do Rúben, parece-me ter qualidade de passe, e muita calma.

Artur, Percebo que o treinador ache que os centrais não t~em qualidade, e os esteja a tentar defender. Mas então por que não jogar com o miúdo chileno? Ou porque não colocar o médio que baixa para pegar a conduzir? Vai ser difícil encontrar espaços, dessa forma, contra equipas muito organizadas.

Tiago Silva disse...

Indi é um central de distrital... não tem qualidade ao nível do posicionamento, da antecipação, leitura de jogo, velocidade... e em termos de qualidade de passe só parado... se pressionado aquilo vai parecer o luis filipe contra o sion... que cepo, meu deus.. incrível como este jogador atinge um patamar destes.. nesse prisma, faz-me lembrar o Areias...

hertz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
hertz disse...

Com as individualidades que o porto tem estava à espera de uma qualidade de jogo bem melhor do que a que apresentaram hoje. E a transição defensiva parece-me ser uma lacuna deles. Muitos buracos naquela defesa.

Baggio, e em relação ao Maritimo, o que tens a dizer? Achei demasiado fraco, medíocre mesmo. Este treinador cheira-me que tem os dias contados.

Unknown disse...

"Indi é um central de distrital".
Realmente o Van Gaal não percebe nada de bola, já nem falo do Lopetegui esse claro que não vê mesmo nada agora o Tiago Silva sem duvida que passou ao lado de uma grande carreira como treinador...

João Marinho disse...

baggio pelo que vi da b com o miudo chileno seria pior.. só jogou 45 min no fds e como ja disse achei-o demasiado "macio".. a defesa a mim causa me preocupações mas mais com bola do que sem bola.. Em relação ao maritimo estou de acordo.. Na 1ª parte estive atento ao posicionamento deles e estavam sempre com 3 linhas e pouca agressividade nos centrais do fcp e o porto podia ter aproveitado o espaço que ia aparecendo entre sectores, o suposto trinco deles sempre que um dos medios do fcp baixava ia sempre com ele deixando muito espaço para ser explorado.. na 2ª parte nao estive tao atento mas tambem o jogo já não estava igual.

João Marinho disse...

sem bola do que com bola *

Artur Semedo disse...

índio + c.eduardo + herrera + sami + um prato de tremoços e 2 minis não dará para recomprar o otamendí? :(

DC disse...

Que o indi tenha dificuldades técnicas tudo bem, mas no estádio sinceramente não notei nada de especial. Agora o resto que o Tiago falou? Mas ele perdeu alguma bola em velocidade e algum 1x1? Uma coisa é apontar defeitos, outra é querer rasgar tudo. Daqui a pouco o homem até à caminhar é mau.

Obviamente não é do nível do nico e do garantia mas pareceu me tecnicamente melhor que o mangala e muito menos erróneo no passe. E em velocidade ou corpo não perdeu nenhum duelo. Se ele é péssimo, só há centrais péssimos em Portugal.

Roberto Baggio disse...

"Se ele é péssimo, só há centrais péssimos em Portugal."

atenção a essa frase, porque ele é mesmo péssimo lol. n signifca isso q n possa melhorar, e até n ficar tão mau. mas para já, o que me mostrou ( e repito n vi a 1º parte) foi mt mau mesmo (só estou a falar com bola).

Colectivamente não estive atento a grande coisa. Amanhã vou fazer um relatório a serio, com as duas equipas. O Marítimo n me pareceu nada de especial, mas vamos ver ao longo do tempo.

Artur, tenho a certeza que o Valência aceitava. resta saber se o Ota queria voltar kkkkk

Roberto Baggio disse...

Hertz, as coisas não se fazem em mês e meio...

Fabio Vilaça disse...

O Mangala tambem se relacionava mal com bola... e o que fez Vitor Pereira? ;)

Roberto Baggio disse...

Mete-o no banco a primeira época toda, e depois mete-o ao lado do Otamendi :)

Fabio Vilaça disse...

e baixa um medio para iniciar a construção quando o moço tinha a bola nos pés ;)

Roberto Baggio disse...

