Posse de bola no Facebook

Translate

quarta-feira, junho 04, 2014

Kagawa

O genial médio japonês demonstra o que é preciso para ultrapassar uma linha organizada de quatro jogadores.
São necessários dois jogadores. E pede-se uma tabela, pois claro. Não vá mais alguém lembrar-se de estar sempre a fazer isto, e pode ser que se comece a jogar 2 contra 10.

13 comentários:

Bernardo Pinheiro disse...

Carrega Kagawa!

Bonga disse...

É tão fácil...

Gonçalo Matos disse...

Ainda hoje ao almoço, eu e o Rubén falávamos disso. O Moyes com este, Mata, Januzaj, Carrick, Rooney, RVP tinha um potencial pra ver acontecer lances destes todos os jogos e ao pontapé.

https://www.youtube.com/watch?v=6mieCtHd23w

Ve esse link a partir dos 3:45. For the fun, mas demonstra bem o poder de uma tabela.

Bernardo Pinheiro disse...

Já tinha visto esse video Gonçalo rs, só mesmo os japoneses para tentar cenas dessas.

Pedro disse...

É bem jogado mas o central que tenta a intercepção desposiciona-se da linha de 4 abrindo o buraco. Não pode acontecer quando se defende em linha (acho eu).

Tiago disse...

Cheira a Aimar-Saviola. Que se repetia em: Aimar-Saviola-Aimar-Saviola-Cardozo! ;)

Pedro Marques disse...

É evidente a forma mais simples de equipas com grande qualidade de passe mas sem grandes soluções no 1x1 de criar desequilíbrios. O problema prende-se mais ou menos com aquilo que o Pedro falou... embora numa perspetiva diferente. numa equipa que defenda bem em zona o central direito (neste caso) sai à bola (neste caso um pouco a queimar...) mas ainda assim o kagawa só teve espaço para receber porque quer o central esquerdo quer principalmente o lateral direito não encurtaram a sua distância (o exercício das cordas dava jeito para aquela defesa). Se o tivessem feito aquela bola seria muito mais dificil de entrar e entrando nunca o kagawa finalizaria c aquele à vontade. Mérito do Kagawa pela iniciativa até porque se a defesa reagir bem cabe ao colega n respeitar a tabela e procurar outras soluções...

Roberto Baggio disse...

Com 1x1 ou sem 1x1, é a melhor forma de criar desequilíbrios. Na forma como entendo o jogo, é claro.
Ainda que eles tivessem fechado, dava para tabelar, e criar uma situação de finalização dentro da área. Sem tanto espaço, é certo. Mas com tempo para finalizar, com qualidade, ao primeiro, ou segundo toque. Na minha perspectiva do lance, é claro. Não estou a ver como é que eles poderiam parar este movimento ofensivo sem recorrer à falta. É isto que vejo ali.

Leandro Belmonte disse...

Baggio, mas não achas que o defesa direito pelo posicionamento corporal não está logo fora da jogada ? Não te parece também que a defesa é passiva na saída à bola ? Dirias para a defsa recuar aquele espaço todo ou que alguém saísse o mais rapidamente na bola ?
Não estou nem quero tirar mérito à jogada que é genial, a tabela é a arma mais mortífera de poder ser utilizada ..
Quem não aproveita Kagawa e companhia não pode ser ilibado de responsabilidades, parece o Mourinho a queixar-se de não ter avançados.

Abraço, grande Blog, mais uma vez.

Roberto Baggio disse...

Leandro, é um lance mesmo difícil. Transição, 5x4, sem contenção à frente da linha defensiva. Se os avançados fizerem tudo bem, é quase imparável.

Eu acho que eles recuaram bem. Mas também acho que o lateral do lado da bola, deveria ter saído logo na bola para precipitar o passe do kagawa para o jogador na linha.
No final, tem de sair e bem o central. E todos os outros deviam estar bem mais fechados.
O lateral está mais que batido, o central mais longe da bola não ajustou, talvez pk tentaram ali fdj.
Mas acho que é um lance de difícil resolução, apesar de haver muito por onde melhorar na forma como defenderam.

Rafael Antunes disse...

Muito complicada esta inferioridade com tanto espaço para defender em recuperação.

Mas gosto da procura de retirar profundidade. No entanto quando chegam à entrada da área penso que deveriam estar mais próximos.

Para o central sair ali (e é ali que tem de sair!!!!) o DD tem de fechar dentro, mas quando sai o passe para dentro ele ainda está a rodar e o Kagawa aproveita-se precisamente por ele lhe estar a dar aquele espaço para entrar...

Na minha opinião o DD deve fechar o meio quando ele ataca o CC e esperar que o passe vá para fora... Ele garante que o passe não vai para fora e dá o espaço que o kagawa acaba por atacar.

Gonçalo Matos disse...

Eu diria que mesmo estando as coberturas no sitio certo, que a bola pelo menos chegaria ao Kagawa. A velocidade de execução e do proprio Kagawa é complicada de bater por parte dos defesas. Acho que a melhor hipotese seria interceptar o passe que sai para o Kagawa no espaço

Pedro Marques disse...

Concordo inteiramente com o Rafael... Neste caso concreto o DD n fecha dentro pois estava preocupado em condicionar o passe no ala... n estou a dizer que seja um erro gritante, tendo em conta que é feito em transição defensiva... é normal acontecer mas n deixa de ser um erro. E é esse erro que leva a que o kagawa tenha tempo inclusivamente para receber a bola antes de finalizar. Volto a frisar que o Kagawa fez o que tinha que fazer mas aquela tabela só entra porque havia demasiado espaço intrasetorial. Sinceramente neste caso o erro é quase sempre dos laterais... por causa da preocupação c o "adversário direto". É das coisas que martelo mais aos laterais... dê lá por onde der NÃO PODEM COMER BOLA entre eles e os centrais.