Posse de bola no Facebook

Translate

segunda-feira, junho 23, 2014

Há que levantar a cabeça. Não. Há que usar a cabeça.

"Disse ao intervalo que estávamos a jogar bem e que iríamos marcar um primeiro golo e depois o segundo. Podíamos ter marcado quatro ou cinco com as oportunidades que tivemos"

Como Ronaldo diz, e bem, é lógico que esta selecção não tem qualidade. Mas também é lógico que tem mais qualidade que os USA, ou Gana. Portanto, considero que há condições para competir, assim o seleccionador entenda fazer o melhor com os jogadores que tem. Não me parece é que ele tenha capacidade para isso. As desastrosas escolhas para compor o grupo, os estatutos que impedem os mais internacionais de ficarem no banco, por mais pobre que sejam as suas exibições. Ah, mas é preciso ver que eles são importantes no jogo aéreo, e nas bolas paradas! E a experiência deles em campo é muito importante neste tipo de provas!

Fica aqui um pequeno resumo, do resumo do jogo.














38 comentários:

Dejan Savićević disse...

e nao ias bater mais!!

Roberto Baggio disse...

não resisti XD

Ricardinho disse...

já tinha dito que os três M's era merda...

Quando o william entrou notava-se bem a diferença dele para o veloso o unico problema foi o veloso ficar do lado esquerdo da defesa

Dejan Savićević disse...

Para ti e para outros que tal:

"A crítica vem de alguém que de futebol percebe pouco. Pode ter um tempo de antena grande e uma placa na frente com um indicador para tirar os jogadores, mas eu tenho a certeza de que se eu lhe colocar 11 amendoins e lhe disser para mexer um ele não sabe. Eu mexo um amendoim e a seguir ele tem de mexer outro, ele vai comer o amendoim e dizer que o jogador foi expulso, fica a jogar com 10 porque não sabe o que o outro jogador tinha de fazer" PB

Alessandro Del Piero disse...

Que diferença quando entrou William. Mas sozinho não faz milagres. O Meireles e o Bruno Alves neste momento da carreira são de distrital.
O Paulo Bento de treinador só tem o nome.
Aquele meio campo com william, adrien,tiago e amorim no lugar no pereira tinhamos ganho fácil.
Que amadorismo...

Dejan Savićević disse...

Vejam por favor o lance que o Ricardo Costa tira em cima da linha de golo! Parem a imagem quando os USA ganham a bola e dps contem quantos segundos fica o Miguel Veloso parado!!!

martin vazquez disse...

no meio disto tudo, não passa de um pormenor mas é incrível o tempo que o b alves demora a levantar se do chao, no lance do segundo golo

Roberto Baggio disse...

Paulo Bento TREINA A DOR, já dizia o Abel Xavier

Alessandro Del Piero disse...

A minha pergunta é como é possível alguém ter tantos anos de futebol e saber tão pouco?!e esta pergunta aplica-se a tanta gente...

Anónimo disse...

Baggio,

na 3º imagem a culpa não é do Ricardo Costa ? nesse lance o Bruno Alves fica em linha com os laterais e o Ricardo Costa continua a perseguir o jogador dos EUA , mesmo depois de ele estar 3 metros fora de jogo.

Anónimo disse...

Quando dizes ironicamente que a culpa é do que corre por 3 ou 4 e do que se levanta depressa, referes-te a quem exatamente?

Pergunto me como é que um treinador consegue chegar a nível internacional e não ver ou não entender o porquê de ter perdido com a alemanha e repetir os mesmos erros

Roberto Baggio disse...

"na 3º imagem a culpa não é do Ricardo Costa ? nesse lance o Bruno Alves fica em linha com os laterais e o Ricardo Costa continua a perseguir o jogador dos EUA , mesmo depois de ele estar 3 metros fora de jogo."

No meu modelo de jogo, quando há condições para meter a bola nas costas da defesa, sem contenção próxima, não se deve tentar o fora de jogo. Pelo que, para mim, todos os 4 elementos da linha defensiva, deveriam garantir a profundidade, baixando alguns metros.

