Posse de bola no Facebook

Translate

sábado, junho 21, 2014

"Há vários tipos de nove"



Em Outubro do mesmo ano, Benzema comentava:


"Há vários tipos de nove. Há os que não marcam, mas fazem outras coisas em campo. Eu faço parte desse grupo. Não tenho em mente marcar. Tenho em mente que a minha equipa ganhe. Claro que se marcar melhor"


Hoje, o Karim fez das melhores exibições individuais deste Mundial e uma das melhores da sua carreira. Benzema é neste momento top mundial e já vínhamos comentando a sua importância no Real, destacando a sua inteligência e capacidade de abrir espaços para os seus colegas.

Hoje, Benzema fez tudo. Tudo o que se poderia pedir a um jogador foi feito. Excelentes decisões e algumas com influencia nos golos, excelentes golos, jogadas individuais. Muito mas muito futebol nos seus pés.


Vi o jogo num espaço público sem muita atenção aos aspectos defensivos/tácticos. Mas sempre que havia perigo, acabava por ver, fruto do barulho de vários adeptos franceses.  E sempre que levantava a cabeça e a França tinha a bola, lá estava Benzema, como referencia do colectivo frânces.




"Fixa o teu adversário antes de soltares a bola!" diziam-me o Baggio e o Ronaldinho há 3 anos num treino. Aí está o exemplo do porquê fazê-lo. À atenção do Diego Costa

21 comentários:

BB disse...

À atenção do Miguel Veloso também.

Gonçalo Matos disse...

Diria que da maioria dos jogadores, em geral.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Muito bom jogador. Gosto muito dos jogos que tenho visto dele. Mesmo muito.

Roberto Baggio disse...

Conheces o Baggio e o Ronaldinho? Que fixe hahahahahah

Melhor exibição individual do mundial, até ao momento!

DC disse...

Gostei da França. Muita facilidade nas transições. 3, 4 passes e estavam em zona de finalização. Acho que são candidatos ao top3.

Gonçalo Matos disse...

Edson,
Mais uma vez de acordo!

Baggio,
Ensinei-lhes tanto! Não disse que era a melhor porque não vi todas nem este com atenção à transição e org defensivas. Mas ofensivamente duvido que alguem vá fazer melhor. Só a pulga se tiver mto inspirada!

DC,
Esta Suiça, para surpresa minha, foi terrível. A dupla de centrais da minha faculdade faria um jogo melhor que o Senderos e o Djourou. Horríveis a todos os níveis e a comprometer muito.. Mas a culpa também é do treinador.

DC

costa disse...

um pequeno aparte:

nnguém fala da costa rica?! parece-me que o apuramento deles não foi ao acaso. ofensivamente são algo 'pálidos' mas os jogadores estão sempre próximos. defensivamente são, creio, do melhor que se vê no mundial: referências zonais e não dando espaço ao adversário. tacticamente muito bem preparados.

uma bela surpresa!

Miguel disse...

Ainda ontem tinha uma discussão onde me tentavam fazer crer que Diego Costa e Suarez são melhores que Benzema e Aguero. E ainda que Balotelli é melhor que os dois também, depois Benzema faz esta exibição e não precisei de discutir mais. Há quem não veja para além dos golos. Só Benzema é capaz de me fazer apoiar a França, que jogador!!

Gonçalo Matos disse...

Miguel,

Eu até acho que o Ballo, no meio daquela randomness toda, é um jogador inteligente. Isto é, no meio do caos que ele é, tem acções que demonstram que não se tá a cagar para o colectivo.

Gonçalo Matos disse...

costa,
Eu não tenho tempo para analizar o jogo deles mas também estou mto surpreendido. A equipa é extremamente organizada na defesa, mas o que mais me impressioou foi mesmo quando têm ,a bola. Sempre pelo menos 2 soluções ao portador da bola, jogadores sempre em movimento. E depois devem ser das selecções mais adaptadas ao clima das cidades mais quentes e/ou húmidas. Vão ser um osso duro de roer para toda a gente e não os vejo a serem eliminados facilmente.

Signori disse...

Sim Gonçalo Matos, e sabendo que deverão apanhar Colômbia ou Costa do Marfim, com a desorganização e desequilíbrio que lhes reconheci, não me surpreendia que chegassem aos quartos

Miguel disse...

Gonçalo,
Também me parece que o Balotelli é muito bom jogador, quando não se perde nas ideias de trampa que andam naquela cabeça. O que me irrita é que como ele é irreverente (e estúpido) o pessoal assume isso como sendo uma característica da genialidade

Maurício Oliveira disse...

Pude ver este cracaço ontem ao vivo, e me lembrei do Lateral esquerdo e do Posse.

Deschamps acertou em cheio com seu leve deslocamento pra esquerda. excelente esta França

Alguem aqui considera como ja uma das principais candidatas?

Gonçalo Matos disse...

Mauricio,

Neste momento não consigo apontar nenhum candidato. A França esteve bem mas num grupo muito fácil e a Suiça é muito fraca em organização defensiva.

Gostei muito de ver o Chile e a Costa Rica. De resto, acho que ninguém conseguiu mostrar qualidade nos dois jogos.

Estou desapontado com a Espanha, Argentina e Brasil.

Rafael Antunes disse...

A propósito.

Zapping, sic notícias, Joaquim Rita a falar...

" o futebol tem 4 velocidades, e a mais importante de todas é a velocidade de deslocamento"...

É óbvio que assim só é bom avançado quem marca golos, ou então se conseguir correr a 50km/h!

Gonçalo Matos disse...

Rafael,

Tb o ouvi falar! É mto mau.

preto_nharro disse...

Gostava de destacar k antes de Mourinho xegar a Madrid, Benzema n era assim, era o oposto, so keria marcar e correr está quieto... Vamos ver o k conseguirá fazer ele c Diego Costa

Edson Arantes do Nascimento disse...

LOL

Já só faltava essa: daqui a pouco o Mourinho também foi o primeiro homem a pisar a Lua.

Pedro Ribeiro disse...

Há vários tipos de 9... e vários tipos de 6, embora não para todos:

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=485125

preto_nharro disse...

Mourinho n fez td nem fez nd, teve os seus meritos e demeritos cm td a gente na sua carreira, axo justo dar o merito a kem o tem, e s fez mt erro enquanto em Madrid, teve mt merito no desenvolvimento do Benzema... Mx desculpa se é uma opiniao ridicula, mx é a minha e foi so o k kiz transmitir, s n concordas n precisas gozar

Gonçalo Matos disse...

Pedro Ribeiro,

Esse Mourinho tá tonto. Até porque as características que destacou (tirando cruzamento) são fulcrais num médio defendivo. Além de que ali, Lahm tem um papel muito mais influente na equipa.