Posse de bola no Facebook

Translate

quinta-feira, dezembro 26, 2013

Luís Suarez

Steven Gerrard "On current form he's the best player in the world.
He (Suarez) is certainly the best striker out there. He's proving that with his minutes-to-goals ratio."

Lucas Leiva: "Ele está ao nível de Ronaldo ou Messi nesta altura. Suarez está entre os cinco melhores jogadores do mundo e acredito que pode ainda fazer melhor"

Emjogo: "Pertence a essa raça de génios, como Ibrahimovic, van Persie, Ribery, Robben, Iniesta ou Falcao que mereciam um reconhecimento suplementar"

Hoje, parece ser unânime para o mundo do futebol a "genialidade" de Luís Suarez. Pela notoriedade que o golo arrasta, para os adeptos da modalidade e como não poderia deixar de ser para os seus companheiros de equipa, a imensa qualidade do avançado uruguaio é incontestável.

Tinha, antes de decidir fazer um pequeno vídeo, uma opinião formada sobre Suarez, que decidi analisar no pormenor no último jogo que os reds fizeram na premier league. Não fiquei nada surpreendido pelo resultado da minha observação. Estão aí todos os lances em que Suarez toca na bola.
O tempo que tenho é pouco e como tal fiquei-me pela primeira parte, apenas.


Começando pelas declarações de Gerrard, percebe-se facilmente que o Uruguaio está muito longe de ser o melhor jogador do mundo. A única coisa em que o avançado do Liverpool é fora de série é na robustez e na finalização. Aí, como Ronaldo, tem mil e um recursos. E é disso que faz valer a maior parte do seu jogo. Num jogo como o de hoje, um jogador com estas características nunca poderá ser considerado a melhor individualidade em actividade.

Já Lucas, ainda que mais comedido nas declarações, está também muito longe da verdade. Primeiro porque ninguém está ao nível de Messi. Segundo porque Ronaldo é muito mais do que aquilo a que Suarez poderá almejar. Suarez é um jogador interessante para explorar a profundidade, abre boas linhas de passe pelo exterior e pelo interior, procura bem as zonas de finalização, tem uma técnica de remate muito interessante, e de vez em quando vai tomando boas decisões. Veja-se no vídeo a quantidade de vezes que ele tenta forçar situações de inferioridade numérica, ainda para mais quando está "encurralado" no corredor lateral. Não se pode, sobretudo, comparar Suarez com Ronaldo porque o uruguaio não tem a qualidade técnica do português.

O Emjogo diz que Suarez merecia um reconhecimento suplementar, por pertencer à mesma raça de Falcão, Ibrahimovic, Ribery, Iniesta, Robben ou van Persie. Eu diria que Suarez já é reconhecido, até, demais pela notoriedade que o golo carrega. Tire-se o golo a Suarez e é francamente jogador de distrital. Não tem técnica para executar o que pensa muitas vezes. Em espaços curtos é banal e perde invariavelmente a bola. Não é fora de série no 1x1, não obstante de o ganhar algumas vezes pela força e/ou velocidade. Mas nada disso interessaria se o uruguaio tomasse de forma regular as melhores decisões, o que não é o caso. Tanto acerta, como erra. O ponto à seu favor é que não é egoísta.

Então, o uruguaio pode ficar notabilizado como um jogador que marca muitos golos pela sua capacidade atlética, pela procura do espaço no último terço, e interessante técnica de remate, mas nada mais.
Nos pés de Suarez a bola queima e por isso não joga, nem jogará nunca, na mesma liga dos melhores jogadores do mundo. Porque nos atributos que mais interessam no futebol moderno (Técnica e tomada de decisão, segundo Klopp) é um jogador banalíssimo.

PS: O vídeo e o texto são da autoria do Baggio, ele não teve tempo de o editar e carregar.

72 comentários:

Miguel Nunes disse...

mas tem o melhor som de toda a inglaterra

http://www.youtube.com/watch?v=FKAal82iAMA

Anónimo disse...

Concordo. Devia ser um pouco mais como o Ola John. O LFV devia propor a troca ao Liverpool de certeza que eles aceitam. Porque o Suarez esta tao fraquinho que ja espetou umas 20 bombocas la para dentro. E como so tem remate e força tambem tem o maior numero de assistencias da liga. So faz tantas assistencias porque esta constantemente a tomar mas decisoes.

Abraço

Anónimo disse...

E se tirarmos o golo ao Postiga?

Miguel Nunes disse...

pequeno codino,

I just can't get enough i just can't get enough and i just can't seem to get enough SuareZZZZZz DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE LUIZ SUAREZZZZ DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE

:)

Roberto Baggio disse...

Hahaha. Também se não tivesse isso não tinha nada Miguel. És o maior.

PP
Que liga é essa onde ele é o melhor assistente? No football manager?
Ah esqueci da Minha política de não responder a anónimos.

Pp2,

Ninguém diz que o Postiga é dos melhores do mundo. Mas isso não interessa. Há uma parte qualquer no texto que diz: "Mas nada disso interessaria se o uruguaio tomasse de forma regular as melhores decisões, que não é o caso."

Ora Postiga é um jogador que toma regularmente boas decisões, com ou sem golo. Tem portanto um dos requisitos fundamentais para jogar no futebol moderno ao mais alto nível.
Ah este foi o último anónimo a quem respondi.

DC disse...

Acho o texto radical demais. Suarez não é um prodígio de técnica mas também não é, de todo, jogador de distrital sem os golos.
Aliás, as épocas anteriores no Ajax eram menos propícias em golo mas permitiram-lhe chegar ao radar de grandes clubes.

Agora, a média fabulosa de golos dele só demonstra o quão ridículo é justificar que um jogador é melhor do que este ou aquele por causa de golos.

O Iniesta e o Zidane são jogadores infinitamente melhores do que esses super-goleadores e nunca precisaram de marcar golos.

Roberto Baggio disse...

