Posse de bola no Facebook

Translate

quarta-feira, julho 30, 2014

Assombrosa exibição de Bebé!



A contrastar por completo com o sempre apagado Ola John.

Quando alguém quiser uma aula do que um extremo deve e não deve fazer, é colocar estes dois em campo ao mesmo tempo, e tirar as conclusões. 

43 comentários:

João disse...

Só consegui ver a 2ª parte e gostei muito do João Teixeira, outra vez, mas agora a jogar como 8. O que te pareceu Baggio?

Quanto ao Bebé, apesar de não acreditar nele e o achar terrível na decisão, vou aguardar mais uns jogos para ver o que faz o JJ disto..

Além deste, achei o Nélson Oliveira diferente dos anos anteriores. Talvez possa ficar no plantel, como 3ª escolha atrás de Lima e Derley.

Anónimo disse...

O Bebé foi assim tão mau?

Anónimo disse...

Contratar Bebé é, por si só, uma decisão duvidosa, contrá-lo por 3M por 50% do passe para jogar a extremo é gestão danosa do clube.

Bebé não sabe cruzar, não tem capacidade de passe e não decide bem em 90% das vezes. Com as suas características só pode jogar virado para a baliza. Vejo nele muito de Djaló!

João Carlos

méxico_86 disse...

O Ola John é um tipo que aproxima a equipa do sucesso ao invés de jogar para a bancada. Que jogador que é...

Bebé é terrível, mas para dizer a verdade pensei que ia ser ainda muito pior...

O João Teixeira tem sido uma bela surpresa.

Roberto Baggio disse...

Acho que o Teixeira tem de crescer, mas está no caminho certo

Bernardo Pinheiro disse...

Gostei muito do Teixeira. É pra ficar no plantel sem duvida!!

O Nelson não fez nada de especial João, teve um ou dois lances com boas decisões, mas de resto...

Quanto ao Bebé, esperava pior sinceramente, vamos ver o q o JJ faz dele, tem q melhorar muito a tomada de decisão, mas mt mesmo.

Ola John teve muito bem, como esperado.

Diácono Remédios disse...

Isso é ironia ou é a sério? Fiquei baralhado.
O Bebé não custou 3M. Até agora não custou nada pois os 3M serão pagos mediante a atenção de alguns objectivos desportivos. Portanto, quem fala sem saber…
O Benfica tem 100% dos direitos mas o MU guarda para si 50% de uma eventual venda.

Gonçalo Matos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Diácono Remédios,

Ter 100% do passe com o Manchester a deter 50% de uma transferência futura em termos práticos vai dar ao mesmo. de uma forma ou outra, péssima compra.

Além disso o que foi noticiado é claro:
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=896552&via=fb

Se falei sem saber pode-me corrigir. Obrigado!

João Carlos

PM disse...

Baggio claramente que as características do Bebé o aproximam mais da posição de 2º avançado do que a de extremo. Ele tem pormenores interessantes, mas a sua tomada de decisão é simplesmente horrível! É muito burro a jogar! Ainda assim, tenho esperança que o JJ consiga maximizar o seu potencial (tem capacidade de explosão, facilidade de remate) mas para isso ele tem de trabalhar muito mas muito! Tem de ir para 2º avançado obrigatoriamente e ter especial atenção do JJ. Ola John, para mim, é o grande reforço (até ao momento) do Benfica na época 2014/2015. Muito bem em todas as jogadas em que participou! Houve uma que me captou a atenção: o passe que fez, salvo erro, a João Teixeira, à entrada da pequena área. Excelente tomada de decisão, bem a temporizar e a distribuir sem dúvida. Muito cuidado com este menino este ano! Eu sabia que só precisava de ter mais confiança em si próprio :D Quanto a Nélson Oliveira, tem o mesmo problema que Bebé: é muito burro a jogar. Não decide bem, aliás, ele visa única e exclusivamente a baliza, abstraindo-se de tudo o resto. Faz-me lembrar o Rodrigo há 2 anos.. Quando começar a perceber o jogo e a jogar para a equipa, estará no caminho certo.. mas pode ser um pouco tarde para isso já! João Teixeira com excelente exibição a 8 (melhor do que a 6, na minha opinião). Tem tudo para ser uma das revelações da época, na minha opinião.
Abraço!

