Posse de bola no Facebook

Translate

sábado, julho 05, 2014

Deixem os meninos jogar!

Como pessoa que gosta de futebol, estou sempre atento à qualidade individual, especialmente dos jogadores mais jovens.
 Neste capítulo, a próxima época em Portugal promete muito, especialmente se olharmos para 3 nomes. Dêem tempo e espaço para estes 3 crescerem e serão referencias nos seus clubes. Não é fácil encontrar um ano com 3 jovens com tanto potencial em Portugal.






37 comentários:

Anónimo disse...

O quintero n esta no mesmo nível desses 3?

Gonçalo Matos disse...

Sim, é mais um! Mas escolhi estes 3 por serem "novidade".

Anónimo disse...

O Bernardo n é novidade. E o JJ não o vai por a jogar pq gosta de outro perfil de jogador.

Gonçalo Matos disse...

Não é novidade se ficar no plantel principal? Ele nem treinava com os A o ano passado.

DC disse...

Pelo que tenho ouvido o Bernardo já está vendido. Nem é certo que fique no clube.

Junto a esses o Gonçalo Paciência, o Quintero e o Mané.

Gonçalo Matos disse...

DC,

Mais um que vai para Valência? Alargando o lote, estou curioso para ver o Iuri tb.
Conheces o Ivo do Porto B? Que achas dele? Vi um jogo dele e gostei, via-o a vir dentro mtas vezes.

DC disse...

O Ivo parece-me ainda ser algo limitado na decisão. Parte muitas vezes para cima de 2 ou 3 sem necessidade. Mas tem qualidade técnica para evoluir bem.
Com a saída do Tozé deve ser ele a assumir o lugar de principal desequilibrador da B, o que lhe pode fazer muito bem.

Quanto ao Bernardo, além de blogs benfiquistas a dizer que ele, Cancelo e Cavaleiro estão vendidos a um fundo, li também uma conversa no twitter em que um familiar dele afirmou que o Bernardo estava muito triste por ter sido vendido a um fundo o que podia comprometer o sonho dele de jogar pelo Benfica.

Joao Rodrigues disse...

Tiago Silva

KAKÁ disse...

Salve Gonçalo

OFF TOPIC

Viu o q o Mourinho disse?!

- O Brasil é uma equipe lutadora, joga com o coração, todos os jogadores dão o máximo e isso é algo que respeito. Mas, na realidade, não praticam um futebol de qualidade, não tiram partido da qualidade de tantos bons jogadores que têm - explicou em declarações dadas ao site americano "Yahoo!".

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tudo bem, não é nenhuma mentira, mas o q o Mourinho fez nessa temporada?!
Com a quantidade de bons jogadores q ele tem!! Fala sério Mourinho...

;)

Rui Soares disse...

A minha ideia sobre o Bernardo Silva é simples: um treinador que não aposte nele merece ser despedido com justa causa e um pontapé no traseiro. Um presidente que o venda merece mais ou menos o mesmo...

A história do JJ pode resumir-se a algo tão idiota como: eu fui o treinador que não apostou no Bernardo Silva. Depois, só em estado de delírio é que poderá afirmar que é o melhor ou um dos melhores do mundo...

Gostei do que vi nos vídeos. Sei o que vale o Bernardo de ver jogos da equipa B. Não sei o que valem os outros 2 fora do youtube. Mas, prometem...

Penso que no caso do SCP é uma aposta mais inteligente, se o jogador tiver sucesso, porque é jogador do SCP.

No caso do FCP, parece que há falta de dinheiro. Um empreśtimo nunca é uma boa solução para um grande português, não importa qual dos 3. Valorizam o jogador e depois...?!

Anónimo disse...

E depois vai para o Benfica...

Ivo Almeida disse...

NO vídeo do Ryan diz pé preferido: ambos os pés. Pelo vídeo pareceu-me claramente esquerdino.

Anónimo disse...

O van Gaal é doido lol

Gonçalo Matos disse...

Tiago Silva é maquina tb

Gonçalo Matos disse...