DC,

Desculpa lá, mas um jogador com aquelas dificuldades ao nível da recepção, tendo em conta a posição que joga .... Pois, mas toda gente sabe que o grande vigor físico deste tipo de jogadores impressiona muito o mundo do futebol. Até aposto que ele a jogar contra defesas melhores não faz golos. Para mim, um gajo que não sabe receber uma bola, que ela não fique redonda a cada toque, é jogador de distrital.

Anónimo disse...

texto demasiado radical...
não é qq jogador q faz esta recepção
http://www.youtube.com/watch?v=jcF2gk2pnUI

Roberto Baggio disse...

PS: Sou radical como sabes.
Mas também tu és. mas só no que toca ao Porto ou ao Bayern ou ao Barcelona.

DC disse...

Sim Baggio, mas muitas vezes essas falhas de recepções são mais por desconcentração do que por falha técnica. Hoje vi o Liverpool e o Suarez para mim é o melhor em campo e não por causa da finalização, mas sim pelas situações que proporcionou aos seus colegas. E tem várias combinações colectivas muito interessantes.
E hoje defrontou grandes defesas treinados por um treinador muito bom e não foi por isso que se deixou de exibir a bom nível.

Roberto Baggio disse...

Vou acreditar em ti e ver o jogo em questão.
Abraço

Anónimo disse...

DC tambem vi o jogo e de facto Suarez foi dos melhores em campo, sobretudo pelas situaçoes que criou para os colegas. A jogada em que assiste para a falha escandalosa para o Sterling ou a em que faz o que quer do Lescott na area mostram isso mesmo.

Baggio, enganei-me o Suarez ja nao é o jogador com mais assistencias da liga porque o Rooney fez 2 no passado sabado. Rooney tem 10, Suarez tem 9. 19 golos e 9 assistencias mas jogou apenas em 13 dos 18 jogos.

Tem mais assistencias que Ozil e restantes maestros. Por isso reduzir Suarez a força e remate é de quem tem ideias estranhas sobre futebol.

Anónimo disse...

1 jogador que em 13 jogos consegue estar directamente envolvido em 28 golos num campeonato como a Premier League jogando numa equipa que nem do Top-5 é so pode ser muito fraquinho

Anónimo disse...

Não sei de onde vêm essas fontes
Nas minhas Suárez tem 19 golos e 5 assistências.

http://espnfc.com/stats/assists/_/league/eng.1/barclays-premier-league?cc=5739.

De qualquer forma, o que vale para mim não são os golos ou assistências. Assim como o Baggio fez vale mais ver e avaliar a performance na globalidade, vendo o resultado de todas as acções. E aí, nesta primeira parte, em que fez dois golos e deu um, não teve um aproveitamento de jogador de top de todas as situações que teve.

Anónimo disse...

http://www.transfermarkt.co.uk/en/premier-league/torschuetzen/wettbewerb_GB1.html

O Transfermarkt em termos de estatisticas (minutos, golos e assistencias) nao facilita.

A serio que escreveste isto
"E aí, nesta primeira parte, em que fez dois golos e deu um, não teve um aproveitamento de jogador de top de todas as situações que teve". O que teria feito um jogador de top? Teria marcado 5 golos e mais 3 assistencias em 45 minutos? A serio que preferem 1 Postiga da vida a um jogador como o Suarez que sozinho esta a por o Liverpool a lutar pelo 1.º lugar ate agora?


OBJECTIVO DO JOGO: Marcar mais golos que o adversario.

Entao 1 jogador que em 13 jogos esta directamente envolvido em 28 golos (mais de 2 golos por jogo) nao tem 1 aproveitamento de jogador de top? Explica me la como se as pessoas nao soubessem o que é o futebol e qual o objectivo do mesmo.

Ou ainda vais dizer que a Premier League é um campeonato muito fraco e qualquer Ola John da vida faz la 50 golos

Anónimo disse...

Outro a parte. A tomada de decisao é um assunto muito interessante. Porque eu como treinador nao desvalorizo um jogador que tenha uma percentagem inferior de tomadas de decisao correctas mas que mesmo assim em 4-5 accoes consegue resolver-me a maioria dos jogos. Mas o Agualva anda a ganhar muitos jogos por isso devo ser eu que estou errado

Luis Santos disse...

Baggio, não concordo. Acho que o nível técnico do Suárez é elevado. Tem falhas, talvez por desconcentração como alguém já disse, mas não é, de todo, mau tecnicamente. Aliás, tal como o Diego Costa de quem o Nuno do EntreDez já disse o mesmo (até tenho ideia de que falou dos 2). Jogadores que fazem tanto golo a este nível não podem ser maus tecnicamente. É verdade que usam muito o físico, mas não é só isso. Senão Ghilas e Kléber (por exemplo) também seriam jogadores de 20/30 golos época e titulares claríssimos no Porto (sim, porque dificilmente um jogador que marque essa quantidade de golos não é titular numa equipa)

Anónimo disse...

O senhor anónimo tem andado distraído, caso contrário teria percebido que antes do senhor Suárez ter começado a jogar já o Liverpool andava a jogar muito e bem classificado.
Entretanto para que percebas o que um jogador de top, com os quais ele foi comparado faria, era perder menos bolas do que o que ele fez. Era só isso. Fácil. Quanto ao resto não sei ao que se refere.
Sim és treinador tens as tuas ideias de jogo. Alguém poderá ter outras, diferentes. Que não passem por marcar mais golos que o adversário quando a qualidade é inferior, mas por marcar mais golos que o adversário quando a qualidade é equivalente ou superior. E para isso, caro amigo, é preciso jogar regularmente bem. Não perder tantas vezes a bola quer por erros técnicos ou por más decisões. Se não estou em erro o Suárez não marcou a nenhuma equipa que tinha defesas dignos desse nome, estou correcto?
Você como treinador valoriza e desvaloriza o que quer. São ideias suas, da sua concepção de jogo.
aquela recepção que o outro anónimo postou é fantástica!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Roberto Baggio disse...

