Posse de bola no Facebook

Translate

domingo, outubro 13, 2013

Treino sem oposição



40 minutos de treino sem oposição. Todos sabem o que acho disso. Para mim, isso não é treinar futebol, é treinar outra coisa qualquer.

32 comentários:

Anónimo disse...

Off-topic,

http://www.record.xl.pt/opiniao/leitores/interior.aspx?content_id=848799

Valter is back baby!

O segredo foi revelado, pumba!

Signori disse...

Mas que treino de caca. Parecem os treinos da distrital

Gonçalo Matos disse...

Deviam ser os treinos que ele tinha de aturar há 15 anos quando jogava. A questão é simples, quem contratou este indivíduo?

Anónimo disse...

Essa parte foi só 20min. Nos 40 também esteve incluído o jogo em meio campo e a hidratação. O relato deste treino é tão parvo....

Roberto Baggio disse...

Anónimo,

O exercício 2,3,4 não fazem parte do treino?

Luis Santos disse...

Baggio, não me voltes a mostrar coisas destas... Deu-me um arrepio quando vi isso e me lembrei que ele treinava na 1a divisão...

«Valter Correia/22 anos/escritor»
Escritor? Poeta...

Signori disse...

off topic:

http://www.futebolmundial.net/kloppologia-borussia-dortmund-jurgen-klopp-como-nunca-o-lemos

Anónimo disse...

O 2 é parvo e o 4 é feito em competição, como diz lá. Se achas que o 3 é estúpido....

Gonçalo Matos disse...

li agora mesmo Signori. Está bastante interessante apesar de a meio já não se falar tanto de futebol. O Klopp é um senhor, dentro e fora do jogo.
Se não fosse o Pep, seria o melhor do mundo.

Gonçalo Matos disse...

Anónimo,

Não estou bem a perceber a tua frase.. Estás a dizer que achas que algum destes exercicios de circulação é bom?

Roberto Baggio disse...

Ele está a discutir os "40 minutos" sem oposição. E assim o é... Como deves ter percebido, o meu problema não é tanto, com o tipo de exercícios ou com as capacidades treinadas neles. é apenas, por num treino de futebol, de, 75 minutos, haver 40 minutos onde a relação de oposição não existe, verdadeiramente. O exercício 4, tem competição, mas não propriamente oposição, como no futebol.

Anónimo disse...

Explica-te: se te referias aos exercícios de circulação demorarem 40 minutos, estás errado. Os 4 exercícios de circulação, no total, demoraram 20 minutos. E são maus, claro, mas não ocupam mais de metade do treino, como deste a entender no texto.

Quando fiz o segundo comentário, pensei que te estavas a referir aos exercícios globais 2 (corrida), 3 (coordenação e velocidade) e 4 (velocidade de reacção).

Roberto Baggio disse...

O que dei a entender no texto, foi que mais de metade do treino é sem oposição... Não falei nos exercícios, ou no enquadramento dos mesmos. Falei da sessão... Presumo que numa sessão de futebol a maior parte do treino tenham de ter presentes "todos" os factores que orientem os jogadores nas suas acções: Relação com a bola, Relação com o espaço, Relação com os colegas, Relação com o adversário, Relação com a baliza...

E na maior parte desse treino, isso não está presente... Entendes?

Anónimo disse...

Continua a estar errado: o único exercício onde ele treina isso tudo ao mesmo tempo é no 10x10. Não sei de onde veio o número dos 40 minutos.

Signori disse...

Ó anonimo, os 40 mins é todo o treino antes do 10x10, que é a maior parte do treino e onde não se treinam os factores que orientam os jogadores nas suas acções, como sustenta o Baggio. Não está assim tão difícil de perceber!

Pedro Mendes disse...

Tá difícil Anónimo... vou tentar fazer-te a papinha toda:

"Duração do treino" = 75 min;
"Jogo" (GR+10 x 10+GR) = 16 min;
"Tempo de treino após o jogo" = "Último ponto do treino fundamental" + "parte final" = 2 min + 15 min = 17 min

"Tempo de treino ANTES do Jogo" = "Duração do treino" - "Jogo" - "Tempo de treino após o jogo" = 75 - 16 - 17 = 42 min

Sim?

Rafael Antunes disse...

A propósito

http://treinoeciencia.blogspot.pt/2013/10/os-treinadores-promovidos-pelo-desmerito.html...

Cumprimentos

Gonçalo Matos disse...

Rafael,

É sempre problemático falarmos destes ex jogadores.. Aparentemente estão sempre bem cotados entre dirigentes. A Académica então, parece adorá-los, devem ser masoquistas.

Em todos os ramos profissionais o teu curriculum parece ser importante, excepto se ambicionares ser treinador de futebol. Aí já é bem acessório.. Pergunto-me se realmente existem reuniões antes destes treinadores assinarem os contratos. Reuniões onde se discutam as metodologias de treino, as propostas de modelos de jogo, etc...