Ah, ia jurar que tinha adivinhado :)

jorge gaspar disse...

Ao lado do Indi o Maicon pareceu o Hummels.
Hó DC desculpa lá mas não vimos o mesmo jogo. O Herrera não jogou bem, e não tem lugar no 11 deste Porto mas ser dos jogadores mais rídiculos que viste no Porto? estás a gozar com o pessoal? é que de cabeça devo conhecer praí uns 20 jogadores muito, mas muito piores, e isso inclui o Indi ( DC há um lance do Indi em que falha um pontapé na bola. habitua-te, vais vê-lo fazer mais disso ao longo da época. Há os que têm muita técnica, os que têm técnica, os que têm pouca técnica, os que não têm técnica nenhuma, e depois há o Indi).
Para terminar, achas que o Danilo teve melhor que o Alexandro, e mais uma vez não concordo nada contigo, parece mesmo que vimos jogos diferentes. O Danilo é um daqueles jogadores em que não percebo o que vêem nele, mas um dia o Baggio há de conseguir explicar-me. Inclusive há de me explicar o porquê de o Danilo não se saber posicionar quando a bola está nos pés do adversário e no corredor central. Ao fim destes anos ainda não conseguiu perceber, parece-me ser de difícil compreensão.
Por último, se o Lope for capaz de por o Quaresma no banco ou na bancada, somos (adeptos do Porto) capazes de voltar a ver ofensivamente, futebol de qualidade como já não vemos desde Mourinho. Senão, vai ser muito triste, desperdiçar-se uma época em que temos Oliver, Tello, Jackson, Adrian, Brahimi, Quintero, etc.

Roberto Baggio disse...

Danilo é o Maxi mais refinado xD Um upgrade

DC disse...

Jorge, apetece-me guardar esse comentário para o recordar varias vezes durante a época.
Cá estarei.

Esse lance em que o Indi falha um pontapé na bola é assim tão contra-natura? É completamente ridículo estar a isolar esse tipo de lances para catalogar o jogador. Eu se quisesse, isolava 30 lances do Otamendi só do ano passado, em que, objectivamente, fez uma época miserável ao nível da concentração e da execução. E eu acho o Otamendi o melhor central do Porto desde o Carvalho. Mas tem erros que davam para 30 vídeos no youtube fácil, fácil.
Meto aqui este vídeo e digo: Otamendi é uma merda porque fez isto (o outro falhou um chuto no ar, este fez uma assistência para golo). E pronto, está catalogado o central.
https://www.youtube.com/watch?v=NCGm-qlyTNA

Agora chega o Indi, 1º jogo com esta equipa, 2 semanas com o plantel sendo que uma delas esteve lesionado, e qualquer lance é escrutinado como razão objectiva para ser mau. Aliás, bastava-me ir à 1a época do Luisão e vou buscar a cueca do Paíto. Conclusão: o Luisão é terrível e não é jogador de futebol.
O posse de bola e o lateral esquerdo são blogs excelentes. Mas convém recolher a informação e depois interpretá-la pela própria cabeça. O Indi foi destacado pela negativa no blog, agora gente como o Jorge já age por reflexo. Está catalogado. A partir de agora tudo o que fizer de mau será destacado e tudo o que fizer de bom será desvalorizado. Fez um jogo bom hoje, foi o melhor defesa do Porto e o que cometeu menos erros. Mas por alguma razão está a ser o mais arrasado.

Quanto ao Danilo e Alex, não acho, tenho a certeza. O Danilo esteve muito melhor neste jogo pela simples razão que não teve perdas em posse que podiam dar em golo. O Alex teve. E se não percebes o que vêem no Danilo, também não sou eu que vou tentar explicar. Há coisas demasiado objectivas. Arranja-me 3 laterais direitos com a qualidade técnica e física do Danilo e posso discutir qualquer coisa sobre isso. Como não vais arranjar, porque não há, não há assunto sequer.

