Posse de bola no Facebook

Translate

quarta-feira, novembro 20, 2013

Felizmente há Ronaldo, o Cristiano claro

Sem ele esta selecção seria miserável.
Não é fácil colocar uma selecção medíocre nas bocas do mundo. Com ele até parece que temos uma grande selecção.

É o jogador mais completo do mundo no momento de finalização. É um fora de série pela eficácia que demonstra nos momentos de decisão. É um tremendo jogador. O melhor de Portugal.

Claro que ter Moutinho ao lado ajuda, mas Ronaldo é um fenómeno!

Para mim, enquanto não perder o vigor físico que suporta o seu jogo será o melhor dos humanos.


"Portugal tem um monstro que ainda está em actividade, que  já perfila na galeria dos melhores jogadores de toda história do futebol. Portugal não sabe reconhecer, devidamente, o contributo que ele dá, não sabe criar as condições para que ele renda o melhor possível. O público, só lhe coloca mais pressão, só o provoca mais, não lhe é dada estabilidade emocional e tranquilidade para que possa apenas jogar futebol. Comigo, em qualquer equipa do mundo, Ronaldo e mais 10."

43 comentários:

Anónimo disse...

Incrível a forma como Ronaldo se movimenta sem bola

Anónimo disse...

É tudo verdade, e acho que fica muito bem dizer isto Baggio, a sério. Mas, por outros termos, e desculpa insistir, ver Messi é ouvir as fugas de Bach, ver Ronaldo é pensar, por exemplo, em tudo o que o ser humano alcançou na técnica. Um aproxima-te da perfeição, de Deus, o outro mostra-te do que o ser humano é capaz. Messi fala a língua divina com a chuteira, Ronaldo mostra tudo o que há de potencial no homem. Por isso nunca poderá alcançar o Messi. Ninguém pode, isso é uma ideia ridícula. Mas também dúvido que alguém faça o que o Ronaldo já fez. Não é diferença de grau, de posições, de golos, de decisão, são diferenças estéticas.
Cumprimentos,
António Teixiera

Edson Arantes do Nascimento disse...

O rapaz fez um jogo de nível muito superior. Podia ter marcado cinco ou seis golos!

Bom jogo do Moutinho (duas assistências com classe), Pepe e Coentrão e também do Hugo Almeida. A vossa opinião sobre ele é baseada apenas na morfologia. É um bocado injusta porque é exagerada.

pv disse...

É extraordinário ver que durante a movimentação dele com a bola em direcção à baliza ele vai alternando o olhar entre a bola, a baliza e um possível colega que possa aparecer... não é para qualquer um...
Eu tenho dificuldades em compreender estas comparações com o Messi, e mais ainda quando comparam o menino bonito com uma história de ficção...
O que é certo é que o que o Ronaldo fez no Man Utd, no Real Madrid e na selecção não é brincadeira... O outro joga à rabia na mesma equipa desde os 13 anos com um grupo de jogadores simplesmente fabuloso... qualquer comparação está inquinada à partida...

Anónimo disse...

Caro PV,

As comparações surgem à partida por causa da imprensa, que se dá ao ponto de meter um vídeo do Roncero (!), que não é objectiva, etc.
Eu não digo que seja brincadeira, não é, disse-o acima. Mas a cada toque na bola dá para ver quem é o Messi. O tempo pára.

Bernard öZilva disse...

É triste ver um jogador daquele rodeado de Almeidas & Meireles... (assim não dá pra ganhar nada,infelizmente..)

Era mais Moutinhos,mais "cérebros",mais criativos...

Mas com este sargentão(bentinho)não dá,infelizmente..

É um Seleccion-A-DOR/"Lut-A-DOR"... ;)
Muito limitado,coitado..

PS:Pior que o CR mesmo o Zlatan que nem tem ao seu lado um assitente tipo joãozinho pra lhe dar boas munições..
Uma miséria,esta seleçao sueca...(Elmander & Kallstrom deveriam ambicionar carreira cinematográfica)

pv disse...

