Posse de bola no Facebook

Translate

sexta-feira, março 21, 2014

Sorteio da Liga Europa

O sorteio afigura-se muito favorável às equipas portuguesas.

FC Porto - Sevilla
AZ Alkmaar - Benfica

Em condições normais, teremos duas equipas portuguesas nas meias finais da Liga Europa.

O Porto joga com o Sevilla, com alguma qualidade individual, mas que colectivamente, falando da organização defensiva é péssima. Joga num 1-4-3-3, com um médio defensivo apenas. Os médios jogam todos em marcação individual aos médios adversários, e a linha defensiva é simplesmente caótica. Perseguem adversários para todo lado, ficando sempre espaços fundamentais livres, passiveis de serem aproveitados. Tinha comentado há uns tempos com o Ronaldinho que o melhor que poderia calhar, para além das equipas holandesas, seria esta formação. Colectivamente não têm argumentos para o Porto (ainda que o Porto não esteja tão bem este ano), e individualmente também não se podem comparar.

Ao Benfica saiu exactamente o que Jesus queria. Uma formação que vai permitir continuar a gerir os jogadores, sem perder nunca de vista as hipóteses de qualificação para a meia final. Apesar de não conhecer os holandeses, estou certo que não têm qualidade individual para o SLB, assim como não deverão apresentar grande qualidade no momento defensivo (que nestas provas a eliminar é fundamental).

Em condições normais, as duas equipas portuguesas terão dois/quatro jogos com um grau de dificuldade menor do que os que enfrentaram na fase anterior.

15 comentários:

DC disse...

O problema é que a nossa linha defensiva também anda perto do caótica. E que além disso, os jogos com o Sevilha ocorrem bem perto de deslocações a Braga e à Luz.
Eu acho que está 50%-50% ou muito perto disso. Até porque acho que Marin, Reyes. Gameiro, etc são jogadores muito bons. E mesmo na defesa têm jogadores como Fazio de quem se fala para o Barça.

O Benfica esmaga tranquilamente. Mais fácil era impossível. Vai gerir a liga europa e ainda pode comprometer mais o Porto ao apostar forte nas eliminatórias da taça de portugal.

Roberto Baggio disse...

DC,

Tu não tas bem a ver os princípios defensivos daquilo. Tanto na linha média, como dos defesas. É inarrável, e estranho Emery, estando no se segundo ano no clube, e sendo conhecido (pelo nome) internacionalmente, ter uma equipa assim. Vi os jogos da liga europa contra o Maribor e o do campeonato contra o Almeria, e fiquei muito mal impressionado.

Para mim, não vai ser 50-50. Acho que o Porto vai passar tranquilamente. Não tão tranquilo como o SLB, mas o FCP vai passar sem dúvida.

DC disse...

Sim confesso que só vi o jogo com o Barcelona.
Mas o Porto ainda não me dá tranquilidade nenhuma. Até porque acho que ainda não vimos grande coisa das ideias do Luis Castro. Os primeiros jogos de PF pareciam auspiciar algo bom e de repente tudo ruiu.
Não sei quais as ideias do Luis Castro, mas e se ele agora se lembrasse de começar a marcar H-H, por exemplo? Não sei o que pode passar pela cabeça dele mas não tenho a tua confiança.

José Fernandes disse...

Baggio
começo por um offtopic.. porquê no posse de bola liga europa e no lateral champions? com que base decides os posts entre os 2 blogs?
(eu sigo os 2 mas gostaria de saber por curiosidade)
ouvi várias vezes o nome de Emery associado a Porto e Benfica... assustador... Quique v.2
O AZ foi um brinde para o Benfica que, mesmo gerindo, é super favorito... quanto ao Sevilha, vi alguns jogo deles e achei que vale pelas individualidades do ataque... na defesa é um ai Jesus...
PS: como é possível Emery no Valência ter 3 3os lugares...

Roberto Baggio disse...

