Posse de bola no Facebook

Translate

sexta-feira, dezembro 20, 2013

"We had difficulties controlling their pressing, the first half"

É sabido que a equipa de AVB apresenta grandes lacunas ao nível da qualidade técnica e táctica no sector mais recuado do campo. E claro que as lesões e adaptações que teve de fazer não ajudaram a que os resultados fossem os melhores. Contudo, AVB, assim como fez no FCP preterindo de Beluschi, gosta de ter um meio campo sólido, compacto, fisicamente forte, com qualidade técnica razoável e sem criatividade.

Não foram um acaso as dificuldades sentidas pelos Spurs para contornar a pressão do Liverpool. Sandro, Dembelé, e Paulinho não têm qualidade técnica, nem criatividade para sair com qualidade de zonas de pressão. O meio campo musculado de AVB não tem cérebro (quando em posse), nem técnica que acompanhe os atributos físicos. Assim, não é de estranhar que ao intervalo já estivessem a perder por 2-0. Somado a isso, Soldado, Lennon e Chadli, que não são propriamente jogadores de manutenção da bola, de apoios, ou de criatividade, podemos facilmente perceber o porquê de os Spurs terem rematado zero vezes à baliza do Liverpool na primeira parte.
Com Lamela, Holtby e Sigurdsson no banco AVB tem razão quando diz que as responsabilidades são suas, por ser ele a escolher o onze inicial e a fazer as substituições.

A ideia de que um meio campo com essas características serve para controlar o jogo é ,quanto a mim, errada, porque depende do que o adversário vai apresentar, e sobretudo porque vai resultar em dificuldades imensas quando equipa recupera a bola.

21 comentários:

Ronaldinho disse...

Esse gajo tem graves problemas de congruência...

Leandro disse...

Qual a tua opinião sobre Villas Boas ?

Gonçalo Matos disse...

Pelo que percebi, o Townsend deixou de calçar, certo?

Roberto Baggio disse...

Incongruente. É essa a opinião. Passa a ideia que tem/quer um determinado modelo de jogo, e depois não contrata/escolhe a jogadores de acordo com isso.

fred disse...

É mais facil quando se tem Moutinho, falcão, Hulk e até mesmo Fernando que é dos melhores médios a realizar a transição Ofensiva da europa.

António Teixeira disse...

Baggio,

Não se contrata porque não se pode contratar.

Cumprimentos,
António Teixeira

Gonçalo Matos disse...

António,

Tudo bem? Não contrata porque não o deixam? Ele tinha bastante dinheiro..

Roberto Baggio disse...

António,

Não se pode contratar?!
A linha defensiva foi completamente deixada ao Deus dará. Único reforço em dois anos: Vlad Chiriches que pouco ou nada tem jogado... Os que retornaram do empréstimo nada vieram a acrescentar, são de muito fraca qualidade.

No seu primeiro ano entraram:

Lloris- 11.088.000£
Dembelé- 16.720.000£
Dempsey- 6.600.000£
Adebayor- 5.632.000£ Fantástico no primeiro ano. Um dos pilares para a regularidade que os Spurs conseguiram ao nível exibicional. Um avançado que vale pelo capacidade de jogar entre linhas, de abrir as melhores linhas de passe aos colegas, de baixar para participar na construção e com um físico muito interessante. No segundo ano, ostracizado, vá-se lá saber o porquê.
Sigurdsson- 8.800.000£
Holtby- 1.540.000£

No 2ºAno,

Paulinho- 17.358.000£
Soldado- 26.400.000£
Capoue- 9.680.000£
Lamela- 26.400.000£
Eriksen- 11.880.000£
Chadli- 7.172.000£
Vlad Chiriches- 8.360.000£

Saiu sem que perceba muito bem o porquê Scott Parker. Que era, talvez, o jogador que melhor jogava em posse no anterior no Spurs. Jogando ele com médios melhores ao lado, poderia catapultar a equipa para aquilo que AVB diz serem as suas ideias. Mas ao que parece ele prefere outras coisas, que não as que diz. Sendo que nem Paulinho nem Capoue, nem Dembelé, nem Sandro chegam perto do nível que ele tem.

