Posse de bola no Facebook

Translate

sábado, novembro 23, 2013

Bayern de Munique

Robben, isto sim é futebol!
Atrai, fixa, solta...



Utilizar a individualidade ao serviço do colectivo

31 comentários:

Miguel disse...

Minutos antes marca um golaço, num péssimo momento de tomada de decisão, mas o que fica é o "génio" de Robben com o golo que marca. É verdade que em 10 provavelmente marcará 7/8 porque tecnicamente é soberbo, mas poderiam ser 9 ou 10 em 10 se Robben decidisse soltar a bola mais vezes. Não foram só as lesões que o impediram de ser um dos 3 melhores do mundo de forma constante

DC disse...

Eu vi o jogo e até ao golo o Robben pareceu-me medíocre mas depois, também com mais espaço, acabou por aparecer.

Eu sei que estou sempre a bater nesta tecla, mas há um Bayern com Mandzukic em campo e outro, imensamente melhor, sem ele. Continuo sem perceber essa insistência, mas o Pep é que sabe.
Além disso, até à entrada do Thiago achei o Bayern muito limitado no jogo interior.

E o Lahm, bom jogador sim, mas não entendo como um jogador tão limitado nas suas acções para manter a posse de bola (seja fintar, proteger, tabelar, etc...) e que à custa disso perde 3 ou 4 bolas em zona proibida apenas por ser lento a pensar, pode ser comparado em inteligência pelo Pep a gente como Xavi, Iniesta, Busquets, Messi ou até Thiago.

Anónimo disse...

Já cheira mal essa conversa dos golos do Robben e do di Maria. Pronto, não gostam de esquerdinos rápidos com espectacular capacidade de finalização, que têm mais confiança no remate do que no passe, isso já se percebeu. Agora vão lá brincar com as bonecas e deixem o futebol para quem sabe.

masterzen disse...



O conceito de boa decisão na minha opinião baseia-se no facto dessa decisão permitir que o êxito seja assegurado em grande percentagem.

Num jogo de bom nível haverá centenas de boas decisões, mas muitas vezes num cenário X aconteceu uma boa decisão mas não a melhor decisão.

Quantos mais jogadores estiverem envolvidos num lance mais o leque de boas e más decisões será alargado.

Temos que perceber que há jogadores que não tomam sempre boas decisões mas que essencialmente pelas suas capacidades físicas conseguem fintar a racionalidade e obtêm um resultado positivo da acção tomada. Passamos a vida a falar do Robben e do Di Maria ( na minha opinião o primeiro é muito superior ao segundo) e de quantas más decisões tomam eles, mas o que é um facto é que eles tem a capacidade de decidir jogos e de jogar a um nível altíssimo. Por exemplo o André Martins do Sporting toma normalmente boas decisões, mas por várias ordens as boas decisões que toma normalmente interferem pouco com o resultado do jogo. Muita gente esquece-se que o futebol onde o objectivo é marcar golo acontece muito poucas vezes e por vezes jogadores como o Robben de um golpe fazem ou criam dois golos e acabam com o jogo. Passamos a vida a discutir cenários idílicos com Messi, Iniesta, Xavi, Oezil etc.
Tomara a muitos treinadores que passam aqui um dia treinar um jogador com as características do Di Maria.
O melhor treinador é aquele que com o que tem consegue grandes coisas quer títulos quer evolução dos jogadores, se nem no Barcelona há 11 jogadores em campo com grande capacidade de decisão, quanto mais por aí abaixo.

Com paciência é possível racionalizar foras de serie que tomam com frequência más decisões e o gajo de Robben com Guardiola será um grande exemplo disso.


hertz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
hertz disse...

Quantas vezes não se viu o Robben a continuar o movimento e depois rematar? Se esta jogada não foi um acaso e ele realmente está a tornar-se num jogador mais colectivo então o Bayern só tem a ganhar, tal como ele que se tornará melhor jogador.

E por falar em tomada de decisão, alguém viu o Everton-Liverpool? Vejam só o que o Joe Allen fez: https://www.youtube.com/watch?v=Ip142enLzU0
O Suarez sozinho...resolvia ali o jogo...que burro! Imperdoável.

