Posse de bola no Facebook

Translate

quarta-feira, março 05, 2014

Espanha

Para mim, continua a ser a principal candidata ao título. Nem todos no blogue concordam. Mas o meu argumento é simples: É a que tem, globalmente, os jogadores com índice de tomada de decisão mais elevado.

23 comentários:

João disse...

Grande calcanhar do Iniesta.

O defesa direito italiano...

KAKÁ disse...

Salve meu amigo Baggio.

Grande Seleção, realmente é uma das favoritas!

Vc assistiu ao jogo da Alemanha vs Chile?!
Se não, assista, só deu Chile, talvez tenhamos surpresa no grupo da Espanha...

O Brasil foi o de sempre, muita qualidade técnica, seguida de muita desorganização!kkkk

Abraço
;)

Roberto Baggio disse...

Kaka

Nao vi. Mas vou analisar no fim de semana. Ate la tou sem computador.

Portugal tambem foi o mesmo. Jogadores fraquinhos kkkkk nao joga nada.

Gonçalo Matos disse...

Eles são os com melhor capacidade de decisão, disso não duvido. Como também não duvido que a par da Alemnha são a equipa com mais qualidade individual.

A razão por achar que o Brasil é tão ou mais favorito, para mim tem a ver com disponibilidade física e indices de motivação. De resto são piores que essas duas e sem esses dois factores não ganham certamente.

De qualquer forma, estou ansioso e "espero" estar errado. Que ganhe o melhor futebol, seja de quem seja.

KAKÁ disse...

Gonçalo Matos

Realmente, que ganhe o melhor futebol!!

Vai está quente pra todo mundo! Claro q o Brasil e os Africanos sentiram menos, mas são pelo menos 30 dias pra se adaptarem...

Imagina se fosse Libertadores da América, onde vc joga na altitude de 3000 a 4000m... e tem 03 dias pra se adaptar.kkkkkk

Impagável foi o Maradona q por questões políticas defendeu jogos em LA PAZ (CAPITAL DA BOLÍVIA) e tomou de 6x0... o Messi quase morre em campo sem ar...kkkkk

É um crime jogar na altitude!

PS. Salvo engano a FIFA aceitou paralisar os jogos no meio de cada tempo para q os jogadores se hidratem. (acho justíssimo!)

Abraço!

JON disse...

Tem os jogadores com índice de tomada de decisão mais elevado e no entanto...

o Sérgio Ramos continua a jogar?

ahahah


PS: concordo contigo, só estou a brincar porque acho o rapaz muito fraquinho mesmo!

Miguel Pinto disse...

Também acho, Baggio. E porque é que eles são os melhores na tomada de decisão? Porque foram estimulados nesse sentido. E é, a meu ver, um dos pormenores da organização do jogo que poderá fazer pender os pratos da balança a seu favor e que infelizmente para muitos treinadores não é um aspecto muito valorizado na construção da sua ideia de jogo. Já agora também considero o Barcelona um dos 3 candidatos a ganhar a champions, a par do Bayern e do Real Madrid, pela mesmo motivo.

Roberto Baggio disse...

JON,

O Ramos é um Yeti. Está lá para assustar o adversário.

Miguel,

Concordo.

Roberto Baggio disse...

JON,

O Ramos é um Yeti. Está lá para assustar o adversário.

Miguel,

Concordo.

JON disse...

A propósito do Ramos, o Mourinho hoje diz que o Varane é o melhor central do mundo. Quando vocês disseram, caíram-vos em cima... Agora que foi o Mourinho, já é legítimo!

Roberto Baggio disse...

Same old story hahahah e atenção que ele ainda está longe da regularidade que o vai atirar definitivamente para o "estrelato".

Roberto Baggio disse...

PS: Para mim, ele, Hummels, Thiago Silva e Kompany for ever :)

Anónimo disse...

"KAKÁ disse...
Gonçalo Matos

Realmente, que ganhe o melhor futebol!!"

Concordo Kaká. Que ganhe o melhor futebol.

Como brasileiro que sou, creio que um titulo da seleção canarinho seria bom e ruim para Brasil.

O lado bom talvez seria uma reaproximação entre a seleção brasileira e o povo, visto que a relação está esfriada pelo comportamento dos jogadores brasileiros e pelo fato de a seleção fazer tantos amistosos fora do país.

