Posse de bola no Facebook

Translate

domingo, fevereiro 16, 2014

Ser jogador de futebol é ser aquilo que é Freddy Montero.


Diz-se por aí que Montero está há 2 meses sem marcar. Diz-se por aí que o fulgor do ponta-de-lança do Sporting se perdeu e que talvez tenha sido fogo de vista, que não é assim tão bom.
O que vejo, é que a cada jogo que passa e que joga como ponta-de-lança, Montero mostra mais e mais e mais.
Para mim, Montero é não só o melhor jogador do Sporting como provavelmente o melhor ponta-de-lança do Campeonato, sendo que é provavelmente o jogador mais inteligente a jogar nos últimos 30 metros, no nosso país.
Várias vezes temos dito aqui no blog que não julgamos um ponta-de-lança pelos golos que marca mas sim pelo que este dá à sua equipa. E porquê? Porque o futebol é um desporto colectivo pelo que o que interessa é que no final da partida o colectivo onde joga o Montero ganhe. Ou seja, que o COLECTIVO marque mais golos que o seu adversário.  É isso que interessa a Montero e é com esse objectivo em mente com que joga.
Montero é o melhor não pelos golos que marca, isso é um bónus. Montero é o melhor por tudo o resto que oferece à equipa. Quando o Sporting tem a posse, ora surge oferecendo o apoio frontal, tabela e surge para receber no espaço vazio; ora desce no terreno, pega na bola, fixa um adversário e liberta no colega isolado; ora recebe a bola longa, temporiza e permite que a equipa suba, respire e controle o jogo. E a acrescentar a isto tudo, tem uma capacidade de desmarcação quase perfeita dentro da área. Defensivamente, é o primeiro a pressionar quando em organização defensiva e é habito vemo-lo a recuperar bolas no meio campo ofensivo.
Sporting para mim é Montero mais 10. 

10 comentários:

Anónimo disse...

E o que que acham do Carlos Mané?

Jorge Fernandes disse...

Montero é de facto um excelente jogador. Só não digo que o Sporting é Montero mais 10 porque o William tem-se apresentado a um nível altíssimo! A diferença do Sporting jogar com o Dier ou com o William no meio campo é muita,quer queiram quer não. o lugar o Dier é no eixo defensivo.O William para mim é um dos melhores jogadores do campeonato, ainda ontem tem ali um passe a desmarcar um colega (não me recordo qual)delicioso, e nas recuperações é também muito bom.
Montero é... Montero. Mesmo quando não marca oferece muito à equipa. Com ele o Sporting eleva muito o seu nível.

Também estou curioso, o que acharam do Mané?

Gonçalo Matos disse...

Jorge,

Neste momento no Sporting há 3 jogadores no Sporing que para mim apresentam uma qualidade maior que o restantes, que são o Montero, o William e o Patrício. O William é excelente em muitos aspectos, acho que o aspecto menos forte do seu jogo é a qualidade técnica para por exemplo sair a jogar com bola controlada.

Quanto ao Mané, não conheço muito bem. Parece-me ter uma técnica individual acima da média e tácticamente ontem pareceu-me cumprir. Fiquei surpreendido com o golo que marcou há umas semanas, pela movimentação que fez e pelo remate. Acho que pode ser um bom jogador, mas não me parece ter tanto potencial como tinha o Bruma.

Jorge Fernandes disse...

Mesmo que nao seja o seu melhor aspecto eu acho o william muito bom na saída de bola... Não está (ainda) ao nível de um Matic mas o Matic com a idade dele nao fazia o que ele já faz... Deposito imensas esperanças nele, vai ser o médio defensivo de Portugal por muito tempo, espero eu.
Quanto ao mané, pode nao ter a técnica do bruma nem a velocidade, mas eu acredito que vai chegar mais longe porque é mais inteligente

Gonçalo Matos disse...

Jorge,

Concordo com tudo o que disseste, sobre ambos. Quando escrevi que WC não saía a jogar, era Matic o termo de comparação.
O Freitas Lobo acha que o William é um jogador que lateraliza muito, mas nunca percebi qual o termo de comparação. William lateraliza quando é apropriado, assim como verticaliza quando possível (vantajoso), pelo chão ou pelo ar. O lance que referias, se não me engano foi um passe de uns 30 metros que isolou o Wilson Eduardo do lado direito.
Para que fique claro, o William é a meu ver o jogador do Sporting com mais valor de mercado e com mais potencial, se compararmos o que vale com o que a maioria dos jogadores da sua posição produz. No entanto nem todos aqui no blog temos a mesma opinião que eu, ou pelo menos não tanto com a mesma convicção.

DC disse...

É um excelente avançado mas não o considero superior a Jackson (revê a exibição do Jackson na Luz no ano passado, só ao alcance de muito poucos aquela capacidade de receber pressionado e dar sempre jogável).

Mas é de longe o melhor do Sporting. Embora refira-se, isso não seja propriamente complicado...
O estranho é andarem a assobiar este gajo e a aplaudir o Slimani. Se calhar os adeptos do Sporting merecem mesmo este jejum.

Gonçalo Matos disse...

DC,

O Jackson parece-me que não controla tão bem o ritmo de jogo como o Montero. O Montero sabe sempre quando acelerar, quando reduzir o ritmo, quando soltar. Parece-me que tem melhor capacidade de decisão.
O Jackson parece-me mais forte tecnicamente e fisicamente.
De qualquer forma são dois pontas de lança com grande qualidade sem bola. E são ambos colombianos, o que a meu ver, não é coincidencia nenhuma.

Roberto Baggio disse...

Como o meu sistema preferido é o 1x4x4x2 em losango, eu ficava com os dois, sem problema hahahahaha. Mas sim, prefiro o Jackson, mas por pouco XD

Gonçalo Matos disse...

Olhem, sabem quem é que tem este problema da escolha? É este gajo: http://www.zerozero.pt/treinador.php?id=386

Coitado..

Edson Arantes do Nascimento disse...

Concordo com o texto todo. Sporting é Montero mais dez: com a ajuda preciosa do Patrício e do William.