Posse de bola no Facebook

Translate

quinta-feira, junho 12, 2014

Os crimes de Scolari

Dificuldades mais que esperadas do Brasil de Scolari na abertura do mundial.
Contra uma Croácia sem expressão individual para competir com a equipa da casa, o Brasil esteve demasiado dependente dos imponderáveis para conseguir a vitória na abertura do mundial.

Quem é o Luiz Gustavo? O que está um jogador desses a fazer numa selecção como a do Brasil? É que nem ajustar para fechar o cruzamento, quando o central sai em contenção, está dentro das capacidades dele. Nada, nada, justifica a presença de um jogador desses nos 23, quanto mais no onze inicial.

Fernandinho fora das opções?! Será possível que não se perceba que é o melhor médio (volante) que tem? Em todos os aspectos do jogo, com e sem bola. Há muitos poucos médios mundiais com o nível de Fernandinho, e ainda assim é preterido em detrimento de outros que só estão lá a fazer peso.

Óscar nos corredores laterais?! A sério? O jogador mais criativo que tem, o melhor a pautar e organizar o jogo, o melhor a decidir dentro do bloco, o melhor a conduzir os ataques e contra ataques, a jogar por fora?!

Hulk do lado esquerdo do ataque?! Um dos melhores jogadores da Europa em transição ofensiva, por culpa dos movimentos interiores na procura do remate, ou de servir os colegas que abram linhas de passe, obrigado a mostrar aquilo que não tem (competência em organização ofensiva). Ainda por cima, sem a possibilidade de fazer uso dos seus atributos mais fortes. As diagonais de fora para dentro, são o que de melhor ele pode oferecer à sua equipa, e...

A ideia de que uma equipa é um grupo onde se lançam alguns jogadores talentosos para o campo, e outros para fazer cara feia, serem maus, e baterem no adversário está mais que ultrapassada. No fundo, com a qualidade que tem ao seu dispor, e com a força anímica que um mundial em casa tem, o Brasil é favorito. O mérito que Scolari vai ter nisso, é muito perto de zero. Na verdade só não disse zero para não ofender os mais sensíveis.

Mas não importa, ganhou 3-1. Ele tem a sua razão.

47 comentários:

Rafael Antunes disse...

ESTE Brasil dificilmente poderá pensar em ser campeão....

Rafael Antunes disse...

ESTE Brasil dificilmente poderá pensar em ser campeão....

Diogo Pinto disse...

'A ideia de que uma equipa é um grupo onde se lançam alguns jogadores talentosos para o campo, e outros para fazer cara feia, serem maus, e baterem no adversário está mais que ultrapassada.'
Penso que resumiste e bem as ideias de Scolari...
Estava a pensar e tentar perceber o porquê do Hulk na esquerda... não consigo entender.. deve ser a tentativa de aplicação daquela máxima do 'vai à linha e cruza'..

Bernardo Pinheiro disse...

O 11 do Brasil foi ridículo. Só não deu merda, devido à tal "sorte", ou então foram os "bruxos" ehehe.

Saulo Matos disse...

Felipão não precisa provar nada pra ninguem ... o paulinho foi pior q o Luiz gustavo ... a falha no gol da Croácia foi coletiva ... o Oscar pelo lado direito e o Hulk no lado esquerdo foi pra aproveitar o maximo do neymar com liberdade pelo campo e nao limitando ele como no Barça so pelas laterais ... e o Oscar jogou bem hj, mas ele nao vinha tao bem assim nem no Chelsea. Por mim o time não esta pronto ... só isso... mas o Fernandinho concordo é o melhor na posição.

Antonio disse...

Subscrevo na íntegra. Também não perçebo a não utilização de Ramires!!!

João Marinho disse...

pior que o onze, é pessoas a dizer que a o campeonato já é deles .. Em condições normais e jogarem assim não vão lá. Em construção ofensiva são faceis de anular, valem pelos valores individuais que lá tem. que é que o scolari fez de especial num para merecer crédito e tantos milhoes? No chelsea não aguentou uma época depois campeao do mundo do brasil em 2002? Também com ronaldo,rivaldo e ronaldinho quem não era? Com Portugal deve ter tido só apenas a geração com maior capacidade e mais habituada a jogos de alta intensidade e agora com a seleccao com maior talento individual no mundo jogam esta bela ***** que apanhem a espanha logo a seguir aos grupos e que entrem já de férias até mete pena..