Vamos lá agora começar a falar de incongruência e do poder ou não poder contratar:

Dembelé- 16.720.000£
Dempsey- 6.600.000£
Soldado- 26.400.000£
Capoue- 9.680.000£
Chadli- 7.172.000£

Isto dá um total de 66.572.000£ qualquer coisa perto dos 80 milhões de euros.

Para quem quer ter a posse da bola, dominar através de um jogo seguro, de combinações curtas, com pressing zonal, e saída de bola desde trás, que raio estes 80 milhões de euros vieram acrescentar ao modelo que ele diz querer implementar?
Então ele que não ande a enganar as pessoas dizendo que quer jogar em posse quando na realidade quer outra coisa qualquer.

No mesmo período de tempo em que AVB gastou esses 80M de euros (o critério para os nomes que coloquei aqui são o suposto modelo de AVB em congruência com as características dos jogadores):

Defesas:
Daniel Carriço- Para o Reading 660.000£
R.Carvalho- Transferência livre para o Mónaco
Insua- 3.080.000£ Atl Madrid
Lisandro López- 3.520.000£ Benfica
Melgarejo- 4.400.000£ Kuban Krasnodar
Ansaldi- 7.040.000£ Zenit

Fábio Coentrão- Não sei o preço dele, mas nem que fossem 20M seriam bem gastos.
Fucile- Também não sei o preço, mas certamente melhor do que qualquer lateral que ele tem nos Spurs.

Médios:
Coutinho- Para o Liverpool 8.800.000£
Vítor- Não sei o preço dele, mas devem ter sido bananas e amendoins, para o Sporting.
Jurado- 2.640.000£ Spartak de Moscovo
Kevin-Prince- 8.800.000£ Schalke

Comparação com Dembelé e Capoue e Dempsey

Extremos:
Ola John-7.920.000£ Benfica
Bruno César-4.840.000£ Al.Ahli
Markovic- 8.800.000£ Benfica
Nolito-2.288.000£ Celta de Vigo

Comparação com Chadli

Avançados:
Tévez- 7.920.000£ Juventus
David Villa- 1.848.000£ Atl Madrid
Jackson Martinez 7.744.000£ Porto
Lisandro Lopez- 6.336.000£ Al-Gharafa

Comparação com Soldado

Como se vê, dava contratar jogadores baseados no critério do modelo de jogo (Posse/pressing) que ele diz querer ter, que foi o que utilizei. Portanto trata-se claramente de uma questão de congruência, porque todos os jogadores que aqui estão, poderiam estar nos Spurs com maior ou menor dificuldade. AVB gastou 66.572.000£ em 5 jogadores. Somei o valor de todos os jogadores transferidos e deu um total de 86.636.000£, em 18 jogadores. Obviamente não seriam precisos tantos, podendo ele reforçar substancialmente a defesa. Qualquer um dos defesas citados seriam facilmente titulares nos Spurs, e encaixariam no modelo que AVB quer implementar.

E se não queres falar de contratações, qual é a ideia de jogar com 3 médios de contenção/cobertura?! E Chadli?! quando tens Lamela, Sigurdsson e Holtby no banco...

Edson Arantes do Nascimento disse...

É tudo verdade... Incongruente. Eu até hoje não consigo perceber o modelo de jogo do AVB. E fiz questão de ver muitos jogos do Tottenham. Pode ser deficiência minha...

NO FCP ele apanhou com um dos melhores planteis de sempre: Helton, Hulk, Falcão, Moutinho, Fernando, Otamendi, Guarin em grande forma, James Rodriguez, A. Pereira e outros...

E tinha o V. Pereira como adjunto!

Só tenho algumas dúvidas quanto ao que dizem do Soldado... Eu acho que ele nunca se adaptou à dificuldade que a equipa tinha em jogar em organização ofensiva. Praticamente não lhe chegavam bolas jogáveis. Mas quando isso aconteceu ele decidiu bem (mostra-se, enquadra, assiste o colega ou finaliza).

