Posse de bola no Facebook

Translate

quarta-feira, fevereiro 19, 2014

"Linha Burra"

A razão pela qual no Brasil se apelidam alguns dos comportamentos zonais, dos melhores campeonatos da Europa, de "linha burra", é derivado de alguns erros de percepção dos lances, propiciando muitas bolas na profundidade. É tanto perigo, e situações de golo criadas, que para quem o vê, sem o entender na sua plenitude, parece que os comportamentos zonais não são os mais adequados para o futebol.
Zona só vale como zona se tiver contenção. Caso contrário, de nada vale ter os jogadores todos direitinhos a estrangular o espaço, ou jogar no fora de jogo, se o homem da bola tem todo o tempo e espaço para agir. A chave é perceber isso.
Se a bola está coberta, ou seja, se há um homem entre a bola e a baliza a perturbar o portador da bola, ou se o portador da bola se encontra desenquadrado, faz todo o sentido estrangular o espaço. Juntar linhas, subir no terreno, deixar 30/40 metros de profundidade, jogar no Fora de Jogo. No caso de a bola estar descoberta, ou seja, se o adversário está enquadrado com a nossa baliza sem contenção próxima, o comportamento deverá ser no sentido de baixar e garantir a profundidade, até chegar a contenção. Isto porque, deixando 40 metros de profundidade, com a qualidade de passe e desmarcação que existe hoje, um passe e toda linha defensiva fica ultrapassada.




No lance do penalti para o Barcelona, o comportamento desajustado está na fraca reacção de Clichy e Demichellis, para controlar a profundidade.

Carregando neste link, a partir do minuto 1:25, Sacchi demonstra.

10 comentários:

Pedro M Magalhães disse...

Não vi o jogo todo ontem mas considerei a exibição do Clichy uma lástima. E já não é a primeira vez. Tecnicamente até é evoluído mas em tudo o resto é um terror. Kolarov oferece muito mais à equipa.

O que acharam da exibição do Silva? No Visão de Mercado, onde parecem muitas vezes tentar mostrar o outro lado da moeda, disseram que foi uma prestação àquem. Nada mais errado, quanto a mim. Não houve uma decisão, pelo menos nos minutos a que assisti, errada do espanhol. Simplesmente soberbo.

Roberto Baggio disse...

PEdro,

Está no artigo anterior. Silva esteve mesmo muito bem. Quanto a mim, o melhor em campo.

Anónimo disse...

Este video mostra claramente que o erro foi do Kompany. Vejamos: 1)é mais fácil o Kampany adaptar ao posicionamento dos restantes colegas do que todos se adaptarem ao dele, e aliás o que andava ele a fazer tão longe da linha defensiva em posse de bola? 2) se ele está na posição marcada no video transforma uma situação de 1x0 no corredor central em 2x4 no corredor lateral, há uns meses atrás havia aqui um post a elogiar um comportamento de subida da linha defensiva do luisão que consistia neste mesmo sentido. 3) se a jogada decorrer no sentido alternativo sugerido a defesa teria sempre mais tempo para se organizar e o kompany teria conseguido temporizar o ataque adversário. Assim o jogador que toma a decisão que precipita ainda é elogiado?

Anónimo disse...

Continuação... o comentário no video ao segundo 9 mostra bem que a opção do Kompany devia ser a do posicionamento marcado. Se ele tomasse o posicionamento marcado para colocar messi isolado no corredor central seriam necessários 2 passes Iniesta-Busquets e Busquets-Messi, sem esse posicionamento o passe foi diretamente para o messi; além de que se o passe entrasse no busquets era mais fácil de condicionar para o corredor lateral do que depois de ter o messi isolado. o Kompany na linha da restante defesa inicialmente evitava o passe para o messi por colocá-lo fora de jogo e por cortar a linha de passe, posteriormente e dependendo da opção do iniesta poderia sairia em contenção ao iniesta ou fechar a linha de passe para o corredor central ao busquets.

