Posse de bola no Facebook

Translate

domingo, março 02, 2014

André Schürrle

Mourinho diz que não tem ponta de lança. Diz que os avançados falham muitas situações. Eu digo que ele tem ponta de lança, um pouco ao estilo de Rodrigo, Schürrle, é o homem certo para jogar na última linha, a procurar profundidade. Muito assertivo na finalização, mas impressiona pelo timing de desmarcação.
Velocidade, qualidade técnica, progressão para zonas interiores, timing de desmarcação.
Que grande 9 seria o jovem alemão no modelo de Mourinho.


21 comentários:

Baresi disse...

Há um factor que tenho reparado nesta Premier League, os avançados (pontas de lança) têm marcado cada vez menos golos, e os médios mais.
Só Suarez e Sturridge é que estão a apresentar números verdadeiramente bons, porque não é normal ter tanto avançado com enorme qualidade com 10 ou menos golos, quando estão decorridas 28 jornadas. (Benteke, Negredo, Soldado, Lukaku, Rodriguez, Rooney, Eto'o, Lambert, C.Cole, Torres, Berbatov etc etc)

Luis Santos disse...

Jogar em transições é fácil para ele. Era isso que fazia no Leverkusen e foi isso que o fez ser contratado para o Chelsea. Mourinho não devia ter razão de queixa do plantel. É bem bom. E se se queixa dos PL, foi ele que quis o Eto'o...

João Nogueira disse...

Concordo com o dizes no post. De facto o Schurrle sempre foi mais ponta de lança do que extremo, como costuma jogar no Chelsea. Aliás, um pouco à imagem de Muller no Bayern de Munique parece-me a mim. E ambos provavelmente a melhor opção para n.º 9 da selecção alemã, uma vez que Klose está no fim da carreira e Mario Gomez está a fazer uma época abaixo do seu valor. Que te parece?

Por falar em Schurrle e ser o melhor ponta de lança que o Chelsea tem neste momento, penso que o Markovic (Benfica) se encontra em igual situação em termos de posicionamento em campo. Penso que está mais que visto que ele mostra todo o seu potencial como segundo avançado na zona central do terreno de jogo. É lá que ele tem os seus lances de génio, que causa mais perigo, que provoca rupturas na defensa contrária. No entanto o mestre da táctica (JJ), ou o inventor, como prefiro chamar-lhe, insiste em coloca-lo a extremo, onde praticamente não vai à linha, não cruza e tem muito menor influência. Ainda bem que ele é um jogador inteligente e sabe os espaços interiores que pode ocupar para provocar estragos na defensa contrária. Qual é a tua opinião?

Roberto Baggio disse...

Baresi,

Suarez e Sturridge tÊm tido um rendimento extraordinário, pela excelente organização ofensiva do Liverpool. Aquele 4-4-2, com muitos apoios interiores está muito bem trabalhado, aproveita muito bem os espaços entre linhas, e Suarez dentro da área é world class, Sturridge tem-se revelado muito assertivo na finalização. Quanto aos outros, acho que não têm equipas que lhes criem as oportunidades de golo que estes dois têm tido. Mas também, há um crescimento relativamente ao número de equipas que defende cada vez melhor.

Luís,

Acho que ele se pode queixar. Mas não do sector de que se queixa. Acho que ele precisa com urgência de médios melhores. Isto claro, se quiser competir para todos os títulos.

João Nogueira,

Ja falei disso noutros artigos.

João Nogueira disse...

Se pudesses indicar-me os artigos em que falaste do Schurrle e do Muller na selecção alemã ficaria agradecido.

Roberto Baggio disse...

Não falei da selecção alemã. Falei do Markovic. Não acompanho a selecção alemã.

João Nogueira disse...

Ah, então afinal não falaste disso noutros artigos. É que é muito bom despachar quem vos questiona porque acompanha o vosso blog com um "Já falei disso noutros artigos", mas não ter em atenção qual tinha sido toda a questão anterior do vosso leitor. Porque se reparares fiz uma pergunta quanto à selecção alemã e outra do Markovic.

Roberto Baggio disse...

Certo, nao tive atençao.

Cumprimentos

Luis Santos disse...

Baggio, só precisa de um médio centro para juntar ao Matic. E mesmo assim... Matic-Oscar;Schurrle-Hazard-Willian é dos melhores meios-campos da CL. E Ramires tem algumas limitações técnicas e falta-lhe criatividade, mas a energia que tem dá para manter a equipa sempre equilibrada.

Roberto Baggio disse...

Na minha opiniao, Lampard esta morto. Mikel pode ficar la como terceira escolha. Mesmo que equacione o Ramires a titular, precisa de um suplente de grande qulidade. Mas concordo que as queixas dele sao estrnhas.

Baresi disse...

