Posse de bola no Facebook

Translate

terça-feira, dezembro 31, 2013

Que 2014 traga melhor futebol

O meus desejo para 2014 é que o futebol nacional melhore. Precisamos de melhor futebol para termos melhores jogadores. Que seja o ano da viragem relativamente a abordagem ao jogo e ao treino por parte de todos, para que no futuro possamos, todos, festejar títulos da nossa representante comum.

Relembro o motivo pelo qual iniciamos o blogue, para que continue bem vivo, futebol na sua vertente de treino, táctica e técnica:

Desenvolver capacidades em jogo,

"O jogo tem sempre, da forma como o vejo, os mesmo estímulos: Posição da bola em relação à nossa baliza ou à baliza adversária e posição dos meus colegas em relação à bola, à baliza adversária e à nossa baliza.
Então, torna-se lógico para mim que devo dotar os jogadores de capacidade de análise (percepção+processamento do estímulo) e resolução de problemas consoante o contexto específico (tomada de decisão).

O que defendo sempre é que a inteligência de jogo deve ser o foco de desenvolvimento do jovem jogador, deixando-a ser a semente que faz desabrochar as capacidades técnicas e físicas específicas do jogo. E o processo deve ser desenvolvido nesta direcção, com estas prioridades e nunca na oposta.
O que vejo muitas vezes é que se dá prioridade ou às capacidades técnicas, ou às capacidades físicas, ou às duas, relegando o conhecimento do jogo para última instância."

Quero agradecer ao grande esforço dos meus colegas por manterem o blogue vivo, e a vocês votos de grandes sucessos em 2014.

Gonçalo Matos
Ronaldinho
Fred
Cláudio
Savicevic

Quero também agradecer especialmente aos nossos "amigos", que nos seguem regularmente e interagem connosco na caixa de comentários ou por E-mail. São vocês que nos fazem verdadeiramente crescer, aprender, pensar, debater. É sobretudo por vocês que isto vale a pena. Muito obrigado pelo vosso tempo.

DC
Antônio
Edson
Rafael
Hertz
Signori
Masterzen
Bernard oZilva
Miguel Martins
GBC
JON
LGS
KAKA
Jorge
Gonçalo Teixeira
Pedro Mendes
Tsubasa

Que 2014 continue a trazer qualidade ao nível do que o Luís (obrigado amigo e bom ano) apresenta no Futebol é isto..., que traga de volta o PB e o Miguel Nunes (Deixa mas é de ser parvo e começa a escrever, mas não no facebook!) ao Lateral Esquerdo, que traga mais regularidade ao Nuno no Entre Dez, e que faça renascer Jorge D (O primeiro comentário do posse de bola é dele, só eu sei o quanto ele me ajudou com simples trocas de impressões) no Centro de Jogo.

Por fim, a todos os nossos leitores muito obrigado pela vossa opção, e pelas mais de 200 000 visitas.

 Aos meus grandes amigos Diogo Teixeira e Pedro Almeida um abraço especial.

Um óptimo 2014 a todos

14 comentários:

JON disse...

É um prazer ler este blog e outros referidos... O meu gosto pelo futebol só se desenvolveu desde que o comecei a fazer (até nas peladinhas com os amigos!).

um abraço e bom ano.
João

DC disse...

Eu é que agradeço pelo vosso enorme trabalho.
O vosso blog tem pouco tempo mas já é, de certeza, um dos 2, 3 melhores que existe a nível nacional sobre futebol.
Continuem o excelente trabalho. Se mantiverem a qualidade de 2013 certamente 2014 será um grande ano para o blog.

Abraço!

Miguel Nunes disse...

não me agradeces a mim e queres que eu volte? vai te foder... e escusas de contar c o PB tb que vou lhe dizer!

Pedro_7 disse...

Grande blogue acho que deveria ser ainda mais divulgado a nível nacional existem aqui muitas percepções de jogo que fazem muita falta a basta ter equipas nacionais de todos os níveis competitivos

Roberto Baggio disse...

