Posse de bola no Facebook

Translate

quarta-feira, junho 18, 2014

Os professores croatas



O Freitas Lobo na Sporttv criticou o duplo-pivot da Croácia porque não tem sentido que Modric e Rakitic estejam muito longe das zonas de criação. Se há algum duplo-pivot que faz sentido neste mundial é este, que garante uma ocupação quase perfeita dos espaços em todos os momentos de jogo, assegura qualidade na transição e organização ofensivas, permite que a equipa suba ao “esconderem” a bola e traz à equipa aquilo que está tanto na moda, que são boas decisões.

Sugere Freitas Lobo que a Croácia jogue com um trinco à antiga, que é para os criativos não terem de defender. Não posso estar mais em desacordo e irrita-me que o comentador dos comentadores nacional ainda diga coisas deste género. Do que me recordo do jogo contra o Brasil, todos os jogadores da Croácia defendiam e faziam-no numa equipa que joga numa defesa zona bem trabalhada, e que foi a mais organizada que tive oportunidade de ver neste Mundial. Para quê alterar sistemas que influenciam dinâmicas numa selecção que deu boa conta de si contra um adversário com MUITO maior qualidade individual?

Como diz um amigo meu: Mas ainda há dúvidas que o futebol moderno é baseado em referências zonais e ocupação inteligente dos espaços? #professorrakitic #professormodric

Mantenha a Croácia o nível que mostrou contra o Brasil e acredito que passem sem problemas. E aí veremos o que diz o Freitas Lobo.

34 comentários:

Anónimo disse...

Aquele meio campo é qualquer coisa, pena o halilovic não ter surgido na geração do modric e do rakitic, aí partiam tudo.

Rafael Antunes disse...

A dupla de meio campo que mais gostei de ver até agora... Pena não terem o colegas do seu nível...

Gonçalo Matos disse...

Concordo Rafael. Se bem que tenho uma paixão platónica pela dupla Pirlo-Verratti..

Se o Suker ainda desse uma perninha é que era!

Marco disse...

O comendador que diz coisas como ‘Tentação tática’, ‘a tática amarrada ao coração dos jogadores’…?

O Luís Freitas Lobo é o Gabriel Alves do século XXI, com a diferença de que o Gabriel ainda me fazia rir, este só me consegue irritar e fazer carregar no botão mute. E eu não percebo nada de futebol, imagino a irritação dos que percebem.

Gonçalo Matos disse...

O Freitas Lobo tem uma que eu adoro sobre o Makelele que jogou/joga? na Académica.

"Makelele é um alicate em forma de jogador de futebol".

eskilsson disse...

Se é de frases de Freitas Lobo que se fala, a minha preferida é relativa ao Modric, por acaso: "Luka Modric é a intimidade com a bola". Será que a mulher dele sabe?

eskilsson disse...

Se é de frases de Freitas Lobo que se fala, a minha preferida é relativa ao Modric, por acaso: "Luka Modric é a intimidade com a bola". Será que a mulher dele sabe?

Luis Barroso disse...

Concordo, nem sei se a Croácia tem um trinco à altura da equipa, e já não posso ouvir o Freitas Lobo. Dez vezes o Pedro Henriques.

É óbvio que só se pode perceber se a dupla Rakitic-Modric pode funcionar olhando para o resto da equipa, como ataca e defende.
Irritam-me estas banalidades livrescas que definem à partida que o futebol tem que ser isto ou aquilo. Depende das dinâmicas, se calhar o custo defensivo é pequeno e a capacidade que dá à equipa para se tornar perigosa é grande.

O Freitas Lobo, e isso faz parte da sua mediocridade como comentador, nem sequer discute o importante: se entra um trinco para jogar atrás desses dois, quem sai da equipa? E isso também não pode ser um problema para a equipa, deixar (por exemplo) de poder ter o Olic e Mandzukic na frente?!

Luís Carvalho disse...

Txii, preferir o pedro henriques ao Freitas lobo é mau. Caramba o Freitas lobo ainda sabe do que fala, não é um treinador, nem terá a visão de um, mas é um estudioso e acima de tudo " apaixonado" pelo futebol. Eu cá gosto dos comentários dele. Se queremos falar em aberrações do comentário desportivo, ultimamente só me aparece um nome: Rui pedro Bráz, tão mau que até doi.

Rafael Antunes disse...

Pirlo, Verrati e Modric estão no meu meio campo da Fantasy...

Já não posso ouvir Comentadores...