Luís,

Mesmo na discordância concordámos.

1) As organizações defensivas britânicas não são as melhores, na sua maioria certo?
2) Os intérpretes dessas organizações não são os melhores individualmente, sobretudo se pensarmos do ponto de vista táctico correcto?
3) Suarez fez os seus golos nos jogos onde a organização e as individualidades que eram piores, certo?
4) Tendo em conta o que é o futebol hoje, um avançado que só corre e remata é muito curto certo?
5) Tendo em conta o ponto 4, a primeira parte de Suarez foi miserável, correcto?

Agora às possíveis discordâncias

Suárez está a fazer muitos golos esta época, certo?
Noutras épocas nunca se aproximou deste registo, correcto? Acho que esta está a ser uma época de excepção. E tenho a impressao que o rendimento vai baixar na segubda metadade da epoca.

Aliás vou ver o jogo com o city no pormenor e se ele mantiver aquilo a que se chama de "desconcentração" ninguém me vai convencer que não são problemas técnicos, até porque já tinha essa ideia antes de fazer o vídeo.

Mas como disse ao DC, como são vocês a dizer eu acredito e vou rever.

Abraço

Roberto Baggio disse...

Anónimo/Chico esperto

Sim sim atrás, claro, nunca neguei. Mas muito, muito atrás. Tipo, anos luz mesmo

Quanto ao resto o Liverpool estava em 5 a dois pontos do primeiro. E agora está em 4 a 3. Do your math e facilmente perceberás que ele não trouxe mais pontos.

Quando quiseres falar de equipas a sério, falámos. E não os Spurs que jogaram sem defesas, para não falar de Everton e Newcastle.

Pedro disse...

Viste o jogo de hoje com o City? Hoje não fez golo... Mas fez um jogo bem bom para um jogador de distrital... Sinceramente não concordo com a tua análise. É um excelente jogador, não estando obviamente no nível de Messi ou Ronaldo. É ele o "farol" e o maior desequilibrador deste, por sinal, excelente Liverpool. Acho que foste injusto com o rapaz :)

Cumprimentos.

Miguel Nunes disse...

http://www.youtube.com/watch?v=_pyj13Uff0w

Fuck off Chelsea fc you ain't got no history 5 european cups and 18 leagues that's what well call history !!!!!!!

Anónimo disse...


(um aparte...)

A capacidade de mexer com o jogo de Mourinho?

http://www.bbc.com/sport/0/football/25380991

Luis Santos disse...

Começando pelas respostas às concordâncias:
1) Sim.
2) Não sei... Em termos de talento individual são dos melhores que andam por aí. Do ponto de vista táctico, voltas à questão da organização...
3) São quase 2 golos/jogo. É muito seja em que liga for. E são poucas as que têm um nível tão equilibrado como a Premier.
Olhando para as equipas contra quem ele não marcou: MU, Arsenal, Newcastle, Hull e City. Sim, são algumas das que têm melhor organização e melhores individualidades, mas repara que nem ele nem o resto da equipa fez a diferença. Não ganharam nenhum desses jogos (e dos jogos em que ele marcou só não ganharam 1). Não será só problema dele.
4) É uma das discordâncias. Primeiro, não acho que só corre e remata. Segundo, além de rematar, marca.
5) Acho que tem muitas más decisões, mas miserável... não.

As discordâncias
É muito pouco provável que consiga manter este ritmo, mas em 8 épocas já é a 5a época acima dos 17 golos e vai para a 5a acima das 10 assistências.
Em relação à desconcentração, eu não disse que era isso. Disse que podia ser. Se vires alguns vídeos dele, vês boas recepções, vês bons gestos técnicos, bons passes,... São por acaso e a norma é falhar? Talvez... Não o sigo assim tanto porque nunca foi dos meus jogadores preferidos, mas acho pouco provável.
Mas responde à pergunta que fiz na resposta anterior: achas que neste nível um jogador tão fraco tecnicamente consegue fazer tanto golo?

Abraço!

ricardo gonçalves disse...

falta o passe do Suarez no jogo de ontem no golo do liverpool!!!!

PP disse...

Roberto Baggio/Akwá,

Se era para escrever um artigo destes do Luis Suarez, mais valia não terem perdido tempo.

Fiquei incrédulo quando li esta pérola: «Tire-se o golo a Suarez e é francamente jogador de distrital.» Mas, depois ao ler o resto do parágrafo apenas sorri... decerto estavam a ser irónicos.

Vocês continuam a fazer leituras estereotipadas e pior que isso, escrevem de forma arrogante, como se fossem detentores da razão. Lamentavelmente, nem sequer conseguem perceber onde estão errados.

Pelos comentários que fui lendo em diagonal, vejo que há muita gente que discorda e bem com o teor do artigo. Um teor demasiado agressivo e corrosivo, para talvez o melhor jogador da EPL neste momento.

Por fim, chamar "PP" a Anónimos?! Isso vem a propósito do quê? É que eu quando escrevo não tenho problema nenhum em assinar os meus comentários.

hertz disse...

Não me parece que seja assim tão mau se se tirarem os golos. Ainda contra o City foi, na minha opinião, o melhor em campo. Esteve muito em jogo e criou varias situações de golo que os seus colegas se fartaram de desperdiçar.

Baggio, disseste que ias ver o City-Liverpool. Se vires mesmo o jogo gostava que desses a tua opiniao sobre duas coisas:
- se o Livepool tem chances de lutar pelo titulo
- o Skrtel (sinceramente não percebo como este gajo é titular)

Roberto Baggio disse...

Luís,

O nível táctico dos jogadores tem mais a ver com a formação do que com outra coisa qualquer. Mas claro que melhores organizações poderiam disfarçar isso.

Depois fiz questão de referir que lhe tirando o golo seria banal, e análise que faço é exactamente disso, do jogador sem os golos.