Antonio disse...

Ramires do JJ e não aquele que Mourinho estragou

Cláudio Correia disse...

Concordo com o texto mas queria louvar a opção do seleccionador da Croácia ao colocar como médios centro Modric e Rakitic, que comparando com os do Brasil até arrepiava de ver!

Pedro Mendes disse...

Scolari é fraco, muito fraco, fraquinho mesmo... treinador do século passado... é ridículo como senhores como estes ainda arranjam sempre "tacho" neste mundo do futebol que se quer (ou devia ser) de treinadores competentes.. coisa que ele não é. Treinador arcaico, com métodos arcaicos. Mas o que fica é que ele já foi campeão do mundo (em 2002).. isso para a maioria é o que conta. Para mim, claro os resultados têm o seu valor mas o processo para conseguir os resultados é o fundamental e aquilo que deve guiar o treinador. O Brasil até poderia ser campeão do mundo mas sem este treinador medíocre ao comando.

Pedro Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Saulo Matos disse...

2006 Brasil era melhor q em 2002 ... e ainda tem mais ... Ronaldinho nem era unanimidade ... Ronaldo diziam q estava acabado por conta da lesao ... Gilberto Silva na europa ninguem conhecia e ele nao tem mérito nenhum hahahaha ... dizer isso agora é ser oportunista.

André Lobo disse...

Saulo,

Não é ser oportunista. É olhar para toda a carreira de Scolari e perceber que ele de treinador tem muito pouco.

Reconheço-lhe algum mérito equanto motivador e gestor de balneário de resto é zero.

Como podes ver por este post ninguém está a falar em resultados. Falam em ideias de jogo, em opções. Que são todas estranhissimas e que levam a uma qualidade de jogo paupérrima. Já nem pedia que o Scolari desenvolvesse uma ideia de jogo coletivo interessante, podia pelo menos escolher o 11 de forma correta e tentar retirar o melhor das individualidades, ele nem isso faz.

Marco Morais disse...

Nem a propósito! Atenção que escrevi isto antes de ler o teu =)) podes comprovar nos minutos.

www.facebook.com/agambeta

abraço!

Pedro Mendes disse...

Caro amigo Saulo Matos, já ando a dizer isto desde o euro 2004... Perder 2 vezes num mês com a Grécia (seleção poderosíssima a nível mundial) é inaceitável, vergonhoso mesmo. Desde essa altura que digo que para futebol de elite é preciso treinadores de elite. Coisa que ele não é. Zerinho mesmo. Só sabe falar em santos, pedir aos deuses, etc...

Saulo Matos disse...

Eu te entendo perfeitamente ... mas ele tem alguns méritos ... chegou com uma base formada pelo antecessor Mano Menezes mas sem identidade. Ele tenta ser o mais coerente possivel em questao de escolhas, claro que nem sempre escolhendo os melhores a disposição ... é só ver qndo deixou Coutinho de fora dos 23 ... mas dando segurança pro jogador dele exercer o melhor em si ... Seleção é o lugar dele ... em clubes com dia a dia e competições longas ele nao tem mais condição nenhuma de trabalhar.

Saulo Matos disse...

Ele tem o estilo dele de liderar ... tbm nao me identifico com esse estilo, mas nao posso deixar q ele tenha descrédito na seleção ... ele reacendeu a esperança do nosso hexa ... o Brasil nao foi bem hoje ... Transiçao lenta e organização ofensiva fraca ... mas o peso da estreia no Brasil é muito e o emocional sempre foi um ponto fraco da seleção brasileira.

Pedro Mendes disse...

Pois, mas aí está logo uma asneira do Scolari. A 1ª tarefa de um selecionador é escolher os 23 melhores para jogar no mundial, e não este ou aquele da sua "família" em detrimento de jogadores mais capazes, que fizeram uma época fantástica. Aqui está logo um erro que ele comete várias vezes.