Sinceramente, acho que não é comparável.
Tal como não acho que seja comparável com o Eusébio, que fez 41 golos em 64 jogos pela selecção... Nessa altura havia menos jogos e menos condições para jogar. Seria o Eusébio agora ainda melhor ou mediano? Seria o Ronaldo o super-homem que é na altura?
Uma opinião eu tenho, se o Ronaldo não ganhar a bola de ouro este ano significa que o troféu perdeu toda a credibilidade...

Anónimo disse...

Nesse caso, digo-te o que disse, salvo erro, o Ferguson: um bom jogador é bom jogador, ontem, hoje e amanhã.

Cumprimentos,
António Teixeira

Anónimo disse...

fazes bem em mencionar o Moutinho, sem dúvida que é o outro jogador de classe mundial desta seleção. por acaso até acho que foi mais por aí que o jogo ontem se decidiu, se fossem os suecos a ter um jogador tão esclarecido a meio campo não sei se não seria o Zlatan a sair vencedor do duelo (a ele deve doer-lhe estar numa equipa tão banal)

Anónimo disse...

Quer dizer, se o Ronaldo não ganhar no ano em que venceu ZERO troféus, no ano em que a selecção portuguesa não conseguiu passar em 1º num grupo de equipas da treta, no ano em que já está novamente a 6 pontos do campeão espanhol, o troféu perde a credibilidade toda?

A única razão para o Ronaldo aspirar à bola de ouro são os problemas físicos do Messi. Mas antes dos problemas físicos ele liderou a sua selecção ao 1º lugar no apuramento para o Mundial e o seu clube à vitória no campeonato e na supertaça.
Histórico, se calhar, vai ser ver um jogador sem nenhum título a ganhar a bola de ouro.

hertz disse...

Oh Anónimo 12:29, neste momento aqueles que ainda hoje falam no Sjneider e que no final da época 12/13 falaram no Ribery já não querem saber nada dos títulos. O que perde credibilidade é dizerem que o Messi não mereceu a Bola de Ouro em 2010 em que teve um dos melhores anos da carreira só porque o Sjneider ganhou o triplete; que não mereceu em 2012 apesar dos inúmeros recordes estratosfericos que quebrou só porque o CR foi campeão espanhol e, no final desta época, em que diziam que era um escândalo o Ribery não ganhar a Bola de Ouro (isto dito numa altura em que o Messi era o grande favorito para ganhar o trofeu).
O CR vai ganhar a Bola de Ouro este ano com toda a justiça mas tenho a certeza absoluta que se fosse o Messi a fazer a época que o CR tem feito, diriam que era super injusto e quem merecia era o Ribery. Neste momento já ninguém se lembra que o francês ganhou o triplete...
Mas sempre foi assim. Ainda me lembro de quando o Kaka ganhou a Bola de Ouro, fazendo uma campanha fabulosa na Champions (que conquistou) com 2 exibições soberbas no confronto contra o Man United e mesmo assim disseram que quem merecia ter ganho era o CR. A mesma conversa de sempre: quando o CR não ganha é injusto, é um escândalo, bla bla bla.

Paulo disse...

Vamos lá esclarecer uma coisa: o facto de Messi ser mais inventivo e possuir maior capacidade de nos surpreender nao significa que seja melhor jogador. Há muita confusão quando se comparam estes dois. É evidente que por estética, compreendo perfeitamente a preferencia por Messi. Mas isso nao significa que seja inalcançavel e nao significa que seja em termos absolutos melhor!

Del Piero é mais genio que Ronaldo. Qual o melhor jogador? Diabos me levem, consigo-vos dizer uns 100 assim de repente com maior criatividade(mais geniais) que Ronaldo. Acaba por ser uma questao semantica, porque em futebol, desde há muito que se associou "ter talento" "ser genial", com a capacidade de encontrar soluçoes onde mais ninguem as vê.

No entanto, Ronaldo é um dos melhores da historia do futebol. E só a sua personalidade polemica(tem alguma culpa, mas tambem foi desde cedo injustiçado, uma boa historia tem sempre o heroi e o vilao e o papel dele ficou traçado!) o pode desviar desse destino.