É verdade o que ele disse, e é verdade o que você disse Kaka!

Carlos Eduardo disse...

Falamos apenas de jogadores do último terço portanto... Nesse caso relembro que o ano passado tínhamos Markovic, Quintero, Herrera , Mané e João Mário. No ano anterior tínhamos Bruma. Este ano poderemos ter Chaby (um fora-de-série muito sub-valorizado) e Iuri Medeiros (melhor tecnicista Português depois de Quaresma). Não sei o que Ryan Gauld pode dar pois apenas vi vídeos no youtube e não me entusiasmou minimamente. Mas quanto a Quintero, Markovic e Oliver Torres... Não tenho grandes dúvidas que serão os 10 das grandes equipas europeias a curto prazo. Quanto a Bernardo Silva, está a beneficiar de um hype mas julgo que esteja um pouco sobre-valorizado à imagem de Gomes e Almeida. É bom, mas nunca será um Markovic. João Mário está um patamar acima. Desta forma temos muitos miúdos craques prestes a despontar... Oliver Torres é fora-de-série... Já Bernardo Silva e Gauld não são mais entusiasmastes que outras que já cá andavam. Saudações

Joao disse...

á imagem de gomes e almeida... nunca será um markovic e joao mario está num patamar acima ????


e herrera é HORRÍVEL, ''parece'' que fez uma boa copa, é aproveitar e que seja vendido o mais rapidamente.
no porto sem duvida agora com oliver e quintero, o miudo mais entusiasmante é sem dúvida o gonçalo paciencia, tem um potencial enorme não só pela sua tecnica mas sobretudo pela sua inteligência de jogo.

Gonçalo Matos disse...

Carlos Eduardo,

O que Bernardo dá e o Ryan parece dar é critério de decisão altíssimo. Em primeiro lugar, são dois jogadores que parecem procurar sempre o corredor central. Depois, são ambos bastante criativos e executam bem. Tém ambos boa qualidade de drible e usam-no para chamar jogadores a si e soltar nos colegas. Isto para mim é basicamente tudo o que quero nos meus jogadores. Que podes resumir como aproveitar as qualidades individuais de maneira a que as suas acções trgam maior probabilidade de sucesso à sua equipa.
Porque é que o João Mario está um patamar acima?

João,
Não conheço o Gonçalo, mas pelo feedback que tenho recebido é mesmo máquina. De resto, acho que este ano todos os jogadores do Porto vão parecer "melhores", se o Lopetegui conseguir por em prática aquilo que pensa. Acompanhei a espanha sub-21 que ele treinava e era brutal.

Joao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joao disse...

gonçalo qual é a tua opiniao sobre o herrera?

serei o unico a achar este gajo horrivel ??
só correrias sem nexo e rematar. é claramente um jogador a menos no meio campo, ou num meio campo que se quer inteligente.

alias o meio campo, temos 3/ 4 jogadores de grande qualidade (oliver, quintero, josué, nao consigo analisar a qualidade de carlos eduardo) para duas posiçoes.
ainda temos evandro.

só falta o mdef.

com isto tudo, ainda sobre herrera, nao percebo onde ele poderá jogar no sistema de lopetegui. é aproveitar o mundial e vender.


abraço

Gonçalo Matos disse...

Joao,

Não tenho uma opinião bem fundamentada para além do que disseste. Vi o Porto poucas vezes o ano passado e acho que não se pode tirar grandes conclusões do que seja, porque foi uma época mto atípica. No mundial vi-o a conduzir a bola mtas vezes, mas não é algo que ache forçosamente mal, depende se o fazes sempre ou não..
Como não tenho uma opinião mto bem fundamentada, prefiro dar o benefício da dúvida. Mas tendo em conta o modelo do Lopetegui da espanha sub-21, diria que jogariam o Oliver e o Josué no meio e o Quintero no flanco. A questão é que ainda há o Evandro que é uma bomba. Acho que o herrera e defour serão os mdef, pra já.

Mas estamos a assumir que o sistema é o 4-3-3 com um pivot. Se for duplo pivot ainda tenho menos certezas

Anónimo disse...

o ano passado, tiveste Marko, Quintero, e William...

