Posse de bola no Facebook

Translate

sexta-feira, março 14, 2014

Tottenham

Tantos milhões gastos. Tão poucos jogadores contratados. Que miséria de futebol é o jogado por uma equipa que gastou milhões em contratações. Nem sequer organização tem. Ou melhor, tem uma organização desorganizada. Como aliás já tinha comentado no Lateral Esquerdo.
A ideia de que é pelas capacidades físicas, ou pelos golos marcados que os jogadores valem, dá nisto. Dá em nada.
Em Dezembro, escrevia-se por aqui,  "Sandro, Dembelé, e Paulinho não têm qualidade técnica, nem criatividade para sair com qualidade de zonas de pressão. O meio campo musculado de AVB não tem cérebro (quando em posse), nem técnica que acompanhe os atributos físicos. Assim, não é de estranhar que ao intervalo já estivessem a perder por 2-0. Somado a isso, Soldado, Lennon e Chadli, que não são propriamente jogadores de manutenção da bola, de apoios, ou de criatividade, podemos facilmente perceber o porquê de os Spurs terem rematado zero vezes à baliza do Liverpool na primeira parte.
Com Lamela, Holtby e Sigurdsson no banco AVB tem razão quando diz que as responsabilidades são suas, por ser ele a escolher o onze inicial e a fazer as substituições.

A ideia de que um meio campo com essas características serve para controlar o jogo é ,quanto a mim, errada, porque depende do que o adversário vai apresentar, e sobretudo porque vai resultar em dificuldades imensas quando equipa recupera a bola."


Há uns tempos atrás, Tim Sherwood afirmou que não percebia por que motivo queriam meter um treinador estrangeiro no Tottenham. Disse ainda que já tinha visto muitos treinadores estrangeiros que não prestavam. Ele esqueceu-se foi de dizer, nessa mesma entrevista, que ele nunca tinha visto um treinador inglês que prestasse.

21 comentários:

Joel disse...

Talvez Sherwood nunca tenha sequer visto um treinador...

Pedro Lucas disse...

No fundo, tudo se limita à última frase. Por isso, quando em competições europeias, sempre prefiro adversários ingleses, especialmente se treinados pelos Pardews, Redknapps e Sherwoods da vida. E diga-se, que estes tipos têm a agravante de não aprenderem 1 tusto com o exemplo dos bons estrangeiros que vão aterrando por lá. (só aqui para nós, esta é uma das principais razões pelas quais Mourinho adora treinar em Inglaterra. Ele que é treinador nota 20, no meio desta gente é extraterrestre)

Ronaldinho disse...

Esses gajos estão atrasados uns 30 anos mas acham que estão na vanguarda em termos de treino

Anónimo disse...

Nem o Robson? :)

Zé saraiva

Unknown disse...

Ronaldinho, apesar de tudo tens de entender o que é a Premier e o futebol em Inglaterra. Eles gostam de um estilo mais objectivo, mais "espectacular". Eu entendo a questão, apesar de também achar que são um pouco "atrasados".

zdamen disse...

Mas terão sido escolhas de AVB? Não foi essa uma das razões que levou à sua saída, a não concordância com a política/perfil de contratações?

É que hoje olha-se para o Tottenham e só se vê pernas de pau. Caros é certo, mas pernas de pau...

Rafael Antunes disse...

Fraquinhos fraquinhos... Não por ser o Benfica que tem estado em grande, mas pelo que apresentam, ou melhor, não apresentam tendo em conta a qualidade individual...

Roberto Baggio disse...

Zé Saraiva,

Robson não é deste tempo.

Zdamen,

Não o sei. Mas sei que ele dispensou, por exemplo,o Scott Parker. Curiosamente o melhor médio que ele tinha do ano anterior. E por exemplo deixou de contar com Adebayor, curiosamente o melhor avançado que ele tem para jogar em posse. E só por isso, já foi muito, mas muito mesmo, incongruente.

Gonçalo Matos disse...

O Sherwood levou um chocolate de todo o tamanho nos dois ultimos jogos do Tottenham. Contra o Chelsea a desculpa foi que os jogadores nao se entregaram totalmente. Qual a desculpa de ontem?
Quem não sabe mais não estorva. Ou pelo menos nao deveria estorvar. O pior é o gajo ameaçar jogadores dizendo que tinham o futuro em risco quando o gajo é o principal responsável pela vergonha que é o tottenham.

Ontem foi só good ol' kick and rush.

Zé disse...

Já se pode dizer que o AVB é dos maiores flops de sempre e que o único ano em que teve um sucesso estrondoso foi quando teve o VP com ele com um dos melhores planteis de sempre do FCP? Ou ainda vamos ter que esperar que ele desiluda outra vez em equipas com orçamentos brutais e com qualidade individual bem acima da média?