Vi todos os jogos de Matic desde que regressou ao Chelsea, e perdeu mais bolas/foi ultrapassado mais vezes em meia dúzia de jogos do que no resto da época no Benfica.
Ele estava como peixe na água na construção a 3 de Jorge Jesus, porque tinha 10 metros para pensar o jogo, algo que neste Chelsea não tem.
Sou um dos maiores fãs do sérvio, mas ele vai sentir muitas dificuldades no que resta da época para se adaptar a este estilo de jogo.
Será que Mourinho poderia mexer com o estilo de jogo da sua equipa adoptando o estilo de JJ nesse aspecto de jogo? Não me parece, mas poderia ser uma opção...
O Benfica é capaz de ser a única equipa do mundo onde por exemplo Siqueira centra para Maxi chutar.
Ivanovic e Alpizicuetta se chegarem ao ultimo terço de terreno duas vezes por jogo já é muito. A premier League não é a Liga Portuguesa, a qualidade dos jogadores é incomparavelmente superior.

Ah, Schurrle e companhia fazem 45min horríveis (menos Hazard, mas esse não sabe jogar mal)
William já estava a aquecer para entrar. E depois... Hat-trick.
É a magia do futebol ;)

Anónimo disse...

"Mas também, há um crescimento relativamente ao número de equipas que defende cada vez melhor."

Baggio entao no post que fizeste sobre o Suarez, escreveste (e nao apagues esses comentarios agora s.f.f.) que os golos de Suarez de pouco valem num campeonato em que as equipas são muito fracas defensivamente. E agora escreves quase o oposto para justificar o porquê dos outros avançados terem poucos golos.

Hmmm, explica-me como se eu fosse muito burro s.f.f.

Anónimo disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=463490

Roberto Baggio disse...

Anónimo, quantos golos marcou ele na segunda volta, em comparação com a primeira?
Acho que tens aí a tua resposta. As coisas não aparecem de um dia para o outro. Apesar de ser um dos campeonatos do mundo onde se defende pior, há muita qualidade individual, e têm-se revelado muitos treinadores de qualidade. Que aos poucos vão conseguindo implementar os seus modelos nas equipas.
PS: Eu não apago nada que não seja ofensivo caríssimo.
PS2: O primeiro argumento para explicar os golos dos avançados do Liverpool, foi...
PS3: Suarez continua sem marcar às organizações de qualidade, sem ser de penalty.
PS4: Suarez marca muitos golos, porque é feroz na finalização. A crítica não foi portanto pelos golos que ele marcava ou não. Foi pelo que ele fazia sem os golos.

Os meus cumprimentos

Roberto Baggio disse...

Baresi,

Mourinho disse que foi ao balneário e nada disse ao intervalo. Entrou mudo, e saiu calado. E como tu, achou que foi a pior exibição da época, aquela primeira parte

Baresi disse...

Ás vezes o silêncio vale ouro.

;)

Baresi disse...

Por acaso em relação aos golos marcados pelos PdLança fui verificar uns dados, e constatei uma coisa:
Man City, Man United, Chelsea, Arsenal, Liverpool, Fulham, West Bromwhich, Tottenham, Hull City, Norwich, A.Villa, Stoke e Sunderland têm duplas de centrais internacionais pelos seus países.
Desses 26 jogadores, 20 com mais de 20 internacionalizações.
Newcastle, West Ham, Cardiff, Crystal Palace, Swansea e Southampton têm 1 (O Southampton até podia ter 2, mas José Fonte não presta para esta selecção).
O Everton é a única equipa que joga sem jogadores internacionais no eixo da defesa.
32 em 40. são 80% dos jogadores.
Não sei se há alguma liga na Europa em que o rácio seja maior que este.
Quando a dupla de centrais tem uma referência, normalmente cumprem a missão que lhe é destinada, porque individualmente são muito competentes naquilo que fazem.

Depois aparecem as mecânicas ofensivas das equipas, com as entradas dos jogadores vindos de trás, e aqueles 4-4-2 que a maioria das equipas jogam, são completamente desbaratados.
Acho que não é à toa que as 3 melhores defesas da Liga jogam com um médio defensivo à frente dos centrais: Matic (dantes Mikel), Arteta e Fernandinho.
Curiosamente são treinados por estrangeiros.

O Liverpool, 3º classificado, com o duplo pivot Gerrard/Henderson (ou Allen) são a nona defesa mais batida da liga.

Roberto Baggio disse...

Sim. Têm muita qualidade individual (pelos nomes). O que leva a pensar que falta qualidade colectiva. E essa é a que mais determina, maiores ou menores probabilidades de se marcar/sofrer golos. Mas como tanto treinador bom tem sido recrutado...

PS: o Liverpool é terrível defensivamente. Não conhecem coberturas ofensivas XD

Abraço

Baresi disse...

Jesus acaba por ter a sua razão, ao dizer que os treinadores portugueses estão muito à frente em relação aos outros.
Um Benfica normal, ganhará facilmente uma eliminatória a duas mãos com o Tottenham, e é uma equipa carregada de jogadores de imensa qualidade.
Markovic, Rodrigo e Gaitan (e Salvio) a jogarem entre linhas, e em dia sim, vão desbaratar aquilo tudo.

Baresi disse...

«A m.... é vossa, por isso resolvam-na», terá disparado Mourinho, de acordo com o jornal Daily Star.

Baggio, afinal ele sempre disse alguma coisa ;)

Roberto Baggio disse...

http://youtu.be/jhkujZFSi5Y