Posse de bola no Facebook

Translate

quarta-feira, julho 09, 2014

"A Alemanha não tem um verdadeiro ponta de lança"

A frase não é minha, como é óbvio. É de Mourinho. E é, como venho defendendo há algum tempo, mais um sinal de que o outrora ídolo, treinador português, se recusa a evoluir os seus preconceitos de jogo, e a linha que eu acredito que o futebol vai seguir no futuro.

Hoje, como sempre, quando joga como Ponta de Lança, esteve fenomenal naquilo que se pede de um avançado moderno. Muller não é um prodígio de técnica. Mas é inteligente, e percebe exactamente o que fazer para que os seus colegas tenham mais hipóteses de serem bem sucedidos.
Ao contrário de Klose, por exemplo, ou mesmo de Mandzukic.

32 comentários:

Gonçalo Matos disse...

Deixa-me dizer mais, Muller é banal na finalização. Técnicamente é normalíssimo mas em tudo o resto é top. Já não me lembro qual foi a primeira vez que falámos dele, mas é bom perceber que ele mantém todas as grandes qualidades que tinha aí há 2 anos.
Só não percebo porque o Pep não apostou mais nele..

B Cool disse...

Acredito que com Schurle e sem Klose, ao intervalo já estaria perto dos oito em vez dos cinco

SA disse...

Epah está um gajo a discutir comigo a dizer que Ancellotti e Van Gaal são melhores que o Pep e que este não fez nada de jeito, que não é bom treinador e que não tem crédito... Estou desolado com tamanha falta de capacidade pra perceber futebol

Roberto Baggio disse...

B Cool, gostas do Schurle, ao nível da tomada de decisão?

B Cool disse...

Não particularmente Baggio, mas acho que o Klose apenas pensa em finalizar e na jogada do golo que marca mostra isso mesmo. Além disso, houve várias jogadas que morreram nos pés dele porque não tendo condições para finalizar não sabia o que fazer à bola.

O Schurle não sendo dos melhores naquela selecção, preferia o goetze, penso que dá mais à equipa que o Klose. A segunda parte não é demonstrativa, pois o Brasil estava de rastos e os alemães confortáveis com a vitória, caso contrário não acredito que desperdiçassem tantas oportunidades. Penso que poderíamos ter assistido a um resultado ainda mais desnivelado.

PM disse...

O Schurrle tem conseguido aproveitar bem as oportunidades que lhe são concedidas e para além disso entra sempre que o jogo já está praticamente resolvido (excepto com a Argélia). É uma boa arma secreta para o ataque quando a equipa precisa desesperadamente de um golo, mas como ponta de lança penso que não serve! Apesar de tudo falha bastante na finalização.. Ainda assim não deixa de ser um bom jogador, mas é muito muito irregular.. Quanto à frase do Mourinho, mete vaselina que dói menos.. E vê se começas a evoluir pa! É que o Muller joga que se farta.. Mais do que os "verdadeiros" pontas de lança do Chelsea :) Saudações!

PM disse...

"Mete vaselina que dói menos.. E vê se começas a evoluir pa!" Obviamente estou a falar do Mourinho :P eheh

Roberto Baggio disse...

O Klose estragou pelo menos 3 golos (assim de caras). Concordo que o Schurle podia dar mais do que ele. Mas mais ainda o Gotze. Daí ter-te perguntado, e estranhado teres-o colocado atrás.

B Cool disse...

Só falei no Schurle e não no Goetze porque ele o lançou no jogo, ao contrário do que fez com Portugal. De resto, acho que o Brasil ainda conseguiu ser mais desorganizado, em especial quando a equipa ficou de cabeça perdida, mas não só, bastava aos alemães troarem um bocado a bola, como fizeram no segundo golo, que mesmo estando com muitos atrás o Brasil abria espaços.
Maicon, Dante, David Luíz e Marcelo tiveram uma noite para esquecer, mas nem sei quem foram os médios mais defensivos porque nunca estiveram lá para ajudar a defesa.
Enfim, Scolari vintage, muita garra, muita fé e pouca cabeça.

DC disse...

Preferia que o Barça usasse o dinheiro que vai estoirar no Suarez neste.

Quanto à Alemanha, e se a estes ainda se juntassem Reus, Gundogan e Schmelzer? A única selecção que pode competir com eles nos próximos anos é a Espanha.

Anónimo disse...

Também apostava, em geral, no Schurrle e não no Goetze. A Alemanha quando jogava com o Goetze+Ozil tinha muita falta de profundidade e largura. Loew resolveu isso parcialmente passando Lham para a direita e jogando com Muller e Klose, pois o enorme Muller sabe mesmo muito bem aquilo que tem de fazer (e devo dizer, por não o ter utilizado mais...shame on you Guardiola!). Mas estou a imaginar o jogo de ontem e aquela 1ª parte sem Klose e com Goetze...em vez de 5 eram 7.
Mas em fim, o dono do lugar seria o Reus e Loew também teve que experimentar e perceber o que fazer. Ontem quis a consagração do Klose porque sabia que não jogaria contra uma equipa de futebol. ;)
Agora vamos ver, mas acho que a Alemanha terá mais dificuldades frente à Argentina. A Holanda 'merece' historicamente um mundial, mas seria muito engraçado os vencedores serem os tipos que obliteraram o Brasil ou ainda mais a Argentina.

