Posse de bola no Facebook

Translate

quarta-feira, maio 07, 2014

Algumas notas sobre o Benfica-Rio Ave.

Bom planeamento e organização do Rio Ave. Nuno Espírito Santo tem mais mérito por ter chegado a esta final, do que o Benfica em conquista-la. Fica apenas por perceber a que se deve, estando o treinador no seu 2ºano, tão fraca prestação na 1ºliga, sendo que tem bastante qualidade individual.

Benfica com os serviços mínimos. Natural para quem vai disputar uma prova europeia, sendo impossível controlar a cabeça dos jogadores, o foco já está naquela final.

A confirmação de que Markovic não é muito forte no 1x1 puro (por exemplo Gaitan ou Sálvio são muito melhores, e mais criativos nesse parâmetro).

A confirmação de Rúben Amorim é fantástico na construção, e pior na criação. Escolhe invariavelmente a opção que dá mais notoriedade (passe, drible, remate, condução) ao invés da melhor opção.

Pedro Santos mostra-se a bom nível. Já me tinha impressionado ao vivo, contra o Estoril. Hoje mostrou movimente que tem muito por onde pegar. Velocidade, qualidade técnica, competente no que a tomada de decisão diz respeito. Com o treinador certo irá impor-se no Braga, e como um dos bons jogadores do campeonato.

Mas quem é que contratou esse tal de Rúben Ribeiro?! É pah, com o Luis Gustavo, e o Diego Lopes no banco, não se compreende de todo essa opção. Muitas equipas queriam ter o luxo de contar com qualquer um dos dois, no Rio Ave são suplentes de um senhor que não consigo caracterizar.

Ukra. Bom para o Rio Ave (ou não). Muito fraco do ponto de vista cognitivo. Raramente acerta na decisão, não obstante da mais valia técnica que tem. Ele ter ficado no campo em detrimento de Pedro Santos mostra mais uma vez que a brincadeira dos estatutos ainda não foi abolida do futebol.

Filipe Augusto. Ou os três grandes andam a dormir, ou não percebo o que se passa. Grande, grande, grande jogador. Qualidade técnica, criatividade, critério. Incrível. Em condução, no passe, no drible, na forma como protege para entregar jogavel. Tudo, tudo bom. No Rio Ave é um desperdício que ele jogue tão recuado.

24 comentários:

PMR disse...

Filipe Augusto só ficou este ano no rio ave por causa da lesão que teve, adorava que o meu benfica apostasse nele para a proxima epoca.

Luis Santos disse...

Acho que tenho resposta para boa parte das tuas dúvidas em relação ao Rio Ave.

1. Não fizeram nada na Liga porque estiveram meio ano a jogar para as taças e jogos em casa foram uma desgraça... Perguntaram ao Nuno o porquê da diferença de rendimento entre jogos em casa e fora e ele respondeu que a equipa técnica analisou os jogos e apercebeu-se que alguns jogadores tinham comportamentos (não especificou quais) diferentes dependendo se jogavam em casa ou fora, sem indicação dele para tal.
E não te esqueças que a tabela é enganadora. O Rio Ave está muito em baixo, mas apenas a 6 pontos do 6º (que não seria uma má classificação).

2. O Pedro Santos já tinha feito uma grande época no Setúbal, mas por alguma razão estranha nunca foi opção no Braga. Diga-se que a época do Braga foi muito mal planeada em termos de plantel. Começaram com: Yazalde, Alan, Agra, Pedro Santos, João Pedro, Hugo Vieira e Pardo. Se ainda contarmos com Rafa, outros jogadores que podiam jogar como extremos e equipa B, já se percebe que a ideia foi "compra e logo se vê".

Sobre o treinador do Braga na próxima época, fala-se no Nuno...

3. Tens alguma coisa a dizer da capilaridade do Rúben Ribeiro? lol
Mas o homem para o Rio Ave até não é mau. Apesar de ter feito um jogo muito fraquinho.
Além de Luís Gustavo e Diego Lopes, estava lá o Braga. Para jogar em 4-4-2 como jogou na primeira parte até seria o ideal.

4. O Ukra não gosto nada... Muita corrida, mas depois é só "vai à linha e cruza". Não faz muito mais...

5. O Filipe fez um jogo enorme!
O que se passa com ele é que o "dono" dele é o Jorge Mendes. E o que se consta é que ele o quis no Rio Ave para ele estar sempre a jogar. Talvez mude neste Verão. Ficava muito bem em qualquer um dos 3 grandes. Acho que até no lugar do Enzo se safava bem.

Abraço!

Roberto Baggio disse...

O pah o Rio Ave tinha que estar a disputar a Europa, pela tabela classificativa...

Quanto ao resto obrigado pelos esclarecimentos. E sim, aquele penteado só mesmo para concorrer com o Meireles hahahahah top.

O Filipe era titular nos grandes :)

hertz disse...

O que me parece é que o Rio Ave é muito forte na organização defensiva mas depois a nível ofensivo tem dificuldades. Na 2ª parte, a perder, continuava sem arriscar minimamente.

Anónimo disse...

Pelas palavras de Jorge Jesus no fim do jogo é de esperar que o Filipe Augusto já esteja de malas aviadas para o Benfica?