Agradecer o quê Miguel?
O facto de teres impedido o meu blogue de ser o maior de Portugal? É que olhavam para o teu blogue e viam imagens. Depois olham para este e vêm imagens que mexem. Diferença entre o futebol em 50 e o futebol actual.
Por isso muito obrigado por destruires o sonho de um menino que queria conquistar Portugal.

Agora que já agradeci podes voltar sfv e deixar de ser egoísta?
O Guardiola diz que o conhecimento deve ser partilhado. Não é justo guardares isso tudo para ti.

Luis Santos disse...

Não tenho tido muito tempo para discussões/blogues, mas depois volto ao tema do Suárez e a outras questões pertinentes.

Muito obrigado! Um grande abraço e um excelente 2014!

Rafael Antunes disse...

Boas!

Quem trabalha focado no ganho de conhecimento em vez do ganho monetário .
Quem se expõe intelectualmente sem medo do debate, da crítica (muitas vezes sem qualquer fundamento e desonesta). Tem todo o direito de querer ser (o) melhor naquilo que faz.

Tenho aprendido, reflectido, aplicado muito do que ganho com todos vocês aqui, tanto autores, como "colegas" comentadores!

Obrigado a todos em geral, aos autores em especial pelo "serviço" que nos prestam e que 2014 seja mais um degrau da longa escada até aos objectivos de cada um!

Abraço
Rafael Antunes

masterzen disse...


É um prazer enorme passar por aqui e ler os posts e comentários.
Aqui aprende-se futebol, seriamos um país melhor se em vez de andarmos a embebedar os jovens estudantes universitários com balelas baratas de professores desfasados da realidade os colocássemos a ler este Blog e o Lateral Esquerdo.
Que 2014 traga muitos posts, que traga o Lateral Esquerdo de volta e muita saúde para a malta manter a interacção entre todos.
Que traga para a ribalta treinadores que joguem um jogo atacante quer do ponto de vista defensivo quer do ponto de vista ofensivo.
Feliz Ano Novo para os Escribas do Blog e para a massa associativa!

Abraço

hertz disse...

Este blog é fantástico onde se discute futebol e se vai aprendendo a cada post, a cada comentário. So espero que continuem este trabalho excelente e, também, que o Lateral Esquerdo volte.

António Teixeira disse...

Para mim também é um prazer poder aprender sobre futebol com vocês, e espero que se mantenham cá todos no blogue e que continuem a postar coments e textos de qualidade.

Bom ano 2014
Cumprimentos

KAKÁ disse...

Obrigado pela lembrança, e FELIZ ANO NOVO a todos vocês:

Baggio
Gonçalo Matos
Ronaldinho
Fred
Cláudio
Savicevic

E a todos os q entram aqui para aprender, criticar, debater... a todos mesmo!!

FELIZ ANO NOVO E GRANDE ABRAÇO!!
;)

Edson Arantes do Nascimento disse...

Forca camaradas.

Gonçalo Matos disse...

É um prazer poder ler o que escreves e um orgulho sentir que tens confiança em mim.

O nível que tu e o Ronaldinho possuem hoje em dia é admirável. Da minha parte, sinto sorte em ter-vos como treinadores, para alem de amigos. Para mim, este blog é como uma especie de Matrix, que me vai abrindo os olhos para a realidade e me limpando a cabeça de ideias incutidas pelos "entendedores" de futebol.

Gostava só de deixar uma espécie de desafio ao Miguel, Luis, Nuno, Ronaldinho, Baggio, Fred entre outros. Acho que seria interessante desenvolverem algo como um "dicionário" de conceitos. Tentar explicar "coisas" como o que é e como fazer uma cobertura, diferença entre defesa Homem-Homem e Zona, o que é o conceito do 2º homem, por ai. Acho que essencialmente, é isso que faz falta à maioria das pessoas que gosta de futebol, perceber os conceitos mais simples.

Espero que este ano corra melhor que o anterior e que este blog e dos restantes acima citados, continuem a crescer. Mas essencialmente, que continuem a ensinar quem quer aprender porque isso é o que realmente interessa.

PepAlves disse...

Excelente trabalho realizado ao longo do ano de 2013. Espero um 2014 com mais uma boa dose de analise ao nosso futebol e ao dos "outros" (internacional).