Como disse o JJ... FAzem-me uma GANDA CONFUSÃO!!!!!!

Joao Silva disse...

Tenho quase a certeza que se o Treinador Kovac tivesse um pivo defensivo da qualidade desses 2 maestros,o colocaria a jogar em detrimento do kovacic ou do sammir mas isso claro depende das dinamicas que o treinador pretende incluir no meio campo.

Luis Barroso disse...

Luís, podemos discordar. Não vou perder muito tempo a defender o Pedro Henriques, apenas digo que ele é menos irritante e não mais incompetente que o F. Lobo como comentador. Acho aliás que esta mania de terem comentadores, durante um jogo, que não são (ou foram) jogadores ou treinadores de futebol costuma dar mau resultado. Até porque essas pessoas não são escolhidas pela sua qualidade, mas por se destacarem de alguma maneira como parte do "espectáculo televisivo". É isso que o F. Lobo alimenta e onde ele esconde a sua falta de preparação.

Gonçalo Matos disse...

Rafael,

Meio-campo de sonho!

Luís,

É possível. Se tivesse um Pirlo, jogaria com um medio defensivo. Se tivesse um Busquets acredito tb. Mas como não têm, não terá muito sentido alterar o sistema neste momento. Mais um jogo em que deram boa conta de si e com uma influencia grande na qualidade de jogo. E não tem necessariamente a ver com a capacidade de fazer assistencias ou golos.

Luis Barroso disse...

João, talvez tenhas razão, mas o plantel deles é o que é e acho interessante a forma como a Croácia está a dispor a equipa.

PPM disse...

Dá gosto ver esta Croácia jogar! Tinha ideia de que o Perisic era bom jogador, mas neste Mundial está a exibir-se a um nível muito elevado! Surpreendeu-me bastante. Gosto muito do meio-campo da Croácia, é do melhor que há no Brasil.. Mandzukic é, de facto, um grande ponta, apesar de não se ajustar da melhor maneira no sistema de jogo idealizado por Pep Guardiola. Sinceramente, era o ponta perfeito para o Mourinho no Chelsea, pelo estilo de jogo. Grande central, para mim, é Lovren. Muito, muito bom. Vou seguir com mais atenção nos próximos tempos o Rebic, que impressionou-me..

PPM disse...

Dá gosto ver esta Croácia jogar! Tinha ideia de que o Perisic era bom jogador, mas neste Mundial está a exibir-se a um nível muito elevado! Surpreendeu-me bastante. Gosto muito do meio-campo da Croácia, é do melhor que há no Brasil.. Mandzukic é, de facto, um grande ponta, apesar de não se ajustar da melhor maneira no sistema de jogo idealizado por Pep Guardiola. Sinceramente, era o ponta perfeito para o Mourinho no Chelsea, pelo estilo de jogo. Grande central, para mim, é Lovren. Muito, muito bom. Vou seguir com mais atenção nos próximos tempos o Rebic, que impressionou-me..

PPM disse...

Dá gosto ver esta Croácia jogar! Tinha ideia de que o Perisic era bom jogador, mas neste Mundial está a exibir-se a um nível muito elevado! Surpreendeu-me bastante. Gosto muito do meio-campo da Croácia, é do melhor que há no Brasil.. Mandzukic é, de facto, um grande ponta, apesar de não se ajustar da melhor maneira no sistema de jogo idealizado por Pep Guardiola. Sinceramente, era o ponta perfeito para o Mourinho no Chelsea, pelo estilo de jogo. Grande central, para mim, é Lovren. Muito, muito bom. Vou seguir com mais atenção nos próximos tempos o Rebic, que impressionou-me..

PPM disse...

Dá gosto ver esta Croácia jogar! Tinha ideia de que o Perisic era bom jogador, mas neste Mundial está a exibir-se a um nível muito elevado! Surpreendeu-me bastante. Gosto muito do meio-campo da Croácia, é do melhor que há no Brasil.. Mandzukic é, de facto, um grande ponta, apesar de não se ajustar da melhor maneira no sistema de jogo idealizado por Pep Guardiola. Sinceramente, era o ponta perfeito para o Mourinho no Chelsea, pelo estilo de jogo. Grande central, para mim, é Lovren. Muito, muito bom. Vou seguir com mais atenção nos próximos tempos o Rebic, que impressionou-me..

Gonçalo Matos disse...