Anónimo disse...

O John não é muito forte no 1x1, de resto 5*.
O Bébé sabe fazer uma coisa: Picar bolas para dentro da área. Eximio! Pode ser que entretanto inventem um desporto em que seja esse o objectivo.
O JJ pode ser muito bom, mas ás vezes tem cada pancada...Com a qualidade que a equipa não tem dispensa-me o Djuricic, minutos ao Bernardo nem ve-los e vamos lá ver se o próprio John não é dispensado de novo. Talvez com as desculpas Pizzi e Sulejmani.
Já falaram do Nelson e se é verdade que não mostrou até aqui nada do outro mundo, o Jara mostrou já de que é feito. E continua a ter minutos!
Almighty JJ, acorda e salvai-nos destes cepos.

Abraço,
Top1

Diácono Remédios disse...

João Carlos, "poderá chegar aos 3M", condicional… se atingir certos objectivos. Mas até isso acontecer, SE acontecer, custa ZERO!
Foi o que eu quis dizer.


PM disse...

Ok, um pouco a despropósito ou talvez não, que tal é a tomada de decisão do Cristiano Ronaldo ?

Daniel Martins disse...

Segundo avançado? O Bébé tem é de jogar lá na frente ao pé da baliza, que é para tocar poucas vezes na bola. E a tomada de decisão não se melhora aos 24 anos. O que se pode fazer é sistematizar alguns comportamentos, de forma a que em determinadas situações ele reaja sempre da mesma forma. Isso fará com que muitas vezes essa reacção não seja a mais indicada num certo contexto, mas dado o seu QI futebolístico o mais provável já seria ele fazer asneira. Claro que o ideal era ele ir jogar para Namek, mas isso já nem é preciso dizer.

Roberto Baggio disse...

PM, claramente que as características do Bebé o aproximam mais de ficar sentado na bancada como adepto do que do relvado. No máximo, apanha bolas.
Agora a sério, e como não dá para o enviar para Namek, só como avançado, com uma só responsabilidade/movimento: Desmarcar para receber no espaço.

Roberto Baggio disse...

Ah como segundo avançado, ou como avançado único que baixa para tocar não. O objectivo dele no jogo é claro: tocar o menos possível na bola. E, não dar linhas de passe válidas para não atrapalhar. Um segundo avançado não é nada disso. Portanto concordo com o Daniel.

Gonçalo Matos disse...

AAHAHAHAH Baggio, tava a pensar no mmo.

Eu nem vi o jogo, mas do que dizem, nenhuma novidade. Acho que o problema do ano passado do Ola não era falta de confiança, mas sim de minutos em campo. Quanto mais ele tocar na bola mais impacto terá e melhor se percebe o quanto é bom, porque em comparação com a maioria erra menos.
Em relação ao Oliveira, acho que foram demasiados anos de pontapé pra frente e fé no Nelson para que ele possa atingir o potencial que prometia ter, tendo em conta a sua capacidade técnica e física...

E se é pra apostar no Bébé a ponta só pra desmarcar no espaço, deixem lá estar o Nelson, que o gajo tb tem grandas bujas e tecnicamente é melhor que o Bébé

Roberto Baggio disse...

Exacto. O Bebé acrescenta zero!

Costa disse...

Não vi o jogo mas continuo a dizer que o rapaz não é assim tão mau. Como já disseram aqui, tem facilidade de remate e é um portento físico. Poderá tornar-se, em menor escala, numa espécie de Hulk. Para o campeonato português acho que serve, e ainda vai ser útil em muitos jogos.

Pedro Marques disse...