É que desde que saiu do Porto o AVB só tem feito trabalhos miseráveis...

Ronaldinho disse...

Unknown, eu percebo muito bem o futebol em Inglaterra. Eu não critiquei o estilo, critiquei a organização e a metodologia. O Liverpool é bastante objectivo, no entanto, é minimamente organizado. Esse Sherwood é um grande picareta, assim como os restantes ingleses, mas está mais preocupado com a classe de Jesus do que em aprender alguma coisa.

Gonçalo Matos disse...

Tou de acordo com o Ronaldinho. Um gajo que leva um banho de bola como o Sherwood levou ontem só tinha era de estar calado. O Jesus não esteve bem ao provocar, mas isso são peaners. No final o que fica é um 1-3 em Londres e uma equipa que pouco joga.

bareira disse...

Abençoado Baggio,

Ainda ontem deitaram-se a mim quando disse que não percebia a insistência em dizer que o Tottenham tinha um plantel de topo, quando dos que jogaram ontem safam-se 2 ou 3... eu era o que nunca tinha visto bola por não reconhecer a enorme qualidade do plantel dos spurs, porque por exemplo tinham um soldado que custou 30M e um paulinho q vai à seleção brasileira...

Roberto Baggio disse...

barreira,

na caixa de comentários do post em questão

http://possedebolla.blogspot.pt/2013/12/we-had-difficulties-controlling-their.html

Escrevia eu:

"A linha defensiva foi completamente deixada ao Deus dará. Único reforço em dois anos: Vlad Chiriches que pouco ou nada tem jogado. Os que retornaram do empréstimo nada vieram a acrescentar, são de muito fraca qualidade.

No seu primeiro ano entraram:

Lloris- 11.088.000£
Dembelé- 16.720.000£
Dempsey- 6.600.000£
Adebayor- 5.632.000£ Fantástico no primeiro ano. Um dos pilares para a regularidade que os Spurs conseguiram ao nível exibicional. Um avançado que vale pelo capacidade de jogar entre linhas, de abrir as melhores linhas de passe aos colegas, de baixar para participar na construção e com um físico muito interessante. No segundo ano, ostracizado, vá-se lá saber o porquê.
Sigurdsson- 8.800.000£
Holtby- 1.540.000£

No 2ºAno,

Paulinho- 17.358.000£
Soldado- 26.400.000£
Capoue- 9.680.000£
Lamela- 26.400.000£
Eriksen- 11.880.000£
Chadli- 7.172.000£
Vlad Chiriches- 8.360.000£

Saiu sem que perceba muito bem o porquê Scott Parker. Que era, talvez, o jogador que melhor jogava em posse no anterior no Spurs. Jogando ele com médios melhores ao lado, poderia catapultar a equipa para aquilo que AVB diz serem as suas ideias. Mas ao que parece ele prefere outras coisas, que não as que diz. Sendo que nem Paulinho nem Capoue, nem Dembelé, nem Sandro chegam perto do nível que ele tem.

Vamos lá agora começar a falar de incongruência e do poder ou não poder contratar:

Dembelé- 16.720.000£
Dempsey- 6.600.000£
Soldado- 26.400.000£
Capoue- 9.680.000£
Chadli- 7.172.000£

Isto dá um total de 66.572.000£ qualquer coisa perto dos 80 milhões de euros.

Para quem quer ter a posse da bola, dominar através de um jogo seguro, de combinações curtas, com pressing zonal, e saída de bola desde trás, que raio estes 80 milhões de euros vieram acrescentar ao modelo que ele diz querer implementar?
Então ele que não ande a enganar as pessoas dizendo que quer jogar em posse quando na realidade quer outra coisa qualquer.

No mesmo período de tempo em que AVB gastou esses 80M de euros (o critério para os nomes que coloquei aqui são o suposto modelo de AVB em congruência com as características dos jogadores):

Defesas:
Daniel Carriço- Para o Reading 660.000£
R.Carvalho- Transferência livre para o Mónaco
Insua- 3.080.000£ Atl Madrid
Lisandro López- 3.520.000£ Benfica
Melgarejo- 4.400.000£ Kuban Krasnodar
Ansaldi- 7.040.000£ Zenit

Fábio Coentrão- Não sei o preço dele, mas nem que fossem 20M seriam bem gastos.
Fucile- Também não sei o preço, mas certamente melhor do que qualquer lateral que ele tem nos Spurs.

