Posse de bola no Facebook

Translate

sábado, janeiro 11, 2014

Aqui Cortez deixa a sua opinião sobre a dinâmica dos laterais no modelo de Jesus:  “Na táctica utilizada no Benfica, os laterais exercem uma função quase exclusivamente defensiva“.

Essas declarações vêm mostrar que Cortez não percebeu nada daquilo lhe foi passado no Benfica, nem tem cabeça para o entender. Esse é muitas vezes o motivo pelo qual muitos jogadores com boas aptidões técnicas e físicas falham na adaptação à clubes com maior exigência táctica.

A função dos laterais no Benfica não é ofensiva nem defensiva. Depende apenas do contexto. De quem tem a posse de bola, da posição onde se encontra o portador da bola, e da posição dos colegas. Os laterais têm uma responsabilidade defensiva, estando a equipa em posse, ou estando sem ela. E o equilíbrio da equipa passa muito pela capacidade que os laterais têm em compreender as decisões colectivas que a equipa toma, em perceber como devem adaptar o seu posicionamento em relação à bola e aos colegas, e como devem defender situações de 1x1.

Provavelmente, exigia-se a Cortez, no treino, constante atenção aos estímulos defensivos, por forma a responder com eficácia às exigências do modelo de jogo do Benfica. Mas é um trabalho demasiado complexo para quem nunca esteve habituado a pensar colectivamente, e a ver o jogo para além do lado da bola. 

12 comentários:

daniel duarte disse...

A questão que ponho é:que pressupostos estiveram por detrás desta contratação?... Condição física e técnica apenas?...achavam mesmo que conseguiam trabalhar um jogador vindo de um contexto completamente diferente sem o mínimo conhecimento do jogo?... Não entendo... E pensar que substituiu o melgarejo, que não era lateral de origem, e q num mês apreendeu tudo o que lhe pediam q fizesse...

Roberto Baggio disse...

daniel duarte,

É uma boa questão para colocar ao treinador do Benfica.

daniel duarte disse...

Se foi ele quem escolheu...sozinho...isso e q e preocupante...

KAKÁ disse...

NOSSA!!

Acabei de lê isso, e já vim postar o link, e me deparo com a post... kkkkk

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-portugues/noticia/2014/01/sem-espaco-cortez-entra-em-acordo-e-rescinde-seu-contrato-com-o-benfica.html

Vc é rápido heim Baggio!!

;)

Anónimo disse...

Pessoal alguem leu a entrevista do vitor pereira ao OJOGO de sexta feira?

Acho que ele realmente esta um ponto acima d todos que temos actualmente aqui em portugal.

Link se quiserem ver: https://meocloud.pt/link/16f68210-9d3d-45fa-b6bd-677f0ab643ec/jogo100114.pdf/ (retirado do site http://portistaforever.blogs.sapo.pt/)

Cumprimentos

Daniel Santos

KAKÁ disse...



Baggio e Daniel Duarte

Talvez vcs não saibam, mas o 'Cortez só se tornou lateral esquerdo a cerca de dois anos, ele era atacante (Avançado), então ele já não tinha muito traquejo pra nossa realidade, imagina a da Europa...

O melgarejo(salvo engano) é paraguaio, país onde existe muitos técnicos argentinos onde a estrutura tática se "assemelha" a europeia...

Acrescentando isso aos "Princípios da Individualidade Biológica" explicasse pq o Cortez teve mais dificuldade do q o Melgarejo!

O q não dá pra entender é como um técnico contrata alguém e não o condiciona pra fazer o q ele quer, ele poderia dizer:

- Eu não posso passar o dia inteiro ensinando-o como jogar!

E para quê serve os assistentes? ele não tem? não tem um "equipe B" onde alguém possa passar esses conhecimentos...

Veja o q o Paulo Fonseca falou do Carlos Eduardo depois de ter passagens pelo Porto B:

-Tal como sucedeu com outros jogadores, o Carlos Eduardo vem de uma realidade diferente, de um contexto de jogo diferente. Teve o tempo de crescimento que achamos fundamental e surge nesta fase porque tem de haver alguma aprendizagem do que pretendíamos. Está dando uma resposta que justifica a entrada na equipe principal - explicou.

O Shaktar contrata muitos brasileiros, e sempre dá a eles um período de adaptação, dificilmente eles não se destacam...

Achar q um jogador q vem de outro contexto, vai chegar na Europa e em pouco tempo se adaptar, é gostar de rasgar dinheiro... (salvo alguma exceções Ronaldo, Neymar, Kaká...)

Pra mim é incompetência do técnico, e da direção...

################################

PS.
Fiquei sabendo q um time brasileiro está querendo um zagueiro Italiano, deviam trazer um técnico Italiano também pq esse zagueiro vai sofrer se for treinado por um brasileiro...