Abraço,
Top1

Postiga disse...

A minha opinião é exactamente a mesma do Gonçalo no 1ºpost sobre o Muller..não é um tecnicista nato como é por exemplo ozil ou gotze, nao finaliza como os grandes matadores mas em tudo o resto é brilhante (na pressão, nas diagonais, nas tabelas, na movimentação).

Não consigo concordar com a vossa leitura sobre o Klose. É um avançado extremamente completo e inteligente, não o acho nada fraco na tomada de decisão .

Shurrle sim é bastante mais limitado, ate algo desengonçado a jogar...

Roberto Baggio disse...

Eu gosto do Klose. Mas a inteligência dele, com bola, deixa muito a desejar. Sem bola, é de facto bom a movimentar-se. Mas com bola, as decisões dele não são sempre as melhores.

Luís Carvalho disse...

Se o Vítor Pereira ouve que vocês curtem do Schurrle, deserda-vos, loool. Não poderia estar mais contra o que o grande Mourinho disse. Muller é tão bom, e não há muitos avançados com mais qualidade.

Roberto Baggio disse...

hahahahha Luís, ele gostou do Di Maria num jogo em que ele não fez nada de especial. Quer dizer, até fez: correu. Por isso ele não tem moral para isso. Apesar de eu não gostar do Schurle, claro

Luís Carvalho disse...

Acho que o VP vai treinar a Argélia. Loool. Épa, nada contra o Espírito Santo, mas o VP em Espanha no Valência é que era. Mas o homem percebe muito de bola. Retiro tudo o que disse há um ano sobre ele.

Romeu disse...

É fraco tecnicamente?? Então mas se calhar pergunto, o que é técnica? Porque se assumimos que técnica é única e exclusivamente técnica de drible, então sim, penso que podemos dizer que não é um prodígio...
No entanto eu diria que é um verdadeiro prodígio na compreensão do jogo e seus momentos, diria que é um jogador da Era Fractal, ou seja, é um jogador que é capaz de se padronizar ao estilo de qualquer treinador! Mas a capacidade de compreensão só se traduz na sua forma de se expressar no jogo, que por consequência se faz através da técnica!! É a forma de expressão prática de um Jogador! Então podemos dizer que primeiro de tudo o Muller é um Jogador altamente evoluído do ponto de vista técnico, isto é, através da técnica individual tal como a recepção/recepção orientada, o passe, a condução misturado com a componente técnico táctica e até a componente técnico estratégica!... Adoro ver pessoas a falar de futebol, alimenta-o e isso é muito importante, mas..., falar no futebol e analisá-lo com se analisa a carapaça de qualquer coisa sem olhar para o conteúdo, para aquilo que é elementar como por exemplo, falar no comportamento colectivo da equipa e dizer que tem a ver com a posição 6 ou porque o 10 não é um 10 mas sim um 8 que está a assumir esta posição e por isso a equipa não joga, desculpem mas fodasse, dá-me me vómitos, é de uma ignorância tal que devia dar multa! Isto é um jogo colectivo, tem que se analisar um todo! avaliar as suas componentes intra e inter sectoriais, e perceber dentro dos diferentes momentos de jogo como é que comportam os seus padrões! Só depois de pensar sobre um todo e sobre o seu comportamento podemos analisar as tarefas e objectivos de um singular em prol do colectivo! Desculpem-me mas esta merda de comentários individuais, mal interpretados, rudimentares merecem nada mais nada menos do que nada! Dica, aproveitem para ver algumas análises interessantes do canal 1, principalmente do Vítor Pereira que apresenta sempre "Sumo" na forma como analisa o comportamento das equipas... Isso sim se aproxima de Futebol! Aprendam a respeitá-lo, a ama-lo e não a usa-lo como se usa a merda da política! Isto é ciência da verdade e não ciência da estatística, da mentira ou da omissão. Cumprimentos Romeu Silva

Ronaldinho disse...

Eh lá cowboy! Entras aqui a disparar assim?! Disparar asneiras claro...

Roberto Baggio disse...

Master picareta kkkkkkk

Gonçalo Matos disse...

Romeu,

Já lhe mandei menssagem pessoal. Não vamos responder porque sabemos que nunca leu mais nada do nosso blogue. Leia, repense o comentario e depois falamos.

Gonçalo Matos.

Rafael Antunes disse...

Este blog, e o LE, estão a criar uma legião...

Um gajo passa a ver futebol,e a cada jogada , a cada pensamento e comentário deixa-nos quase a pensar em voltar ao banalismo... de tanta falta de conhecimento do jogo à nossa volta... :D

No golo do Klose é flagrante a opção pelo primeiro remate...

O Ozil, em vez de fazer o 8º, também podia ter dado no lado direito (penso que no Shurle) para um 1x0... mas aí ja dava pra tudo... :D

Rafael Antunes disse...