Anónimo disse...

Para perceber a razão do Rio Ave só jogar ben de vez em quando, e logo quando é a eliminar, é ver a composição da equipa médica. Se andassem sempre com a pastilha caíam para o lado. Faz algum sentido o que aqueles gajos sprintaram na primeira meia hora? Nem o Vettel anda assim. Fdx

José Fernandes disse...

Baggio
o Rubén Ribeiro jogou pela barba... claramente que foi esse o factor que pesou...
O Jesus basicamente disse que o Rio Ave iria perder alguns jogadores para o ano... e com um sorriso maroto... espero que o Filipe Augusto seja o escolhido e não p Candeias 2.0 (Ukra)
Quanto à classificação do Rio Ave, eles nos jogos antes e depois das meias das taças perderam pontos com equipas fáceis... mas concordo que mesmo assim deviam ter feito melhor... este Rio Ave devia ter lutado com o Estoril pelo 4o ou Nacional pelo 5o...
O Marko nunca foi de grandes fintas... ele basicamente é bola pa frente e ganhar na velocidade...
PS. muito bonito Sílvio ser o escolhido para receber a taça... demonstra união...
PPS. OBLAK... The Iceman... Gigante.... À muito que o Benfica não tinha um GR que me dá confiança nas saídas a cruzamentos...

Pedro disse...

"O Filipe era titular nos grandes :)"

No lugar de Fejsa?

Anónimo disse...

Quais foram as palavras do JJ sobre o Filipe Augusto?

Roberto Baggio disse...

Sim Pedro.
José, o Oblak ainda tem de crescer. Mas já é melhor que o Artur. Isso diz muita coisa.
Quanto ao Marko não é uma questão de ser iu não de fintas. É mesmo criatividade no 1x1. Por exemplo, Iniesta sem ser de fintas tem um 1x1 parvo xD.

João Nogueira disse...

Baggio,

Não achas que o Filipe Augusto podia desempenhar um papel similar ao do Enzo neste esquema do Benfica?

Abraço!

Rafael Antunes disse...

Tas a dizer que o Ukra é zero!!!???

Depois levas com os guardiões do futebol.... Não viste que ele fez uma trivela?! Trivela = Quaresma = Topo = Ukra... Ukra é de topo... :D

Sinceramente Baggio, vai começar tudo de novo... :D

Pedro Lucas disse...

Filipe Augusto não é um monstro físico, mas dificilmente vejo algum trinco mais clone do matic do que o brasileiro das caxinas. Parece-me certo que no final do ano irá para um dos grandes, até pelo que serão as movimentações de verão dos 3: fernando está de saída, william idem e andré gomes vai pelo mesmo caminho. filipe augusto encaixa em qualquer dos lugares, sendo que com jorge mendes como empresário, dificilmente rumará a alvalade.

Edson Arantes do Nascimento disse...

O Marko fez mais um grande jogo, mesmo sem fintas (que se fodam as fintas...), e sem executar bem (perdeu várias jogadas prometedoras dessa forma). Mas aquilo que ele dá à equipa é sempre, ou quase sempre, de qualidade superior.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Ah e o F. Augusto pode ser melhor que o Fejsa simplesmente porque é excelente com a bola no pé... Coisa que nem sempre se verifica com o sérvio.

Jorge Carolo disse...

Concordo Baggio,

O Filipe Augusto seria um jogador interessante para o lugar do Fejsa porque apesar de não ter a compleição física do Servio, que JJ aprecia, não é nem baixo nem fraco fisicamente, o que associado às suas valências técnicas o tornam um jogador muito interessante!!

Ahh e só tem 20 anos!!

Anónimo disse...

o ruben ribeiro é mto irregular, por isso é que nem é titular regularmente. mas tecnicamente é superior ao diego lopes, que é mto mais lento a executar.

JON disse...

Desconheço o Filipe Augusto. Para o Porto fala-se no Aly Ghazal (outro miúdo...). Alguém tem opinião sobre o ele?

Roberto Baggio disse...

Para aquele gajo ser superior tecnicamente ao Diego Lopes, tem de ter feito o pior jogo da carreira. Porque o Diego, tecnicamente é fortíssimo

Anónimo disse...

Baggio o Augusto é pivot ou interior?

E não te vejas "grego" com a pergunta xD.

Cumprimentos,
António Teixeira

Roberto Baggio disse...

Interior

Cumps

Anónimo disse...

e vamos todos nos recordar que este ruben ribeiro é uma famosa troca entre ele e del valle que rumou a paços de ferreira no mercado de transferências de inverno

Luis Barroso disse...

Baggio,

Sou apreciador dos teus posts e comentários. Porque não um post sobre o Benfica Sevilha ainda antes do jogo começar?

Estou com curiosidade para ver como é que o meio campo do Benfica se vai aguentar sem Enzo Pérez a marcar o ritmo do jogo. Se não fosse essa ausência estava mais seguro que o Benfica ganharia. Assim, acho que parte favorito mas tudo pode acontecer.

Obrigado

Roberto Baggio disse...

Bom dia. Agradeço desde já.
Estou com preguiça de fazer algumas coisas ultimamente.
Cumps