Quanto à tua pergunta, bom, ele não é fraco ao nível do remate. Como referi tem uma técnica de remate muito interessante. É um monstro físico, em velocidade e em força. Ele é fraco ao nível do passe e da recepção.
Como se percebe os golos que marca, muitas vezes ao primeiro toque pouco são influenciados por isso. Claro que a recepção pode ajudar na finalização, mas mesmo ele fazendo recepções de um metro compensa isso com a velocidade que ou com o corpo que tem para conseguir o remate.
Está num campeonato que propicia duelos individuais muitas, muitas vezes, e onde há muito espaço e tempo para rematar de fora da área.
Portanto sim, um jogador fraco no passe e recepção, e drible pode perfeitamente fazer o que ele faz em Inglaterra. Duvido que noutros países fizesse igual.

Roberto Baggio disse...

Hertz,

No início da época tinha feito uma análise ao Liverpool e percebi que estariam nos lugares da frente, a lutar pela champions caso suarez ficasse. E assim está a ser, porque ele tem muito golo, e dá alguma profundidade que falta a este plantel.
Rodgers está a fazer um trabalho fantástico, mas não tem a qualidade individual de outros clubes. Isso notas nos jogos contra os grandes. O Liverpool até domina, cria ocasiões, joga melhor, mas não ganha. Daí eu não acreditar que consiga ser campeão.
Skertl é fraco, é verdade. Vou ver o jogo hoje a noite e deixo mais impressões.

Abraço

Roberto Baggio disse...

"Vocês continuam a fazer leituras estereotipadas e pior que isso, escrevem de forma arrogante, como se fossem detentores da razão. Lamentavelmente, nem sequer conseguem perceber onde estão errados."

E senhor continua a ser obrigado a ler o nosso blogue e a comentar, certo?

Miguel Nunes disse...

continuam a não debater o essencial...

aqui vai a minha achega

"his name is suarez
he wears the famous red
i just can't get enough
i just can't get enough
when he scores a volley
and whe he scores a head
i just can't get enough
i just can't get enough
he scores a goal,
and the kop go wild
and i just can't seem to get enough
Suarez
DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE

Espero ter esclarecido!

grande abraço pequeno codino!

Miguel Nunes disse...

E o Suarez que não cometa o erro de outros que serão encavados depressinha

http://www.youtube.com/watch?v=RS2UvQZE7v8

PP disse...

«E senhor continua a ser obrigado a ler o nosso blogue e a comentar, certo?»

Não! Mas, o senhor continua a ser obrigado a publicar os meus comentários, certo?

É o que parece... mais a mais, sou livre de comentar o quer que seja, quando eu quiser e onde bem me entenda.

Aliás esta vossa reacção reflecte bem o que escrevi quanto à vossa arrogância. E pior que essa arrogância é a ignorância sobre o tema que tentam escrever.

Luis Santos disse...

Percebo essa ideia do ser pior sem os golos. Aliás, acho-o (em perfil!) parecido com o Ronaldo. Mas tal como o CR e como o Diego Costa, tem técnica que chegue para este nível, na minha opinião. Voltando ao texto, não o acho "genial". Acho sim que é um grande jogador e que tem lugar no futebol de top, apesar de não ser, de todo, o meu perfil de jogador preferido.

Mas em que outros países é que não fazia igual? Melhores que a inglesa a nível defensivo só se forem a alemã e a italiana e mesma a italiana já não é o que era.

Anónimo disse...

Este artigo é no mínimo ridiculo!

Roberto Baggio disse...

Caríssimo,

"Não! Mas, o senhor continua a ser obrigado a publicar os meus comentários, certo?"

Como deve perceber, mal tenho tempo para comentar ou postar artigos, quanto mais para moderar comentários.

"É o que parece... mais a mais, sou livre de comentar o quer que seja, quando eu quiser e onde bem me entenda."

Repare que isso da liberdade é muito giro, contudo você não irá para uma conferência sobre física quântica opinar se não for especialista. E é esse o mal da liberdade de expressão no futebol, toda gente que não é especialista acha que pode comentar. Lá está, o achismo. Lá está a piada sobre a liberdade de expressão no futebol.
Como alguém dizia e bem, o cabeleireiro fala de penteados, o cozinheiro de culinária, os estilistas sobre tendências de moda, todos esses falam de futebol, mas o treinador não fala de penteados, culinária, ou moda.

"Aliás esta vossa reacção reflecte bem o que escrevi quanto à vossa arrogância. E pior que essa arrogância é a ignorância sobre o tema que tentam escrever."

A ignorância também é outra coisa gira. Provavelmente não percebeu a mensagem acima sobre a liberdade de expressão. Mas eu explico, o treinador sabe que é ignorante relativamente a esses temas e portanto não comenta, por saber que não tem conhecimento técnico da matéria para que possa emitir uma opinião. E uma opinião sobre uma matéria é baseada em argumentos, argumentos esses que só têm validade caso quem o emita saiba sobre o que está a falar. Atenção que saber do que se fala é diferente de achar que se sabe. Mais uma vez, achismo.

Ainda assim repare o que é mais engraçado ainda é o facto de se tentar discutir com ignorantes. É um exercício verdadeiramente masoquista. Se você acha que somos ignorantes sobre algum tema escrito diria eu que você podia inferir que não vai tirar nada de uma troca de comentários ou impressões. Porque no fundo os ignorantes não deixam de o ser por acharem que dominam a matéria, lá está o achismo outra vez.
Por exemplo, eu quando vou ao estádio não discuto com o público que assobia estupidamente e pressiona uma equipa que até está a jogar bem para jogar pior. Assim como também não discuto com os adeptos no café. Isso é absolutamente óbvio para mim, que discutir com ignorantes é estúpido, porque os argumentos são estúpidos e os meus se tornarão aos olhos deles porque não vão PERCEBER nada do que vou dizer, porque lá está, são ignorantes mas querem opinar porque acham que sabem. Acham.
Então você não me vê por exemplo ir ao seu blogue, ou a outro onde eu ache que os artigos são escritos por ignorantes. Ou participar em debates na TV, ou outro exercício massoquista desse tipo, porque é simplesmente estúpido e uma perda de tempo.