Oh pá, imaginem que aparecia um jogador vindo de outra galaxia ai um dia, que em vez de 35 Km/hora, corresse a 150km/hora e em vez de chutar a 100 Km/hora, chutasse a 300 Km/hora. Esse ser, nao precisava de ser criativo, de inventar soluçoes complicadas! Bastava-lhe usar as obvias armas que tinha. Como um adulto a jogar com crianças. É assim que eu vejo Ronaldo. Potenciou de tal forma as suas carateristicas fisicas inatas que nao necessitou desenvolver outras capacidades. Os mais fracos que o façam! Mas a simpatia, irá sempre para os Davids e nunca para os Golias, entendem?

Ronaldo já enfrentou mais desafios que Messi que nunca saiu da sua zona de conforto, joga na melhor equipa da historia e nunca teve nem um decimo da pressao que Ronaldo tem sobre ele. Apenas respeito e favorecimentos. É sem duvida, um genio, um dos melhores da historia tambem, mas prevejo que ao contrario do que muitos pensam, ja passou o seu pico. E enganam-se aqueles que pensam que sem o seu poder de explosao, será ainda assim o melhor do mundo.

João disse...

A bola de ouro destinge o melhor jogador do mundo, não o jogador com mais troféus colectivos. Isso não devia ser critério e dada a forma do Messi, se Ronaldo não ganhar, é muito injusto.

Ribery, Iniesta, Xavi ou Zlatan são bons, mas longe dos outros dois. Não deveria haver discussão sobre quem deve ganhar, além de Messi ou Ronaldo. Se Messi estiver em má forma/lesionado, tem que ganhar o Ronaldo. Sempre.

Em relação à nossa selecção, jogamos muito pouco à bola...

Anónimo disse...

A única diferença entre Zlatan e Ronaldo é que o Zlatan tinha 10 mancos ao lado dele enquanto o Ronaldo tinha o Moutinho. Trocassem os 2 de equipa e o Ronaldo nem 1 golo marcava.

Pedro_7 disse...

Compreendo o que dizes e concordo contigo em parte contigo Paulo! apenas não concordo quando dizes "Os mais fracos que o façam" acho que o ronaldo para potencializar os atritubos que mencionas perdeu outros mas jogadores como Del Piero Pirlo são igualmente genias não inventaram aquela maneira de jogar por serem fracos apenas potencializaram caracteristicas diferentes!!!

Quem me conhece aqui sabe bem o que penso e sempre o disse consigo perceber a preferencia por messi mas para mim o Ronaldo é o melhor!!! e este jogo só provou que ele é um monstro e como ele é muito dificil

fred disse...

Este rapaz devia jogar até aos 80 anos, é o melhor do mundo de LONGE, Blessing contigo era Ronaldo e mais 10 eu para mim era Ronaldo sozinho contra o resto do mundo, um monstro desde 2007, o Resto é conversa

Anónimo disse...

o homem é tão bom sozinho que já nem toca numa champions há 6 anos. deve ser por ser tão bom.

Anónimo disse...

champions? nem final da champions, quanto mais a taça!

Pedro Mendes disse...

Anónimo 13:05

Provavelmente Ronaldo marcava os 2 que o Zlatan marcou mais um... A nossa selecção só não levou mais um porque o Patrício enche bem a baliza e os suecos têm uma qualidade mediocre.. O Zlatan não é conhecido pela sua rapidez estonteante por isso não sei até que ponto é que marcava nos 3 golos de CR... Temos mancos? Pois temos.. Temos um manco-mor no banco? Claro.. quem é que no seu perfeito juízo vai estrear um puto (william c.) na selecção num jogo destes em que Portugal perdia por um e mais um golo sueco passava-os? A pressão que o rapaz deve ter sentido.. não se faz..

Convocar os mesmos jogo após jogo.. não se faz.. a selecção não tem um 10.. o Moutinho é um óptimo 8, mas não um 10.. Portugal com um 10 bom e um Nani a jogar em vez de dormir, poderia sofrer muitos golos, mas tb marcaria tantos!

E a prova de que o Paulo Bento não é homem para isto é ve-lo a por CR a ponta de lança (o que já fez inumeras vezes). É a morte da selecção..

Enfim.. temos cerca de 7 meses.. a ver se a coisa muda a tempo

Gonçalo Matos disse...

