Posse de bola no Facebook

Translate

terça-feira, janeiro 14, 2014

Tomada de decisão, o exemplo de Emanuelson

Lance de contra ataque 3x3
Emanuelson muito bem a progredir pelo corredor central enquanto teve espaço. Procura depois o colega que está mais próximo de finalizar, fixando o defesa desse lado, a fraca agressividade da contenção e má decisão do lado a defender permite que se chegue a uma zona muito próxima da baliza em condições óptimas para criar um lance de finalização. Emanuelson mete bem o passe entre os defesas, para o espaço, contudo a qualidade do passe não foi a melhor e obrigou Kaka a fazer um desvio na sua trajectória em direcção à baliza, ficando em piores condições para finalizar. 
Emanuelson acertou em todas as decisões que tomou, depois teve um erro de natureza técnica, que não lhe permitiu executar da melhor forma o último passe.


12 comentários:

Ronaldinho disse...

Grande Urby, muito bem conduzido este contra-ataque

Gonçalo Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonçalo Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonçalo Teixeira disse...

http://youtu.be/xiE-d9-ARN0?t=2m49s

Como o tema a tratar neste blog, tem sido a tomada de decisão lembrei-me deste lance.. Não sei se concordam mas parece-me que pode ser uma análise interessante. Lembro-me que quando Raul pegou na bola, percebi logo que ia ser golo. Nem tanto por conhecer o jogador mas por já ter ouvido falar muito bem dele. E realmente parece-me que resolve muito bem a situação de contra ataque de 3x3 (4x4 na parte final). Procura o meio e fixa os defesas do Benfica antes de soltar a bola. Nota-se a tentativa de o Benfica de colocar os jogadores do Schalke em fora de jogo mas o timing de passe do Raul foi muito bom mesmo.

Anónimo disse...

acho que toda a gente que lê este blog já sabe o que é uma boa tomada de decisão em contra-ataque. é ir pelo meio, temporizar e soltar à esquerda ou à direita. podiam dar outros exemplos de tomada de decisão em lances de ataque continuado. isso sim, é mais difícil de perceber.

cumps

roberto disse...

Baggio, boas.
Bem, não tem nada a ver com o assunto.. mas quem achas que vai substituir matic no benfica? apostaria em andré gomes? se fosses tu o treinador do slb, quem colocarias a trinco?
Obrigado

Andrea Pirlo disse...

Roberto, o Baggio respondeu a isso, no post Individualidades, vai lá ver.

PP disse...

Baggio,

Novamente, poderias ter utilizado os lances do golo do Rodrigo e o lance o Licá para demonstrar a diferença entre uma boa e uma má tomada de decisão.

Roberto Baggio disse...

Gonçalo Teixeira,

Sim, é um lance que vai de encontro à nossa forma de ver e de idealizar o futebol, e a forma de resolver situações em transição.

Anónimo,

"acho que toda a gente que lê este blog já sabe o que é uma boa tomada de decisão em contra-ataque. é ir pelo meio, temporizar e soltar à esquerda ou à direita."

Acho que estás enganado. Ainda há pouco tempo tive alguém a dizer-me que as transições deviam ser feitas pelos corredores laterais, onde há espaço, porque conduzir pelo corredor central era meter-se na boca do lobo. Eu não assumo como tu que toda gente saiba isso. Assim como nem toda gente sabe diferenciar agressividade nos comportamentos defensivos de entradas duras e faltosas, e de agressões. Princípios com sub princípios, e etc. Portanto aquilo que pode ser óbvio para ti não é para todos pacífico, certamente. Como na análise anterior, houve alguém que como tu não assina comentários, discutiu a forma como o último passe foi feito, não percebendo que Jese estava a abrir o ângulo da linha de passe para facilitar ao colega que tinha bola, e que os defesas estavam fixos, devia por isso ter recebido a bola no pé. Portanto eu não assumo nada, porque o que para mim é óbvio não o é para muitos.

"podiam dar outros exemplos de tomada de decisão em lances de ataque continuado. isso sim, é mais difícil de perceber."

Damos os exemplos que o nosso tempo e os nossos recursos actuais nos permitem.

Cumprimentos

Roberto,

Fejsa.

ricnog disse...

Golos benfica porto, do rodrigo realça bem isso! Também promoveu, a melhor característica de Rodrigo, onde ele e fatal.

Na segunda parte há um lance mais ou menos,idêntico, que o markovic remata para defesa do helton....falta de temporização e passe muito mal feito.....

Luis Santos disse...

Se me permites, Baggio, também acho que a tomada de decisão é mais notória nos lances de transições rápidas. Em organização já entra muito mais em consideração o modelo de jogo e o que os colegas de equipa fazem. Não é tão fácil de isolar a decisão.

Roberto Baggio disse...

Eu te permito tudo Luis e vou concordar contigo 90% das vezes. Contudo, reitero o tempo e os recursos.