Posse de bola no Facebook

Translate

segunda-feira, dezembro 23, 2013

Quintero

Aqui, o jovem craque do FCP expressa o seu desagrado pela situação que vive actualmente no clube:

"A minha situação no FC Porto não é boa, mas tenho a esperança de ir ao Mundial. Se queres esse objectivo, tens de trabalhar para o conseguir. Mas até ao Mundial podem acontecer muitas coisas... Ao vir para o FC Porto, sabia que tinha a oportunidade de ir ao Mundial. Queria jogar mais e vou aproveitar todas as oportunidades que surjam, mas em Janeiro há que encontrar uma solução. Vamos ver o futuro", explicou. Quando questionado com uma possível saída, limitou-se a afirmar: "Há que encontrar uma solução em Janeiro porque, no meu caso, quero jogar o Mundial. Podem acontecer muitas coisas... Na verdade, continuo no FC Porto e em Janeiro veremos o que acontece."

"Eu quero é jogar! Sempre foi assim na minha carreira, sou um profissional e neste caso resta-me esperar. A verdade é que sou do FC Porto, não posso falar de outras coisas. O Mundial é em Junho e estou tranquilo", prosseguiu.

No Futebol é Isto... o Luís faz o diagnóstico, "De início, Quintero não serve de muito. Parece só existir uma opção: passe em profundidade. Os passes são todos no espaço, não há um passe para o pé. Estranhei ainda mais tão pouco drible para alguém tão dotado..."

"Quando entra parece outro jogador. Não é. Simplesmente tem o jogo a seu gosto. Normalmente: Porto a dominar, posse de bola perto da área adversária e muitos jogadores há procura de um passe de rotura. 90 minutos disto, não dá."

Por aqui escrevia-se há uns tempos uma carta para os meus jogadores, "A maioria das pessoas "pensa" que o jogo é fácil!
Não é  amigos, não o é! E só se diz isso, por não se pensar sobre o jogo...
Jogar BEM futebol é bastante difícil, e não é para todas as cabeças porque ao contrário do que se diz, futebol exige pensar.
Para jogar bem é preciso ter conhecimento do jogo. É preciso entender que esse conhecimento vai facilitar o nosso processo de decisão. E é preciso querer fazer do jogo o que ele é verdadeiramente: Um jogo "PENSANTE".
É preciso tanta concentração nos 90 minutos de jogo, como no tempo de treino. É preciso ter a intensidade de concentração de que fala Rui Faria, porque todo o processo treino tem um objectivo específico: Melhorar a vossa capacidade enquanto jogadores de futebol!"


Quintero, cá vai a minha prenda de natal para ti: Bebe e potencializa tudo o que o treino/treinador tem para te dar. Antes de pensares no mundial aprende a ser melhor jogador. Antes de pensares em jogar pensa no porquê de não jogares, pensa nos erros que cometes, sobretudo pensa.
Aprende o momento certo para driblar, o momento certo para fazer passes de risco, e o momento certo para optar pela segurança. Percebe quando e como colocar essas tremendas capacidades individuais em jogo, optando na maior parte do tempo pelo que irá garantir o êxito colectivo.

Caso o faças, caso consigas extrair todo esse potencial que tens serás um jogador verdadeiramente relevante, e terás muito tempo para jogar mundiais e seres absolutamente decisivo para a tua equipa, nas melhores competições do mundo.

10 comentários:

DC disse...

É ele que não pensa ou falta alguém que o faça pensar?

É que se lhe pedem que jogue num modelo, na posição de extremo, em que a verticalidade e as transições rápidas são extremamente valorizadas, como vai ele perceber o valor da temporização e do controlo do jogo?

Se lhe dizem para ir constantemente à linha cruzar, para partir para cima do defesa, se vão buscar agora um jogador como Quaresma, como vai o Quintero entender que às vezes deve parar e passar para trás, manter a posse?

Se no caso do Iturbe eu penso que existia muita falta de vontade de aprender, neste caso não acredito que seja esse o problema.

Roberto Baggio disse...

DC,

PF não pede ao Quintero que não faça um passe para o pé. Que meta as bolas todas no espaço. E como o Luís deixou bem claro no pequeno excerto dele, "estranhei ainda mais tão pouco drible para alguém tão dotado".
Portanto já podes/deves perceber que PF tão pouco lhe pede para ir constantemente para cima do defesa ou ir para a linha cruzar.

Tem a ver, apenas, com uma qualidade que ele tem, que são a qualidade desses passes. E talvez, o sucesso que teve com os mesmos. Então, quando não pensa o jogo opta invariavelmente pela solução que "segundo ele" (aqui estou a adivinhar) lhe vai dar mais sucesso, que o vai fazer aparecer mais, que lhe vai dar notoriedade.

Repara que em organização, como o Luís falou a solução continua a ser o passe de risco. Isso só mostra, ainda que as transições sejam valorizadas no modelo, que, no mínimo, ele não percebe os momentos de jogo.

Abraço

DC disse...

Sim, mas o que eu digo é que também não o coloca a jogar num modelo que o faça "pensar" em alterar a forma de jogar.
Quer chegar rápido ao ataque, com poucos passes. Quintero faz isso, logo provavelmente não vê razão para mudar.

Se estivesse no Porto do ano passado e visse a equipa a construir com calma, a demorar a chegar à área porque queria trabalhar a jogada, seria muito mais fácil ao Quintero perceber que estava a destoar na equipa.

Roberto Baggio disse...

Como é óbvio um modelo melhor poderia catalizar o seu desenvolvimento. Mas não é o caso. Então dentro das lacunas deste modelo ele deve superar as dificuldades que tem.

KAKÁ disse...

Salve Baggio

Não tenho visto jogos do Porto, mas soube q o Carlos Eduardo está jogando lá, como ele tem si saído?!

O q vc acha dele?!

Abraço!!
;)

KAKÁ disse...

Salve Baggio

Não tenho visto jogos do Porto, mas soube q o Carlos Eduardo está jogando lá, como ele tem si saído?!

O q vc acha dele?!

Abraço!!
;)

Roberto Baggio disse...

Para já só tenho elogios. Preciso de ver mais jogos para perceber o pormenor.
Mas a impressão que fica é muito muito interessante.

Abraço

Bernard öZilva disse...

Não sou um grande fã do Quintero,tem um estilo um pouco "mecanico";parece um Sneijder versão canhoto... (dedicatoria ao Nuno de EntreDez)

Não há muito beleza,arte no seu jogo... Não faz coisas de outro mundo..

Mas cuidado,é forte!.. Muito forte...

E por isso merecia uma equipa montada a volta dele!

Mas com Varelas e Chachachas,como é que queres tabelar??

Não há hipoteses... Os cerebros(Moutinho,James,Falcão..)já foram embora...

RIP Futebol Pausado!.. (RIP FUTEBOL TUGA!)


PS:Giroud é mesmo fraquito!... Não tem nada a fazer no Arsenal!

Bernard öZilva disse...

A foto com ZIDANE e RONALDINHO é fantastica!

FANTASTICA!!

Anónimo disse...

Yylmaz,

Para mim, o Jackson é dos jogadores com melhores pés e mais inteligentes aqui em Portugal. E discordo também no Quintero... Cada recepção do gajo é deliciosa.

De resto, acho que o DC tem razão no que diz sobre o modelo, mas o Baggio também tem.. Acho que o grande problema será a mentalidade do jogador e, também, as picanhas que deve comer.
Cumprimentos,
António Teixeira