Romeu...

Com todo o respeito, e sem falar pelos donos do blog... Penso que a sua Julieta não anda por aqui!!!!!!!

Pedro Marques disse...

Apesar da entrada a pés juntos penso q percebi o ponto de vista do romeu...

por um lado em relação à questão da técnica... técnica não são virgulas e tesouradas por cima de uma bola... e o Muller em termos técnicos é fantástico em praticamente tudo... chega de dizer q em portugal n se safava ou q vive apenas da inteligência e capacidade tática...

por outro em relação às picardias com comentários descontextualizados... sim o Mourinho disse que mesmo com ele a Alemanha n tinha um verdadeiro Ponta de Lança... mas tb lhe deixou muitos elogios que serviriam para fazer um post totalmente ao contrário.

“I would like to see Muller up against a compact defence” “That would test him. Portugal were far too week. There are plenty of teams at this World Cup who defend far better, are much tighter and better organised.”

“He’s incredibly dynamic and has a unique goalscoring instinct and he finds room on the field that nobody else knows about,”

“But I still think that, even with Muller, Germany don’t have a real forward in their team.”

Ronaldinho disse...

Epa vocês vão mesmo obrigar-nos a fazer um video a mostrar os erros técnicos de um jogador que admiramos tanto? É que já começa a ser insultuoso as vossas tentativas em nos ensinar o que é a técnica.

Anónimo disse...

Não vale a pena. Ele até falha o remate num dos golos de Kroos...

Frigoliny

Gonçalo Matos disse...

Epa, o Muller em todos os jogos deste mundial teve lances em que bem posicionado, enquadrado com a bola, após uma desmarcação dele (tudo o que elogiamos), falhou na bola.
Também ninguém disse que ele era o André Almeida, apenas dizemos que a nivel técnico é normal.
O que não é normal é pensar que o contexto táctico ou estratégico altera a técnica de um jogador. Não é por ter mais linhas de passe que o gesto técnico melhora ou ele consegue por uma bola a 40 metros com o pé mais fraco.

Quanto à recepção orientada, acho que é o seu gesto técnico mais forte.

Roberto Baggio disse...

"Muller em termos técnicos é fantástico em praticamente tudo"

O quê pá? Hahahaha
A grande luta do Muller é sempre contra a bola. Sempre!
Recepção, passe, remate, drible. Em todos esses aspectos é banalissimo. Banalissimo mesmo. Vai compensando com outras coisas, como a velocidade, a força, e a reacção. E é nisso e na inteligência onde ele é fora de série.

Pedro Marques disse...

"A grande luta do Muller é sempre contra a bola. Sempre!"

A frase é tua e Baggio fica tu com ela... que eu durmo bem melhor com a minha...

Abraço

"Muller em termos técnicos é fantástico em praticamente tudo"

Pedro Marques

Gonçalo Matos disse...

Pedro, podoas dar exemplos que ilustrassem essa frase? Enriquece a discussão e permite perceber a tua perspectiva

Pedro Marques disse...

Eu n acho que o Muller seja o melhor do mundo em nada... n é o melhor cabeceador... n é o melhor no passe/receção... não é o mais criativo driblador do mundo... mas é alguém a quem a bola raramente atrabalha... no sentido em que não o vais ver atrabalhado se tiver que cruzar ou rematar de pé esquerdo ou pé direito... se tiver que cabecear um cruzamento ou receber no pé, peito ou coxa um passe longo... e é essa técnica (verdadeira técnica) que lhe permite ter em cada momento as ferramentas necessárias para aplicar as boas decisões que toma.

Videos e fotos de pontapés na atmosfera... vais apanhar de todos os jogadores do mundo... a Ronaldo e Messi incluidos...

mas isso n vai distorcer o facto de ser um jogador muito competente a nível técnico.

O dizer que a guerra dele é com a bola é o querer pintar os jogadores a preto ou a branco... mas há muito cinzento no meio e ao fazer isso o blog perde-se em "picaretas" que já nada têm de futebol mas sim de gostos pessoais e verdades irrefutáveis levadas ao extremo...

PS - E o Muller em Portugal tinha-se safo à grande porque um jogador com aquela qualidade técnica, fisica (1,86!) e tática e com aquela mentalidade agressiva e coletiva é o sonho de qq treinador... porque ninguém do mundo quer aturar um balneário ou organizar taticamente uma equipa com 23 quaresmas...

Gonçalo Matos disse...

Ok, Pedro. Mas as qualidades qe tu disseste que ele tem sao as mesmas que 90% dos jogadores do meio campo para a frente nas equipas da champions e muitas da liga Europa. O muller nao se destaca pela sua qualidade técnica claramente. O que tu estas a dizer é basicamente que ele nao compromete

Pedro Marques disse...

Sim mas o facto de ele n comprometer em nada... já o torna fantástico (admito que o adjetivo pode ser exagerado)... e a percentagem de jogadores do meio-campo para a frente que utiliza c qualidade pé direito pé esquerdo e cabeceamento n é assim tão alta...