Saulo Matos disse...

Tbm vejo assim mas respeito a decisão dele ... cada pais tem uma cultura e aqui isso da certo ... 2002 Romário ficou de fora .... aqui no Brasil é cultural jogador com mais de 33 anos é velho ... nao concordo mas é cultura do país. É assim ... tem de se respeitar esse quesito ja dizia Prof Vitor Frade.

Carlos Antunes disse...

Não fosse por este blogue e pelo Lateral Esquerdo e hoje teria apenas achado que o Brasil joga mal.

Pior que o Portugal de Scolari.
Chato, dependente de um acaso chamado Neymar que remata com o pior pé e a olhar para a bola e faz um golo que uns chamarão de genial.

Aquilo que hoje vi foi um Brasil a tentar construir jogo de todas as formas erradas, com aquela que mais me chocou a ser a dos dois centrais a tentarem organizar jogo com um médio qualquer sozinho entre duas linhas da Croácia e mais 7 jogadores à volta da área.

Entre 2003 e 2008 apenas não gostava de ver Portugal jogar. Hoje em dia sei porque não gosto de ver o Brasil jogar.

Obrigado por já não ser o burro de há uma década!

Carlos Antunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonçalo Matos disse...

Dei por mim a torcer que a Croácia ganhasse, tal era a falta de qualidade dos brasileiros. Neymar dificilmente teve uma boa decisao. Jogadores sempre super distantes da bola, imensas jogadas de 1 contra 2 ou 3. Imenso cruzamento a toa...
A sorte é que esta Croácia tem francamente menor qualidade individual que o Brasil.
De qualquer forma, fiquei surpreso com a organização defensiva dos croatas. Nao conhecia o trabalho do kovac e fiquei com muito boas sensações. Vi jogos dos camarões e México e acho que a Croácia vai passar com alguma facilidade.

Pra concluir, ja ha muito que ia dizendo que a qualidade dos seleccionadores enquanto treinadores ia fazer a diferenca. O primeiro jogo foi prova disso mesmo. Pra ja, basta ter os melhores, mas o mesmo nao sera verdade nas meias finais.

Ps- Oscar para mim é o melhor jogador brasileiro da actualidade. E como é possível willian nao entrar sequer? Enfim. Fiquei desiludido.

Anónimo disse...

O Brasil fez o que se esperava para quem viu primeiro os 23 e depois viu o jogo com a Sérvia. Sinceramente até pensei que a Croácia conseguisse outro resultado. Mas também eles não tiveram no seu melhor e aquele penalty inventado não ajudou. O Brasil garantiu os oitavos em 1º lugar ontem e pode gerir. Quando voltarem 'a sério' talvez tenham já Bernard e Hernanes no 11.
Continuo a achar que Espanha, Alemanha e Argentina têm mais probabilidades de vencer, mas vamos ver como essas equipas se comportam agora no mundial.

Abraço,
Top1

César disse...

Fernandinho, Ramires, William, Oscar, Hulk, Filipe Luis... tanto talento mal aproveitado ou desperdiçado (no caso do F. Luis).

Mas, para mim, o maior erro está no deixar "fugir" Diego Costa. Como foi possível?
Quem, como eu, viu Careca, Bebeto, Romário, Ronaldo e, até, Luis Fabiano, vê agora o "9" estar destinado a um Fred ou Jô.

Jogo zero, com golos caídos do céu.

KAKÁ disse...

Salve Baggio

O Fernandinho tanto devia ser titular, quanto o Bernard não deveria ter sido convocado!!


No Brasil dizem q quando a Seleção joga bem foi o Parreira quem treinou... Quando joga mal foi o Scolari!!


PS.
O Fred está perdendo dinheiro, tinha q ser ator!!

Abraço
XD

Gonçalo Matos disse...

Neymar eleito melhor em campo e Scolari diz que foi penalti porque o árbitro o marcou. Começou bem, o Mundial.

KAKÁ disse...

