Posse de bola no Facebook

Translate

segunda-feira, janeiro 27, 2014

Matic, e tudo o que é essencial

Agressividade

Sem bola:
  • Adoptar o melhor posicionamento o mais depressa possível 
    • Consoante a zona da bola, a baliza, e os colegas
  • Sair rápido na contenção 
    • Colocar-se rapidamente entre a bola e a baliza, a uma distância tal que não permita o passe vertical ou o remate, nas melhores condições
  • Escolher bem o timing de pressão para não deixar enquadrar, ou para precipitar o erro 
    • Homem de costas
    • Bola descoberta no corredor central
    • Zona com superioridade numérica
    • Bola dividida
    • Mau passe que dificulte a recepção 
    • Má recepção
  • Escolher bem o timing de desarme 
    • Não entrar a queima
Com bola: 
  • Permitir a progressão da equipa, aproximando-a da baliza contrária nas melhores condições possíveis 
    • Com passe curto, ou longo, para um colega melhor posicionado à frente da linha da bola, preferencialmente no corredor central 
    • Com condução, quando tem espaço para progredir 
    • Com drible
      • Quando está numa situação de 1x1 sem cobertura
      • Quando tem espaço nas costas da linha defensiva 

Criatividade
  • Condução contra o bloco adversário, para atrair, fixar, e soltar
  • Rasgar linhas de contenção e cobertura 
    • Com passe, proporcionando aos colegas situações com menos adversários pela frente, preferencialmente no corredor central
    • Com drible, proporcionando a si mesmo situações com menos adversários pela frente, preferencialmente pelo corredor central

10 comentários:

PP disse...

O Matic é um jogador de classe mundial. Acho que ninguém pode questionar isto!

Estou certo que daqui a uns tempos vamos deixar de ouvir num tal de Yaya Touré para ouvirmos do Nemanja... o que dá para perceber a qualidade que o sérvio tem! ;)

O Mourinho tem aqui no Chelsea um projecto de equipa para as próximas temporadas bem interessante, apesar de achar que fez mal ter vendido o Mata. O espanhol poderia dar muito mais à equipa se o português apostasse nele. Contudo, e porque o Mourinho não é treinador para desaproveitar jogadores, não sei até que ponto é que o espanhol forçou alguma situação. Alguém aqui sabe de mais alguma coisa sobre isto?

Falta ao Chelsea um extremo canhoto que jogue tanto pela ala direita como pela esquerda. Um jogador que torne mais imprevisível as jogadas ofensivas do Chelsea.

Andrea Pirlo disse...

PP,

O Chelsea anunciou ontem a contratação de Salah, extremo esquerdino egípcio, que jogava no Basileia.

De resto concordo contigo, o Chelsea está numa situação fantástica, com um plantel jovem fortíssimo, e com muito ainda para dar.

Anónimo disse...

Já estou com saudades do Matique !!

PP disse...

Pirlo,

Não sabia que o Mourinho tinha ido buscar o egipcio dos suiços do Basileia. Só fez foi muito bem!

Agora é tempo de trabalhar.

Pedro Mendes disse...

Imaginando-te no lugar de treinador do SLB, perdendo um jogador como o Matic a meio do campeonato e com as opções que tens no plantel, como farias?

É que eu não vejo o Fejsa como um substituto natural do Matic... O Fejsa não é mau, mas não é um Matic, (ainda?) não é um jogador da classe do Matic e eu acho que são necessários dois jogadores para conseguires ter em campo o que tinhas com o Matic..

Edson Arantes do Nascimento disse...

Grande... Matic é enorme. E apesar de tudo não tem como não valorizar o trabalho do JJ com este rapaz. Excelente.



Romário disse...

Pedro Mendes,

Não há substituto para o Matic. É muito difícil encontrar um sem gastar rios de dinheiro, que o Benfica não tem.
Não vejo necessidade de ter dois jogadores uma vez que Fejsa e Enzo garantem defensivamente tudo aquilo que Matic dava, excepção feita ao jogo aéreo e compleição física dele.
Ofensivamente vais sempre ficar a perder porque, como disse, não há muitos Matic a dar as qualidades que ele dava.
Acho que quando Salvio voltar, Markovic vai jogar como segundo avançado, e isso poderá trazer outras qualidades que podem suplantar a ausência de Matic.
Aliás, mesmo com Matic eu jogaria com Markovic e Rodrigo (isto não tendo Cardozo).

Edson,

Sem dúvida. Grande trabalho de Jesus com o sérvio.

hertz disse...

off topic

Nos dias de hoje muito se tem falado no André Gomes e na sua possível transferência. Qual a opinao do "Posse de Bola" em relaçao ao André? Tera ele assim tanta qualidade que justifique esse hype todo?

PP disse...

@Romario:
Substitutos do Matic em dimensão física e qualidade técnica talvez vejo num futuro a médio prazo o Kondogbia. A época passada do francês no Sevilha foi espectacular. Mas, acho que esta temporada tem estado encostado... mais valia ter ficado em Espanha...

Onde anda um jogador que era da Académica e que também penso que daria um bom projecto de "6" ao estilo de Matic, um tal de John Ogu? Nem sei que idade o rapaz já tem, mas há umas épocas atrás recordo-me dele ser um dos melhores da Briosa.

@hertz:
Quanto ao André Gomes, para mim não é a questão do hype. Para mim é o potencial futebolístico que ele tem. Bem formado e acima de tudo bem consolidado o seu futebol, o tipo tem valor para ser referência do meio-campo português na próxima decada e meia. Para mim, mesmo a questão da "falta de intensidade" penso que não é muito relevante, pois quando ele começar a jogar ao ritmo de 1ª Liga todas as semanas, vai habituar-se. Tem ambição e capacidade de trabalho para tal, ao contrário de muitos outros que vemos. Com a sua estampa física (1,88m) e a sua destreza técnica (pés de veludo), o tipo joga com muita classe e muito saber. Sou um fan do seu futebol e para mim 15M€ pode ser muito para muitos que o desconhecem ou que apenas só conseguem ver o que ele é e não o que ele irá ser. Não me admirava nada que ele daqui a umas duas ou três temporadas fosse notícia por transferência acima dos 30M€... A minha preocupação, e que deveria ser a sua, é caso ele saia mesmo do Benfica, para que clube é que ele vai? Para o Liverpool, só espero que não se torne num Aquilani. Para o Monaco, têm lá um Kondogbia lá num canto (outro talento que deveria era estar a jogar - a acomular minutos). O André Gomes que pense muito bem na sua vida. Por vezes, ganhar menos nesta fase da sua carreira poderá significar uma carreira auspiciosa. Ao contrário, do que pedir muito logo no início e depois ser esquecido por falta de oportunidades.

No Benfica, após a saída de Matic, André Gomes será agora o projecto número 1 do Jesus. Disso não tenho dúvidas nenhumas!

@blog:
Viram o jogão do Coutinho hoje? O miúdo tem evoluído imenso esta temporada. Eu vi os jogos dele frente ao City e frente ao Chelsea e achei que o 'Pool perdeu ambos os jogos muito porque o brasileiro não tinha a melhor tomada de decisão. Mas, hoje... sim senhor! O passe para o segundo golo do jogo... que delícia! Gosto mesmo de ver estes jogadores a evoluirem!

Andrea Pirlo disse...

Foi um bom jogo, o Liverpool-Everton, marcado pelos erros dos defesas do Everton e a eficácia do Liverpool. E de realçar que o Everton jogou praticamente o jogo todo com um extremo a ponta de lança.

Neste mundo as coisas mudam de um momento para o outro, Sturridge hoje pôde testemunhar isso.