"Quando dizes ironicamente que a culpa é do que corre por 3 ou 4"

William

"e do que se levanta depressa"

A.Almeida

Pedro Ribeiro disse...

Não te parece que no lance do lançamento do Bradley para as costas do Bruno Alves, o Ricardo Costa deveria ter mantido a linha? Ele tem a visibilidade total do lance, só havia um americano em condições de ser solicitado em profundidade...

Quanto às críticas ao Beto no lance do golo, sinceramente, não me parecem justas. A minha reacção também foi essa mas depois de ter visto a repetição e o arco que a bola fez, tenho a sensação de que não tinha chances de lá chegar. Até acho que Beto, de quem não gosto pelo estilo demasiado espalhafatoso, esteve bem mais seguro do que Patrício frente à Alemanha. Patrício esteve simplesmente horrível nesse jogo, mesmo que não possa ser responsabilizado pela derrota, como é evidente.

ricnog disse...

Aí, mas o beto n vê a bola a partir......lololol eh logo o primeiro erro, um gr não ver a bola a partir......!!mas dp há mais.....!!

Bagio, no teu modelo tem q se garantir a profundidade, qd se está solto no meio campo....optimo, mas qual o modelo da seleção?? :) se perguntares isso da profundidade ao paulo bento, por certo n te sabe responder.

Quando o lateral e passado nas costas, n tem que ser o central a ir dobrar? Passando o lateral para o meio, para estar mais ajustado e correr menos riscos??

William sempre muito bom a tapar os espaços e na pressão, quando tinha que a fazer....só um tanso não vê a diferença da qualidade.

Meireles nada saabia o que tinha que andar a fazer.....impressionante, tal como o Moutinho......inacreditável a confusão que para ali ia.....

Paulo bento sem duvida que é o grande culpado deste fracasso!! Não há um jogador dos EUA que jogasse na equipa portuguesa.....!!



Anónimo disse...

Bem me parecia que te referias a um jogador do meio campo, só estava com medo que fosse ao Veloso...esse a correr por 3 ou 4 só se foi das vezes que ia fazer pressão ao meio campo americano, depois so tinha força para defender com os olhos...

Só vejo o blog há 2 semanas e já aprendi o suficiente para o jogo de ontem me ter feito uma "ganda confusao". Deviam dar o link ao PB. Bom trabalho

Anónimo disse...

O Moutinho pode não estar a atravessar o melhor momento mas foi dos que mais correu e lutou ao longo do jogo. Enquanto Eder e Ronaldo praticamente não pressionavam, ele tinha que fechar com o william o corredor central tentando controlar 3 e por vezes 4 jogadores americanos e ainda ia pressionar por vezes os DC ficando o william sozinho no meio porque o Meireles e Nani marcavam H-H os laterais adversários. JJ provou que é possível defender bem em 442 mas nunca com 2 avançados que pouco se mexiam e com 2 jogadores sozinhos no meio p controlar tanto espaço e jogadores... Obviamente que o Moutinho não podia estar em todo o lado... Erros graves na organização defensiva que qualquer treinador minimamente competente evitaria...

Roberto Baggio disse...

Pedro, para mim, deviam todos ter baixado.
Ok, o B.Alves é a referência para a linha defensiva, e todos devem acompanhar o seu movimento. Logo R.Costa deveria ter seguido o comportamento colectivo do seu sector. Mas como disse, B.Alves deveria ter baixado. Pk se a bola é medida no espaço, ninguém lá chega.
Há um erro do RR.Costa, de facto. Mas, eu treinador, se isto acontece na minha equipa, quero que a linha baixe, e era isso que lhes ia dizer.

Miguel disse...

Aquilo que me pareceu foi, dois jogadores sempre a saberem onde deveriam estar (Almeida e Ricardo Costa) e outros dois completamente à deriva (João Pereira e Alves), sendo que se depois ganhámos com William no meio perdemos com Veloso a lateral.
Baggio, que equipa para o Gana? Algo na linha de Beto; Ruben Amorim, Pepe, Neto e Ricardo Costa (a Lateral Esquerdo); William, Moutinho, Rafa; Varela, Nani e Ronaldo?