Ja o lado ruim, e na minha opinião é esse que pode prevalecer, seria os brasileiros achando que tem uma super seleção, do mesmo nivel da Alemanha e da Espanha, por exemplo. NÃO TEMOS. Mas o problema não é nao termos, pois isso pode acontecer, nem sempre se tem uma geração fantastica. O problema é que uma vitoria nessa Copa do Mundo poderia nos fazer fechar os olhos para muitos problemas taticos que ainda existem no Brasil, e nos fazer continuar a ser negligentes com a formação tatica de nossos jogadores jovens. Uma derrota poderia nos fazer repensar muita coisa nesse sentido. É obvio que quando a bola rolar, no calor da emoção, eu talvez seja mais um adepto e va gritar a cada gol do Brasil. Mas , racionalmente, essa é a questão: Uma vitoria pode nos fazer ficar estagnados por mais algum tempo.

Se compara a seleção espanhola ( e nao estou falando tecnicamente, pois essa geraçao espanhola é notadamente melhor) com a seleção rasileira, consegue ver claramente uma diferença nos niveis de execução e na sofisticação tatica. Por mais que não ache "bonito" o jogo espanhol( prefiro a seleção Alemã) , são os mais eficientes

DC disse...

Um desses para o Barça para o ano, por favor! Se vem o David vai ser tão mau, mas tão mau. Pensam que substituem o Puyol a olhar para o cabelo...

Laranja disse...

E para mim, logo a seguir à Espanha é a Alemanha (grandes jogadores que funcionam bem como equipa) e Argentina (Quem tem Messi arrisca-se a ganhar sempre)

Roberto Baggio disse...

DC,

Também não fazes por menos tu XD

KAKÁ disse...

Anônimo

"Se compara a seleção espanhola ( e nao estou falando tecnicamente, pois essa geraçao espanhola é notadamente melhor) "

Nas outras coisas q vc mencionou eu concordo, mas nisso não!!
Tecnicamente o Brasil não deve a nenhuma equipe, mas taticamente não ganha de ninguém...kkkkk

Abraço!

Gonçalo Matos disse...

Anónimo,

Para que aconteça essa evolução seria preciso formar treinadores e dirigentes antes de mais nada. E se em Portugal todos pensam que sabem muito de futebol acredito que no Brasil seja pior ainda. Não só pelo tamanho do país mas por ter essa cultura de vitória que falaste. Acho que essas mudanças no Brasil vão demoram mto tempo, mas quando acontecerem vão ser a melhor equipa do mundo.
Não há outro país com tanta qualidade individual, ao longo dos tempos.

Anónimo disse...

Gonçalo Matos,

não sei se isso ("Acho que essas mudanças no Brasil vão demoram mto tempo, mas quando acontecerem vão ser a melhor equipa do mundo.") será mesmo verdade... será que a qualidade técnica individual não se deve exactamente a essa ausência de cultura táctica?

A inclusão da cultura táctica (muitas vezes de forma obscessiva, por parte dos treinadores) é um dos motivos pelos quais o chamado "futebol de rua" tem definhado.

Na minha opinião, é um equilibrio complicado, mas garantidamente que uma coisa leva à outra.

Gonçalo Matos disse...

Espanha, Alemanha, Bélgica sao exemplos de como esse equilíbrio da frutos. Ha metodologias de treino que conseguem equilibrar todas as componentes! Se nao me engano aqui no blog ha inclusive posts sobre as metodologias/modelos de treino adoptados por essas federações. Se nao houver aqui penso que haja no lateral esquerdo, ja li isso num destes blogs

Anónimo disse...

Deixando claro que não sou o ultimo anonimo que fez a pergunta, e sim o primeiro ,que falou sobre o impacto de um possivel titulo da seleção brasileira
-
KAKÀ

Voce disse que o Brasil nao deve nada a nenhuma equipe tecnicamente. Bem, depende do que nós entendamos por "nao dever nada".
De fato, posso ter exagerado quando utilizei o termo "notadamente" em relação á diferença técnica existente entre Brasil e Espanha. Porém, acredito sim que, tecnicamente, a Espanha é melhor que o Brasil. No entanto, reconheço que a diferença entre as duas equipes é maior na sofisticação tatica do que no aspecto tecnico.





Gonçalo Matos
COmo eu disse no outro comentario que fiz, essas minhas palavras estão sendo um tanto racionais. Tenho certeza que, depois de a bola rolar, torcerei para o Brasil(aliás, para mim, que sou um Doente por futebol, depois dessa Copa do Mundo aqui no meu país, que provavelmente nunca mais se repetirá, eu ja posso morrer feliz. Acredito que é um sonho de qualquer um apaixonado por futebol ver um torneio no seu país).


