Posse de bola no Facebook

Translate

sábado, abril 12, 2014

Juventus




Sobre a Juventus importa perceber como parar os seus movimentos padrão, ofensivos, e que tipo de estratégia irão utilizar, sendo que jogam a primeira mão fora de casa.

Pirlo. Sobretudo este jogador. Sendo impossível fazer com que não receba a bola durante os 90 minutos, não se pode deixar que receba nas melhores condições. Sempre que possível, não deixar enquadrar. Assim que enquadra, contenção sempre agressiva. É importante que ele nunca tenha tempo e espaço para pensar/executar. Importante também controlar as zonas do campo onde se fazem faltas. Os dois médios do SLB terão um papel fundamental, e de grande desgaste, para que apenas tenha duas linhas de passe: para trás e para o lado.

Llorente. Referência para os cruzamentos. Simula que vai ao 1ºPoste, ataca a zona central, ou 2ºPoste. Os cruzamentos são invariavelmente para o avançado espanhol. Qualidade técnica, boa tomada de decisão. Baixa para servir como apoio para permitir a outros atacar a profundidade.
Aqui é cumprir com a habitual rotina de controlo de cruzamentos.

Vidal. Muito importante nos movimentos de ruptura, e no aparecimento em zonas de finalização de uma segunda linha. Quando na saída de bola ou na construção inicia o movimento, importante controlar desde logo a profundidade uma vez que o seu movimento contrasta com o do avançado daquela zona que baixa para confundir a linha defensiva. Mais importante que controlar o movimento de Vidal será não deixar que o passe saia, sem contenção. Pode sair dos centrais (Bonucci), ou os médios.

Tévez. Referência para o jogo entre linhas. Baixa da linha mais recuada para actuar como um 10. Importa que nesses momentos jogue sempre de costas. Não deixar enquadrar. Se enquadra, procura furar pelo corredor central em condução, drible, ou combinação com Llorente. Criativo, e com muita qualidade técnica. é também o grande responsável por segurar para colocar médios de frente, bem como combinar com os alas. Será curioso perceber como é que Jesus vai resolver isto. Se sair um central para não deixar enquadrar, Vidal poderá aproveitar esse espaço no seu movimento habitual. Uma maior proximidade entre a linha defensiva e a linha média deverá funcionar bem.

Vucinic. Cumpre com o mesmo papel de Llorente, caso esteja em campo. Com a diferença de ser solicitado, também, no pé e em apoio.

Marchisio. Quando a equipa não arranja soluções na 1ºfase de construção, liberta-se do seu posicionamento como médio de cobertura, para criar uma linha de passe entre as linhas adversárias. Também acontece conduzir entre sectores por forma a fazer a equipa progredir, mas sempre em tabelas. Quando Vidal não está, é o responsável pelo aparecimento em zonas de finalização vindo de trás, e pelas desmarcações de ruptura em construção. Aqui o papel dos avançados será fundamental. Fechar esta linha de passe, ajudar os médios em contenção com pressão pelo lado cedo.

Pogba. Importa que não receba, no meio campo ofensivo, sem contenção. Fortíssimo nos remates de média distância, forte fisicamente, com qualidade técnica. Não é jogador de conduzir muito, com qualidade, pelo que contenção próxima deverá resolver. É muito forte na execução, pelo que é mesmo importante não o deixar rematar.

Giovinco. Qualidade técnica, criatividade. Cumpre com o papel de Tévez. Condução, drible, passe, qualidade de execução. Importa que nunca enquadre. Enquadrado, é um verdadeiro perigo.

Bonucci. O elemento da linha defensiva com maiores responsabilidades na construção. Tem muita qualidade no passe longo.

Relativamente à estratégia, mais perto do jogo, ficará analisado o jogo dos quartos de final contra o Lyon, na 1ºmão. No Lateral Esquerdo.

24 comentários:

Unknown disse...

Baggio, aqui está a tua opinião de como defendê-los. E para atacá-los, quais são os pontos fracos deles?

Roberto Baggio disse...