PPM,

Acho que o meio campo pedia outro tipo de jogador na frente, capaz de combinar com mais frequencia com os médios. Acho que o modelo nao tira partido das melhores caracteristicas do Mandzukic que são no jogo aéreo. Mas é um ponta de lança bom, que cria desequilibrios pela sua capacidade fisica. Acho que tem deficiencias técnicas e um exemplo é o lance em que tentou picar a bola por cima do GR e mandou-a para fora.

B Cool disse...

Fazendo uma pausa no Mundial, pedia um comentário dos bloggers à apreciação feita pelo Roberto Tigrão, gr do ponte preta (acho que em Portugal jogou no Moreirense) sobre o eventual reforço do Benfica:

"Tem alturas em que ele abusa da preciosidade no toque técnico e foi isso que falei para ele, por vezes tem que dar um chutão, jogar sério, fazer o que um defesa tem de fazer. Mas isso é bom e acontece porque ele vinha de um clube onde o treinador gostava muito que todos os jogadores, a começar pelos defesas centrais, controlassem bem a bola, trocando-a muito, sem despachar para a frente. Ele aqui, no Ponte Preta, já corrigiu um pouco."

Gonçalo Matos disse...

Nunca o vi jogar, nao conheço.

Mas se a correcção foi começar a despachar mais para a frente, foi pior a emenda que o soneto. Esse GR demonstra bem o que se pensa sobre futebol no Brasil.

Gonçalo Matos disse...

Nunca o vi jogar, nao conheço.

Mas se a correcção foi começar a despachar mais para a frente, foi pior a emenda que o soneto. Esse GR demonstra bem o que se pensa sobre futebol no Brasil.

Gonçalo Matos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maurício Oliveira disse...

Gonçalo, Que acha de se "inverter o vertice" no meio, colocando um croata para jogar "à Busquets"(sei que isso é dificil, para nao dizer impossivel) com os dois meias centrais para dar mais linhas de passe no meio?? Acha possivel?

Gonçalo Matos disse...

Maurício,
Nao sei se nao leu o texto ou a caixa de comentários mas isso foi respondido em todo o lado. Alias, foi isso que me levou a escrever o artigo. A resposta é, pra que mudar se assim resulta tao bem? Nao vejo vantagem em fazer isso.

Anónimo disse...

É a opinião dele, não percebo porque ficam tão incomodados quando alguém tem uma opinião diferente da vossa. Têm todo o direito de não concordarem, mas acho que a forma como o manifestam não é a mais adequada. Se há coisa que admiro no LFL é o respeito que tem pelos outros e a forma apaixonada como vive o futebol, e só por isso merece o meu respeito.

Já várias pessoas aqui nas caixas de comentários vos têm feito reparos à vossa arrogância, não acham que talvez tenham alguma razão?

Gonçalo Matos disse...

Anónimo, isso é referente ao que? Nunca faltei ao respeito a nng aqui no blog e acho que essa critica é injusta.

Ronaldinho disse...

Se alguém não merece essa crítica aqui é o Gonçalo. Farto-me de lhe elogiar a paciência e a tolerância que tem sempre nas discussões, algo que devemos aprender com ele.

Gonçalo Matos disse...

Ja percebi anónimo. O problema nao é a opinião dele, mas sim como a justifica. Supostamente um comentador de futebol devera saber bastante sobre futebol e nao é o caso do lfl. Nao o ofendi de maneira nenhuma e justifiquei a minha opinião. Mas se achares que somos nos a critica-lo a toa, vários treinadores ja tiveram algumas discussões com ele sobre conceitos teóricos que ele nao domina. Como pessoa respeito-o e adorava-o dantes. Mas nao renovou o sei conhecimento e hoje em dia o serviço que presta nao é actualizado

Roberto Baggio disse...

lol Matos, já foste. Nem olharam para o autor kkkkk és um picareta pah, só sabes rasgar o coitado do homem

Signori disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edson Arantes do Nascimento disse...

O Freitas Lobo não sabe o que diz. É ignorante e perdeu, com o tempo, aquilo que o diferenciava dos outros: horas infindáveis a ver jogadores de todos os campeonatos.

Só que isso hoje em dia (com internets e transmissões de tudo e mais alguma coisa nos canais por cabo) qualquer um faz...

Não vale uma beata.

Anónimo disse...

"Mantenha a Croácia o nível que mostrou contra o Brasil e acredito que passem sem problemas. E aí veremos o que diz o Freitas Lobo."

Anónimo disse...

"Mantenha a Croácia o nível que mostrou contra o Brasil e acredito que passem sem problemas. E aí veremos o que diz o Freitas Lobo."