Jay disse...


Brilhante, já vou partilhar! Farto das críticas ao William quando o gajo só cumpriu a sua missão. Não tem culpa (como Almeida) que ande lá gente a inventar enterros de minuto a minuto. O Bruno Alves então foi uma passadeira autêntica, com a Alemanha meteu dó, com os USA foi uma valente vergonha. Comido por um triste Dempsey N vezes.

E já agora... Não acham que não tendo laterais (especialmente direitos) de jeito e já que o sr. Bento não conta com Antunes e Cedric... Um 3-5-2 ou 3-4-3 não daria para ser utilizado pela Seleção daqui para a frente?

Tipo:
Patrício-Beto-Anthony (qualquer um serve, nenhum é grande espiga mas cumprem; se bem que eu fazia 'all in' no Lopes para ver se dava alguma coisa)

Neto-Ilori-Pepe (tendo em conta os 3 centrais "mais" que temos, neste momento; penso que poderiam aproveitar outros como José Fonte ou Paulo Oliveira, que podia e merecia ter ido ao Mundial)

Coentrão (fecha o corredor esquerdo, já que sua Majestade não pode colaborar no processo defensivo) e Amorim (fecha o corredor direito, que o faz com qualidade e acerto, como sabemos) com William, Adrien e Josué (esperemos que acorde esta nova época no Porto) (alternativamente: João Mário? Gonçalo Santos? Tiba? Moutinho se em forma; André Gomes?Danny? Excluo Rafa para já porque aquela cabeça tem 0 de compreensão tática por ora)

Ronaldo + Nani (SE voltar a cumprir uma época normal num grande; e este é um grande SE) + Bruma? Cavaleiro (se aposta no Benfica)? Mané? Medeiros (se aposta no Sporting)? Horta? Ou um PL como Postiga (que ainda vai sendo o melhor, apesar de tudo?)

Ou virei louco?

martin vazquez disse...

bebé não cabe numa nova ideia de seleção nacional?

Gonçalo Matos disse...

Jay, não me parece que tenhamos sequer 3 centrais que justifiquem que joguemos assim. Na fase de qualificação que aí e supondo que todos os jogadores podem ser convocados (i.e. PB na rua)

Patricio,
Sílvio, R. Carvalho, Yohann, Coentrão
William
Moutinho, Manuel Fernandes
Nani
Ronaldo e Éder

Mas mais importante que o sistema é mesmo ter um modelo de jogo. Tendo em conta que não me parece que vá haver um grupo com um bloco de tugas que sirva de espinha dorsal, mais vale delinear-se o mais depressa possivel um e trabalhá-lo o quanto antes. Até pode ser um que explore mais transição que organização, mas que tenha o minimo de sentido

PS: Se por um lado não percebo porque nng fala do Yohann, por outro não percebo o porquê de agora o Adrien estar tão cotado. As suas principais qualidades são físicas e o que de melhor acrescenta é intensidade.

Martin,
Bébé é jogador pra transições e muitos espaços. Para algo mais exigente que isso não me parece que tenha condições

Anónimo disse...

Boa Noite,

1 - a melhor frase do JJ nos últimos tempos... "não há jogadores em baixo fisicamente só há jogadores em baixo tacticamente" é impossível um jogador competente tacticamente nos treinos diários que não tenha disponibilidade física para fazer o mesmo nos jogos.
2 - é impressionante como os jogadores facilmente acreditam que são melhores do que o que realmente são... e é impressionante como alguns jogadores que nos parecem perceber o jogo afinal limitavam-se a corresponder, em jogo, ao estimulo permanente que lhes era proporcionado pelo treinador no treino - Moutinho é um exemplo escandaloso.

Ricardo

Gonçalo Matos disse...

Ricardo,

Totalmente de acordo com os dois pontos! Obrigado pela partilha!

