Posse de bola no Facebook

Translate

sábado, dezembro 07, 2013

Ricardo Quaresma

Caso se venha a confirmar é um tremendo reforço para o FC Porto, se ainda mantiver as suas qualidades.

É um jogador que procura demasiadas vezes o sucesso por acções individuais ao invés de procurar a melhor solução para à equipa. O que ele  pode oferecer à equipa é o sucesso desses mesmos impulsos individuais, uma vez que é um jogador com algumas dificuldades na tomada de decisão. Essa característica é, talvez, o motivo pelo qual não tenha sucedido em equipas de outro nível, que jogam em campeonatos mais exigentes como o Barcelona ou o Inter.
Contudo, é um jogador com enorme talento (qualidade individual), com um leque enorme de recursos técnicos, e que devidamente enquadrado e potenciado num modelo de jogo pode ser  absolutamente decisivo e letal.

E se no ano passado seria a cereja no topo do bolo para Vítor Pereira, este ano poderá tornar-se absolutamente fundamental no modelo de Paulo Fonseca.

Tendo em conta o 1x4x2x3x1 de Paulo Fonseca, onde os extremos jogam bem abertos, com menos apoios nos corredores e menos soluções de passe, exige-se que nessas posições joguem jogadores com grande capacidade em resolver problemas de forma individual (situações de 1x1, 1x2, etc). Ofensivamente, Jackson é um jogador que procura, sobretudo, aparecer em zonas de finalização, e segurar os centrais, por forma a permitir que Lucho tenha tempo e espaço para receber e enquadrar entre linhas. O duplo-pivot, tem uma dinâmica pobre no que concerne aos apoios ao portador da bola, procurando sobretudo o equilíbrio. Ficam, então, os extremos e os laterais com grande parte da responsabilidade na construção de situações de finalização, no modelo de PF. 

Se do lado direito o problema pode ser resolvido com grande competência por Quintero ou Josué, o lado esquerdo fica órfão de um jogador de grande qualidade individual. O modelo do PF contempla para a posição de extremos jogadores com esse perfil, com liberdade para usar e abusar de acções individuais, e quem melhor do que Ricardo Quaresma para ocupar essa posição? Haverá alguém melhor do que Quaresma para servir Jackson, neste modelo? 
Tem, seguramente, muito mais a oferecer à equipa do que Varela, Lica, Kelvin ou Ricardo.

Os extremos são neste momento o ponto mais débil do plantel FCP. E não sendo o jogador que mais me agrada (pelas dificuldades na tomada de decisão), Quaresma, encaixaria como uma luva no modelo de PF, podendo ser considerado um reforço de TOP, caso as suas qualidades continuem próximas do que já foram.

36 comentários:

Gonçalo Matos disse...

Como explicas a falta de oportunidades dadas ao Kelvin?

Akwá disse...

Não sei. Eu prefiro-o ao Varela. Mas foram tantos os treinadores a passar pelo FCP e a manter a aposta em Varela que desconfio que ele seja o jogador mais profissional no plantel.
Só PF sabe porquê que não o utiliza.

Gonçalo Matos disse...

A unica explicação que encontro é mesmo indisciplina ou falta de empenho nos treinos. Qualidade individual o Kelvin tem a níveis mais elevados que os que jogam..

Gonçalo Matos disse...

A unica explicação que encontro é mesmo indisciplina ou falta de empenho nos treinos. Qualidade individual o Kelvin tem a níveis mais elevados que os que jogam..

Anónimo disse...

Caro Gonçalo,

Acho que estás correto ;).

Eu não gosto do Kelvin, mas merecia.

Btw, o Varela calou-me hoje.

Cumprimentos,
António Teixeira

GBC disse...

O Kelvin na esquerda tem algumas dificuldades... ali, pede-se pé direito (neste modelo).