José,

É o estatuto como disse o Ronaldinho. A prova principal no blogue mais visto, a prova secundária, no blogue menos visto :)

Quanto ao Valência do Emery, tinha bosn princípios ofensivos. E boa qualidade individual.

DC,

Estou a editar o vídeo para acrescentar ao Post. São só 3 lances, mas dão todos para rir.

Ronaldinho disse...

Tranquilo DC, vai passar tranquilo...

José Fernandes disse...

Alguém daqui do blog viu o Benfica - Tottenham? como explicar aquela enorme insegurança defensiva no final? excesso de confiança (até aos 2 golos sofridos) e falta dela (depois)?

Roberto Baggio disse...

José,

Rúben Amorim, Luisão, Garay, Siqueira, fizeram o 3º jogo seguido em 7 dias. Sendo que apenas Siqueira dos 270 minutos teve direito a descansar 18.

Faltavam cerca de 15 minutos, estavam a ganhar por 1-0. Descompressão mais que normal! Desgaste evidente. Como se pode dizer o mesmo de Mangala, Danilo, Fernando, Defour, Quaresma, Varela, Jackson...

Andrea Pirlo disse...

Vai ser tranquilo para as 2 equipas, como já disseram, nas meias espero um Benfica-Juventus e um Porto-Basileia. Tou a torcer por isto, para ir ver o Pirlo à Luz.

José Fernandes disse...

Baggio
e agora no Domingo Académica? a defesa será a mesma... no máximo entrada de Sílvio por 1 dos laterais...
se fosse o JJ alinhava com uma equipa tipo
Oblak
Maxi Luisão Jardel Silvio
Enzo Fejsa
Gaitan Rodrigo Marko
Lima
que achas? ou apostavas numa equipa mais secundária para na 4a entrar no dragão para tentar decidir a eliminatória?

Roberto Baggio disse...

Eu ia jurar que ele iria rodar Luisão ou Garay este jogo, e Luisão ou Garay no próximo. Enganei-me.

Eu jogaria com Maxi, Sílvio, Jardel e Steven... Do meio campo para frente os habituais.

José Fernandes disse...

Também achei que o Jardel ia jogar com o Tottenham com o Garay e contra a Académica com o Luisão... assim como sugeres (quase de certeza que o JJ não vai fazer isso com medo de surgirem "fantasmas" caso corra mal) não será muito arriscado? o Jardel cumpre mas o Steven ainda não jogou quase nada este ano (nem nos B tem jogado).
PS- tudo muda se o Sporting não ganhe na madeira no sábado...

Roberto Baggio disse...

Nao sei. Ele fz testes pr ver o risco de lesao. Mas em termos de concentraçao... Vamos ver.

Unknown disse...

Baggio, penso que a tua ideia de rodar toda a defensiva é muito arriscada. Por falta de entrosamento e ritmo (o Steven). Penso que podia rodar o Garay, que é o que tem de usar mais o físico, já que não tem a visão/reacção do Luisão. E claro, o Siqueira.

Baresi disse...

Ás vezes as surpresas acontecem quando menos se espera, mas o Benfica teve o melhor sorteio que poderia ter, até a ordem dos jogos o favorece.
Este Sevilha pode ser uma surpresa, porque todas as equipas que vêm da Liga Espanhola são super competitivas.
Já foram referidos aqui alguns bons jogadores, que a equipa tem, mas vi uns 2/3 jogos do Sevilha está época está época para poder opinar de forma mais concreta em relação a eles.
Dos 5 jogos que fizeram com Atlético Real e Barcelona (que neste momento em Espanha significam o selo de qualidade) conseguiram ir empatar 1-1 ao Calderon e perderam 3-2 em Nou Camp. Nos outros 3 jogos foram varridos, principalmente pelo Real Madrid (7-3).
Pelos números parece uma equipa que marca golos, e ainda sofre mais.
Acho que vai ser mais equilibrado do que parece á primeira vista.