Esses dois pontos resumem muito do que se pensa aqui no blog. Mas quanto ao Moutinho, até já comentámos em off, que parece que ele não acredita no que tem de fazer. E se assim for, a meu ver é um bom sinal. É sinal que compreende que está metido num conjunto de jogadores que estao organizados horrivelmente mal

Rafael Antunes disse...

Gonçalo,

Ainda no outro dia falei desse sistema na Selecção... e o ponto que me parece mais complicado é onde pões o Nani...

Não sei até que ponto ele desempenharia essa função... Atendendo aos que estão neste momento na Selecção talvez seja o único que se possa lá "aventurar".

Gonçalo Matos disse...

É destes o jogador que te traz mais criatividade. Depois traz-te também agressividade no um contra um, a atacar e defender. Tenho pena que não jogue neste momento no Man utd em nenhum lado, porque continuo a ver nele coisas que se vê em muito poucos jogadores. Ainda ontem teve um lance em que fez uma diagonal da direita pra dentro e fez um passe que isolaria o Meireles. A seguir a Ronaldo, é o melhor jogador português, para mim.

Tywin Lannister disse...

Contra o Gana, Paulo Bento tem de ser "audaz" e fazer algumas mexidas na equipa se quiser ter chances de ganhar a partida ou de pelo menos, não sair do Estádio Nacional de Brasília com uma goleada.

Se André Almeida recuperar, é deixá-lo ficar na lateral esquerda, João Pereira na direita não vale a pena mudar. No eixo da defesa, manter o Ricardo Costa para equilibrar os disparares do Bruno Alves, pois este só sai da equipa se ficar lesionado.

À frente dos defesas, que Paulo Bento meta o Pepe, e à frente dele, o William Carvalho, com Moutinho encostado à direita e Varela na esquerda. Assim, temos quem defenda ao meio, e nas faixas laterais, e já não sofremos tanto com as investidas pelo lado do lateral esquerdo como aconteceu diante dos EUA e sempre defendemos com 8.

Lá na frente, sobram Nani e CR7 soltos para jogar no contra-ataque e sobram Rafa, Éder e Meireles ou mesmo Amorim, para termos algum banco e sobra o Neto como opção para central. De outro modo, vai ser um suicídio...

Gonçalo Matos disse...

Tywin,
Porque Varela e nao Vieirinha? Porque pepe a trinco e retirar o William da sua posição mais forte? Porque Amorim no banco se ate a lateral é melhor que o titular?

Edson Arantes do Nascimento disse...

Não não, Gonçalo, o melhor jogador português a seguir ao Ronaldo é o Coentrão. Isto é óbvio e, para mim, indiscutível. E o Nani é muito fraquinho actualmente. Mesmo no corredor prefiro o André Martins (por exemplo).

Gonçalo Matos disse...

Edson,

Porquê?

Bruno Pereira disse...

Contenção e cobertura: words not found in Paulo Bento dictionary. Para 5ªF:
Eduardo; JPereira(arrrrggghhh), Pepe, Neto e AAlmeida; WCarvalho, Amorim e Rafa (eu que sempre adorei o JMoutinho já n posso com ele neste Mundial...); Nani, Vieirinha e CRonaldo (já que o homem não vai defender, ao menos coloquem o homem deliberadamente na frente). E tu queres ver que as palavras passavam a constar do dicionário? Era o novo acordo ortográfico após o PB inventar demasiado...

Roberto Baggio disse...

Matos, essa para mim é fácil: Tomada de decisão XD

Gonçalo Matos disse...

Baggio,

Sim, tomada de decisão do Coentrão neste momento é melhor.
Mas o Nani é dos poucos jogadores no mundo que consegue sucessivamente quebrar contenções e coberturas e ainda por cima tanto o faz para a linha como para dentro. Tanto passa, remata e centra com um pé como com outro e alterna drible com passe de ruptura. Mete-o num modelo de jogo decente e vamos ve-lo decidir melhor, não tenho mtas duvidas. Não o acho super inteligente, mas acho que é um jogador que consegue facilmente perceber o que tem de fazer para que a equipa jogue melhor.
É que, nos ultimos tempo, parece que o Nani é uma especie de Quaresma quando não é nada disso.