KAKÁ disse...

Salve Baggio

Realmente, perfeita "linha BURRA"!!

Engraçado como muito times da Europa, ainda defendem mal assim, o time do Laudrup é do mesmo jeito!!

Abraço
;D

Roberto Baggio disse...

Pto prévio: Este comentário, e post, parte do pressuposto que Kompany não tem olhos nas costas.

1-"aliás o que andava ele a fazer tão longe da linha defensiva em posse de bola?"

A atar as botas. Como o vídeo mostra xD

2-"Este video mostra claramente que o erro foi do Kompany."

Não me parece.

3-"1)é mais fácil o Kampany adaptar ao posicionamento dos restantes colegas do que todos se adaptarem ao dele"

Sim, era mais fácil o Kompany fazer isso, por ser mais fácil mover-se apenas um, do que moverem-se dois. Porém não é o mais fácil que se quer. Quer-se o melhor.

4- "2) se ele está na posição marcada no video transforma uma situação de 1x0 no corredor central em 2x4 no corredor lateral"

Que situação 1x0 no corredor central? Aquela que não existe por ele não ter olhos nas costas, e por nunca, repito, nunca ter colocado Messi em jogo? Ou não dá para perceber que Messi esteve sempre FDJ, e foi o próprio que deu uns passos atrás para se colocar em jogo? E percebe-se que Kompany não tem olhos nas costas, claro. A única situação que está ali criada é um 2x1 no corredor lateral, que impede Zabaleta de sair na contenção ao Iniesta. Se ele fizesse um sprint para ocupar a posição assinalada nunca sairia a tempo para fazer contenção, apenas se ia juntar aos colegas, nunca chegando a tempo de reagir a um passe de Iniesta no sentido contrário ao qual ele se dirigia, para Busquets, e toda linha defensiva ficava batida com um passe para o espaço.

5-"há uns meses atrás havia aqui um post a elogiar um comportamento de subida da linha defensiva do luisão que consistia neste mesmo sentido."

Se quiseres carregar o link desse mesmo post, gostava de o ver.

6-" 3) se a jogada decorrer no sentido alternativo sugerido a defesa teria sempre mais tempo para se organizar e o kompany teria conseguido temporizar o ataque adversário."

Pelo contrário. Uma aproximação do Kompany ao comportamento que pretendes só iria precipitar o ataque adversário.

7-" Assim o jogador que toma a decisão que precipita ainda é elogiado?"

Sim. Podemos sempre elogiar o Messi pela inteligência na movimentação.

Quanto o comentário seguinte, devo dizer que nunca, mas nunca mesmo, o comportamento do Kompany coloca Messi em jogo. O Messi é que se coloca em jogo, e Kompany não vê de costas, tendo em conta a zona onde o lance se desenvolve. Era o que mais faltava eu pedir aos meus jogadores para se preocuparem com os gajos que estão em FDJ. O melhor comportamento aqui é o de Kompany, defender numa linha difrente da de Zabaleta, caso entre o passe no espaço, ele consegue sair rápido, não ficando batido. Esse mesmo comportamento, deveria ser o dos colegas. Sem contenção na bola, a defesa afunda e garante a profundidade. Esse é o melhor comportamento, Demichellis e Clichy não o perceberam.

NSC disse...

Neste caso eu vi o mesmo do que o anónimo, como já referi no post anterior.

Anónimo disse...