Em tempo

Segundo minha bola de cristal

A Espanha não passa pela HOLANDA, aliás ela não vai para as oitavas-de-finais

A Argentina não passa das Quartas-de-finais (se chegar a isso)

A Russia é taticamente muito forte vai longe!!

O Chile será a supresa da copa

Apesar do Felipão, Brasil será campeão, até rimou...kkkk


Sei do futuro e do passado
PAI KAKA

Atendo de seg á sex

Abraço
;p

Roberto Baggio disse...

Para mim o Brasil continua a ser favorito. Nem que seja pelo facto de os imponderáveis jogarem um papel fundamental neste tipo de provas.

Ps: Acho que a Argentina ainda joga menos que o Brasil lol, mas posso estar muito enganado.

Rui Soares disse...

O Scolari é muito bom a formar um GRUPO de trabalho. E é excelente a criar empatia entre esse grupo e os adeptos. Nem todos sabem fazer isso... Muitos perdem por não saberem isso...

Laranja disse...

Espanha não passa fase de grupos? Se voltarem a ganhar não ficava surpreendido...

costa disse...

fds, e aqueles dois do meio-campo: Rakitic e Modric?? Ninguém fala?! Os gajos com mais classe no relvado. Ainda que para o Visão de Mercado tenha sido o Olic -dono de dribles estonteantes e corridas a envergonhar os melhores cavalos- o melhor croata.

Rafael Antunes disse...

Costa, bem observado...

o Rakitic levou um comando...

eu considero que em termos de ideias de jogo, a Croacia deu 10-0 ao Brasil (com esses dois no meio é natural), faltou foi quem os acompanhasse ou até percebesse... :D

Diria que a Croacia quando passa a perder e arrisca mais, só a qualidade individual (ao nível das decisões) os impediu de fazer mais... O Olic só contribui com o cruzamento que dá o auto golo, para alem disso só caca!!!! :D

KAKÁ disse...

Salve Baggio

Afora o "controle de profundidade" o q mais faltou nesse lance?!

Daria pra fazer um post sobre isso?!

Ti agradeço!!

http://sportv.globo.com/site/SporTV-na-Copa/noticia/2014/06/no-detalhe-daniel-alves-deixa-buraco-em-jogada-que-originou-o-gol-croata.html

Abraço
;)

Roberto Baggio disse...

À noite que estou a preparar o treino agora, e tenho treino de seguida.
Abraço

Vasco disse...

Já me fodi com essa do Fernandinho, q o coloquei a titular na fantasy

Roberto Baggio disse...

kkkkkkkk Vasco kkkkkkkkk

Sim houve um amigo que apelidou no facebook de Professor Rakitic e Professor Modric, sobre o fundamental da defesa ser a ocupação de espaços, não o ser feio e mau.

KAKÁ disse...

EU AVISEI!!

"Em tempo

Segundo minha bola de cristal

A Espanha não passa pela HOLANDA, aliás ela não vai para as oitavas-de-finais

A Argentina não passa das Quartas-de-finais (se chegar a isso)

A Russia é taticamente muito forte vai longe!!

O Chile será a supresa da copa

Apesar do Felipão, Brasil será campeão, até rimou...kkkk


Sei do futuro e do passado
PAI KAKA"

Quem viver, verá as outras profecias se cumprirem...

Abraço
;D

Rafael Antunes disse...

Grande KAKÁ!!!!!

Mas aquilo que se passou, nem na tua pior profecia confessa lá!!!! :D

Só vi o jogo a partir do 3-1, que é falta, e aí o jogo acabou... Um pouco antes tinha sido desfeito o DP do meio campo...

Roberto Baggio disse...

Kaka. Não consegui o lance todo, mas está no lateral esquerdo.

Não vi o jogo, estava no treino. Mas deixem-me só dizer que o meu capitão era o V.Persie. sintam a minha fé na Holanda hahahahah fácil

Rafael Antunes disse...

Eu fiz a equipa sem tempo para ainda entrar...

