Posse de bola no Facebook

Translate

domingo, abril 20, 2014

Porto B 4-1 Benfica B.

O grande destaque, para mim, continua a ser Bernardo Silva. Não é normal que tanta qualidade ainda ande pela segunda liga. Fazendo das palavras de um amigo minhas, "Se o contexto apenas nos exige para chegar aos 10 pontos, não vamos fazer por chegar aos 20". Isto é, a segunda divisão não representa qualquer estímulo para ele. Só na dificuldade é que se evolui, e ele não tem tido dificuldades nenhumas. Sendo que, não tem espaço para alinhar pelo SLB deveria então treinar-se SEMPRE com a equipa principal.

Carlos Martins pareceu-me um caso estranho, ao início. Como é que um jogador sem futuro na equipa, está a roubar espaço a um jovem da formação? Também eu me questionei. Mas do que tenho acompanhado do SLB B, e já tinha inclusivamente falado disso com o Ronaldinho, o que C.Martins tem feito, e bem, na minha opinião, é guiar os jovens, sobretudo ao nível do jogo. Mostra aos "meninos" soluções que eles desconhecem com bola, incentiva, apoia, joga com bastante acerto, recupera defensivamente com agressividade, servindo como um bom exemplo de como se devem comportar, dentro de campo.

Hélder Costa. Não será "nunca" a estrela ou um indiscutível na equipa principal. Acreditando eu que a qualidade do SLB ao nível dos extremos/alas se mantém. Contudo, tem pormenores muito interessantes ao nível da tomada de decisão, e qualidades físicas. Não tem uma técnica assombrosa, mas é bastante competente naquilo que faz. Procurar colegas para combinar, e é sempre muito responsável defensivamente. Continuando a evoluir, tem valor para no futuro ficar no plantel.

Cancelo não evoluiu nada este ano. Uma pena.

Tozé. Não pelos golos que marcou, que evidenciam a sua qualidade técnica, mas pelo que deu ao jogo. Em condução, em passe, ou em drible, sempre com muita competência. Uma ou outra escolha errada, típico da idade, mas com muito, muito potencial para evoluir.

G.Paciência. Não foi o seu melhor jogo. Mas do que tenho acompanhado nos últimos tempos, com estímulos certos, será o Ponta de Lança da selecção nacional. Tem qualidade técnica, aliado a um físico tremendo. Tenta jogar e combinar com os colegas. Há um lance de transição que define bastante bem a sua qualidade. Condução para fixar (2x2), e aguentar o passe até o timing certo, deixando a bola redonda e o colega na cara do golo. Joga bem de costas, gosta de tabelar, e tem um remate interessante. Parece-me sobretudo bastante inteligente.

Kadu. Sobretudo pelo jogo fora dos postes, com bola. Parece-me haver ali trabalho, para que o GR se torne muito competente no jogo de pés.

Mikel, é jogador para estar constantemente na primeira equipa. A treinar, a crescer, a aprender com os melhores. De futuro, poderá ser indiscutível na posição de Fernando.

11 comentários:

Dias C. disse...

Curioso... a descrição feita do Gonçalo podia ser a descrição de um jovem Postiga há 10/11 anos a tentar afirmar-se. Acho que até no que lhe falta - ser um goleador - ele é parecido com o Postiga. Já sei que por aqui um Postiga 2 será bem vindo, mas tenho mais esperanças num outro avançado do Porto, o André Silva.

DC disse...

Também gosto bastante do Leandro e dos dois laterais do Porto B.
E o Tiago, apesar de pensar que nunca será de topo, acredito que com experiência de primeira liga se possa tornar num jogador interessante.

O Mikel tem sido uma surpresa. No ano passado eu detestava-o porque acho que tem limitações técnicas muito grandes, mas a evolução dele este ano tem sido surpreendente.
Aliás, acho que o Porto tem trabalhado muito bem nesse aspecto porque todos os jogadores têm apresentado uma evolução muito boa.

De todos esses, pelo menos Gonçalo e Tozé para mim faziam a pré-época. E depois é rodar num Rio Ave ou Guimarães para jogarem sempre.

Quanto ao Benfica, conheço muito mal, embora o Bernardo se note claramente que a bola sai sempre redondinha daqueles pés.
Mas não compreendo o objectivo de ter gente como Lindelof ou Lolo na equipa B. Eles nunca serão jogadores para o Benfica, andam lá a tirar espaço aos putos?

Roberto Baggio disse...

DC,

E podes juntar muitos outros nomes no Benfica B.
Enfim.
Quanto ao Mikel não conhecia do ano passado. Mas sim, notam-se algumas limitações, algumas das quais ainda vão à tempo de trabalhar. Passe, recepção orientada, etc.

Não tenho visto nada de especial no Leandro, mas também não tem chamado à atenção.

Para mim, o Gonçalo e o Tozé, ficavam já a treinar com os seniores. Mesmo que jogassem pela B, sem jogar pelos A. Mas treinavam a época toda com os melhores, tal como Mikel, e Kadu. Seriam esses 4.

Abraço

António Teixeira disse...

DC,


A cena do Tozé é que não me parece menos competente que o Herrera, por exemplo, ou que o Varela. Parece-me bem melhor até. Para mim era A ou saia, e se sai é porque nem vale a pena tentar entendes?

Cumprimentos

Anónimo disse...

O Hélder gostava de ver em zonas mais interiores.

Abraço,

Top1

Anónimo disse...

Então e o Guedes, ontem foram só 20 minutos, e o Fábio Cardoso?

Tomcat disse...

O Hélder Costa, nas mãos do Jesus, pode dar um bom lateral-esquerdo. Como extremo, a tarefa de aparecer na equipa principal será muito difícil.

Signori disse...

Uma questão: já observaram o egípcio Gomaa, do Nacional?

Abraços

Signori disse...

Boas, já deram uma olhada como deve ser no Gomaa, egípcio do Nacional?

Abraços

Luís Miguel disse...

As selecções irão prejudicar muito a evolução dos jogadores.

Anónimo disse...

Gomaa é jogador TOP. Está só de passagem para o Nacional. Calça no Sporting e no Porto fácil.

Na minha opinião, Guedes tem tudo para chegar muito longe, desde que lhe dêem os estimulos que ele precisa para tal. E também acho que a maior promessa do FCP nem é nenhum dos que referiram neste post. Para mim é claramente o Ivo Rodrigues. E com a fraca qualidade que o Porto apresenta nas alas, tem que fazer parte do plantel principal na proxima epoca.

Fabio Cardoso é um central de nivel muito mediano. Muito voluntarioso, mas pouco mais que isso. Qualidade técnica muito baixa e alguma dificuldade no 1x1 defensivo. Então quando apanha jogadores um pouco mais rápidos e móveis, vê-se sempre aflito. Para além de que não tem apresentado evolução nenhuma, leva-me a duvidar da capacidade cognitiva dele.