Isso depende da forma como vierem jogar. Ou seja, da estratégia.
Que será posteriormente analisada, no LE, como escrevi no artigo.

Andrea Pirlo disse...

Obrigado Baggio, fico à espera então do artigo no LE.

Benfiquista Tripeiro disse...

Hipóteses do Benfica, em percentagem?

Anónimo disse...

Baggio, gostava de saber se vais analise aos juniores do Benfica uma vez que o jogo foi transmitido e na segunda há outro tambem.



DelPiero

Postiga disse...

Possível solução: Enzo colado a Pirlo no momento defensivo (2 médios por trás Ruben e Fejsa), apenas com Rodrigo na frente aproveitando as diagonais de Markovic e a mobilidade de Rodrigo que nao se dá a marcaçao de nenhum dos centrais. Superioridade clara no meio campo onde a magia e criatividade da equipa farão o resto

Postiga disse...

A minha sugestao que seria surpreeendente seria Rodrigo solto na frente sem se dar a marcaçao dos 3 centrais, Enzo perto de Pirlo e 2 medios (Ruben e Fejsa). Aproveitar as diagonais de markovic e a superioridade evidente no meio campo

Roberto Baggio disse...

DelPiero,

Não encontrei o jogo na net

FranciscoB disse...

Parece que os juniores do Benfica sempre aprenderam alguma coisinha... pelo menos o suficiente para golearem o Real Madrid e estarem na final... o treinador já é melhorzinho?

E o que é que se passou em Sevilha? foi só o Fabiano que falhou? então o Sevilha não estava ao alcance, com a sua defesa caótica?

Roberto Baggio disse...

Francisco,
Não sei. Não vi o jogo. Tu que deves ter visto, o que achaste?!

Em Sevilha? Não sei, não vi o jogo. Tu que viste, o que achaste?!

E já agora, sobre o tema deste artigo, o que achaste?!

Anónimo disse...

Baggio e um post sobre o Ola John e a merda que ele tem estado a fazer na Holanda? É que o Hamburgo só pontua (3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas) quando ele não joga (5 jogos, 5 derrotas com ele em campo).

Abraço

Roberto Baggio disse...

Tens seguido e visto os jogos da equipa quando ele joga ou não? Eu não tenho. Se tens, deixa aí a tua opinião, que poderá ser interessante.

Anónimo disse...

Faz um video Baggio. Ou entao faz as tuas correlaçoes estatisticas de com Quaresma o resultado é X e sem Quaresma o resultado é Y. Já que o fazes para criticar Quaresma podes fazer o mesmo para o Ola.

FranciscoB disse...

Sobre este post, dou-vos os parabéns - está bem analisada a equipa da Juventus. Continuem o bom trabalho que têm apresentado aqui e no lateralesquerdo.

Peço desculpa pela minha agressividade mas, por vezes, parece-me que vestem de azulebranco...

Roberto Baggio disse...

Pois, sem opinião. Como o que esperava. Agora não tenho mais nada que fazer do que andar a seguir as recomendações de um anónimo. Assim o faria, se o Ola John fosse um jogador que jogasse sozinho, sem perceber que existem colegas. Assim o faria, caso o acompanhasse regularmente. Queres aparecer anónimo?! Cria um espaço teu, deixa lá as tuas opiniões. Pode ser que ganhes leitores, se quiseres ainda faço publicidade do teu espaço.

Francisco,

Pois, pelos vistos também não tens opinião. E este, não é espaço certo para ti. Estes blogues não têm clubes. Os teus comentários, aqui e no LE, demonstram exactamente o tipo de pessoas que não queremos que comentem. Não é sobre o clube A,B,C que aqui se fala. É sobre futebol. Se não gostas, porque fala mal do teu clube, e bem de outros, não nos leias.

Agradeço os elogios.

FranciscoB disse...

Eu gosto das vossas avaliações técnicas sobre futebol. Infelizmente, o futebol tem outras condicionantes que vocês não analisam (e ainda bem) que deitam por terra o trabalho honesto de muitos profissionais - arbitragens, doping, comunicação social, justiça desportiva, corrupção a todos em níveis...