Entrando na comparação Messi-Ronaldo, peguem nos dados que quiserem e Messi sairá sempre por cima. Agora, este ano parece-me que o CR ter um papel na sua equipa muito mais preponderante que qualquer outro jogador e por isso merece o prémio.
De qualquer forma, penso como o Baggio, o Cr é o melhor dos 'humanos', o Messi é um et

JML disse...

Uma pergunta off topic:

Um dos únicos aspectos (provavelmente o único) que se criticava ao Joao Moutinho por aqui e noutros blogs como Entredez e lateral-esquerdo era uma certa falta de criatividade.

Reparei que o número de assistências do Moutinho tem aumentado substancialmente nos últimos anos, em particular durante o último ano e meio no Porto, e agora no Monaco. Sabendo que as assistências nao têm necessariamente a ver com a criatividade, acham que esse aumento pode estar relacionado com um desenvolvimento dessa parte do jogo por parte do Moutinho, ou será por outro motivo? (Também há a hipótese de ser só pura coincidência)

Gonçalo Matos disse...

JML,

Parece-me que nos últimos anos o Moutinho chega com muito mais frequência ao ultimo 1/3 do campo. Provavelmente porque o modelo de jogo em que está enquadrado propicia a que apareça mais frequentemente. Provavelmenente os seus números de golos também aumentaram. Não tenho grande prova concreta do que estou a afirmar, é algo mais intuitivo, tendo em conta os seus ultimos anos vs Sporting/inicio da carreira na selecção.
Quando dizemos que ele não é muito criativo, será em comparação com outros jogadores que são referencias neste aspecto e em comparação com as características mais fortes do JM. Sinceramente, tendo em conta os médios que têm sido convocados, acho que apenas perde em criatividade para o André Martins e Josué.

Joao Rodrigues disse...

" Temos muitas coisas para melhorar" Cristiano Ronaldo. A única pessoa com noção da seleção que temos e ele e a frase que disse demonstra isso

PP disse...

Matos,

A propósito da conversa doutro dia, em que perguntavas-me: «Eu pergunto-te, achas que ta tudo bem na selecção? Aponta lá as tuas soluções para os problemas.»

Fica aqui um link para um artigo que já tinha escrito em Junho, aquando dos jogos com a Rússia:

http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2013/06/porque-nao-o-4-1-2-1-2-para-o-clube-de.html

Bernard öZilva disse...

http://youtu.be/OVRSyZRutzw?t=2m14s

http://youtu.be/gL8X7xmt-v4?t=11m3s

http://youtu.be/hRjSVKyz2Rc?t=1m57s

http://youtu.be/ShJdAhh3tOk?t=3m37s

http://youtu.be/qOgWCtdc5xM?t=27s


http://youtu.be/IujW7U6J1HI?t=2m43s

"Obrigado Joãozinhoo!!.. Obrigadooooo.."

Bernard öZilva disse...

http://youtu.be/UYRtIzdXtSc?t=1m8s

Gonçalo Matos disse...

PP,

Li o teu texto e há várias coisas que não percebo. O que queres dizer com "A questão é que a equipa tem de entender que tem essa limitação defensiva e deve fazer de tudo para protegê-la. Como? Evitando as transições defensivas rápidas."

Sobre o Postiga "Ou seja, o português deveria ser uma espécie de "9.5" (ou falso "9"), ajudando na ligação, mas não consegue cumprir devido a uma grave lacuna em termos tácticos.". Porque é que o achas mal em termos tácticos? Se há coisa em que ele é forte é mesmo nesse aspecto, a dar o apoio frontal e a abrir espaço para as entradas dos extremos e médios.

Em todo o teu texto falas ou de individualidades ou de esquemas tácticos. Já percebeste certamente que o futebol é mais que isso. Se tu dizes que a selecção joga mal num 4-3-3 é porque? Jogamos H-H e deviamos jogar zona? Temos os sectores muito afastados? Deviamos fazer mais transições?
Sinceramente, pouco me importa se jogamos em 4-3-3, 4-4-2 ou 3-5-2, desde que os principios de jogo sejam cumpridos pela equipa. Qual a tua opinião quanto a isto? Achas mesmo que basta mudar a disposição táctica e tá feito?