Bernard öZilva disse...

http://eurorivals.net/arsenal~southampton-highlights-video-23-11-2013

1:04..

Arteta-Ramsey... Wilshere-Arteta-Özil.. Ramsey!

Sublime..

Luis Santos disse...

hertz, não acho que seja uma má decisão do Allen. Está isolado em frente ao GR com ele já a deitar-se. Foi um gesto técnico muito mau, isso sim. Não é preciso levar este aumentar das probabilidades de sucesso assim tanto ao extremo, na minha opinião.

Gonçalo Matos disse...

Hertz,
Achei pior a decisão do Lukaku num lance de 4 para 2, não sei se te recordas..

Na minha opinião, o Robben está a tornar-se num jogador bem melhor. Cada vez mais percebe quando deve soltar e quando deve assumir a acção individual. O que me espanta é que ele até é bastante criativo e executa muito bem o passe, quando quer. Ele e a equipa só têm a ganhar com isso (ontem jogou quase o tempo todo à esquerda, talvez por isso pareça que tenha estado apagado).

DC,
Eu acho que o Lahm é espectacular. Deve ser aquele jogador que tu pedes pra jogar a fazer o pino e ele consegue, porque sabe tudo sobre como jogar. Não tem a capacidade técnica ou visão de jogo do Thiago ou do Gotze, mas parece muito mais competente tacticamente, o que equilibra a equipa. De qualquer forma, acho que o Bayern ficaria mais interessante com o Martninez a central, Lahm a trinco e Kroos e Thiago à frente dele. Depois quando o Bastian estiver disponível, logo se vê quem sai.

hertz disse...

Pois a baliza estava quase aberta para ele e nem sei como falhou aquilo mas se passasse ao Suarez não teria corrido esse risco. So sei que nessa altura, como sou grande fã do Liverpool, fiquei cá com uma raiva dele...

Gonçalo Matos, foi num lance de contra-ataque, não foi? Sim, ele para alem de ter decidido muito mal ainda fez um péssimo passe.

DC disse...

Gonçalo ontem o Lahm tem 2 ou 3 perdas de bola em que eu pensei logo que o Busquets com uma rotaçãozita para proteger a bola nunca a perdia. Já nem falo de Iniesta ou Xavi porque esses provavelmente até faziam algo tecnicamente mais evoluído.

O Lahm pareceu-me muito lento a reagir em algumas ocasiões e não tem capacidade técnica para se sentir à vontade com a bola como esses jogadores. E pelo menos uma dessas perdas só nao deu golo porque não calhou.

Gonçalo Matos disse...

DC, eu não acho que o Lahm seja mais evoluido que os que referiste. Percebo a crítica e se queres que diga, acho que é normal perder essas bolas tendo em conta que ele sempre foi lateral. Só o Pep pode explicar porque aposta nele, mas não me parece que seja uma adaptação assim tão pouco eficaz

Anónimo disse...

Caro DC,

Mas isso são problemas de execução. Quando o Pep diz que é muito inteligente, é porque é, mas pode não conseguir executar. Dou-te um exemplo, eu sempre achei que conseguia entender melhor o jogo que os meus colegas, e se fosse hoje, ainda era melhor; contudo, aposto que não seria titular, porque a minha capacidade técnica não permitia meter isso em campo. Imagina, o Mourinho sabe muito de futebol, mas não ia, nem que tivesse o físico do Ronaldo, fazer o que faz o Busquets et al., apesar de puder ser mais inteligente que ele.

De resto, apenas os problemas que advém do conceito de decisão, que já discutimos inúmeras vezes. Todavia, este é um exemplo claro do que fazer e do que não fazer. Mas mesmo assim, o Messi provavelmente ia fintar para a esquerda, e ia marcar golo a maior parte das vezes...Imagine-se que o jogador que está fixo acompanha a subida do gajo que cruza: o que fazer?

Cumprimentos,
António Teixeira

DC disse...

António, ali o Lahm demorou a pensar, a decidir o que devia fazer, porque proteger uma bola até eu sei fazer. Ele hesitou, ficou sem saber o que fazer à bola e perdeu-a. Não foi um passe ou uma finta errada, foi uma decisão que não tomou. Daí dizer que estranho essa frase da inteligência porque, até agora, não o vi a ser mais inteligente que nenhum médio do Barça.