Médios:
Coutinho- Para o Liverpool 8.800.000£
Vítor- Não sei o preço dele, mas devem ter sido bananas e amendoins, para o Sporting.
Jurado- 2.640.000£ Spartak de Moscovo
Kevin-Prince- 8.800.000£ Schalke

Comparação com Dembelé e Capoue e Dempsey

Extremos:
Ola John-7.920.000£ Benfica
Bruno César-4.840.000£ Al.Ahli
Markovic- 8.800.000£ Benfica
Nolito-2.288.000£ Celta de Vigo

Comparação com Chadli

Avançados:
Tévez- 7.920.000£ Juventus
David Villa- 1.848.000£ Atl Madrid
Jackson Martinez 7.744.000£ Porto
Lisandro Lopez- 6.336.000£ Al-Gharafa

Comparação com Soldado

Como se vê, dava contratar jogadores baseados no critério do modelo de jogo (Posse/pressing) que ele diz querer ter, que foi o que utilizei. Portanto trata-se claramente de uma questão de congruência, porque todos os jogadores que aqui estão, poderiam estar nos Spurs com maior ou menor dificuldade. AVB gastou 66.572.000£ em 5 jogadores. Somei o valor de todos os jogadores transferidos e deu um total de 86.636.000£, em 18 jogadores. Obviamente não seriam precisos tantos, podendo ele reforçar substancialmente a defesa. Qualquer um dos defesas citados seriam facilmente titulares nos Spurs, e encaixariam no modelo que AVB quer implementar.

E se não queres falar de contratações, qual é a ideia de jogar com 3 médios de contenção/cobertura?! E Chadli?! quando tens Lamela, Sigurdsson e Holtby no banco"

Roberto Baggio disse...

PS: http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/liga_europa/interior.aspx?content_id=872858

"nós não estivemos tão bem com a bola nos pés, não a conseguíamos manter"

Como é natural, a grande maioria daquele bando de picaretas, todos juntos não fazem um jogador de futebol

bareira disse...

Baggio,

Lembro bem desse teu comentário, e não podia estar mais de acordo, AVB não queria implementar nem modelo em posse nem outra coisa qualquer, o homem aguentou-se tanto tempo porque teve um Bale que lhe marcava golos de tudo quanto era lado, e lhe foi dando varias vitorias, muitas delas nos últimos minutos...

Quanto aos jogadores é o que dizes, caros, e como forma caros para a critica tornam o plantel de TOPO, para esses paulinho no inicio da época seria sempre superior a Ramirez afinal um foi a selecção e o outro não...

Roberto Baggio disse...

Melhor feedback do treinador inglês:

«Não houve qualquer problema a nível de vontade e esforço, nisso estiveram bem. Temos é de mostrar essa atitude de um modo mais consistente. Achei que estivemos bem na primeira parte, mostrámos vontade, caráter e solidez defensiva.»

Ora onde é que eu já ouvi isso hein, onde será?

Ronaldinho disse...

Espera espera eu sei essa! Foi na 2ª divisão distrital!

Miguel disse...

Baggio, juro que me parto a rir, sem qualquer tipo de ironias, quando dizes coisas deste género "Como é natural, a grande maioria daquele bando de picaretas, todos juntos não fazem um jogador de futebol". Para além de fazerem análises brilhantes ainda me consigo vir aqui rir. O Eriksen deve custar-lhe não poder dizer "eu bem tento mas jogo fora de sítio e ladeado por um bando de nabos!". Baggio, outra prova de nabice do Sherwood quanto a mim é que por muito que eu não goste do Adebayor (não gosto mesmo), o Sherwood não o mete a jogar pelas características que tu referiste... Mete-o porque é imponente fisicamente. Assim fica fácil. Têm orçamentos brutais e contratam porcaria atrás de porcaria, jogadores fracos, prospecção é 0, só vêm jogadores que já estão a jogar com alguma notoriedade e depois admiram-se que não passam dos oitavos de uma competição europeia (este ano só o Chelsea mesmo) mesmo contra equipas inferiores (Manchester contra Olimpyakos por exemplo).

Unknown disse...

Ronaldinho, claro que este totes podia estar um pouquinho mais organizado que já era bem melhor e claro que o Sherwood, e a maioria dos treinadores ingleses são botas. Eu referi-me ao que o Sherwood disse sobre os treinadores estrangeiros. Se por um lado é pela arrogância, por outro é também pelo estilo que eles curtem.

Mas que são picaretas estamos todos de acordo.

Gonçalo Matos disse...

O stoke city no 1o ano de premier tinha um modelo melhor e com mais critério que este tottenham. So isso diz tudo. Baggio, ja falamos algumas vezes sobre os jogadores do tottenham e eu insisto sempre no mmo. Kyle Walker se tivesse nascido em Portugal ou Espanha era dos 3 melhores laterais mundo. Assim é so mmo um burro que corre, luta e acima de tudo acredita.