Roberto Baggio disse...

Sim. É isso DC. Ahhh não te esqueças que só critiquei o Indi com bola na segunda parte. O resto não vi...

DC disse...

Sim Baggio não me estava a referir a ti. Tu tens sustentado as opiniões, mas o resto do pessoal tem rasgado sem grandes justificações. Eu até posso vir a rasgar o indi mas para já não vejo o porquê.

Artur Semedo disse...

DC, eu rasgo sempre porque gosto é de falar mal, e é porreiro chamá-lo de índio*... :D
agora mais a sério, acho que o pessoal, em que tenho a humildade de me incluir, encorna com certos jogadores por causa variáveis como: o jogador Y custou X milhões; compara-se com os N milhões que custou na altura contratar outro jogador de indubitável categoria; logo, o Y tem de fazer tão bem ou melhor (se X > N) quanto o [inserir nome]... mas entretanto viu-se no mundial que talvez não fosse bem assim, e automaticamente, pau, tens anticorpos criados. depois, a cada erro, acrescentas, tens uma bola de neve.
o que me pareceu ontem é que por vezes ele baqueia quando tem de tomar decisões, mais com que sem bola: passo, não passo, eles estão-se a mexer, ui, que faço... mas também, sigo atrás do avançado ou mantenho-me na linha dos colegas. é uma ideia com que fiquei. por outro lado, parece-me menos impetuoso que aquilo que pareceria vendo o mundial.
finalmente, se de facto ele se mostrar um bom central, aqui estarei para calçar as sandálias da humildade e o reconhecer!
abraço!!!

Artur Semedo disse...

ah, e quanto ao herrera, compreendo e concordo: não é ele ser pior que o buturovic, ou o baroni, ou o kaviedes, ou o caju... é ele ter oportunidade de jogar centenas de minutos mais que qualquer um desses, sem mostrar capacidades para tal... lá está, "pró-corpos" criados com o mundial vai dar nisto! :P

Edson Arantes do Nascimento disse...

Também não gostei do Indi mas o Quaresma conseguiu fazer pior. O Oliver foi o melhor em campo a larga distância (o Brahimi aparece em segundo lugar, bom jogador).

pidgi07 disse...

Não vi o jogo completo mas gostei imenso do Óliver, do Brahimi e do Ruben Neves.

Herrera desastroso.

Entrada do Tello no lugar de Quaresma seria um enorme upgrade no futebol do Porto.

Não acho que Fabiano seja o guarda-redes indicado para o Porto.

Centrais do Porto desiludiram-me um bocado, porque ambos apenas fazem passes um ao outro, não vi nenhum passe vertical dos centrais do Porto.

pancas disse...

DC,
Eu tb achei que o Indi teve uma exibicao pobre, especialmente com bola.
A minha razao em dizer isto e que, constantemente, ele, liberto de pressao escolhia passar a bola para colegas que tinham pressao sobre eles em vez de esperar para fixar um adversario e ai, sim, passar a bola. Foi maioritariamente por causa dele que houve calafrios na saida de bola porque bastava aos avancados/medios do Maritimo cobrir as linhas de passe (ninguem o pressionava e ele mesmo assim ia na cantiga).

Mas... concordo que tanto o Herrera (nem me lembro dele em campo, tocou na bola??) como o Quaresma (quem me dera que nunca tivesse tocado na bola porque toma sempre a decisao errada) foram muito piores para a performance da equipa.

Rezo, espero, almejo que a unica razao que o Lopetegui manteve o Quaresma 90min em campo foi na esperanca que ele parta uma perna para nao ter problemas em o tirar para sempre...

DC disse...

Pancas, não concordo. Acho que isso aconteceu tanto com ele como com o Maicon e o Fabiano e se deveu essencialmente a que a saída de bola do Porto ainda está muito verdinha.
Quando ele ficava indeciso era essencialmente porque não tinha linhas de passe próximas. No modelo de VP isso não acontecia ao Mangala porque lhe eram dados sempre apoios. Neste modelo, parece-me que ainda falta afinar muita coisa de forma a proteger os centrais.