Concordo quando voce fala que para acontecer a evolução , seria necessario a formação de treinadores e dirigentes. Aliás, aqui no Brasil esse ainda é um grandissimo problema: O nivel amador em que muitos clubes (muitos deles clubes gigantescos dentro do Brasil) são geridos, mostra o grave problema do futebol brasileiro. Apesar de, nos ultimos anos, terem existido melhoras na gestão de algumas grandes equipes aqui, ainda ha um longo caminho pela frente.

O outro aspecto que voce citou sobre os treinadores, tambem nao poderia ser mais verdadeiro. Ainda reina no Brasil, uma mediocridade tatica e na mentalidade dos treinadores. É verdade que tambem houve um progresso, muito pequeno, de alguns treinadores. às vezes surge um trabalho um pouco mais interessante, como o de Tite no Corinthians.
Porém, ainda assim, é muito pouco. Na final do campeonato do mundo de clubes em 2011, Muricy Ramalho, tecnico do Santos, afirmou que, para Guardiola mostrar que é bom mesmo, deveria "treinar no Brasil, onde há poucos recursos". Essa é a mentalidade da maioria dos treinadores brasileiros. E por mais que, timidamente, se comece a haver questionamentos sobre essa mentalidade na imprensa, esse é ainda o pensamento dominante da midia brasileira e dos profissionais do futebol daqui: De que nós não temos nada a aprender

É uma pena.

KAKÁ disse...

anônimo

"Voce disse que o Brasil nao deve nada a nenhuma equipe tecnicamente. Bem, depende do que nós entendamos por "nao dever nada"
De fato, posso ter exagerado quando utilizei o termo "notadamente" em relação á diferença técnica existente entre Brasil e Espanha. Porém, acredito sim que, tecnicamente, a Espanha é melhor que o Brasil. No entanto, reconheço que a diferença entre as duas equipes é maior na sofisticação tatica do que no aspecto tecnico."

Tá meio confuso? primeiro discorda depois concorda...

Pra deixar mais claro depende do q vc entende por técnica!!

TÉCNICA: É a execução dos fundamentos (Recepção, Passe, Drible, Condução, Cabeceio)

Jogador por jogador, o Brasil ganha, tanto no time principal, quanto em todo elenco!

Imagina os jogadores do Brasil habituado a esse contexto da Espanha... Fala sério!

Sinceramente, pra mim só o INIESTA teria cadeira cativa na nossa seleção, todos os outros brigariam por posição...

Valeu?!
PS. Coloca um nome, um nick pra ficar mais fácil a comunicação!

Abraço

Maurício disse...

Kaká.

Não, Não estou confuso. Se não me fiz claro, peço desculpas e me tentarei fazer agora.

Quando atentei que exagerei ao utilizar o termo "notadamente" quis dizer que quando afirmei que a Espanha era melhor do que o BRasil tecnicamente, eu quis dizer que existia uma diferença tecnica na minha visão, mas não um abismo.


Na minha opinião, não é tão facil quanto parece dizer quais jogadores teriam espaço em outra seleção nessa comparação Brasil x Espanha, pois as duas seleções praticam um futebol diferente que demandam caracterisiticas diferentes. No entanto, como estamos nos atendo simplesmente à questão TÉCNICA, podemos analisar os jogadores e qual é o melhor.

Na minha opinião, de fato, o Brasil tem uma boa linha de quatro jogadores antes do meio de campo. Marcelo e Daniel Alves, se não são grandes defensores, ao menos são, na minha visão , dois dos melhores do mundo ao realizar os apoios ao ataque, (embora o lateral do Barcelona poucas vezes tenha desempenhado um papel digno do seu futebol do Barcelona), e se forem cobertos pelos volantes, serão peças fundamentais da seleção brasileira. Quanto à dupla de zaga, realmente não há mais nada o que comentar. Thiago Silva é um monstro, e David Luiz, apesar de ter eu minhas reservas com ele, tem jogado bem pela seleção Brasileira. Nesse quartet, realmente, concordo que o Brasil, TECNICAMENTE, é superior à Espanha.

No entanto, do meio pra frente, a situação é diferente. Respeito sua opinião, no entanto discordo. Não acho que "so Iniesta teria cadeira cativa na nossa seleção" Digo que, só Neymar (e sendo bem generoso, Fred, tendo em vista alguns problemas da seleção Espanhola com seus camisas "9") poderiam lutar por uma vaga na seleção Espanhola.


Queriamos nós ter, no nosso meio de campo/ nas pontas a possibilidade de escolher entre. Thiago, Xavi, Silva, Mata, 'Pedro e Navas'(esses dois n seriam titulares no Brasil, porem seria INTERESSANTISSIMO termos esses no elenco), Fabregas, Iniesta, Xabi Alonso.