Fabrizio Miccoli disse...

Nem sempre o ganhar troféus nos clubes/selecções é proponderante na atribuição da Bola de Ouro. Exemplo do Figo em 2000: 2o lugar na Liga Espanhola, meias da Champions, meias do Euro, finalista vencido da supertaça europeia, finalista vencido da Taça Intercontinental. Quanto ao João Moutinho, esteve enorme, está mais forte no último passe de à uns anos para cá, como já referiram aqui e é claramente 8, para 10 acho curto. Bom, bom era "resgatar" o verdadeiro Nani e ter o Bernardo Silva já em ponto de rebuçado para encarar o Mundial ( este último é claramente um wishful thinking ).

Anónimo disse...

Caro Paulo,

Está errado, a meu ver, em todos os pontos.

A genialidade, neste caso, remete para a superação do próprio âmbito desportivo e atlético. E você não consegue explicar isso; como me explica que, geralmente, o movimento com bola do Messi é esteticamente superior ao do Ronaldo? O Del Piero é mais genial que o Ronaldo, sim, o que não o faz tão genial quanto o Messi. O seu raciocínio é absurdo, aliás: x mede 2 metros, y mede 1,50 metros e z mede 1 metro; você quer dizer, então, que a genialidade não é argumento para a superioridade do Messi porque o Del Piero é mais genial que o Ronaldo e não é melhor jogador; ainda assim, é irrelevante , porque o Messi é mais genial que o Del Piero e, portanto, a diferença está no grau. Ademais, ninguém diz que o Messi é melhor jogador que o Ronaldo apenas porque é genial, ainda que esse seja o primeiro ponto que suporta a asserção.
E olhe, se o Ronaldo potenciou tanto as suas qualidades, como é que ainda assim consegue ser pior na decisão, precisa de mais acções para ter percentagens elevadas em passe/drible/remate, consegue marcar menos golos, consegue não ganhar porra nenhuma? De que serve ele ter potenciado tudo, se o outro é ainda assim melhor? É o mesmo que dizer que um esquimó é um linguista porque aos 70 anos conseguiu aprender 10 palavras de português.

Cumprimentos,
António Teixeira

João D. disse...

curto e grosso: sem o ronaldo adeus fases finais de mundiais e europeus. aliás o ronaldo tem sido a peneira que faz tapar minimamente o sol. Sem ele, toda a gente achava que tínhamos uma selecção em crise, toda a gente criticava a formação em portugal, seria um falar mal da selecção até à medula. Assim a população vai-se contentando. O ronaldo a jogar com a geração de ouro num euro 2000 da vida, e provavelmente saíamos de lá com o caneco. Assim é é aquilo que liga a selecção a continuar a marcar presença em provas ao mais alto nível.

o messi é um extraterrestre e vive na estratosfera. na terra quem manda é o ronaldo. felizmente para nós nasceu em portugal.

Bernard öZilva disse...

«Acho que Ronaldo seria um belíssimo campeão do mundo de Fórmula 1 e que Messi seria de rali»

Manuel Machado

Bernard öZilva disse...


http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=442175

JS disse...

Percebo querer-se meter Ronaldo na geração de ouro (encontraram-se em fases que não no seu expoente máximo), mas ao mesmo tempo tenho um certo receio.

Ou dava uma belíssima selecção em que todos saberiam ocupar o seu posto ou podia haver algum "choque". A soma das individualidades parece magnífica, mas o conjunto parece não bater tão certo.

De resto, podemos especular sobre a formação:

Baía

4 defesas (não sou expert, vou
deixar à consideração dos melhores)

MD
Moutinho
Rui Costa

Figo
Ronaldo
J. Pinto (Nuno Gomes)

Faz sentido?

PP disse...

Matos,

Terei todo o gosto de responder a essas e outras questões sobre o artigo na respectiva caixa de comentários.

;)

Anónimo disse...