No máximo abano a cabeça e guardo a minha opinião para mim. Ou então expresso a minha opinião no meu espaço de reflexão.

Portanto se nos acha ignorantes, não discuta connosco sobre uma matéria que você claramente não domina. Você tem o seu espaço e lá pode expressar o que quiser, que eu não irei lá dizer que você é ignorante. Guardo a minha opinião para mim.

Roberto Baggio disse...

Luís,

Os que citaste pela organização ofensiva.
E em Espanha pela forma como tem evoluído o jogo e o que se pede dos avançados.

Quanto ao texto, o Suarez como o Ronaldo têm muito golo. Mas o Ronaldo sem golo, tem técnica e capacidade física para executar o que pensa. Logo qualidade para estar no futebol top. E é essa a diferença para o Suarez, que me parece não ter qualidade técnica para lá estar. Sinceramente parece me abaixo da média do ponto de vista técnico.

Abraço

Anónimo disse...

Para o moderador Baggio - porque é que criticas o PP de vir cá se és tu que chamas anónimos pelo nick dele no dia 26 de Dezembro de 2013 às 21:06, quando ele só aparece dia 28 de Dezembro de 2013 às 01:16? Mesmo que esse PP não lê-se o blog vocês falariam nele. Há ai alguma questão psicológica mal resolvida. Se você percebesse algo de física quântica daria conta que não se pode discutir algo negando á partida algo tão fundamental como o golo no futebol. Falar em retirar o golo a um jogador e analisar o jogador em causa é como falar em física quântica mas retirar os átomos --> é o ACHISMO que você refere.

Noção disse...

"Tire-se o golo a Suarez e é francamente jogador de distrital. Não tem qualidade técnica para fazer uma recepção (orientada ou não), para fazer um passe, ou para fazer um drible. Não tem técnica para executar o que pensa muitas vezes. Em espaços curtos é medíocre e perde invariavelmente a bola."

Como é que escrevem uma coisa destas e ainda querem ser levados a sério???

http://www.youtube.com/watch?v=WM4O4Da4sDI

Com que então Suárez não tem técnica e perde sempre a bola em espaços curtos certo? Pois nota-se...

Roberto Baggio disse...

Pp3,

Você não conhece o historial do blogue e do senhor em questão no blogue. Portanto você acha, lá está, acha que pode fazer algum reparo relativamente à minha crítica. Mas não pode, porque não tem conhecimento para o fazer.

Cá no blogue bem sabemos o porquê dos anónimos serem pps. Até porque são anónimos logo tenho o direito de tratar como bem entender.

Noção,

Alguém pediu que nos levassem a sério?!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Eu nao faco reparo nenhum a ninguem, a minha humildade leva-me a isso. Mas criticar o pp por comentar quando você esta sempre a referir se a ele soa a frustração. A sua necessidade de referir constantemente que tem conhecimento de algo só demonstra insegurança juvenil.
O Suárez é fraco bom bom e o postiga. Pena que só alguns iluminados nuns blogs portugueses achem isso.

Anónimo disse...

Só há um comentário à pessoa que escreveu este post: burro. Aconselho-te a veres futebol e não filosofia do futebol.

Anónimo disse...

Vou me meter onde não sou chamado.

Sempre fui o primeiro a defender o PP, apesar de não concordar em nada com ele, e o histórico dos comentários confirma isso mesmo.
Mas, a partir do momento em que o Baggio começa a chamar os anónimos de PP, e dado também o historial do PP, é porque terá algum motivo para tal. Se está certo ou não, não o sei. O PP nunca me fez mal, e o Baggio só me fez bem. Dito isto, também compreendo algumas críticas que fazem a uma suposta arrogância (já o fiz eu mesmo noutro blogue), mas acredito que se é essa a ideia que passa, é simplesmente por um cuidado menor com o texto e, nesse caso, não me parece intencional que o Baggio et al. o façam por mal.
Agora, uma solução, e os autores do blogue já sugeriram isso, seria , no caso de não criarem conta google, assinarem o comentário por baixo. Assim evitavam-se as discussões.

Cumprimentos,
António Teixeira

Miguel Nunes disse...

Baggio, fala mas é de gajas!!!!!

Anónimo disse...

Miguel, faz mas é um post novo no lateral xD

Cumprimentos,
António Teixeira

Aza Delta disse...

Este post é surreal, o suarez é muito mais que o golo.

Ponho-o no mesmo saco que um Salvio. Super assertivo a jogar, velocidade de decisões fantástica, condução de bola sempre com critério, seja sempre bem ou mal executado, não há uma decisão que ele Tome que seja tomada ao acaso, há sempre um propósito no que ele faz, e como podem ver no jogo que ele fez contra o cardiff, não tem problema em abdicar do seu golo se essa for a melhor opção.

N faz puta de sentido esta divisão entre cepos/ jogadores talentosos que é feita neste blog. Como já disse anteriormente falta humildade na malta que cá escreve, não só na reacção aos comentários, mas sm na maneira prepotente com que escrevem no blogue.

Redceltic disse...

Comentários sobre qualidade do jogador em causa aparte, li algures por aqui que Suarez só está a marcar mtos golos este ano e por isso é só um jogador em grande forma que irá descer facilmente o número de golos no futuro, sendo como que um Toto Schilacci dos tempod modernos... mas não é de todo verdade isto já que Suarez já no Ajax era goleador brutal. por exemplo em 2009/10 marcou 49 golos em 48 jogos.

YayayaToure disse...

A quem publicou este texto, so tenho o seguinte comentário a fazer: "voce calado é um poeta". Meu Deus, tanto disparate junto devia ser punido por lei.

Pedro_7 disse...