O Bebé é o q é... capacidade física muito boa... técnica razoável e tomada de decisão a pender sempre para o risco do 1x1 e do ir embora sem temporizações. Se fosse com um treinador q privilegiasse demasiado a posse acharia q n estava lá a fazer nada... com um treinador que adora a vertigem das transições acho que até se poderá safar... pessoalmente acho q n se safa porque com gaitan, salvio, ola john, suleimani e pizzi n há minutos que cheguem para ele... mas ola john tem muita qualidade (jogador c caractertisticas completamente diferentes) e tb n se safou... e se gaitan n sair tb n se safa este ano!

No resto continuamos a pintar os jogadores a preto ou a branco... ou é inteligente (nolito, ola john) ou é burro (bebé, salvio, quaresma) como se n houvesse nada no meio... de resto 90% de decisões erradas? tirando as situações de 2x1 que conseguimos quase sempre definir uma decisão
como boa ou má n me parece que se consiga chegar a percentagens desse género... até porque a maior parte das decisões que os jogadores tomam são aceitáveis... e n as podemos avaliar apenas
nas categorias boa e má.

No resto tb me parece q o padrão de decisão de jogadores como Messi, Ronaldo ou Hulk seja assim tão diferente dos bebés do mundo... o que existe é uma clara gradação no sucesso (resultado!) das decisões...

Aza Delta disse...

O que me faz confusão são os jornais desportivos a dizer que ele está em destaque...

Quanto ao ola john, o lance em que isola o João Teixeira por volta dos 70 é um tratado de temporização.

João disse...

Ontem, por incrível que possa parecer, e tendo em conta que está a trabalhar com o JJ há muito pouco tempo, vi o Bebé fazer coisas que provavelmente nunca terá feito na vida.

Claro que continua a errar demasiado, e a escolher as piores decisões, mas também não sejam tão duros. Certo, vocÊs não gostam dele, não é o 'molde' de jogador que é apreciado no blog mas também convém que não se leve tudo ao extremo. Radicalizações nunca são uma boa via.

Ontem o jogador, por três ou quatro vezes, em situações em que normalmente partiria para cima do adversário, passou a bola ao colega em melhor posição. Inclusivamente na jogada do golo.

Isto chega? Não. Está longe daquilo que se quer mas não me parece que o jogador esteja já 'sentenciado'.

Vamos ver o que o JJ fará com ele. Se repararam no final do jogo de ontem, foi com o Bebé que ele esteve, calmamente, a falar e a explicar. Se o rapaz ajudar, pode vir coisa boa dali. Nunca será um Ola John (se este chegar onde pode) mas também não acredito que dali não possa vir nada.

Existem surpresas.

Ah, outro dos vossos mal amados, Di Maria, pode estar a caminho do Bayern. E esta, hein..

Alberto disse...

Impressionante como nao falam, tambem, das inumeras vezes que o Ola Jonh perdeu bolas no 1x1. Se parte para o 1x1 e perde, assumo que seja uma ma decisao.

O Nolito tb era um craque mundial, e olha, nem no Benfica se assumiu.

Bebe nao teve tao mal como o pintam, sendo verdade que pelo menos uma vez saiu no contra ataque em posse, enfiou a cabeca no chao e correu para a linha. Mas isso sao coisas que e possivel melhorar. Se vai ser o melhor do mundo? Nao, mas sinceramente vejo ali mais potencial que um Salvio, por exemplo.

Cumprimentos e peco desculpa pela falta de acentuacao, mas e o que da teclados da feira.

Gonçalo Matos disse...

Pedro Marques,

"Se fosse com um treinador q privilegiasse demasiado a posse acharia q n estava lá a fazer nada... com um treinador que adora a vertigem das transições acho que até se poderá safar..."

Jogar em transições não é só correr e chutar... Em transição é muito importante que a tua equipa crie superioridade numérica, que os teus jogadores saibam quando têm de fixar os defesas, quando soltar, quando fazer desmarcações de ruptura, quando partir na acção individual e ainda por cima têm de fazê-lo em velocidade. Não acho que seja assim tão simples do ponto de vista cognitivo.

