Posse de bola no Facebook

Translate

domingo, fevereiro 16, 2014

Controlo de cruzamentos X Controlo do homem. Editado

Situação fácil de resolver caso a referência fosse a bola, a baliza, o colega, e o espaço (Zona). Mas como na grande área a referência é o homem...

15 comentários:

ricnog disse...

Mas achas que aqui deveria ser ao homem? Penso q foi o que fizeram....se tivesse de apoios para frente e uma linha pelo ultimo homem, deveria ter sido melhor resolvido, não?

ricnog disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto Baggio disse...

Rignog,

Não. Na forma como idealizo o jogo não existe HxH. Só zona. Em todos os momentos, conforme explicado no link por baixo dos vídeos.

Gito Bastos disse...

O meu Arouca :)
David Simão tem um pé esquerdo... minha nossa :)

Roberto Baggio disse...

Ver a qualidade técnica do D.Simão é um regalo.

Gito Bastos disse...

O que é que este menino anda a fazer em Arouca?
A forma como trata a bola é verdadeiramente incrível... poucos o fazem com a sua qualidade.
Atrevo-me a dizer que cabia em todos os planteis que por aqui passaram. E na sua maioria como titular... E já cá vieram Porto e Sporting
Ontem, diante do nacional, num terreno dificílimo... fez um jogo monstruoso.
É uma pena não ter sido transmitido

ricnog disse...

Se calhar na pequena área, em lances muito especificos poderá haver o hxh...!! Penso que o Jesus faz isso....Mas tu es de acordo, que ali o lateral e central deveria estar em linha com a restante defesa, orientado para a frente para atacar a bola, certo? o lateral na linha do segundo poste, o central entre o meio da baliza é isso, certo?

Roberto Baggio disse...

Certo. Como está no link abaixo dos vídeos. E noutros espalhados pelo blogue sobre defesa à zona

ricnog disse...

entendido....concordo plenamente....!!!! ;)

Anónimo disse...

Se fosse a ti informava-me melhor. Talvez soubesses que há muito que ele está noutro clube! Ups! Fail!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=KopT39keyrU

Eu a pensar que ias colocar o golo do Rio Ave contra o Benfica.

O problema destes 2 golos dos quais mostras os videos não são as referências mas sim o facto dos jogadores do Gil e do Nacional não terem atacado a bola, deixando-se antecipar pelos jogadores adversários, sendo que no caso do do Gil também está mal posicionado (tanto seja em HxH como à zona)

Esse é o principal erro e não tem nada a ver com o que apontas. Como exemplo, quantos golos são sofridos de canto porque o jogador responsável pela respectiva zona não ataca a bola. É só contá-los.

Ainda no teu texto "Controlo de Cruzamentos", tens a imagem do Sporting em que os jogadores estão a marcar o Homem na sua zona. E elogias a acção dos jogadores do Sporting quando estão com os apoios mal colocados. Logo mal posicionados.

Pára a imagem do Arouca aos 0´40´´. Consegues uma imagem igualzinha igualzinha à imagem que fizeste do Sporting (em relação à linha defensiva). 1 defende HxH e o outro defende de forma correcta? Incongruência no discurso. Ainda para mais quando os defesas do Sporting estão com os apoios como estão.

Páras o lance do Gil aos 05´´-06´´ e em relação à imagem do Sporting que colocaste, apenas a diferençã dos 2 jogadores do Gil estarem 2-3 metros mais adiantados. Vês que o lateral direito defende mal. Ponto final. Se defendessem à zona, controla mal a profundidade. Se defendessem HxH, está mal colocado (tem que estar entre H e baliza).

Em ambos os golos sofridos, não foi por HxH ou zona, o do Gil pelos mesmos motivos que o Benfica sofreu o golo contra o Maritimo a temporada passada, lance a que também te referes no "Controlo de cruzamentos". Os 2 laterais são batidos da mesma forma, 1 defende HxH e o outro é o génio do processo defensivo? Incongruência no discurso.

https://www.youtube.com/watch?v=kkX4qPdqtK4

Dejan Savićević disse...

Baggio,
Lançamento lateral...bola nas mãos do adversário! Defendes zona?

Romário disse...

Savicevic,obviamente que não. Defendo misto. Mas assim que o lance segue, defendo zona de novo. Que foi o que não aconteceu.

Anónimo,
O do Gil Vicente é gritante. Um jogador referencia o avançado desde o inicio do lance e não o larga mais. Depois o lateral faz o mesmo. Se o problema ali não é o HxH, não sei onde o será.

Sim. E nesse mesmo texto, há lá uma explicação para isso que pareces ignorar. Daí talvez achares que haja alguma incongruência.
No lance do Arouca, não há nada igual. Há um jogador que se desmarca na área, e outro que sai em perseguição. E a explicação da imagem do Sporting é clara. Vai lá ler, logo percebes. O lateral fica mal colocado, precisamente por causa desse mau posicionamento do central.

Não há incongruência, HxH, é assim. Podes seguir o jogador até um certo ponto, mas se o agarras é penalty/falta. E HxH ele foge de ti, não tens atenção suficiente aos estímulos mais importantes. Zona,só tens de atacar a bola. A não ser que o jogador esteja no espaço que deves ocupar. Coisa que não foi feita em nenhum dos lances.
Quanto a imagem do Sporting, podes falar da posição dos apoios, claro, mas isso é um pormenor. De tal forma, que assim posicionados, defenderiam estes dois lances com facilidade.

Roberto Baggio disse...

Savicevic,

Misto até a bola ser jogada. HxH na zona da bola, zona na GA. Lateral contrario e centrais sempre alinhados. Depois da bola entrar em jogo, zona novamente.

Anónino,

O teu problema é não saberes a diferença entre zona e HxH. O teu problema é não teres percebido o artigo, pelo primeiro problema que citei. Mas também não vou perder tempo a explicar-te isso.

Quanto ao rei da bazofia, é muito fácil ser o anónimo. Mas olha que assim tens menos atenção.