Carlos Eduardo disse...

Gonçalo Matos,

João Mário está um patamar acima de Bernardo Silva na capacidade de decisão, posicionamento, leitura de jogo e capacidade de pressão (que a meu entender é nada mais do q leitura defensiva de jogo e capacidade física de execução dessa tarefa) neste momento. Não está em causa o potencial do Bernardo mas sim o rendimento actual. João Mário é mais maduro e isso nota-se claramente em campo. Está é a minha opinião.

Critério de decisão e qualidade de execução dessa decisão (se for um passe) seria para mim a descrição perfeita para o Chaby. O Bernardo parece-me ser mais forte que estes dois no 1x1 e ter mais magia. No fundo o Bernardo é mais um Deco, e o Chaby mais Aimar.

Gauld só conheço do youtube.
Gonçalo Paciência? Jogador com características semelhantes a Lupeta que saiu para o Videoton: poder físico!!! Futebolisticamente não é um jogador muito interessante, a sua mais valia é mesmo o físico e as travagens e mudanças de direção em alta velocidade.

Um avançado bem mais interessante é o Alexandre Guedes. Talvez o jovem avançado português mais promissor.

Depois de Bernardo Silva, outro jogador da formação do Benfica que me parece uma bomba é o gonçalo Guedes.

Anónimo disse...

Carlos Eduardo

Gonçalo Paciência vale pelo seu físico ? primeiro tens de ver os jogos dele porque o que não lhe falta é técnica . Acho que falha nas movimentações atacantes , por momentos parece que quer fazer mais de medio do que de ponta de lança ,acabando por aparecer pouco em zonas de finalização .Talvez por isso os golos que vejo dele são mais jogadas em que o trabalho é maioritariamente dele.

Anónimo disse...

Penso que o ponta de lança mais promissor do futebol português é o André Silva .

DC disse...

lol mss que disparate isso do Gonçalo valer pelo físico. É de quem nunca viu um jogo dele.

Anónimo disse...

O Carlos Eduardo anda a avaliar os jogadores pelo football manager. Amigo isto é vida real n um jogo!

Roberto Baggio disse...

É a opinião do homem malta. Da qual discordo totalmente. Mas é só uma opinião, sobre a qualidade dos jogadores :)

Hoje tou muito zen

Gonçalo Matos disse...

Estou contigo Baggio. Com o desenrolar da epoca logo se verá. Estou curioso para ver os sistemas de jogo dos 3 grandes. Parece-me que o Porto com Oliver tanto pode jogar com 1 ou 2 pivots. Ja o gauld parece que encaixa melhor se tiver duplo pivot nas costas.

Ronaldinho disse...

Epa Oliver a pivot era desperdicio

Zé disse...

Não será Gauld, pelo menos numa primeira fase, mais opção numa das alas? Ou acham provável que o Marco Silva jogue com Adrien/André Martins + William nas suas costas?

Roberto Baggio disse...

Para mim Gauld é para jogar no meio. Médio ofensivo ou interior. Nas alas é desperdício

Gonçalo Matos disse...

Ronaldinho, com um pivot, Óliver a interior. Com duplo pivot, joga mais a frente.

Zé, pra mim não é tão certo que jogue com um pivot defensivo. m relação ao Gauld, eu acho que um jogador assim tem de jogar no meio, para ter mais espaço e mais soluções. Quanto mais espaço, mais imprevisível se torna, mais desequilibrios cria e mais tempo estará em jogo.

Anónimo disse...

Deixem o tiktak arrasar...
A Alemanha do Guardiola a dizimar o Scolari.

Ronaldinho disse...

Ah ok assustaste-me XD

Gonçalo Matos disse...

E achas que o puto nao safava lá? Era de cadeirinha!

Pedro disse...

"A história do JJ pode resumir-se a algo tão idiota como: eu fui o treinador que não apostou no Bernardo Silva. Depois, só em estado de delírio é que poderá afirmar que é o melhor ou um dos melhores do mundo..."

:)