Só para terem uma ideia o Suarez está a contar com esta época na 4ª época dele no liverpool e tem 82 golos o que dá uma média de 20.5 golos por época, até agora... A sério acham que isto pode ser por algum motivo comparável ao Ronaldo e ao Messi? por favor façam as contas eu pessoalmente estou de acordo com o Baggio é um jogador normal, vale apenas pelos golos que marca e não pelo que faz jogar, perde muitas bolas e toma muitas vezes más decisões isto de ver um video onde ele faz uma ou duas coisas bem feitas não pode só por si fazer com que seja um jogador de top senão vejamos este sr. http://www.youtube.com/watch?v=CR0t8drOVfo acham mesmo que o Paito é um jogador de classe mundial por favor...

pensem um bocado antes de começar a avaliar um jogador e ameter videos do mesmo aqui.

Não é mau jogador, vale pelos golos que marca que não são poucos mas não faz jogar o mesmo que Ribery Iniesta xavi Pirlo Robben Zlatan. e se não é comparavel com SEMI- GODS com o é que pode ser comparável aos GODS do futebol moderno Ronaldo e Messi????

Roberto Baggio disse...

PP4,

"Eu nao faco reparo nenhum a ninguem, a minha humildade leva-me a isso."

E logo de seguida,

"A sua necessidade de referir constantemente que tem conhecimento de algo só demonstra insegurança juvenil."

Aí está, humildade.

"Falar em retirar o golo a um jogador e analisar o jogador em causa é como falar em física quântica mas retirar os átomos --> é o ACHISMO que você refere."

Como não percebo mesmo nada de física quântica não vou rebater. Ou melhor, se calhar vou. Você acha que fez uma boa analogia para demonstrar o seu ponto de vista, contudo eu acho que não por dois motivos:

1- No futebol actual, na maior parte do jogo 90 minutos não há golos. A maior parte das acções que os jogadores executam não são de finalização, logo, posso perfeitamente analisar um jogador por aquilo que ele faz em campo, na maior parte do tempo.

2-Não sei se na física quântica na maior parte do tempo os átomos estão presentes ou não. Mas se estiverem, então os átomos são exactamente o que estou a analisar. O que está presente na maior parte do tempo.
Se não estiver, então a sua comparação foi assertiva relativamente ao propósito da minha análise.

António,

" e o Baggio só me fez bem."

Claro. Uma vez que eu respeito quem queira discutir argumentos com argumentos.

Repare-se na argumentação que tenta rebater a minha exposição em texto e em vídeo:

"Vocês continuam a fazer leituras estereotipadas e pior que isso, escrevem de forma arrogante, como se fossem detentores da razão. Lamentavelmente, nem sequer conseguem perceber onde estão errados"

"E pior que essa arrogância é a ignorância sobre o tema que tentam escrever."

"Este artigo é no mínimo ridiculo!"

"Como é que escrevem uma coisa destas e ainda querem ser levados a sério???"

"http://www.youtube.com/watch?v=WM4O4Da4sDI

Com que então Suárez não tem técnica e perde sempre a bola em espaços curtos certo? Pois nota-se..."

"O Suárez é fraco bom bom e o postiga. Pena que só alguns iluminados nuns blogs portugueses achem isso."

"Só há um comentário à pessoa que escreveu este post: burro. Aconselho-te a veres futebol e não filosofia do futebol."

"N faz puta de sentido esta divisão entre cepos/ jogadores talentosos que é feita neste blog. Como já disse anteriormente falta humildade na malta que cá escreve, não só na reacção aos comentários, mas sm na maneira prepotente com que escrevem no blogue."

"A quem publicou este texto, so tenho o seguinte comentário a fazer: "voce calado é um poeta". Meu Deus, tanto disparate junto devia ser punido por lei."

Miguel Nunes,

Não temos feito outra coisa offline seu malandro hahahha

Roberto Baggio disse...

Aza Delta,

"Ponho-o no mesmo saco que um Salvio."

Pois, também eu. Sálvio, para mim, é banal. Se bem que acho que tem mais qualidade técnica que o uruguaio.

" Super assertivo a jogar,"

O que quer dizer com isto?

"velocidade de decisões fantástica"

Sim, velocidade fantástica de más decisões.

"e como podem ver no jogo que ele fez contra o cardiff, não tem problema em abdicar do seu golo se essa for a melhor opção."

Correcto. Não disse que ele era egoísta. Foi uma das poucas decisões que acertou. Daí no texto vir mencionado que é um jogador que não decide regularmente bem. Significa que não decide sempre mal, ou seja, significa isso que por vezes decide bem.

Redceltic,

" mas não é de todo verdade isto já que Suarez já no Ajax era goleador brutal. por exemplo em 2009/10 marcou 49 golos em 48 jogos."

Certo. Mas vamos lá fazer uma comparação justa: Suarez e Ibra.
Ibra nunca marcou, num ano, tantos golos como Suarez, tendo em conta o número de jogos realizados. Nem no Ajax. O que significa que Zlatan não é grande goleador. E alguém no seu perfeito juízo é capaz de dizer que Suarez é/foi/será melhor que Ibra? Para mim, a jogar na posição 9, onde jogam os dois, o sueco é o melhor do mundo, de longe. E logo atrás consigo fazer uma lista de 10 jogadores de qualidade incontestável onde não entra o uruguaio.
Isso significa alguma coisa. Significa que os avançados não valem pelos golos que fazem. E este é o argumento de base que me faz na minha análise retirar o golo a Suarez.

Anónimo disse...

Baggio quando escreves "No futebol actual, na maior parte do jogo 90 minutos não há golos" é completamente verdade. Ninguem podera dizer o contrario. Mas tambem nao sera verdade que por esse mesmo motivo o golo tem que ser mais valorizado? Nao é ele que diferencia uma equipa vitoriosa duma perdedora? Porque sera que os jogadores que marcam toneladas de golos sao recrutados por somas astronomicas? Serao os treinadores das equipas de top estupidos?

Anónimo disse...