Roberto Baggio disse...

Eu concordo com o Edson que o Coentrão é o 2ºmelhor jogador. Mas não acho o Nani fraco. Acho o Nani muito bom. E acho que jogando com regularidade, é mesmo muito bom. Digo isto porque as soluções dele, ao contrário das do Quaresma não são para ele brilhar.

Rafael Antunes disse...

Eu pensaria seriamente em Nani a interior... Com trabalho, com o JJ por exemplo, seria um segundo Enzo... Acho que tem potencial para isso...

Gonçalo Matos disse...

Eu também Rafael!

Luis Barroso disse...

Eu já "desculpei" muitos erros a treinadores, mas nunca vou perdoar ao Paulo Bento por ter insistido no Veloso e Meireles a titulares neste mundial (sobretudo este último). Não tem explicação. Era óbvio para qualquer treinador de bancada de meia tigela que ele não estava em condições físicas para fazer qualquer tipo de pressão aos adversários. Ainda por cima o P. Bento tentou pressionar à frente com o meio-campo... o que é que ele estava a pensar?!

A colocação do Ronaldo na frente com Éder, do lado esquerdo (a única coisa que falta a este "post") foi dramática para Portugal porque ele não se mexeu o jogo todo para defender e descobriu completamente aquele lado, o que obrigou um médio centro a jogar na esquerda, abriu o meio e nem sequer foi eficaz na esquerda para parar os EUA. Este Ronaldo a 10% só pode jogar a ponta-de-lança, colocando outro médio/ala do lado esquerdo capaz de cobrir o flanco e apoiar o lateral.

O Paulo Bento tem que sair. Perdeu autoridade junto da nova geração de futebolistas que vai dominar a selecção a partir de agora. Não é o homem para fazer a renovação porque sempre resistiu a ela. Está na hora de mudar, caso contrário vejo mesmo a qualificação para o Euro 2016 como muitíssimo complicada.

Roberto Baggio disse...

Oh Luís não digas isso. É que depois vêm aí os maluquinhos perguntar quem somos nós para perdoar ou acusar alguém de incompetência

Tywin Lannister disse...

«Gonçalo Matos disse...

Tywin,
Porque Varela e nao Vieirinha? Porque pepe a trinco e retirar o William da sua posição mais forte? Porque Amorim no banco se ate a lateral é melhor que o titular? »


Varela porque é manifestamente um jogador "fetiche" do Paulo Bento, depois de não contar com ele no Sporting... coisas da vida. PB conhece bem Varela, este está bem integrado na equipa, tem mais rotinas, a defender parece ter sempre disponibilidade para tal. Vieirinha esteve muito tempo parado, poderia ser opção para usar a partir do banco, à la Leonardo Jardim, por assim dizer... ;)


O Pepe a trinco é evidente, sabe fazer a posição e dá mais estatura e disponibilidade física naquela zona fulcral do terreno. É claro que William Carvalho é melhor, mas estando Raul Meireles simplesmente estoirado, e não tendo Adrien Silva para usar como "bloco"...

Rúben Amorim não é opção, a menos que queiras fazer uma substituição forçada na primeira parte, da maneira como as coisas estão... Mas se o usasse, era à frente do William Carvalho, que poderia regressar para à frente do eixo da defesa e aí podias ter Pepe e Neto, com Ricardo Costa na direita e André Almeida/Miguel Veloso na esquerda.


Não vale muito a pena discutir as opções de PB para os 23, pois há muito que era sabido que alguns só lá estão para preencher os lugares vagos.

Para além dos erros tácticos e do desconhecimento do jogo que revela, PB não terá muita culpa por nas vésperas do início do Mundial, ainda estar a fazer particulares nos EUA, em vez de já estar num local com um clima similar àquele em que iria disputar o primeiro ou o terceiro jogo da fase de grupos.

Certamente que EUA e Alemanha chegaram ao Brasil mais cedo, não tenho tantas certezas em relação ao Gana.