Mas é enorme jogador, simplesmente quando dizemos que é o mais inteligente que o Pep já treinou estamos a pôr a fasquia alta. E tendo em conta que o Pep anda com elogios bem exagerados (Mandzukic melhor ponta de lança do mundo lol) parece-me que é mais um desses casos.

FT disse...

http://cenas-da-bola.blogspot.pt/

Passem por lá e digam qualquer coisa. Obrigado e continuação do excelente trabalho.

P.S.: Obrigado pela dica no sofwtare de edição. ;)

Ronaldinho disse...

DC, mostra-me onde é que o Pep disse que o Mandzukic era o melhor ponta de lança do mundo

Krush disse...

Ronaldinho,

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=436758

Gonçalo Matos disse...

DC, pelo facto do Lahm conseguir jogar a nível elevadíssimo em varias posições no mesmo jogo é que acho que deve ser dos jogadores mais inteligentes que o Pep ja treinou. Assim de repente nao me lembro de mais nenhum que jogasse ao mesmo nível em vários sítios durante um so jogo. E mesmo durante uma época, so me recordo da adaptação do mascherano mas nao acho comparável.

MiguelCM disse...

Correcção: Pep Guardiola não disse que Mandzukic era o melhor avançado do mundo. Disse apenas que, dentro da área área, e de cabeça, não existe ninguem melhor.

O que a Bola e o Record fazem é muitas vezes o aproveitamento sensacionalista deste tipo de declarações e notícias, o que, para o leitor menos atento, parece ser válido e credível.

Fonte: http://espnfc.com/news/story/_/id/1597458/bayern-munich-coach-pep-guardiola-hails-striker-mario-mandzukic?cc=5739

Signori disse...

"In the box, there is no one better in the AIR in the world". O que já muda muita coisa.

DC disse...

COmpreendo o teu ponto de vista Gonçalo. E acho o Lahm inteligente claro, simplesmente não o acho mais inteligente do que alguns dos ex-jogadores do Pep.

Quanto a posições tens também o Adriano que já jogou a lateral direito, esquerdo, extremo e a central. Tens o Busquets que já jogou a central e tens o Puyol que já passou por todas as posições da defesa.
Se calhar não o fizeram com a competência que o Lahm fez as 2 posições onde jogou mas é como vocês já defenderam aqui no blog: Messi a defesa esquerdo seria o melhor defesa esquerdo do mundo. Daí eu não dar um valor muito grande a essa adaptação e dar mais valor ao comportamento dele dentro de campo.
Que, sublinho, tem sido muito bom, mas não tão bom que me faça acha-lo de topo em relação à inteligência.
A impressão que me fica, é que podendo ser o melhor pivot defensivo do Bayern, Lahm não estará nunca nem no top10 de jogadores para aquela posição, não só por não ter as capacidades técnicas especialmente evoluídas, mas também por não ser especialmente rápido a pensar ou criativo (isto é, ou pensar mais rápido que os outros em soluções simples para sair a jogar ou pensar em soluções criativas para sair a jogar).

Signori disse...

Embora imensas outras fontes como a ESPN0 p ex, , basta googlar, que citam o Guardiola como abola, não especificando que é no ar.

DC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DC disse...

Seja dentro e de cabeça e considero mesmo assim Falcao bastante superior ao Mandzukic. E mesmo Ibra, Ronaldo, etc não sei se não serão.

Ronaldinho disse...

Isso já é um bocado subjectivo mas concordamos que o que ele disse disse não foi nada de descabido certo? Se não é o melhor do mundo no jogo aéreo dentro de area será concerteza dos melhores. Então não me parece que os elogios andem exagerados, lahm pode ser claramente o jogador mais inteligente que o pep treinou, o que está longe de querer dizer que foi o melhor que treinou

DC disse...

A mim parecem-me descabidos. Principalmente porque sabemos que o Pep não valoriza as características em que o Mandzukic é forte e a prova disso foi a sua relação (táctica) com o Ibra.