"até porque a maior parte das decisões que os jogadores tomam são aceitáveis... e n as podemos avaliar apenas
nas categorias boa e má."
Imagina que eu tenho a bola, tenho dois apoios frontais e um apoio na cobertura.
Em vez de jogar nos apoios frontais, jogo na cobertura e não perco a bola. É uma decisão aceitável jogar para trás quando posso jogar na frente com calma? Aqui acho que é uma má decisão jogar atrás.

Por outro lado, se jogasse em qquer um dos apoios frontais, eu consideraria uma boa decisão, estou a aproximar-me da baliza adversária e aumentar a prob de sucesso da minha equipa.

Sinceramente, na maioria das vezes não acho que as coisas sejam assim tão cinzentas. Acho que o são quando tens por exemplo um gajo enquadrado e sem linhas de passe evidentes e apelas a algo que envolva mais criatividade cais no cinzento.

" o padrão de decisão de jogadores como Messi, Ronaldo ou Hulk seja assim tão diferente dos bebés do mundo... o que existe é uma clara gradação no sucesso (resultado!) das decisões..."

Pois, por isso é que criticamos o Bébé. Um jogador com a capacidade técnica dele não deveria optar pelas mesmas coisas que optam o Ronaldo ou o Hulk, porque a prob de sucesso do Bébé é muito menor que a desses dois. Messi não tem absolutamente nada a ver com Bébé.

Gonçalo Matos disse...

João,

Não vi o jogo. Mas pergunto-te
"Ontem o jogador, por três ou quatro vezes, em situações em que normalmente partiria para cima do adversário, passou a bola ao colega em melhor posição. Inclusivamente na jogada do golo.". Isto deve ser elogiado independentemente do jogador ou só porque é o Bébé? Será que somos nós que implicamos assim tanto com ele? Nós implicamos porque achamos que a contratação não tem sentido face ao que ele pode oferecer a curto-médio prazo e por acharmos que a maioria dos seus comportamentos não são mutáveis.

Gonçalo Matos disse...

Alberto,

"O Nolito tb era um craque mundial, e olha, nem no Benfica se assumiu"

Tás a dizer tu isso? Ninguém disse isso. Diziamos é que o Nolito era muito mais inteligente que a maioria dos extremos do Benfica. E se tivesse outra qualidade técnica podes crer que o estarias a elogiar neste momento.

Acho que respondi à maioria das coisas que referiste nas respostas anteriores.

João disse...

"Isto deve ser elogiado independentemente do jogador ou só porque é o Bébé? Será que somos nós que implicamos assim tanto com ele? Nós implicamos porque achamos que a contratação não tem sentido face ao que ele pode oferecer a curto-médio prazo e por acharmos que a maioria dos seus comportamentos não são mutáveis."

Não me parece que se ache estranha a sua contratação. Acho até que é normal achar-se que é uma daquelas contratações que não faz muito sentido.

O que me parece exagerado é a vossa 'certeza' de que ele nunca será nada. Eu também não o contrataria, mas confesso que tenho curiosidade. Apesar de o Sion ser muito fraco, e de não se poder achar que o jogador fez um grande jogo, confesso que fiquei surpreso com a existências de decisões 'ponderadas e lógicas' depois de tão pouco tempo com o JJ.

É claramente uma das minhas curiosidades para esta época. Ver se o JJ faz dele jogador com algum critério. Porque se fizer, temos ali alguém que pode, e muito, ser útil.

Alberto disse...

Na minha opiniao Nolito nao era tao inteligente como o pintam. Se e verdade que haviam alturas que parecia ter uma visao de jogo acima da media, existiam jogos one se envolvia em fintas constantes, picardias e disputas de bola encostado as linhas. Anyway, se o Nolito tive a morfologia do Bebe PODERIA ser um grande jogador, assim e apenas mediano.

Quanto ao Bebe, concordo com Joao. Surpreenderam-me pela positiva alguns comportamentos do Bebe, embora tambem lhe consiga identificar alguns dos defeitos que sao apontados por aqui. Nao esquecer que ele tem apenas uma semana de trabalho na equipa e com o treinador. Dai o meu "incomodo" com o post, embora perceba a vossa opiniao em relacao ao jogador.

Cumps.