Caro JS,

Faz sentido, mas acho que tens que meter o Deco sempre, eu tirava o Rui Costa e metia-o, mas acho que é sempre muito perto e dá para qualquer um dos dois (também podias meter dois pivots e ficava lá o Deco e Moutinho e o Rui Costa a 10, talvez fosse o ideal)..Eu pessoalmente, a nível de laterais, acho que tem que estar o Coentrão, depois entre Miguel e Paulo Ferreira, eu escolhia o Paulo Ferreira, mas entendo que se escolha o Miguel. Centrais, o Carvalho é indiscutível, e depois há muitos que podem ser o segundo central.. Guarda Redes Baia claro. Linha ofensiva está bem assim, aliás, acho que o papel do João Pinto era importante por causa da movimentação do Cristiano.
Sobre os egos, depende de muita coisa... Podiam implicar uns com os outros, mas também não podiam.. Com o Paulo Bento, não sei..
Há uma coisa sobre a geração de ouro que temos que ter atenção: foi , como o Barça, um conjunto de jogadores muito bons tecnicamente. É muita pena que Rui Costa, Figo, João Pinto, aos quais se juntaram Deco, Carvalho, e os outros daquele Porto, bem como o Ronaldo e o Quaresma, sublinho, é muita pena (ou incompetência) que não tenha ganho nada. Numa altura em que não houve selecções assim tão fortes como as de hoje. Dá que pensar, especialmente quando o Scolari é por cá endeusado.

Cumprimentos,
António Teixeira

Gonçalo Matos disse...

Amen ao teu comment, António. De facto, há 10 anos atras a nossa selecção tinha um plantel absurdamente melhor. Tínhamos jogadores de classe mundial no banco como o Rui costa e tínhamos 2 alternativas para cada posição, excepto talvez a ponta de lança e defesa esquerdo. De qualquer forma, vários jogadores da equipa de 2004 entrariam na selecção actual.

Signori disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

hoje já saiu lesionado, as pilhas já estão a acabar.
Lá para Fevereiro nem se aguenta em pé.

Signori disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Signori disse...

á agora, e fazendo um exercício parecido, estava a reflectir numa equipa jugoslava actualmente. Imaginemos:
Handanovic (Inter)
Ivanovic (Chelsea)–Vidic (Manchester Utd)–Subotic (Dortmund)–Kolarov (Manch City)
Pjanic (Roma)–Modric (Real Madrid)–Matic (Benfica)
Vucinic (Juventus)–Dzeko (Manch City)-Mandzukic (Bayern Munique)

Candidata a fazer uma surpresa no mundial, sem dúvida, com jogadores como Pandev, Milos Krasic, Rakitic, Djuricic, Markovic, Jovetic, Lajic, Ibisevic, Misimovic, Ignjovski, Savic, Corluka, Spahic, Nastasic, Srna e Pletikosa como alternativas.

Ps O Vidic já abandonou a seleção sérvia, mas coloco-o aqui, senão metia o Savic, p ex. E também retiro jogadores como o Shaquiri e Ibrahimovic, que têm ascendência ex-Jugoslávia. Que acham?

Krush disse...

Ia ser uma selecção candidata ao titulo sem dúvida.

DC disse...

Desculpem o offtopic mas como já se falou aqui de contactos com os adjuntos do PF ou que eles lêem o blog, alguém lhes explique que para gerir um resultado é preciso segurança na posse e convém ter superioridade numérica quando o adversário contra-ataca. Alguém lhes diga que 30 remates à sorte quando basta ao adversário 1 para marcar serve de zero. Basicamente alguém lhes explique o que é uma equipa de futebol...

É que mais uns jogos e começo a pedir o Octávio Machado para treinador.

Anónimo disse...

Caro DC,

Completamente de acordo.
Lucho tem três ou quatro boas acções com bola, e aos 50 está roto; Josué é substituído sabe-se lá porque; Kelvin e Carlos Eduardo não calçam; Danilo marca os livres; Varela enfim...Com os dois interiores ROTOS, uma amarelado, e com o 10 ROTO, não consigo perceber as substituições. Não consigo entender a mudança de flancos do Josué e Varela na primeira parte, quando a equipa estava absolutamente dominadora com aquela dinâmica. Não percebi que se entre assim na segunda parte, e que se volte a mudar.

Cumprimentos,
António Teixeira