Caro Baggio,

Eu sei. E compreendo a tua posição. Para mim, isto é tudo um mal entendido...Na tua escrita, por pressa, por estilo, seja lá pelo que for, pode as vezes reflectir algo que as pessoas confundem por arrogância (as mesmas críticas que apontam ao DC, ou ao Nuno). A meu ver, que já aqui passo há algum tempo, não é arrogância, até porque nunca me deste motivos para pensar que o era; acho que és assertivo, e às vezes as pessoas confundem.

Depois, os críticos associam isso à tua ideia do futebol, que provavelmente é contrária à deles por n motivos (preferências de clube incluídas); daí criticam-te. Lá está, eu não concordo, e acho muito sinceramente, como já disse, que estão errados, mas também me parece ser esse o processo pelo qual te criticam. Agora, da outra vez retiras-te os comentários de arbitragem, e a meu ver, o espaço melhorou muito (era uma das questões que censurava ao LateralEsquerdo); agora, eu no teu lugar, seguia o meu conselho de proibir comentários anónimos não assinados, já para evitar algumas confusões.

As pessoas são complexas, e da maneira que às vezes acho que não te preocupas com o estilo, e depois parece muito assertivo, também os comentadores comentam a quente, e muitos a seguir arrependem-se, ou nem sabem bem porque comentam... No fundo, o importante é chegar a conclusões, e ter honestidade (sejas tu, eu, ou qualquer outro) de admitir quando errámos (o que já te vi fazer mas, salvo erro, também já vi o PP fazer), e assim retirar frutos das discussões, sem nos esquecer-mos que eu, tu, e os comentadores somos pessoas com famílias e com vidas próprias para além do computador, e que não vale a pena existirem irritações por causa de uma discussão sobre futebol.

Cumprimentos,
António Teixeira

Anónimo disse...

O anónimo das 20:45 levanta uma questão interessante... Mas não estará a confundir criação com finalização? Nesse caso, o problema não é de finalização, mas sim na criação.

António Teixeira

Roberto Baggio disse...

Anónimo,

Acho que a última grande transferência de um fora de série de área foi a de Falcão.
Repara por exemplo no sucesso que Negredo ou Soldado têm tido. Tem tudo a ver com a evolução do jogo e com o que se pede dos avançados. Mais do que golos, muito mais do que golos.

Repara que isso é uma tendência que tem vindo a mudar. Os avançados que só fazem golos são cada vez mais raros e cada vez menos têm espaço no futebol. Penso que no futuro ainda irão ter menos, até que sejam " eliminados" pelas necessidades do futebol moderno. É minha crença que a evolução será nesse sentido. No sentido dos jogadores serem distinguidos cada vez menos pelo golo, e mais pelo que fazem nos momentos que o antecedem.

Anónimo disse...

A verdade é que os pontas que nao marcam golos nao sao transferidos por grandes quantias. Falcao so sai do Porto porque fez a quantidade de golos que fez, Cavani igual. Lewandowski começou a ser falado quando? Ate fazerem a quantidade de golos que fizeram ninguem os ia buscar. Por outro lado nao estou a confundir criacao com finalizacao. Veja-se o Chelsea actualmente. Cria cria mas matador é que nem ver. Com 1 "Suarez" na frente estariam em 1º lugar com grande vantagem

Roberto Baggio disse...

Sim, tens razão nos nomes. Contudo, cavani no psg joga como extremo. Pelo que se percebe logo que não vale pelo golo.

Não concordo com a ideia do matador no Chelsea, sobretudo porque os golos falhados, em grande parte são criados pelos mesmos que os falham, coisa que não vejo suarez fazer.

Falcão sim, é um fora de série da área, e o número de golos que marca é absurdo. Mas tem uma qualidade técnica iinvejável, para além do número de recursos quem tem para finalizar.

Depende de que jogadores falas. E de que jogadores consideras que não marcam. Ibra continua a ser o maior exemplo disso.

Lewa então é fantástico, mas não pelos golos que marca. A sua melhor característica é a forma como se relaciona com os colegas, percebendo sempre a melhor linha de passe a abrir, e o timing para soltar o passe.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Baggio fugiste ao que eu disse. Todos esses nomes so começaram a ser falados quando fizeram MUITOS GOLOS. Ponto final. E so foram transferidos por quantias elevadas depois de fazerem MUITOS GOLOS. O Lewa de ha muitos anos para ca que apresenta este nivel de jogo so que nas ultimas 2 temporadas fez MUITOS GOLOS. COnsegues la chegar ou nem por isso?

Roberto Baggio disse...

Consigo. Mas tu não consegues. Eles valem golos e muito mais. Não valem só golos. Entendes?
Hoje já não se dá todo esse dinheiro por quem só faça golos. Não sei se me fiz entender.

Anónimo disse...

Nao? Entao diz me la um avançado por quem tenham dado muito dinheiro e que nao faça golos? So um chega. Ha 2 anos ninguem queria o Lewa agora andam todos malucos. A nao ser os golos esta exactamente o mesmo

Roberto Baggio disse...

Não. O que mudou foi o mediatismo do Dortmund.
Define o que é fazer muitos golos primeiro.

Anónimo disse...

Se me conseguires explicar o que é "so fazer golos". Se consegues escrever isso, consegues certamente perceber o que sao MUITOS GOLOS

Roberto Baggio disse...

Tevez, Hulk, Zlatan, Rooney, Aguero, Benzema, Villa, Drogba, Fernando Torres

Anónimo disse...

Roberto Baggio disse...

Ah pois logo vi.
A noção de goleadores não tem relação com o número de jogos que se realizaram. E não percebi nada das assistências, porque que eu saiba estamos a falar de golos marcados, de avançados que valem por golos marcados.

A lista caríssimo refere se a avançados que têm uma média inferior a 0.5 golos por jogo regularmente, tendo no máximo uma época em que conseguiram superar essa fasquia.
É uma lista que também tem a curiosidade de os jogadores em questão nos respectivos campeonatos marcarem regularmente menos de 18/19 golos. Onde fazem épocas de excepção, mas geralmente marcam 15/16 golos.