LGS disse...

"Pergunto-me se realmente existem reuniões antes destes treinadores assinarem os contratos. Reuniões onde se discutam as metodologias de treino, as propostas de modelos de jogo, etc..."


Metodologia de treino? Modelo de jogo?... Acho que a maioria dos dirigentes não sabe o que isso é. Pensam, como, aliás, alguns treinadores, que é só pôr uns pinos no chão, mandar chutar e pedir "atitude"...

B Cool disse...

Gonçalo,

Se pegares num bom vendedor, na maior parte das vezes tens um fraco ou mediano director comercial e isto acontece porque as competências de um director comercial numa grande organização onde o seu principal atributo é gerir equipas comerciais, mais do que ser vendedor, porque aí só se gerem os clientes mais institucionais Nas organizações mais pequenas em que o director comercial é o vendedor que tem a melhor carteira aí se calhar já o vendedor terá mais sucesso. A mesma analogia poderia ser feita na área financeira. Portanto é natural que a um treinador sejam exigidas outras competências que um jogador pode não ter - cultura táctica, capacidade de liderança, capacidade de gestão de recursos humanos, etc., etc.

Pensar que um jogador bronco, ou mesmo que não o seja, será um bom treinador só porque jogou em grandes clubes, apenas revela que os dirigentes são tão ou mais broncos do que os treinadores que contratam ...

Sacchi disse...

Boas , este deve ser mais um que diz que a metodologia de treino dele é a PT!!!! Agora é moda dizer-se isso sem se perceber a sua verdadeira essência , mas isso é conversa para outro tema

Em relação a isto , só vejo forma de isto ser congruente com alguma coisa parecida com jogar Futebol : se estivesse a treinar jogadas padronizadas e fosse o último treino antes do jogo por isso queria retirar "ruído" ao exercício de forma a que o desgaste mental fosse menor na exercitação do exercício ( sim , um exercício onde não existe oposição não exercita princípios exercita apenas o exercício) ..

Concordam?

hertz disse...

Há uma coisa que me questiono: Por exemplo, vamos imaginar uma equipa que tem um treinador muito bom com um modelo de jogo definido e com bons exercícios de treino (daqueles que são defendidos aqui). O treinador sai e vem um "Abel Xavier" que basicamente não percebe nada e nos treinos os põe a "contornar pinos". Será que os jogadores não ficam algo...desmotivados? Será que não notam e não questionam a (in)competência do novo treinador? O que é que os jogadores fazem quando acham que o treino é ridículo e não concordam com as ideias de jogo do treinador pois acham que não fazem sentido (principalmente se antes tiveram experiência com um treinador competente)?

Rafael Antunes disse...

No outro dia estive até às tantas da manhã a ver um programa da Benfica TV, por acaso no zapping vi o Professor Doutor Manuel Sérigio... Que regalo para os ouvidos!!!!

Dizia o Mestre, o que se tem ouvido nestes tempos em todo o lado!!! E que ele tem andado a dizer há 40 anos.
Para se ser treinador de futebol é necessário perceber de muito mais que futebol. E o treinador que só sabe de futebol, nem de futebol sabe.

O futebol é uma actividade humana, é o homem que chuta, que corre, que salta, que decide!!!! Então antes de perceber o futebol, é preciso perceber o homem.

Há muito que considero que o problema da pobreza da nossa cultura desportiva não é por falta de gente que saiba da micro gestão do treino. O problema, em meu entender é que as estruturas de decisão (desportivas) estão impregnadas de gente que sabe de tudo menos de desporto como actividade humana... Sabem de números e economia, ou são engenheiros, ou advogados e o diabo a sete... Saber de Desporto é que não...

Se formos a ver a nível de clube passa-se o mesmo... Por desconfiar de que não hajam as tais reuniões de que fala o Gonçalo, é preciso urgentemente outra classe no dirigismo...
Gente nova, ideias novas, posturas novas... Gente capaz de ter intenção de querer uma coisa diferente do que tem sido feito até aqui, que seja capaz de tomar o risco de pôr gente nova e qualificada (esta ideia nada tem a ver com formações académicas, ou ex-jogadores, uma vez que para mim nada é absoluto em si só) a trabalhar onde até aqui tem sido impossível...

Hertz...

Como diz o Jesus, penso que foi ele que o disse na FMH, ninguém melhor que os jogadores sabe quem é treinador e quem não o é... pelo menos na inteireza da palavra. Mas é como numa empresa, não reconheces grande competência no teu chefe, mas tens de trabalhar pra ele e fazer o que ele te manda, porque no fim de contas é ele que manda.
A grande maioria dos jogadores que com que tenho lidado são muito correctos neste aspecto mesmo por vezes não reconhecendo qualquer qualidade no treinador.