De qualquer maneira, qd se diz que a numa passagem a uma mei-final da Youth League os jogadores nada aprenderam e que o treinador é mau... é estranho... puseram o autocarro à frente da baliza e ganharam em duas saídas para o ataque? mas quantos campeonatos e taças importantes já foram assim ganhos? e agora ganharam ao Real e ninguém viu o jogo... nem se valoriza a vitória nem se lamenta a impossibilidade de ver o jogo e de se avaliar o valor dos que podem ser o futuro do futebol português?

JoãoMPN disse...

em relação a juventus e ao que o pirlo disse.. so lhe tenho a mostrar isto...

http://www.youtube.com/watch?v=jxMRMuFoFpw

Roberto Baggio disse...

"e agora ganharam ao Real e ninguém viu o jogo... nem se valoriza a vitória nem se lamenta a impossibilidade de ver o jogo e de se avaliar o valor dos que podem ser o futuro do futebol português?"

Tu mesmo podes fazer isso. Lamentar isso. Avaliar isso. Valorizar a vitória. É exactamente como disse ao anónimo. Em vez das sugestões, já que têm ideias, e interesse, criem os vossos espaços, falem lá do que vos interessa, e carregamos esses espaços e blogues na lista de leitura (para fazer publicidade). Agora, não se pode é estar a dizer que temos de fazer isto e aquilo, até porque ninguém nos paga para nada. Fazemos o que queremos, analisamos o que quisermos, quando queremos. Falamos do que conhecemos (como por exemplo o treinador da equipa de juniores, há muito tempo), do que seguimos com regularidade. Não mudámos de ideias de um jogo para outro. Escrevemos o que é do nosso interesse, o que nos cativa, o que nos suscita curiosidade, o que gostámos, o que nos desagrada. E é isso. São espaços pessoais, com opiniões pessoais.
Noutros espaços, com certeza que irás encontrar coisas mais do teu agrado. Espaços clubísticos por exemplo. Do teu clube não faltam por aí. De certeza que aí serás mais feliz.

Os meus cumprimentos, espero ter sido correcto.

Postiga disse...

Em termos taticos que adaptações sugeres Baggio para a eliminatoria c a Juve?

Roberto Baggio disse...

Postiga,

Não jogar o Cardozo, A.Gomes, A.Almeida. Jogar Fejsa, Enzo, Rodrigo, Lima.
Cardozo não fecha os Mdef, nem pressiona os centrais. A.Almeida e A.Gomes não têm a agressividade de Fejsa e Enzo.

Ricardo Perna disse...

A grande vantagem poderá ser, Baggio, que a eliminatória surja já com o campeonato decidido, permitindo ao JJ fazer gestão do plantel com prioridade para a Liga Europa e não para o campeonato?

Neste sentido, poderia fazer alinhar o Lima e o Rodrigo, dispensando o terceiro médio, pois qualquer um deles baixa para pressionar a saída de bola, e deixava o Cardozo para os jogos do campeonato?

Roberto Baggio disse...

Com campeonato resolvido, ou sem campeonato resolvido, a prioridade agora tem que ser a LE. Faltam 3 pontos em 3 jogos. Não há desculpas para não meter tudo na meia final, na minha opinião.

Moreira disse...

Baggio, há aqui uma coisa na Juve que me mete uma impressão do caraças. Porque raio a saída de bola da Juventus é tão bizarra? Porquê os centrais tão baixos em posição tão pouco ortodoxa (em losango)? Porque não em linha? Será que será mais fácil "desambaraçarem-se" da pressão desta maneira? Porque é que Pirlo não baixa para mais perto dos centrais para que além das opções em largura, haja também uma opção pelo meio? Sinceramente, não compreendo? Haverá explicação para tanta bizarria?

Roberto Baggio disse...

A única coisa que acho Bizarra na saída de bola é a falta de apoios quando a bola entra nos corredores laterais. De resto, acho que está tudo bem feito. Acho o princípio bom. Acho a forma geométrica boa. Mas acho que depois falta alguma coisa para que o lance tenha seguimento.