Unknown disse...

Gonçalo, por acaso "vocês" achavam o Nolito o melhor extremo do SLB. Mas estou de acordo com a tua explicação. Como também penso que poderiam ter um pouco mais de ponderação em vez de serem muito radicais nas ideias.

Alberto, o Bébé não tem o potencial do Salvio. E penso que não conseguirá chegar a ser o jogador que o Sálvio é.

Pedro Marques disse...

"jogar em transições n é só correr e chutar"...

mas para jogar em transições é preciso haver alguém que corra... e rápido! É esse o papel do Ronaldo no Real e é esse o papel de Salvios e Bebés no Benfica... a única tomada de decisão é em frente ao Gr decidir por onde se mete a bola... ou qd muito assistir um colega em melhor posição de finalização... as tomadas de decisão dificeis em transição estão nos momentos a seguir à recuperação da posse de bola... mas quem toma essas decisões são os Modrics, Kediras, Matics e Enzos do mundo...

Basicamente toda a gente percebe q o Bebé n é apreciado por estas bandas... e embora ache q provavelmente nunca dará nada reconheço-lhe potencial... agora o q n me parece é q o jogo de ontem seja motivo para fazer um post sobre ele... mas o blog é vosso e vocês é que sabem se preferem ter o blog a falar de futebol ou se preferem ter o blog a discutir os cromos mais bonitos e inteligentes da caderneta do sindicato de jogadores.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Gonçalo, antes de mais nada (eu sei que foi o Baggio a escrever o post) tenho de dizer que, sim, o Teixeira caminha a passos largos para ser um jogador de futebol.

Muito bem ontem, em vários capítulos. Soube temporizar, jogar na melhor opção e cumprir os posicionamentos. Marcou um golo e podia ter marcado mais um ou outro. Gostei bastante.

Sobre o Bebé, e na linha de outros comentários, acho que estão a ser injustos. O mesmo vale para o Eliseu, como aqui escrevi no outro dia.

Ontem o Bebé mostrou que pode evoluir e fazer as coisas de forma diferente. Soube temporizar (sim!) e relacionar-se minimamente com os colegas. Claro, apresenta as trapalhadas habituais sobretudo quando não vê nada à volta e lá vai o Forrest Gump.

Fiquei, no entanto, com a ideia que o Jesus mal acabou o jogo foi logo dar-lhe na cabeça. Houve uma jogada em que o Bebé meteu a cabeça no chão e correu em direcção à linha (corredor direito) quando tinha melhores opções: pelos lábios do JJ percebi que lhe terá dito algo do tipo "o que foi aquilo? Aquilo não é nada". eheheheh

Vamos esperar para rever.

Gonçalo Matos disse...

Malta,

Vou dizer mais uma vez que não vi o jogo, não tive possibilidade por motivos profissionais. Não quero ser injusto com o Bébé e não comentei o jogo dele em si, só me baseei no que vocês disseram.

Não duvido que o Bébé evolua com o JJ, a realidade é que se pensarmos nos ultimos treinadores dele, a maioria não chegava perto do JJ. No outro dia vi o Quaresma no Porto a fazer coisas que não fazia a epoca passada e a minha opinião ainda nao mudou. Como de costume, se ele realmente evoluir eu estou cá para assumir o MEU erro/MINHA opinião. Acho que não vai dar em nada de especial porque tem muitos comportamentos errados que assim o são há vários anos. Esta opinião não é só nossa, mas tb de gente que o conhece pessoalmente há muitos anos.

Pedro Marques,
Estás a assumir que o gajo aparece em 1x0 ou 1x1, o que nao me parece que seja muito comum em Portugal. Eu acho bem mais dificil decidir em transição do que em posse, tendo em conta a minha experiencia como jogador.

Edson,

O Teixeira tem bastante potencial! E acho que para 18 anos já vê o jogo como deve ser, espantou-me por isso mesmo.