O Kompany se sobe aqueles 10m o Messi já não consegue recuperar do fdj, ele não o coloca em jogo diretamente ao baixar mas ao não subir permite o recuo dele para em jogo, que teria de ser bem maior caso tivesse subido. Parando o video quando surgem as opções de passe do iniesta evidencia bem que o Kompany na linha dos colegas matava completamente o lance. O erro inicial é logo dele ao estar fora do posicionamento dos colegas não mantendo o equilíbrio defensivo da equipa durante o processo ofensivo mas a resposta é estava a atar os cordões, ora se estava é erro dele, se não estava tudo começa no erro dele. Era mais fácil e melhor, embora por vezes o bom seja inimigo óptimo neste caso o mais fácil era o melhor. Se ele não vê o Messi é porque está mal orientado ou distraido. Se ele subi-se e toda a defesa ficasse batida era com passe para o busquets no corredor lateral permitindo condicionar e recuperar no corredor central, não subiu ficou a defesa toda batida mas no corredor central. Qual é mais perigoso, o busquets 1x1 no corredor lateral ou o messi 1x0 no corredor central? Ai manter a linha evitando desde logo um passe de ruptura para 1x0 no corredor central, criando uma situação em que caso exista passe em profundidade seria para o corredor lateral ou caso não exista passe assuma contenção é precipitar jogo? O demichelis e o Clichy deviam ter ficado a atar cordões assim teriam percebido o Kompany.

Roberto Baggio disse...

" Se ele não vê o Messi é porque está mal orientado ou distraido. "

Como querias mesmo que ele estivesse orientado, por forma a ver o Messi? De costas para o lance? Ou com os apoios frontais à baliza adversária? Ele está bem. A intenção é não permitir o 2x1 no corredor lateral, e conseguir sair rápido na profundidade ao Busquets, que é quem está no raio de visão dele.

Admitindo que ele comete um erro inicial ao nãos estar posicionado perto dos colegas, o erro é dele.
Depois disso, não tem qualquer responsabilidade.

" Se ele subi-se e toda a defesa ficasse batida era com passe para o busquets no corredor lateral permitindo condicionar e recuperar no corredor central, não subiu ficou a defesa toda batida mas no corredor central. Qual é mais perigoso, o busquets 1x1 no corredor lateral ou o messi 1x0 no corredor central?"

Percebes o que significa ficar a linha toda batida, certo? Sabendo que ficava toda a linha batida, era Busquets no corredor com a opção de Messi no meio contra o GR, ou seja 2x0+GR, certo?
Não era, portanto, 1x1, no corredor lateral. Era 1x0 no corredor lateral, toda linha defensiva batida, e 1 apoio no corredor central (Messi).

"Ai manter a linha evitando desde logo um passe de ruptura para 1x0 no corredor central, criando uma situação em que caso exista passe em profundidade seria para o corredor lateral ou caso não exista passe assuma contenção é precipitar jogo?"

Fazer contenção não é precipitar a acção? Retirar espaço e tempo ao portador da bola não é precipitar a acção?

" O demichelis e o Clichy deviam ter ficado a atar cordões assim teriam percebido o Kompany."

Sim. Deveriam, teriam cortado o lance dessa forma, eliminando desde logo qualquer oportunidade de criar perigo. Ao contrário do que se propõe, ficando ainda assim em aberto uma ocasião clara, clarísssima de golo. Desculpe a ironia.

Concordo que Kompany num primeiro momento deveria estar mais perto da bola, mas não o está...

Anónimo disse...

E tu percebes que a linha ficou toda batida pela passe a isolar o Messi porque ele estava tão recuado que permitiu ao Messi recolocar-se em jogo? Percebes que se ele não sabia que o Messi estava naquela zona era porque estava a dormir durante o seu processo ofensivo, ou durante toda essa jogada ele foi subindo ás cegas só a olhar a bola? Percebes que o lateral direito ficaria sempre em condições de temporizar o passe do busquets e que os restantes 3 teriam tempo para recuperar para evitar novo passe para o Messi no corredor central, aliás se o Demichelis quase que intercepta o passe de ruptura se tivesse mais tempo poderia ter-se recolocado e até o próprio Kompany igual? Percebes que é diferente estar 1x0 no corredor central ou 1x1 no corredor lateral e 1x3 no corredor central, e que é diferente isolar alguém á primeira ou precisar de dois passes (mesmo que a defesa ficasse a olhar que é essa a tua opinião, que o iniesta faria o passe e a defesa ficaria a olhar em vez de fechar corredor central).