Anónimo disse...

amigo, vamos lá ver se foi assim um regalo para os teus ouvidos!!! então concordas ou não com este treino?! se não, porque? e sim sim, tambem porque?!

só para perceber, se entendeste bem o que o prof. quer tentar dizer!!! ;-)

Rafael Antunes disse...

Anónimo, corte lá o amigo, porque me dá uma percepção de ironia, e de suposição de superioridade avaliadora da sua parte! E eu, nos testes que tive de passar até hoje passei. Não me está a querer avaliar, está?! ;-)

De facto foi um regalo para os meus ouvidos! Não sei o que no meu comentário anterior o leva a pensar que eu por hipótese poderei não entender a mensagem do Professor Manuel Sérgio!

Mas como anónimo e pelo tom, pressuponho que seja o mesmo que tem tentado negar que o treino do Abel Xavier apresentado tem 40 minutos de treino sem oposição.

Então digo que eu não treino assim... :D Porque não acredito em treino sem oposição (salvaguardando situações muito pontuais e com objectivos bem definidos e precisos). Uma vez que não estou na cabeça do treinador responsável pelo treino apresentado, não tenho como saber se faz sentido ou não naquilo que são as linhas orientadoras da sua metodologia.

Não tenho de concordar ou discordar, não me compete a mim avaliar ou anuir, mas sim à direcção do clube em questão.

Não sei se conseguiu fazer a minha avaliação quanto ao meu entendimento da mensagem do Professor Manuel Sérgio. Mas se chumbar, prometo-lhe que não o incomodo em época de recurso. :D

Cumprimentos


Roberto Baggio disse...

Sacchi,
Concordo,
mas não sei até que ponto um padrão, por si só não retire esse desgaste mental, uma vez que a tarefa que se propõem a executar, com, ou sem oposição é sempre a mesma.

Hertz,

Já aconteceu com Del Neri e Scolari, casos mais mediáticos e os jogadores rejeitaram completamente o novo treinador e o método.
Outros casos existem, mas não se devem conhecer por falta de mediatismo.

Quanto aos jogadores, a maior parte deles, grande maioria mesmo, estilo 80/90%, não percebe nada do que se está ali a fazer. Por isso, não sei até que ponto eles conseguem avaliar um treinador, principalmente se nunca tiveram uma experiência com um bom treinador.

Gonçalo Matos disse...

Imaginem o que sentirão os jogadores do Unites neste momento.. Principalmente os mais velhos.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Aquelas trocas de bola padronizadas fizeram-me rir!

fred disse...

Isto é mau, claro mas são eles que estão lá em cima por isso eles lá devem ter a sua razão!

Ps: não faço circulações tácticas à 3 anos e circulações tácticas sem oposição acho que nunca fiz, e nunca tive resultados tão bons!

Anónimo disse...

Resposta para Rafael Antunes!!

dedicas-te 10 linhas do teu tempo, por causa de uma palavra "amigo"!! bem tu lá sabes... em relação ao "anónimo" vai em anónimo porque não tenho conta, só isso!!

quanto á tua opiniao se o treinador em questão está certo ou errado, gostei da forma como respondeste, estás apto!!! :D ora bem... se nós não sabemos o que o treinador quer com o objectivo deste exercicio, como podemos estar a criticá-lo?? agora o tipo que viu o treino e colocou cá, é que devia de explicar o porque deste tipo de treino? porque é que o treinador fez isto? qual era o objectivo? em que dia do microciclo? quando é que tem jogo? etc,etc... agora estarmos com a peida sentada em frente ao computador, dizer que ele ou outro que faz isto não percebe nada .. é que não me parece correcto... mas vós la sabeis!!

Rafael Antunes disse...

Anónimo

Se tivesse a perder tempo nem sequer respondia!

O que vi criticado até agora foi o facto de o treino ter 40 minutos sem oposição! E quanto a esse facto, eu não concordo com essa abordagem ao treino, salvo excepções como disse acima. Eu não treino assim, mas também sou sincero, custa-me a perceber o que se treina num exercício de 40 minutos sem qualquer tipo de oposição!

E, sem fazer juízo de valor acerca da pessoa, considero a contratação do Abel Xavier uma comédia!!!! É que não tem ponta por onde pegar para se perceber o porque da contratação. A não ser que alguém diga que ele lá anda de bola!!! Depois vemos este treino. Mesmo pondo reticências quanto as questões que colocas e muito bem, que seriam importantes para perceber o porque desta unidade de treino, não deixa também de ser um indício forte da forma como a pessoa entende o jogo e o treino!!!

Não se chateie quanto à coisa do amigo... mas convenhamos que o seu tom não foi o mais cordial... estava a pôr em causa um entendimento meu sem fundamentação de qualquer espécie!!! Não foi muito sensato da sua parte...

Cumprimentos

MC disse...

um dia a equipa adversária terá 10 jogadores expulsos e depois a circulação já sairá na perfeição em jogo