O Varela hoje fez um jogo tremendo, foi o melhor amigo do Jackson. Mas concordo que, com Quaresma, o Porto fica com outras soluções. O Varela hoje também teve algum espaço, um adversário débil (Baiano) e centrais aos papéis. Isto sem lhe retirar o mérito.

Luis Santos disse...

Não deixa de ser curioso que o VP passou por uma situação de "aperto" no 1º ano e em Janeiro voltou um ex-jogador ao clube (no caso, Lucho) e o Porto melhorou e acabou campeão. Parece uma situação muito parecida (não necessariamente com o mesmo final, claro), ainda que o perfil de Lucho seja muito distinto do de Quaresma.

Estou curioso para ver em que "estado" chega o Quaresma. Já agora, e quem salta fora? Varela ou Josué?

Akwá disse...

Luis,

Varela

Luis Santos disse...

Varela é quem tu achas que deve sair ou que achas que vai sair? Sinceramente, às vezes parece que o Varela é intocável no Porto...

Akwá disse...

É quem acho que deve sair. Se vai ou não é trabalho do mister.

DC disse...

O Varela é atacado todos os anos pelos adeptos mas joga com todos os treinadores. De Jesualdo a PF foi sempre titular e não é por acaso.

Quanto a Quaresma, desconfio se aos 30 anos e depois de tanto tempo parado terá capacidade sequer para ser titular.
De qualquer forma a contratação de Quaresma é mais um sintoma dos graves problemas tácticos do Porto. Os extremos que resolvam sozinhos o que a equipa não consegue resolver colectivamente.

Bernard öZilva disse...

Pienaar Vs ÖZIL-Ramsey-Arteta-Wilshere-Cazorla..

Arsenal/Everton!.. Promete ser um bom jogo,visto que Arsenal é das coisas mais interessante no futebol actual.. (Todos esses CRIATIVOS à solta,é mesmo espetacular!)

PS:Não percebo porque o Martinez não aposta no DEULOFEU.. (Que crime!!)
Deve ser um Paulo Fonseca español...(ou um Jazus..)

PS2:Sobre o artículo.. só queria dizer que tbm gosto das Trivelas do saltimbanco Quaresma! ;)
Um espetáculo a ele só...

PP disse...

Bernard,

O Deulofeu é muito infantil ainda... más decisões, muitas fintas e pouca continuidade nas jogadas, muitas perdas de bola, muito pouco trabalho defensivo,... enfim, tudo "pormaiores" para o Martinez ir dando alguns minutos e tentar fazer com que o miúdo os agarre!

Aliás, curioso teres falado nele antes do jogo onde ele aproveitou exactamente a oportunidade. Vamos lá ver se o "balão" do miúdo continua a encher ou se vai arrebentar daqui a uns quantos jogos (efeito muito comum nos "putos" que aparecem em grande gás, mas depois, não conseguem dar continuidade desejada - falta-lhes maturidade para lidar com pressões internas e externas)...

Sobre o Quaresma, disseram-me que está tipo "foca". Vamos lá ver. Eu sinceramente, acho que ele tornou-se num jogador medíocre, perante tudo o que ele poderia ser. Não teve cabeça. Foi teimoso e não foi por falta de aviso. Era bom para Portugal, que o rapaz recuperásse, pois poderia causar sensação.

Krush disse...

Grande golo do miúdo num grande jogo de futebol. O Everton vacila muito a finalizar, aquele Lukaku não me convence. De resto grande equipa. Quanto ao Quaresma, não acredito.

Edson Arantes do Nascimento disse...

O que o camarada ali em cima escreveu sobre o Roberto Martinez merece três açoites e dois dias calado - porque quem fala muito, acerta pouco.

Se o Arsenal é das coisas mais interessantes que andam por aqui, o que já não é nenhuma novidade porque eles são assim há 17 anos!, o que se pode dizer deste Everton?

Simplesmente espectacular. No estádio dos londrinos, aos 81 minutos de jogo, a posse de bola estava 43 para o Arsenal e 57 para o Everton. Incrível.