Gastei quase tudo em GR, 2 DC top e meio campo... O resto foi quase tudo auto selection... lol

Mas o Modric já rendeu... :D

Ainda pensei no V. Persie, mas o orçamento ja n deu... ahahahah

KAKÁ disse...

Salve Rafael

Juro q tinha certeza q a ESPANHA não ganharia, como tenho certeza q não passa de fase...

Mas a goleada eu não esperava na CHUVA, esperava no SOL...

Pra mim o ciclo da ESPANHA acabou!!

Baggio

Valeu, vou dar uma olhada, obrigado pela atenção!!

Abraço a todos
;)

João disse...

Holanda a jogar HxH? E não é que resultou contra a poderosa Espanha e que todos (eu incluído) dizem ser fulcral garantir constantes coberturas porque a constante mobilidade dos seus é difícil de travar?
É por isto que o futebol é fantástico, independentemente de gostarmos/preferirmos um "estilo", todos podem vencer todos e não há um melhor.

Gonçalo Matos disse...

Foi impressão minha ou a reacção a perda da bola da Espanha hoje foi muito fraquinha? Nao basta ser forte num momento do jogo.. Hoje vi coisas em Espanha em organização e transição defensivas que foram uma desgraça

Maurício Oliveira disse...

Baggio, gostaria de dizer que aprendo muito aqui no blog. devo dizer que sou muito interessado no vies tatico do jogo. Gostaria de pedir-te, se for possivel, indicações de leituras sobre o assunto alem das já excelentes do blog e quais os caminhos para ser licenciado no treino do jogo( se preferir, pode faze-las em outro espaço)
-

Falando do brasil, me lembrou muito o que leio sempre aqui, sobre a falta de opções de passe ao portador da bola, em muitas situações, e a forma pouco compacta da equipe brasileira. Ontem isso ficou evidente, principalmente no segundo tempo do jogo contra o Mexico. Alem de tudo a falta de combatividade para a recuperação da posse e criterio ao mover a bola quando em posse. Como escalariam a seleção brasileira por aqui? Acham que haveria, dentro das condições do plantel brasileiro, possibilidades de ser "uma equipa de posse" ou realmente o nivel maximo desse time se daria apenas em transições?

Maurício Oliveira disse...

Baggio, gostaria de dizer que aprendo muito aqui no blog. devo dizer que sou muito interessado no vies tatico do jogo. Gostaria de pedir-te, se for possivel, indicações de leituras sobre o assunto alem das já excelentes do blog e quais os caminhos para ser licenciado no treino do jogo( se preferir, pode faze-las em outro espaço)
-

Falando do brasil, me lembrou muito o que leio sempre aqui, sobre a falta de opções de passe ao portador da bola, em muitas situações, e a forma pouco compacta da equipe brasileira. Ontem isso ficou evidente, principalmente no segundo tempo do jogo contra o Mexico. Alem de tudo a falta de combatividade para a recuperação da posse e criterio ao mover a bola quando em posse. Como escalariam a seleção brasileira por aqui? Acham que haveria, dentro das condições do plantel brasileiro, possibilidades de ser "uma equipa de posse" ou realmente o nivel maximo desse time se daria apenas em transições?

Roberto Baggio disse...

Maurício, desculpa a demora.

"Gostaria de pedir-te, se for possivel, indicações de leituras sobre o assunto"

Sinceramente, não existem livros tácticos que possa recomendar... Não li nenhum.

" e quais os caminhos para ser licenciado no treino do jogo( se preferir, pode faze-las em outro espaço)"

Frequentar uma faculdade de desporto, e especializar-se na área do futebol.

"Como escalariam a seleção brasileira por aqui?"

J.César, Dante, T.Silva, Maxwell, D.Alves, Fernandinho, Ramires, Óscar, Willian, Neymar, Hulk.

<>

Se o Brasil não pode jogar em posse, nenhuma equipa no mundo pode. Na minha opinião, é mais que evidente que devem ser uma equipa dominante, com bola.

Maurício Oliveira disse...

Não há necessidade de pedir desculpas baggio. Muito obrigado pela resposta. Aprendo muito sobre o jogo aqui no blog.

Abraço