Atenção que não estou a dizer que ele é bom tecnicamente, só não o acho desastroso. Parece-me bem mais à vontade com a bola que o Mangala e que o Maicon. Agora se tanto ele como o Maicon não são grande coisa a sair a jogar, é preciso que o modelo lhes dê outras soluções, que para já não dá.

comentador desportivo disse...

Eles fizeram as melhores aquisições e têm o melhor plantel.
Mas sabemos que isso por si, não é sinónimo de vitórias.
É incorrecto estar-se a rotular um jogador no primeiro jogo oficial com tão pouco tempo de preparação.

Luis Santos disse...

Baggio, seria possivel dizer-me onde é que os jogos costumam ficar disponiveis para download? é que tenho interesse em ver os jogos tambem, mas nao sei como o fazer.

E já agora, não falaste sobre o jackson. Que achaste?

Cumprimentos
SL

jorge gaspar disse...

"O posse de bola e o lateral esquerdo são blogs excelentes. Mas convém recolher a informação e depois interpretá-la pela própria cabeça. O Indi foi destacado pela negativa no blog, agora gente como o Jorge já age por reflexo. Está catalogado."

DC esse comentário foi no minimo injusto. Eu discordo do Baggio em relação a algumas coisas. Muitas das vezes, pelo facto de ele demonstrar ter mais conhecimento sobre futebol que a maioria das pessoas (onde me incluo), dou lhe o beneficio da dúvida. Mas quando discordo costumo expor a minha opinião, e faço isso aqui no LE ou no entre-dez. Aliás bastava teres estado mais atento á caixa de comentários para perceberes isso.
Não vou estar a responder ao teu comentário todo, mas quero dizer mais algumas coisas: Eu não disse que o Indi era mau por causa desse lance. Um lance não define nenhum jogador, mas há lances que representam bem o que certos jogadores são. E esse lance de que falei representa aquilo que eu acho do Indi. E aquilo que eu digo sobre ele não o digo porque o Baggio diz, mas porque me parece ser demasiado óbvio. Basta vê-lo a receber uma bola, basta ver a maneira como ele se relaciona com a bola, e com o espaço.

"Acho que isso aconteceu tanto com ele como com o Maicon e o Fabiano e se deveu essencialmente a que a saída de bola do Porto ainda está muito verdinha."

Mais uma vez estás a ser bastante injusto, desta vez estás a ser injusto com o Maicon. É que ele foi o único que conseguiu sair a jogar e lembro me muito bem de uns 4 ou 5 passes verticais a ultrapassarem grande parte da equipa do Maritimo e a facilitarem o processo ofensivo do Porto. Por isso é que eu disse que o Maicon ao lado do Indi parecia o Hummels.
Quanto ao Danilo e ao Alexandro: o Alexandro irrita-me algumas vezes. sobretudo porque procura demasiadas vezes levar a bola para a linha de fundo, e porque cruza muitas bolas para a área. Já o Danilo é um caso diferente. A ideia que me dá é que o Danilo se posiciona muitas vezes mal defensivamente. Para além disso não sabe quando deve procurar defensivamente o 1X1 e quando não deve. Procura rematar vezes demais de zonas muito recuadas. Para terminar, toma ao longo de todos os jogos decisões completamente erradas. Não há jogo em que não tenha uma qualquer decisão absurda o que inclui chutar a bola para o ar com toda a força sem estar pressionado. Como vês em relação ao Danilo tenho não só uma ideia contrária á da maioria como também tenho uma ideia contrária à do Baggio e como é óbvio não vais ser tu que me vais fazer mudar de opinião até porque não te reconheço capacidade suficiente para me ensinares o que quer que seja sobre futebol.

DC disse...

Jorge, eu também me lembro de passes verticais do Indi e alguns deles a passar no meio de 2, 3 jogadores adversários. Daí não compreender porque se está a isolar as coisas boas de uns e as más de outros.

