Posse de bola no Facebook

Translate

segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Manuel Pellegrini. Modelo de jogo e trabalho diário.

Todos os modelos de jogo têm os seus pontos fortes e as suas debilidades. O trabalho do treinador passa por potenciar os pontos fortes, e esconder as fragilidades. O treinador do Manchester City parece conhecer perfeitamente as fragilidades do seu modelo, e é nisso que mais se tem focado nas mais recentes sessões de treino. Pellegrini sabe que o seu modelo não é o melhor do ponto de vista defensivo. Também sabe que o número de unidades que o City coloca a atacar faz com que defenda na última linha com poucos elementos. Assim, ele percebe que muitas vezes, essas unidades defendem situações de superioridade, igualdade, ou inferioridade numérica, num espaço muito grande, e com pouco tempo para agir/reagir. Situações essas que são muito difíceis de resolver. Então, pela grande dificuldade que é resolver esse tipo de lances, e tendo em conta que a equipa parece cada vez mais competente na forma de organizar o ataque, Pellegrini foca o treino da sua equipa na organização de exercícios onde se defende.

9 comentários:

DC disse...

Só de pensar que o Porto fez uma proposta por ele até me sinto doente.
Cada vez gosto mais dele, aposto numa final de Champions City-Bayern (se não se encontrarem antes devido a sorteio).

Romário disse...

Teria sido uma grande escolha por parte do FCP.
Só começo a apostar em finalistas depois dos oitavos. Até lá ainda há muito que evoluir.

Gito Bastos disse...

David Luiz a trinco ?! O chelsea vai emperrar muito na 1ª fase de construção.

DC disse...

O Pellegrini num jogo destes vai com 2 médios? ainda por cima com o Touré a recuperar a passo?
Onde está aquele gajo que treinava o Málaga e jogava com 3 no meio e um falso extremo?

Álvaro Costa disse...

Que acaharam do jogo do City vs Manchester? Deveriam ter perdido as duas , David Luiz e Demichelis no meio campo..
Na minha opiniao :
Chelsea a mostrar a excessiva valorizacao que Mourinho da ao lado estratégico. Sem querer ter a bola apostou num meio campo sem cabeca mas com muita velocidade. Apenas Matic se evidenciou e mostrou o que e um medio defensivo. Espectacular a perceber e a jogar o jogo todo. Mas o plano colectivo foi sempre fraco. Apenas criou perigo em situacoes que o City se desorganizou ou atraves de renate exterior e bolas paradas.
O City a optar quase sempre pelo jogo exterior com aituacoes de 2x1 na ala. Quando optou pelo jogo interior conseguiu criar perigo. Silva e Dzeko falham remate ja dentro da area. Foi tambem na minha opiniao fraco nos momentos de transicao defensiva sobretudo porque permitiu espacos em profundidade e por vezes se deparou com situacoes de inferioridade numerica. O lance de 1x4 que se transforma em 2x4 é demasiado mau. Demasiada ma organizaçao. Achei tambem que o facto de Demichelis ter jogado foi prejudicial ao Yaya pois por ele ter pouca capacidade para Variar !!! Retirou o Yaya do espaco dentro do bloco adversario.

Jorge Carolo disse...

Boas,

Bem sei que o que vou referir nada tem a ver com o post, mas sim com o jogo de ontem entre a equipa deste senhor e o chelsea.

Queria ouvir a opinião do sr. DC, que andou a passar a ideia de que Mourinho utiliza metodos ultra defensivos que incluem a presença de um central a jogar a meio campo.

Ora, como já tinha oportunidade de afirmar a utilização de um defesa a meio campo não implica, necessariamente, uma tatica ultra defensiva, embora para o sr.DC isso seja dificil de perceber.

Como exemplo, temos o jogo de ontem do Manchester City vs Chelsea, em que por exemplo Mourinho, e tb Pelegrini, utilizaram defesas a meio campo e isso não significou uma postura ultra defensiva, como por exemplo apresentam as equipas do sr João de Deus.

Outro exemplo de uma equipa que utiliza um jogador que é defesa a meio campo e raramente para não dizer nunca, apresenta uma postura defensiva é o Bayern de Munich, com a presença de Lahm a meio campo.

Espero que o sr. Dc deixe para trás esse "odiozinho" a Mourinho e consiga perceber que a equipa não é ultra-defensiva por ter um defesa a jogar a meio campo como tinha afirmado!!

Cumprimentos.

DC disse...

O Sr. DC não vai perder muito tempo porque já explicou o que tinha a explicar e se o Sr. Jorge não percebeu não tenho culpa.

O meu problema não é, nem nunca foi, estar um defesa no meio-campo. Podia estar um defesa a ponta de lança e a táctica não ser defensiva. O meu problema foi, isso sim, ter um defesa a meio-campo, com missão única de fazer marcação individual a um único jogador.
Se o Sr. Jorge não percebeu isso, recomendo que leia muitos posts neste blog e no lateral esquerdo que vai-lhe fazer muito bem.

Ontem Mourinho venceu justamente, ainda assim acho uma aberração o David Luiz a trinco quando se tem Matic e Óscar.

Jorge Carolo disse...

O sr DC acha-se o dono da verdade e gosta pouco de discutir os assuntos... Pensa q o seus posts falam por si e soma a tudo isso incongruencias e um odio de estimação a Mourinho...

Quando o contrariam então fica muito chateado e responde mal e sem educação!!

Esteja descansado q consigo não discuto mais...

Pelos vistos gosta pouco de trocar de argumentos, o q gosta de fazer mesmo é "ouvir-se".

Passe bem!

DC disse...

Jorge, a única coisa que te posso fazer é recomendar umas leituras (até porque pelos vistos te tenho respondido sem educação).
Se lesses as coisas com atenção em vez de vires com ódios pessoais para as discussões se calhar obtinhas respostas melhores.

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2011/04/curta-do-real-x-barcelona-queironizacao.html


http://possedebolla.blogspot.pt/2013/08/e-o-numero-dez-finta-com-os-dois-pes-e.html


Finalizo só dizendo uma coisa: tenho a certeza absoluta (até pelo que tens dito aqui) que já fui muito mais fã do Mourinho do que tu és agora.Mas não era só porque ganhava, porque era português ou porque dizia umas coisas bonitas nas conferências de imprensa.