É como diz o Krush: se o Everton calha a ter dois ou três jogadores de classe indiscutível onde poderiam chegar?

E, já agora, outra pergunta: se o Man. Utd calha a contratar este Martinez em vez do outro burro que lá anda onde poderiam chegar? Onde estariam agora?

Também acho que o Deulofeu é titular do Everton, sem grande esforço, e vai chegar o dia em que isso será uma realidade.

Tirando a transição defensiva, onde eu acho que o Everton tem algumas debilidades, gosto bastante desta equipa: zona defensiva, contenção, nunca sai um balão em transição ofensiva, um jogo de apoios ao portador fortíssimo e uma utilização racional e criativa do corredor central que me agrada bué.

O aparecimento de treinadores como Martinez e Rodgers, do Liverpool, que se juntaram aos que já lá andavam no Tottenham, Chelsea, Arsenal, United e City e numa segunda linha também a Laudrup e, talvez (ainda não tenho a certeza) Pochettino, vieram dar muito mais qualidade à liga inglesa.

Krush disse...

A Premier League este ano está absolutamente fantástica. Acham que o Liverpool consegue ser campeão? Gosto de acreditar que sim, visto que é a minha equipa em Inglaterra, mas o Everton ontem, de facto, surpreendeu-me, sabia que eram uma optima equipa, mas fazer o que fizeram no Emirates, é fantástico, aquela primeira parte dominadora, em que os comentadores da Benfica TV a dizer que era estratégia do Arsenal eheh, que baile, faltaram os golos, e como disse em cima, não compreendo o porquê de o Martinez apostar no Lukaku.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Acho que aposta no Lukaku porque é o melhor que lá tem. Ou será que o Jelavic ou o Arouna Kone são melhores? Para mim não são.

O Lukaku tem marcado uma série de golos mas continua a não entender o jogo. Decide mal a toda a hora. Não se conecta convenientemente com os colegas.

O Everton tem vindo a jogar desta forma a época toda. O Wigan do Martinez tinha algumas coisas interessantes mas com jogadores fraquíssimos. Mesmo assim ganharam uma Taça de Inglaterra e fizeram jogos de valor.

Contra o United, na quarta-feira, O Everton não ganhou por dois ou três porque não tem jogadores de classe. E não ganharam ao Arsenal pela mesma razão.

Acho que o Liverpool tem uma boa equipa mas o Arsenal é o principal candidato. De longe. Depois, na minha opinião, estão City, Liverpool, Chelsea (por esta ordem).

Krush disse...

Pois, então no final da época, o Lukaku volta ao Chelsea, e compram um Ponta com qualidade, um matador mesmo, e pro ano estão ainda melhores, se o treinador se manter, é pena é o Deulofeu ser emprestado. O City em casa é demolidor, mas fora vacila...

Bernard öZilva disse...

@Edson blablabla.. :"O que o camarada ali em cima escreveu sobre o Roberto Martinez merece três açoites e dois dias calado - porque quem fala muito, acerta pouco"..

Lol.. mas quem es tu pra me dizer o que eu tenho de fazer??
Cala mazé a boca,porque quem tá a falar demais aqui es tu!

PS:Eu não tenho nenhuma LIÇÃO a receber de um gajo que pensa que o paulinho(tottenham)é melhor que o JOÃO MOUTINHO,OK?!
Entendes.. NENHUMA!!

PS2:GERARD DEULOFEU será o proximo IDOLO do NOU CAMP!
Ao nível da Pulga...

Bernard öZilva disse...

Olhem mazé pra isso!!
FUTEBOL PURO...

http://www.youtube.com/watch?v=oNLgl1S0GDQ

MARCO VERRATTI IDOLO... ("Il Principe dei Principi"!)

4:43!... Mamamiaa.. Tá ao nível de um BERNARDO,este caralho!...

RAÇA(entrada de carrinho) & TALENTO/MAGIA/POESIA(dribbles)

http://youtu.be/oNLgl1S0GDQ?t=4m40s

Verratti é GATTUSO & PIRLO num só homem(jogador)... GENIO!