DC disse...

Quanto ao Danilo, só apontaste defeitos facilmente corrigiveis por um bom treinador. Não vou nem pretendo ensinar ninguém. O que espero é ter no Porto laterais como o Danilo todos os anos. Há quem prefira Maxi ou Fucile, eu prefiro o gajo das "más decisões" e dos chutos para o ar.

P.S. Curioso que o Maicon, que supostamente fez um bom jogo, mandou uma bola para canto quando estava à entrada da área pouco ou nada pressionado (podia sair a jogar ou no mínimo ceder apenas lançamento) e mandou uma bola para pontapé de baliza, mais uma vez sem grande pressão, quando estava a 70 metros da baliza adversária. Quando se quer rasgar...

jorge gaspar disse...

DC, eu não quero rasgar ninguém. Eu não me recordo de ver esses passes de que falas, mas quando tiver tempo vou voltar a ver o jogo, e se tiveres razão venho aqui dar-te razão. Os defeitos do Danilo são tão facilmente corrigíveis, que está cá há 4 anos e ainda não os corrigiu. Eu já disse o que não gostava no Danilo, tu ainda não disseste o que vês nele e ainda dizes que eu me limito a dizer o que leio em blogs. A única coisa que deste a entender, é que ele é muito bom tecnicamente (não considero) e fisicamente (não acho determinante), e é melhor que o Maxi (cada vez tenho mais dúvidas) e que o Fucile. Mais alguma coisa a acrescentar a esses belos argumentos?
Em relação ao jogo que o Maicon fez. Eu já sei o que esperar do Maicon, e isso implica, esperar algumas péssimas decisões. Ainda assim, sei também que é capaz de com bola, tomar as decisões certas mais vezes do que a maioria dos adeptos acha. Para além disso, vendo a forma como o Maicon se relaciona com a bola, consigo ver alguma técnica, um controlo de bola com alguma qualidade, uma recepção razoável. Já no Indi não vejo nada disso. Como é óbvio eu posso estar completamente enganado, mas tendo visto jogos do Indi no mundial e 1 ou 2 no Porto não vejo nele qualidade alguma para representar o Porto. Vejo uma relação com bola muito deficitária, e estou a falar dele apenas a nível técnico, mas posso também dizer que o 1X1 defensivo dele me parece ridículo. Ele parece não fazer a mínima ideia de como deve reagir e se deve posicionar no 1X1. Sendo assim, penso que ele não compreende o jogo colectivamente, não sabendo se deve cair em cima ou recuar, se deve diminuir o espaço ao adversário, levá-lo para as laterais ou se deve simplesmente recuar. Isto é o que eu vejo, tu verás com certeza outras coisa.
DC, eu vou guardar para memória futura, a opinião que tens sobre o Indi, sobre o Danilo, sobre o Maicon, sobre o Herrera, etc. Tu poderás fazer o mesmo.

Roberto Baggio disse...

Na minha opinião Maicon esteve a anos luz do Indi. E não é deste jogo. Mesmo em relação ao Herrera parece-me melhor. Os passes verticais que o Jorge aponta têm sido uma constante desde a pré temporada. O único problema que se põe é quando é pressionado. Nesse ponto concordo com a observação do Jorge em relação ao Hummels... é difícil a bola sair redonda dos pés do Indi.

JON disse...

O problema do Maicon não é com bola... Fosse esse o mal e escapava. O problema é que ele não entendeu, nem com VP, como posicionar-se e como defender.

Quem quiser ver o que o Maicon é, que veja o golo do Pardo ao Porto o ano passado em Braga.

Aos 5'12'':

https://www.youtube.com/watch?v=i4nGVRq8y_8

Roberto Baggio disse...

Luís Santos, http://fcportovideos.blogspot.pt/

Luis Santos disse...

Muito Obrigado Baggio. pelo menos para jogos do porto já sei onde ir.
Mas e para ver de outras equipas? preciso procurar um site por clube? ou há algum site onde haja de todos?