Diferente do contexto dos Europeus aqui o zagueiro tem q marcar sozinho 1x1 contra muitos jogadores velozes (e furiosos não!kkk) habilidosos...

Abraço
;D

António Teixeira disse...

Boas,

Sobre a transferência, há muitas coisas no futebol, especialmente uma que dá pelo nome de comissão.
Sobre o Vitor Pereira, acho que seria interessante realizar um conjunto de perguntas aqui no blogue e tentar entrevistá-lo.

Roberto Baggio disse...

KAKA,

"E para quê serve os assistentes? ele não tem? não tem um "equipe B" onde alguém possa passar esses conhecimentos..."

Cortez veio por empréstimo, para que se provasse capaz de jogar no Benfica teria de agarrar o lugar no curto prazo. Foram demasiados erros a comprometer a equipa, e mesmo que passasse para a equipa B, o que o Benfica procurava era uma lateral para substituir o seu titular, não um suplente para ir aprendendo devagar a forma de jogar da equipa e no futuro entrar no 11 inicial.

"Veja o q o Paulo Fonseca falou do Carlos Eduardo depois de ter passagens pelo Porto B:

-Tal como sucedeu com outros jogadores, o Carlos Eduardo vem de uma realidade diferente, de um contexto de jogo diferente. Teve o tempo de crescimento que achamos fundamental e surge nesta fase porque tem de haver alguma aprendizagem do que pretendíamos. Está dando uma resposta que justifica a entrada na equipe principal - explicou."

O Carlos Eduardo jogou no campeonato português no ano anterior, assim como o Melga. Ou seja, já tinham experiência de futebol europeu, era só uma questão de adaptação à especificidade do modelo de cada treinador, não aos princípios gerais que se praticam nas equipas europeias.

"O Shaktar contrata muitos brasileiros, e sempre dá a eles um período de adaptação, dificilmente eles não se destacam..."

Não conheço o modelo do Shaktar no pormenor para poder comentar.

"Achar q um jogador q vem de outro contexto, vai chegar na Europa e em pouco tempo se adaptar, é gostar de rasgar dinheiro... (salvo alguma exceções Ronaldo, Neymar, Kaká...)"

Concordo.

"Pra mim é incompetência do técnico, e da direção..."

Não me parece de todo o caso. Como disse acima, parece-me que a urgência foi fundamental para que Cortez fosse dispensado.

daniel duarte disse...

Boas kaka
Completamente de acordo com o seu comentário...não mudava uma vírgula...mas atenção, nem sequer pus em causa o valor do cortes...referi até as suas aptidões físicas e técnicas, onde me parece ser forte... O que ponho em causa e o contexto em que o foram buscar, e a forma como nele depositaram expectativas elevadas, sem lhe terem dado as condições que deram, como bem referiu, ao Carlos Eduardo no Porto... O cortez veio de um contexto completamente diferente e com princípios de jogo totalmente diferentes... Pediam-lhe outras coisas no Brasil... Coisas que ele provavelmente faria bem... Não podem e contratar um jogador que se enquadra noutro jogar e pedir-lhe tanto em tão pouco tempo então...

daniel duarte disse...

Boas kaka
Completamente de acordo com o seu comentário...não mudava uma vírgula...mas atenção, nem sequer pus em causa o valor do cortes...referi até as suas aptidões físicas e técnicas, onde me parece ser forte... O que ponho em causa e o contexto em que o foram buscar, e a forma como nele depositaram expectativas elevadas, sem lhe terem dado as condições que deram, como bem referiu, ao Carlos Eduardo no Porto... O cortez veio de um contexto completamente diferente e com princípios de jogo totalmente diferentes... Pediam-lhe outras coisas no Brasil... Coisas que ele provavelmente faria bem... Não podem e contratar um jogador que se enquadra noutro jogar e pedir-lhe tanto em tão pouco tempo então...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Epá a forma como falam aqui de certos assuntos é de ir às lágrimas.

O Cortez veio para jogar a titular. A prova disto é que o Siqueira (bom jogador na minha opinião, dos melhores laterais que o Benfica teve a seguir ao Coentrão) só foi contratado no último minuto de Agosto.

E digo, sem qualquer informação vinda lá de dentro, que tenho sérias e enormes dúvidas que tenha sido uma contratação do treinador.

Fiquei sempre com a ideia que o Cortez tinha sido uma decisão do departamento de futebol e não só do treinador.

O resto - a dica das comissões, da ignorância, da falta de sentido da decisão, do diabo-a-quatro - é apenas especulação. E das baratas.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Daniel obrigado pela partilha da entrevista do VP. Como sempre, vale a pena a leitura.