E lá está, a relação entre o número de jogos realizados e os golos não dá para competir com os grandes goleadores, que regularmente fazem entre 25 a 30 golos no campeonato, que a relação entre golos e jogos seja igual ou superior a 0.5 golos por jogo.

Bem disse para que definisses. E aí está a minha definição.

Anónimo disse...

Baggio deves estar equivocado.

Epocas em que tiveram mais de 0,5 golos por jogo.

Tevez - 3 nas ultimas 5
Hulk - 3 nas ultimas 5. E nem ponta de lança é.
Zlatan - 7 nas ultimas 8!!!
Rooney - 3 nas ultimas 5
Aguero - 3 nas ultimas 5
Benzema - 2 nas ultimas 5
Villa - 3 nas ultimas 5

E nas epocas em que nao atingiram essa media, nao eram titulares indiscutiveis das suas equipas, tendo jogado muitos jogos a entrar do banco.

Da tua lista toda apenas 2 nao tem sido goleadores: Drogba e Torres. No entanto, nas epocas em que foram transferidos por verbas muito elevadas, ultrapassavam essa media. Mas tambem posso escrever que o Pele neste momento nao esta a fazer golos.

O que eu escrevi foi claro. Os avançados sao valorizados pelos golos. Ponto. E essa lista que fizeste so veio me dar razao. Esses avançados depois de fazerem grandes epocas a marcarem MUITOS GOLOS (acima da tua media) foram transferidos por muitos milhoes. Quando nao fizeram golos, passaram para o banco durante um tempo (no entanto continuaram a ser os mesmos jogadores) e alguns deixaram mesmo de ter o valor que tinham (Villa, Torres, Drogba). Essas transferencias mostram que o golo é muito valorizado nos avancados pelos treinadores de top.

E, contrariamente ao que dizes, o golo é o que os treinadores de top continuam a valorizar num avançado. Basta para isso ver as transferencias mais caras de avançados este ano. Sao todos jogadores que marcaram MUITOS GOLOS. Enquanto nao me mostrares algum FACTO e nao argumentos ridiculos que o contradigam, a tua opiniao nao passa de "achismo". So preciso que me des o nome dum ponta-de-lança que nao faça MUITOS GOLOS (como tu dizes media inferior a 0,5 golos, nas 3 temporadas anteriores) que tenha sido transferido por uma quantia elevada. So preciso que me indiques 1. Por favor.

Quer tu queiras quer nao o objectivo do jogo sera sempre fazer golo por isso os jogadores que o fazem ou que os dao serao sempre os mais valorizados.

Ja agora ja que respondeste ao meu comentario anterior poderias deixar os outros leitores visualizarem o mesmo. Obrigado

Roberto Baggio disse...

"Tevez - 3 nas ultimas 5"

Bom, a minha fonte é esta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_T%C3%A9vez

E diz:
2006/2007- Tévez 29 jogos 7 golos, abaixo dos 0.5 e boom tranferência para o Utd.

No Utd,
2007/2008- 48 jogos 19 golos, abaixo dos 0.5
2008/2009- 51 jogos 15 golos, abaixo dos 0.5 e boom transferência para o City

No City,
2009/2010- 42 jogos 29 golos, aqui sim acima dos 0.5
2010/2011- 42 jogos 23 golos, também acima dos 0.5
2011/2012- 14 jogos, 4 golos abaixo dos 0.5
2012/2013- 39 jogos, 17 golos, abaixo dos 0.5.

Portanto desde que entrou para a Europa fez 7 épocas, em 5 esteve abaixo dos 0.5.

E como este, fiz a mesma análise para os outros.

Portanto pressuponho que pela minha fonte continuo correcto, e pela mesma os números dos outros batem certo.

Zlatan, de facto, desde que jogou ao PSG assim como na última época no Milan que apresenta números muito bons, que têm mais a ver com a qualidade dos campeonatos em questão do que com a sua "capacidade goleadora". Mas antes disso, em outros contextos, No Ajax, na Juve, no Inter, no Barcelona, e mesmo no primeiro ano do Milan, só por duas vezes ultrapassou os 0.5, em dez épocas, em 5 equipas, 4 transferências.
Tranferência essa para o Barcelona que tem um treinador que valoriza tanto o golo que vende o seu melhor marcador.

Como é um exercício que até dá algum trabalho e eu tenho mais do que fazer, nem vou olhar para os números dos outros porque quando os olhei na diagonal para os citar os resultados foram congruentes com os nomes que dei.

E de futuro ainda mais o serão, porque o jogo está a evoluir nesse sentido. Os mais valorizados no futuro serão os jogadores que criam e que têm criatividade, assim como os que dão golos.

PS: Quando perceberes qual é o fio que liga os teus comentários apagados, talvez eles deixem de o ser.

Roberto Baggio disse...

E a tua está em prática onde mesmo?!

Miguel Nunes disse...

António Teixeira,

não dá para voltar, ainda. Não tenho conseguido ver jogo nenhum de bola. Obrigado, abraço e bom 2014

Baggio,

olha ai, se a minha mulher vem ler isto... looooool

Roberto Baggio disse...

Anónimo, pela última vez.
Pois acusar alguém de ser fala barato e depois fazer a mesma coisa é no mínimo estranho. Deve ser por estares com vergonha de alguma coisa, decerto. Quanto ao resto, tenho a minha ideia de jogo e de treino. E ela não muda por causa de gajos como tu, que seguem a linha dos treinadores de top, só porque estão lá em cima e tu cá em baixo. Como tudo que eles fazem para ti é certo pronto, fico feliz por ti. De resto, quando conseguires meter alguém a pensar, não a debitar coisas da Internet. A pensar com premissas pensadas e coerentes que validam um determinado ponto de vista estás de parabéns. Um grande abraço.

Roberto Baggio disse...

Oh Miguel se a tua esposa ou os teus meninos virem isto é sinal que o posse de bola ganhou ao Lateral Esquerdo, porque os familiares não conhecem o vosso blogue hahahahahah