Com poucas alterações o Tottenham podia ter um onze muito mais interessante e com várias opções no banco.

Loris; Naughton, Vertonghen, Chiriches, Rose (Coentrão); Parker, Paulinho, Sigurdsson (Eriksen); Lamela, Soldado, Townsend

Edson Arantes do Nascimento disse...

E de facto não se pode falar em falta de dinheiro... só este ano foram mais de 100 milhões de euros em novos jogadores.

O Coutinho - um jogador de grande nível que aprecio bastante - custou apenas 10 milhões ao Liverpool.

Roberto Baggio disse...

Edson,

Soldado não é mau jogador, mas custou 30M. Para um sector que não era tão necessário quanto isso, podendo ele gastar menos, ter ainda assim muito boas soluções e ter reforçado a defesa de forma conveniente. Um lateral esquerdo e um central eram oobrigatórios, e não vejo o Soldado melhor que o Villa para jogar em posse.

Abraço

PP disse...

Ó Baggio, estás a vender constantemente a mesma ideia, mas esqueceste que durante estes 3 meses de início de temporada, o AVB já experimentou onzes com Lamela's, Holtby's/Erikssen's e Sigurdsson's, com o mesmo resultado em termos de dinâmica colectiva.

Ou seja, mesmo com criativos em abundância dentro do 11, o futebol dos Spurs foi sempre incipiente.

Para mim, o problema está no processo, na qualidade do treino e não num de jogar A ou B. Sem um treino eficaz, ele bem que pode tentar A, B, C, enfim, os cromos todos que tiver na cadernta, que só iria ganhar jogos, como ganhou muitos: com penalty.

Poderá ter desculpa de lesões de jogadores fundamentais, na defesa (Vertonghen, por exemplo), mas não é tudo. O facto de fazer a equipa viver das individualidades, tal como fez no Porto com o Hulk e na época passada com o Bale, fragiliza imenso.

Depois, uma chamada de atenção: Dembelé e Paulinho, não são dois tijolos com olhos. A crítica que fizeste de falta de "criatividade ara sair com qualidade de zonas de pressão", já vi (e repito) jogadores como Holtby, Lamela e Sigurdsson terem a mesma dificuldade. Daí referir que o problema de fundo do Spurs é mesmo no processo.

Por fim, se calhar o AVB tendo consciência desses problemas, preferiu ter uma equipa mais equilibrada em termos defensivos, deixando o ataque a apenas 3 elementos, só que mais uma vez, faltou qualidade no treino para depois no jogo conseguirem reproduzir as ideias.

PS: O Suarez é que já merecia um artigo, pá!

António Teixeira disse...

Eu desde que ele saiu do Porto que fui algo crítico porque me pareceu que a qualidade do futebol das equipas dele diminui. Mas acho que nem oito nem oitenta.

Ele não contratou quem quis. As contratações foram quase todas impostas. Pediu Coentrão, pediu Hulk, pediu Moutinho, tiraram-lhe Bale e Modric, e mesmo assim, fez uma excelente época no ano passado, e este ano nem estava a fazer uma época tão má quanto isso.

Agora, o modelo de jogo pode não ser o melhor, claro. Não lhe chamaria incongruência, mas antes aprendizagem ou adaptação. E não sei como funciona o futebol em Inglaterra, mas existe sempre a possibilidade de ter alguns elementos do 11 cativos no lugar (e ultimamente o modelo de gestão do Totenham até gosta de vender).

Sobre o resto, pode ter problemas a nível de treino, e acredito que o Vitor Pereira lhe faça muita falta. Também acredito que deve ser dos melhores na questão psicológica.
E o super plantel que tinha no Porto ficou em 3º no ano anterior, sem o Moutinho (mas com o Bruno Alves e Meireles). O Jesus, com melhores planteis, tem feito um trabalho pior.

Cumprimentos,
António TEixeira

Luis Santos disse...