O Ibra é do mais fabuloso que pode haver dentro da área, tem 1000 soluções diferentes de finalização, soluções essas que poucos ou nenhuns avançados conseguem usar. No entanto, o Pep nunca valorizou muito isso, sempre optou por valorizar nele o jogo apoiado, de costas para a baliza, em que também é fortíssimo.
E será que o Mandzukic é mais forte na área do que eram Henry, Eto'o e Ibra? Desconfio bastante disso.

Aliás, eu tenho visto muito pouco futebol e portanto a minha "base de dados" de jogadores é muito limitado, mas acredito que o Mandzukic nem seja especialmente bom finalizador. Pelo simples facto de que o registo dele de golos na carreira não é nada de transcendente.

E depois, sendo públicos alguns problemas de balneário no Bayern, com o recente caso da fuga de informações sobre o jogo para a imprensa, com o Lahm, mesmo tão elogiado a vir dizer que quer ver a sua posição em campo esclarecida, etc, acredito que o Pep esteja a tentar segurar o balneário à custa deste tipo de elogios.

Quanto ao Lahm, era o que faltava o Pep vir dizer que era o melhor que treinou depois de treinar Messi, isso seria quase passar um atestado de burrice aos ouvintes dele. O meu ponto nunca foi esse, Lahm não é o melhor jogador do Bayern nem está perto de ser melhor do que muitos do Barça.
O meu ponto é mesmo essa questão da inteligência. Se calhar a nossa divergência prende-se com o que entendemos por inteligência.
Para mim, ser inteligente não é só chegar ao fim do jogo e saber tudo do que se passou tacticamente no jogo. Eu considero parte da inteligência também essa capacidade de pensar rápido ou pensar facilmente com criatividade. Para mim o Iniesta é brutalmente inteligente porque consegue decidir com uma rapidez fantástica como resolver situações muito complexas do jogo. Talvez não esteja a usar o adjectivo certo ou aquele que costumas usar para classificar estas situações. O Lahm, se calhar até sabe perfeitamente o que devia ter feito naquelas situações de perda de bola, mas não o fez porque não foi rápido a pensar.

Anónimo disse...

Caro DC

Desculpa discordar, mas isso não prova nada. Se desvalorizasse não jogava com ele, é tão simples quanto isso.

Cumprimentos,
António Teixeira

DC disse...

Isso não é assim tão linear. Ele pode ter optado por fazer uma transição suave em vez dum corte radical com o passado.
Estou apenas a adivinhar, mas não acredito que o Mandzukic esteja no Bayern no próximo ano.

Mas que durante a sua carreira, até este ano, o Pep desvalorizou esses atributos (daí ter deixado de utilizar um ponta-de-lança no Barça), isso é certo.

Pode também ter mudado de ideias, digamos, mas como poderás ver pelas análises deste blog ou do entredez, esta opção pelo Mandzukic não é, de todo, consensual.

Roberto Baggio disse...

DC, Guardiola utilizou sempre um ponta de lança. Só qque ao longo do a anos sentiu necessidade de ganhar superioridade e qualidade noutras zonas do terreno, e sabendo que os centrais não acompanhava os Pl até ao meio campo, pedia para ele baixar e fazer 4 no meio.

Isso ou Mandzukic não é capaz. Obviamente.
E também concordo que o Guardiola vão mudar o perfil do jogador naquela posição ao longo do tempo no Bayern.

Para mim não é consensual que Guardiola goste assim tanto dele.

Abraço

DC disse...

Exactamente Baggio, explicaste melhor aquilo que eu penso.

Abraço

Anónimo disse...

Ronaldinho, sobre Mandzukic a nao ser que venha para ca um tradutor de alemao creditado e o video das declaracoes de Guardiola e ninguem sabe o que ele disse ao certo.

Outras fontes em ingles referem o mesmo que os jornais portugueses. Que Guardiola classificou Mandzukic como o melhor ponta do mundo.

http://www.goal.com/en-gb/news/3275/bundesliga/2013/10/27/4363176/mandzukic-is-the-worlds-best-striker-guardiola

e como esta ha muitas outras fontes em ingles.