Alberto,
"Anyway, se o Nolito tive a morfologia do Bebe PODERIA ser um grande jogador, assim e apenas mediano."
A morfologia? Se tivesse 1.90m isso faria dele grande jogador? Porquê?Se tivesse a qualidade técnica que tem um Quaresma, seria mesmo muito bom. Assim, é um bom jogador da liga espanhola.

Ninguém aqui tem nada contra a pessoa que é o Bébé, nem lhe desejamos mal. Só que, como alguém disse anteriormente, não é o tipo de jogador que queiramos nas nossas equipas.

Roberto Baggio disse...

Edson, "Sobre o Bebé, e na linha de outros comentários, acho que estão a ser injustos. O mesmo vale para o Eliseu, como aqui escrevi no outro dia."

O Maldini acha que o Eliseu é bom. Eu acho que é igual ao Jefferson.
Por isso, não há problema em discordarmos. Como disse, também, não o vejo jogar há pelo menos 2 anos.

Quanto ao Bebé, bom, não há hipótese. O tipo é zero, zerinho, zerão. Não acrescenta porra nenhuma. O Benfica tem melhor nos juvenis. E nisso, eu e o Maldini concordamos :)

Quanto ao Teixeira, tu disseste bem no outro post que ele tem de crescer, e estás certo. Mas se continuar a trabalhar e a querer aprender, a focar na melhoria das suas capacidades técnicas e tácticas, vai dar jogador.

Unknown, por acaso EU achava o Ola John o melhor extremo do SLB.

Roberto Baggio disse...

Quanto a linha editorial do blogue, já convidei todos os leitores a tomarem conta disso. Quando um de vocês o quiser fazer realmente (já que se mostram tão preocupados com a linha de artigos que o blogue segue) são bem vindos. Ficam a tomar conta disso, e pronto.

Gonçalo Matos disse...

Por curiosidade, um amigo meu veio dizer que andaram a comentar este post no serbenfiquista.com.

Alberto disse...

Morfologia e capacidade fisica (nao so a altura). Alias sempre senti isso com o Nolito, que muitas vezes era pouco eficaz pq nao tinha a velocidade e capacidade fisica para fazer aquilo que tentava fazer.

LGS disse...

"Quanto a linha editorial do blogue, já convidei todos os leitores a tomarem conta disso. Quando um de vocês o quiser fazer realmente (já que se mostram tão preocupados com a linha de artigos que o blogue segue) são bem vindos. Ficam a tomar conta disso, e pronto."

Opah, tomo eu conta disto! Vai aumentar 200% a quantidade de posts sobre o Benfica!! :P


Agora um pouco mais a sério,
Acho que o Bebé a extremo nunca vai ser nada de jeito. "Emperra" muito o jogo da equipa. Pode ser que melhore muito mas acho difícil (isto baseado apenas nestes 2 jogos que vi, Sion e Athletic, o que pode ser muito pouco). O JJ não faz milagres, e recordo os mais esquecidos que ele disse, em tempos, que ia fazer do Djaló um "ganda jegadore!"...

PM disse...

Desculpem-me a reincidência. Eu até percebo o quão é importante ou mesmo determinante, um jogador ser dotado de uma boa capacidade de decisão. Mas por isso mesmo, e porque noto, no meu ponto de vista, algum jeito redutor, quando de tal se fala, que volto a repôr a questão :
Ok, um pouco a despropósito ou talvez não, que tal é a tomada de decisão do Cristiano Ronaldo ?

Roberto Baggio disse...

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2014/03/cristiano-ronaldo.html

Paolo Maldini disse...

"No resto tb me parece q o padrão de decisão de jogadores como Messi, Ronaldo ou Hulk seja assim tão diferente dos bebés do mundo... o que existe é uma clara gradação no sucesso (resultado!) das decisões..."

FODASSE. EU LI ISTO?!?!?!?!!?

Roberto Baggio disse...

Foi a segunda. Eu disse ao Gonçalo para não deixar passar. Mas ele não gosta de polémica. Quer dizer, isto não tem polémica nenhuma kkkkkkk

Gonçalo Matos disse...

Lol

Pedro Marques disse...

sim leste e fui eu que escrevi... haja paciência para tanta mania!