No geral estou de acordo com a tua crítica, mas por acaso até gosto do Dembelé. Acho que é uma mistura de Moutinho e Guarín. Fisicamente muito forte, bom remate, bom passe, faz tudo no meio-campo... Acho que Dembelé-Eriksen-Sigurdsson/Holtby funcionava muito bem.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Epá mas aquele plantel do FCP era dos melhores que já vi na tuga... O Jesus teve plantéis melhores? Quando? No Belenenses?

O Benfica nunca teve um avançado como o Falcao (temos o Cardozo que é mesmo diabólico! - mas o colombiano é melhor), ou como o Hulk, nem um meio-campo com Fernando-Guarin-Moutinho-James, apesar do enorme Matic e dos grandes Aimar e Javi Garcia e Ramires, nem teve laterais super-consistentes como o A. Pereira - tirando o enorme Coentrão inventado... pelo Jesus.

A época em que o FCP ficou em terceiro com um plantel parecido foi a época em que, provavelmente, o Benfica de Jesus melhores soluções teve (D. Luiz, Coentrão, Di Maria, J. Garcia, Aimar, Saviola, Ramires). E foi campeão de forma clara.

Sim, Baggio eu concordo contigo. A única coisa que gostava de acrescentar era que não me parece que o problema seja tanto das individualidades. Como frisou o PP. Tirando o lugar de defesa-esquerdo e defesa-central (principalmente).

O Soldado para mim é um óptimo avançado. Agora se, particularmente em posse, o Villa (por exemplo) é melhor do que o Soldado. Claro que sim. Não há dúvida.

Bernard öZilva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bernard öZilva disse...

@Baggio:"Sandro,Dembelé,e Paulinho não têm qualidade técnica,nem criatividade para sair com qualidade de zonas de pressão.O meio campo musculado de AVB não tem cérebro(quando em posse),nem técnica que acompanhe os atributos físicos"...

+1..

Plantel de carregadores de piano!

António Teixeira disse...

Caro Edson,

Mas o AVB tinha o Hulk e o Varela, não tinha o Gaitan, o Salvio, etc etc.. Não tinha o Aimar, o Witsel, o Matic. No lateral esquerdo tinha o Alvaro, inferior ao Coentrão ou ao Sandro. Na direita tinha um Fucile ou um Sapunaru, talvez ao nível do Maxi, mas muito inferiores ao Danilo.. Tinha o Moutinho, é certo.
Ademais, se o Jesus foi campeão indiscutivelmente (ou melhor, na última jornada) com esse super plantel, nem quero saber como seria se fosse campeão com 20 e tal pontos de avanço sobre um plantel que perdeu Ramirez e Di Maria, mas ganhou Salvio, e manteve Aimar, Saviola, etc etc.
Agora, que muito do trabalho do AVB fosse do Vitor Pereira, ai ja concordo.

E volto a dizer, o super plantel ficou em 3º no ano anterior, atrás do todo poderoso Braga.


Ps- o que acham do C. Eduardo?
Cumprimentos e, já agora, feliz Natal para todos.

António Teixeira

DC disse...

Pelo valor que ele pagou por aquele meio-campo, montava-se uma equipa de craques 10x melhores!

Roberto Baggio disse...

Edson,

A mim parece que sim. Principalmente se pensarmos que os Spurs são a equipa que mais remates tinha no campeonato. Não conseguiu um remate com este trio, derivado da pressão dos reds e da incapacidade em sair dessas zonas dos executantes.

António,
Gostei destas últimas exibições. Só não quero avançar com nada muito conclusivo até ver mais jogos. Mas à primeira vista parece daqueles que não engana.

Obrigado e igualmente. Boas festas.

Abraço

Emanuel Guerreiro disse...

Este ou não sabe ao que foi ou então é só o melhor vendedor de fumo da actualidade.

Tata Martino: "Si hay una forma en que el Barcelona va a ganar es no separarse de su fútbol"

De referir que enquanto Tata vai brincando e partindo o brinquedo, o construtor desta máquina infernal de futebol há muito que vai construindo outro brinquedo e ontem somou mais um titulo.