PS:Pena ele não poder jogar amanhã na Luz... :(
Dava outra lição aos Matic/Djuriric/Gaitan & cia... (como no 1° jogo em Paris!)

PP disse...

Muitos danoninhos o Verrati tem de comer para chegar ao nível do Matic, caro Bernard öZilva.

;P

Já agora, vocês por aqui já votaram no golo do Matic para o prémio Puskas, ou vão ser "mete nojos" e votarem no golo do ano de 2012 do Ibrahimovic?

Bernard öZilva disse...

Maestro Verratti JÁ é melhor que o Matic!

(Matic que aprecio bastante porque é um admirador do Maior,Zinédine Zidane)

Bernard öZilva disse...

http://www.youtube.com/watch?v=0hcqVAai_-E

Olééé oléééé olééééé...

Anónimo disse...

Quais os treinadores que acham mais interessantes no nosso Campeonato, dos que treinam "os pequenos"? E os menos interessantes? Cumps

Krush disse...

Bernard, vê-se um comentário ai no video dum zuka a dizer: 'A Nação Brasileira agradece o fim da carreira de Zidane, estavamos cansados de ser humilhados por ele'. Eheheh. Grande jogador sem duvida, mas não entro nessas do maior e do melhor.

Quanto ao prémio Puskas, votei Matic, obvio! E foram várias vezes eheh.

Bernard öZilva disse...

Eu votei Zlatan

E é ele que vai ganhar porque inventa sempre..

Um puro génio!

Bernard öZilva disse...

'A Nação Brasileira agradece o fim da carreira de Zidane, estavamos cansados de ser humilhados por ele'...

É justamente por isso que era o Maior!
Humilhava os melhores artistas do mundo... ;)

Anónimo disse...

O golo do Matic é banal para estar numa votação destas. Todos os fins de semana vejo melhores.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=YK7yhrfu2DU

Manel

Bernard öZilva disse...

http://www.youtube.com/watch?v=C7mXGMcpA0g

Bernard öZilva disse...

http://www.youtube.com/watch?v=VywOgIzJnI0

Bernard öZilva disse...

http://www.youtube.com/watch?v=5q3qEEdjRhk

Bernard öZilva disse...

Em nome do Pai(Zizou),do Filho(Mesut)e do Espirito-Santo(Bernardo)..

AMEN!

Bernard öZilva disse...

http://www.youtube.com/watch?v=57tX5otqSgU

Edson Arantes do Nascimento disse...

Só hoje dei conta mas peço encarecidamente que não me ponham coisas na boca - ya - sobre o Moutinho e o Paulinho. O que escrevi foi isto e mantenho:

"Eu acho que ocupam o mesmo espaço, têm funções parecidas e características parecidas. Considero que são jogadores do mesmo nível. São bons jogadores. Apenas isso (e já é alguma coisa). Mas não mais do que isso."

http://possedebolla.blogspot.com/2013/09/brasil-3-1-portugal.html

Edson Arantes do Nascimento disse...

Só hoje dei conta mas o que eu disse, e mantenho, sobre o Paulinho e o Moutinho foi isto.

"Como disse noutra entrada e um bocado fora de tópico, a paixão pelo Paulinho é igual à paixão que têm pelo Moutinho em Portugal.

Com a diferença que o Paulinho é um bocado mais jogador do que o Moutinho. Ou, pelo menos, é do mesmo nível."

E depois isto:

"Eu acho que ocupam o mesmo espaço, têm funções parecidas e características parecidas. Considero que são jogadores do mesmo nível. São bons jogadores. Apenas isso (e já é alguma coisa). Mas não mais do que isso."

http://possedebolla.blogspot.com/2013/09/brasil-3-1-portugal.html

Prefiro o Deulofeu a qualquer outro dos que estão aqui citados. E no sábado foi titular contra o Fulham.